O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Marcello.Buzon 15/02/2022

Denso!
Enfim terminei o livro, e sim, ele é extremamente denso, assim como toda obra de Tolkien (salvo o Hobbit). A linguagem escolhida pela tradução tbm traz ainda mais densidade, mas é uma leitura ótima de qualquer forma com mtos nomes pra decorar e mtos personagens. Até que me diverti procurando no mapas as locações e os nomes no glossário.
Enfim, obra mais que imprescindível pra quem ama o universo da terra média ainda mais com séries sobre este universo vindo por aí.
Ansioso pra reler a trilogia dos anéis.

Leandro 14/09/2020

Maravilhoso
Livro excelente para os amantes de Tolkien. Explica o surgimento deste universo fantástico criado por ele, nos faz entender acontecimentos e citações de suas demais obras.
Entretanto, se você não é fã, não ama ou nunca leu nada de Tolkien, fuja deste livro. Leia o Hobbit e o Senhor dos Anéis primeiro.

Camii.Bathory 11/01/2011

Silmarillion - Épico
O Silmarillion é o livro que explica e define as origens de Arda, mais precisamente a criaçao dela. Uma espécie de introdução para o Senhor dos Anéis. Nem que eu quisesse, conseguiria resumir a história, pois é extremamente complexa, repleta de nomes e termos élficos.
É um livro trágico, épico e grandioso. De muitas guerras, heroísmo, descrença e apego ao divino.
Senti uma "leve" comparação a história da Bíblia.
Eru sendo o nosso Deus supremo, criador de tudo no universo, Morgoth o Valar que por ciúmes, se bandeou para o lado das trevas, numa alusão inegável a Lúcifer, o anjo caído que, também por inveja, introduz o mal no mundo e nos corações humanos. Sendo nós, homens, os mais fracos e mais facilmente corrompidos pela maldade.

Definitivamente, sou fã do Tolkien.

André Ortelan 20/10/2022

Para quem realmente se interessa pelo Legendarium Tolkien
Caramba! Ufa!
Definitivamente não é nada fácil de acompanhar o pai de toda a literatura fantástica moderna e sua mente ultra, mega criativa. Penei bastante para assimilar o que Tolkien queria me contar aqui e confesso que, para seguir com o livro, tive que aceitar que não conseguiria guardar tudo, não lembrava nomes, linhagens, lugares, etc. Deve-se apegar ao principal e segue o jogo, digo, o livro!
De mais a mais, esta obra é composta por Ainulondalë (história da criação do universo), Valaquenta (relatos sobre as divindades e espíritos superiores sobre o mundo criado), Quenta Silmarillion (histórias sobre as joias chamadas Silmarils e todo o desenrolar envolta delas), Akallabêth (sobre a ascensão e queda de Númenor) e Dos Anéis de Poder (dispensa apresentações). Além disso há mapas, glossários, notas sobre pronúncias, apêndices e linhas genealógicas para (tentar) ajudar no entendimento.
Não recomendo para quem não esteja profundamente atraído por este mundo, mas se quiser mesmo ler, desejo sorte e perseverança.

Andre_Sch 03/03/2013

Foi fantástico entrar e permanecer nas 300 e poucas páginas do universo antes dos anéis. Em cada capítulo uma emoção diferente, uma reviravolta, guerras e personagens marcantes.
Sim, o texto é complexo, mas com o glossário tudo se ajeita.
O início de tudo, a evolução dos povos élficos, Fëanor e as Silmarils, a música dos Ainur, entre outras… lendas que conquistam e prendem a atenção do leitor.
Grandiosa obra deixada por Tolkien.

Eduardo.Mathias 24/09/2021

Silmarillion não é tão complicado assim
Silmarillion é um livro de escrita semelhante a mitologias ou livros bíblicos
É principalmente um livro que irá apresentar a construção da sociedade baseado no mito que o escritor quer contar, tendo ele muitas eras, personagens e lugares
O livro é ótimo, as lendas são bem construídas, parecendo que Tolkien realmente viveu e ouviu-as oralmente antes de sentar e criar seu mundo fantasioso
Existem alegorias e metáforas bíblicas católicas no livro, fáceis de perceber mas que não geram incômodo
Não é um livro maniqueista apesar de toda luta bem X mal
Enfim, também não é complicado, só sentar e ler com atenção
Quem lê esta diante de um mundo desdobrando nos dedos

Ju Zanotti 24/09/2013

Nota quatro pela complexidade
Esta é a história dos primeiros anos da Terra-Média, de como ela surgiu e dos acontecimentos que antecederam a Terceira Era. O livro é dividido em cinco partes, das quais as mais importantes são Quenta Silmarillion que narra além do despertar dos elfos, a revolta de Fëanor (que tem suas jóias roubadas pelo primeiro senhor do escuro) e também o exílio dos noldor que deixam Valinor para guerrear contra Morgoth. É também importante mencionar Akallabêth que conta sobre a queda dos Reis de Númenor e a ascensão de Sauron o segundo senhor do escuro. Nesta narrativa você vai descobrir como tudo começou. É absurdamente aconselhável que fãs de Tolkien o leiam.

