O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

marcelo 03/05/2022

Obra-prima da fantasia. A magnitude desse livro é incomparável. Apesar da dificuldade que alguns podem encontrar na leitura (pois essa é a obra mais complexa de Tolkien), a riqueza das histórias contadas faz valer a pena. Pra mim, o melhor de Tolkien!

Myy 14/03/2023

Dificil?
Amei as partes de illuvatar, porém creio que foi a leitura mais difícil da minha vida. Perdi conta de vezes que me perdi e precisei voltar pra entender o que se passa. Mas traz muitas informações fundamentais pra todo o universo.

Carol 12/03/2020

A graduação para o universo Tolkien
Silmarillion foi um dos livros que mais demorei para ler na vida. Amo Tolkien e o universo criado por ele, mas esse livro é carregado de informações. É realmente muita história de muitos personagens.

O livro irá apresentar a origem do mundo e a mitologia que ele criou da própria imaginação.

O livro é incrível. É tanta coisa interessante, apresentando óbvia influência cristã, que tenho certeza que terei que ler novamente para gravar de fato tudo o que me foi apresentado. Mas posso já me considerar uma pessoa graduada na Terra-Média. Em breve espero começar as pós-graduações! Rsrs

Dica: Veja bem, se você nunca leu Tolkien, recomendo que faça o caminho de menor dificuldade de leitura até o maior. Começando pelo O Hobbit, passando por O Senhor dos Anéis, e chegando em Silmarillion. ;)
Matheus Noronha 12/03/2020minha estante
A tradução é boa?

Carol 15/03/2020minha estante
Achei boa sim. Eles mudaram a forma de escrita de alguns termos para o que consideraram mais correto em português, mas explicam essas mudanças. Achei uma boa edição

Vanderley.Candido 14/11/2022

Livro muito enrolado para o meu gosto
O livro é baseado na visão dos elfos sobre o mundo e a terra média, fala desde do seu surgimento, até o fim da era do elfos e início da era dos homens, a impressão que recebi tinha páginas de ponta cabeça o que me desanimou a leitura.

Frannie Black 01/09/2010

Cansativo, mas interessante!
Livro dificílimo de ser lido. Há uma infinidade de nomes de personagens e muitas descrições de lugares fictícios de Tolkien. Por isso, requer uma concentração especial.

Achei cansativo e sempre me perdia com o transcorrer da estória, sendo então obrigada a ler o glossário ou voltar algumas páginas.

Mas não me arrependo de tê-lo lido. É um excelente prelúdio para a Trilogia do Anel e O Hobbit. Pois é descrito a origem de tudo e de todos, o que torna a leitura desses livros posteriores, muito mais fácil de ser assimilada.

É uma memorável obra prima.

Recomendo apenas se você quiser se aprofundar no universo de Tolkien. Mas tem que ser perseverante... para não abandoná-lo! ;)

Rebeca 25/10/2010minha estante
Meu cérebro quase derreteu com aqueles nomezinhos :)

Jow 25/11/2010minha estante
Sou fã incondicional de Tolkien, e sou suspeito pra falar da obra dele. mas, digo que vale a pena.

otima resenha!

Ana 17/12/2010minha estante
Até agora estou gostando dele, embora o fato de ficar tendo que olhar no glossário me irrite um pouco, mas ja estou acostumada, Eragon tb era assim, embora com um glossário beeeeeeem menor!

:D

Aninha de Tróia 30/06/2010

Interessante...
Bem, o livro possui cinco histórias: Ainulindalë, Valaquenta, Quenta
Silmarillion, Akallabêth e Dos Anéis do Poder e Da Terceira Era.

A primeira é Ainulindalë. Trata da criação dos Ainur por Ilúvatar. Por ser a primeira é a mais confusa. Mas, deppois, eu saquei que não é preciso questionar quem é Ilúvatar, quem são os Ainur. O segredo é apenas assimilar que um fez o outro, segundo seu pensamento etc. Assim, fica mais fácil, e você não se perde tanto na história.

O Valaquenta não é propriamente uma narrativa. Mas trata dos Valar e dos Maiar que vieram construir Arda (a Terra) para o surgimento dos chamados filhos de Ilúvatar (os elfos e os homens). É um pedaço importante no livro, pois dá uma direção de quem são os Valar e os Maiar que aparecerão no Quenta Silmarillion.

O Quenta Silmarillion ou O Silmarrillion conta desde quando os Valar iniciaram a construção de Arda, suas batalhas contra Melkor, até o surgimento dos elfos e dos homens (os Filhos de Ilúvatar). Eu gostei bastante desse conto porque mostra como os diferentes povos da Terra-Média surgiram: além dos elfos e homens, os anões e os pastores das árvores. É uma história em si muito agitada, com tantos personagens que é difícil assimilar tudo de uma vez. Mesmo assim, é bem interessante.

O Akallabêth fala do apogeu e da destruição de Númenor, a terra dos homens preparada pelos Valar.

Dos Anéis do Poder e da Terceira Era é como um breve resumo de O Senhor dos Anéis. Eu gostei desse conto pois explica o que são Gandalf e Saruman, o que, para mim, não tinha ficado claro nos filmes (sendo que eu ainda não li os livros).

No fim, o livro e suas histórias são bem interessantes. Há umas passagens muito meigas, como a de Lúthien e Beren. A linguagem é simples, tão fácil que me surpreendeu. Assim, posso dizer que é uma boa leitura.

Arabe Sol 02/05/2021

Um Tolkien é um Tolkien né
Eu nao gostava de LotR mas por insistência no assunto, um amigo me fez ter vontade de ler. Meus amigos o cara é genial. Este livro é bem complexo e muitas vezes bem cansativo pq explica tudo do começo nomeando todos e tudo com detalhes absurdos. Na minha opinião Tolkien criou uma bíblia e descreveu a criação e tudo mais (nunca li a Bíblia). Achei sensacional e pqp vomo alguém consegue ter tamanha imaginação. Virou meu herói!!!!
Obrigada Vini por me fazer ler. @vanilla
Vanilla 02/05/2021minha estante
Sou eu quem agradeço por sempre me aturar quando eu começo a falar de Tolkien e não paro mais, e ainda mais por não só me aturar mas também por tentar entender o motivo de eu gostar tanto desse universo maravilhoso, obrigado Pandora.

Arabe Sol 03/05/2021minha estante
?????????

Edu4rd0 30/08/2011

Resenha originalmente publicada em catalisecritica.wordpress.com

Esta obra, considerada pela maioria dos fãs a melhor e mais importante de Tolkien, é uma coletânea de textos escritas pelo autor, e adaptadas por seu filho Christopher Tolkien, visto que muitos destes textos ainda estavam sobre a forma de rascunho, a lápis. É um livroque segue o estilo ame ou odeie: para quem se apaixonou pela mitologia, lendas e universo criado por Tolkien, ler este livro será uma experiência sem igual. Para os demais, será chato e entediante.

O livro descreve acontecimentos da primeira era da Terra Média, e é dividida em cinco partes: Ainulindalë, A música dos Ainur, que fala sobre a criação de Eä, o mundo; a Valaquenta fala sobre os Valar e os Maiar, os seres poderosos que moldaram o mundo; o Quenta Silmarillion, relata os principais acontecimentos de antes e durante a primeira era, sendo a principal parte do livro; Akallabèth, fala sobre os humanos do reino de Númenor, e a queda do mesmo pelas mãos de Sauron; e, finalmente, Dos Anéis de poder e da Terceira Era, fala brevemente sobre acontecimentos da terceira era (a destruição do Anel de poder marca o fim da terceira era da Terra Média).

O foco do livro é os Elfos, os primogênitos. Descreve como e por que alguns viajaram para as terras imortais, enquanto outros ficaram na terra média por amor as estrelas, fala sobre as decisões das principais famílias dos elfos, e sobre Fëanor, o maior de todos os elfos, e suas grandes criações, entre elas as Silmarils, jóias que, mais tarde, levariam os reinos élficos à ruína. Alguns contos merecem destaque, como a história de amor de Beren, um humano, e Lúthien, uma princesa élfica, o verdadeiro amor impossível do mortal e a imortal (em O Senhor dos Anéis, Frodo encontra Aragorn cantarolando uma música triste, a música de Beren e Lúthien, história que estava para se repetir com Aragorn e Arwen).

Há pouquíssimos diálogos; geralmente o próprio narrador é quem descreve as falas e as atitudes do personagem. Na verdade o que apaixona nesse livro não é sua própria existência, não é o livro em si, mas o conjunto, a obra que Tolkien escreveu. Para aqueles que não sabem, Tolkien era um grande professor de lingüística, sendo um renomado filólogo, ou estudioso da lingüística histórica, uma grande autoridade em literatura nórdica, estudando Beowulf e o Kalevala (conheci essas obras através das HQs de Carl Barks e Don Rosa, com Tio Patinhas e Cia, mas isso já é outra história). Criou vários idiomas (os mais completos são o Quenya e o Sindarin, mas há vários outros menos detalhados na lista), sistemas de escrita rúnicos, as Angerthas, e os Tengwar, caracteres de Fëanor. Era apaixonado pelos detalhes, runas e idiomas como o finlandês.

Sua obra grandiosa inspirou e inspira milhares de pessoas. Em jogos de vídeo-game é comum encontrar nomes e referências a obra de Tolkien (em castlevania temos o First of Tulkas, em Dota temos Mithril Hammer). Blind Guardian baseou seu CD Nightfall in midle earth neste livro. Uma coisa curiosa é que na lápide de Tolkien e de sua mulher está escrito, abaixo de seus nomes, as inscrições “Beren” e “Lúthien”, o grande amor que inspirou seu conto.

É uma obra fantástica. Se você leu as obras mais famosas do autor e se apaixonou, ou é viciado em mitos, lendas e contos nórdicos ou celtas, leia o livro. Mas se você acompanhou o sucesso do cinema mas não sentiu muito interesse pela terra média, fique longe do livro. O silmarillion não é para você.

Thiago.Caetano 16/04/2020

Um clássico!
J.R.R Tolkien queria criar uma mitologia para os Britânicos e criou uma mitologia para o mundo, parece até que são lendas de um passado muito antigo. Alguns capítulos são quase independentes e isso facilita a leitura quando não se tem muito tempo e só pode um pouco por dia, apesar que dá vontade de devora-ló em uma sentada. Recomendo ler ontem!

GustavoDC 12/10/2022

Foi difícil para terminar o livro!
Achei a história bem arrastada, com muitos detalhes e nomes.
Embora seja uma releitura, foi difícil terminar esse livro! Quando li pela primeira vez, lembrava-me que eu não tinha curtido muito, porém não achava que a história era desse jeito arrastado!
Pensei em algumas vezes abandonar, mas insisti por causa do livro fazer parte do mundo do Senhor dos Anéis.
Foram poucos os capítulos que eu gostei! Mas precisamente, os últimos capítulos, antes de chegar aos apêndices e à arvore genealógica.
Nota 2,5 em 5 estrelas.

Thiago Pontes 05/12/2020

A origem
Adorei conhecer mais sobre a Terra Média. Um verdadeiro Velho Testamento.

Gabiis. 07/01/2021

Sensacional! ( NA MINHA OPINIÃO)
P. S - Pra quem gosta de saber o início das coisas.

Mas denso e descritivo que as outras obras do autor. Pode ser comparada a uma "enciclopédia "( ou livro de consulta) sobre a terra média.

Talita Hanna Cabral 23/01/2021

O começo que deve ser lido depois
O Silmarillion foi muito defendido por Tolkien para ser lançado junto com o Senhor dos Anéis. De fato, narra os acontecimentos das eras anteriores a narrativa do Senhor dos Anéis, porém a leitura traz muitas informações que só conseguimos assimilar após a leitura de O Hobbit e da trilogia do Senhor dos Anéis. Leitura essencial para entender o Legendarium.

Faby 18/10/2020

Excelente
Uma história magnífica, maravilhosa, muito bem escrita. É impressionante com Tolkien consegue criar um mundo, nações, culturas, raças, lendas e histórias e até idiomas. Fico impressionada com essa criação. Perfeito, esse é o melhor adjetivo.

Cézar 01/04/2021

fly, you fools!
É um livro muito difícil por causa da quantidade de informação que nos é apresentada. Alguns capítulos tem tantos nomes diferentes que parece que estamos lendo outro idioma, se não for lembrando do que cada nome significa você pode se perder. Muitas vezes tive que parar a leitura pra pesquisar quem era aquele personagem ou aquele lugar. Por isso, aconselho sempre deixar o mapa aberto e olhar árvores genealógicas, se for preciso use o Google.

Porém, terminado o livro você percebe a grandiosidade da mitologia criada pelo Tolkien. Como é fantástico e poético tudo em sua escrita, que temos vontade de morar dentro desse universo.
Tenho certeza que depois desse livro nunca mais olharemos Galadriel, Elrond, Celeborn e Sauron com os mesmos olhos.