Tudo o que tem para se saber sobre a Terra Média você encontra nesta narrativa. Ela contém várias histórias riquíssimas sobre personagens que foram essenciais para a construção do mundo de Tolkien. Nela conhecemos os Ainur que influenciados por Eru Ilúvatar (O Deus Supremo) construíram Arda (a Terra) através de sua melodia e depois receberam o consentimento de habitá-la para que a tornassem prospera e pronta para os primogênitos de Eru (os elfos). Também conhecemos a história dos primeiros elfos, entre eles Fëanor, criador das joias Silmarills, que foi cobiçada por Melkor, o mais poderoso dos Ainur, que tornou-se o primeiro senhor do escuro Morgoth. Depois de plantar mentiras e colocar Fëanor contra os Valar, Melkor rouba as Silmarills e foge de Valinor. Cheio de ódio o Fëanor faz um juramento e entra em guerra contra o Senhor do escuro em busca de recuperar seu maior tesouro, assim acaba condenando boa parte de sua raça aos infortúnios do exílio.

A narrativa é bem complexa e extensa, a variedade de nomes de personagens e lugares deixa o leitor um tanto quanto confuso, mas com calma e atenção é possível ir em frente. Talvez em um primeiro momento cause estranheza, mas eu não aconselho abandoná-lo. Confesso!!! Quando peguei para ler pela primeira vez achei que nunca chegaria até o fim. Eu estava enganada. Consegui ler o livro todo agora nas minhas férias e me senti obrigada a parar de apregoar contra as pessoas que diziam que esse livro é uma grande obra fantástica. O livro é sim maravilhoso.

Se isso não é suficiente para fazer com que você o leia, lembre-se da canção mencionada em o senhor dos anéis sobre a tragédia de Beren e Lúthien, nesse livro você saberá mais sobre o que lhes aconteceu. Também é narrado como Gandlaf e os Istaris chegaram a Terra Média, se você gosta da personagem Galadriel (eu não gosto) fique sabendo que ela também marca presença nesta história e também Elrond Meio-Elfo, Isuldur e muitos outros mencionados em O Senhor do anéis. Vale muito a pena dar uma chance a esse livro.

Apesar de tudo isso que lhes falei o livro só foi lançado postumamente pois não é exatamente um livro comercial. Acredito que apenas quem realmente gosta de Tolkien irá em frente com essa narrativa. Depois de o sucesso de O Hobbit, o primeiro livro lançado por Tolkien, ele ofereceu ao seu editor O Silmarrilion, que não o aceitou alegando que o livro era “muito obscuro e demasiadamente celta". Essa negativa levou o autor a criar uma continuação para o primeiro. O Silmarillion era a menina dos olhos desse grande autor, mas infelizmente ele nunca o acabou e só foi lançado depois de seu filho Christopher Tolkien organizar as anotações do pai sobre a Terra Média que datavam desde 1925.

Bom eu como fã adorei realmente a narrativa, e a Edfitora Martins Fontes só tenho a agradecer por vir lançando os livros do autor para o prazer dos leitores aficionados por ele. Obrigada por esse lindo presente de aniversário, agora posso dizer que você não errou em nada na escolha, o livro é maravilhoso, pena que as páginas são brancas.

Para encerrar diria que preciso reler, como disse é um livro complexo e com uma enorme variedade de personagens e lugares e acredito que a cada leitura dele descobrimos coisas que deixamos passar despercebidas, mas infelizmente terei que dar um tempo, pois tenho livros de parceria me esperando. Obrigada pela visita e Boa leitura!!!

Lidia100 28/01/2014minha estante
Gosto muito desse livro apesar de não tê-lo (li o do irmão mais velho ;P)e, realmente, a leitura não é algo fácil, mas, pra quem gosta do universo Tolkien, é empolgante e emocionante. A parte que mais gosto é sobre a criação dos "humanos": a melodia que destoa, e é uma mistura do bem e do mal, cria essa raça vil! Hahaha!

Vitor Dilly 07/11/2017

Fantasia... ou não?
Em Silmarillion...

"...ocorreu um dos mais lamentáveis dos fatos dos Dias Antigos. Pois houve combate nas Mil Cavernas, e muitos elfos e anões foram mortos. E isso não foi esquecido..."

Em suas tramas de elfos, anões, humanos e hobbits, não estaria Tolkien rememoriando as guerras ancestrais e as alianças do paleolítico inferior, entre diferentes hominídeos? Homo habilis, homo erectus, homo neanderthalenses e homo sapiens, entre outros, com seus chefes e magos-feiticeiros? O texto fala em guerras por gemas, por mineração, por anéis-de-poder... No trecho em questão, cita "dias antigos", e "mil cavernas". Isso soa familiar com aquele período. A presença de dragões poderia significar a sobrevivência de um ou outro dinossauro voador. Mas isso tudo é especulação minha. Essa carga de mistério na "fantasia romanceada" de Tolkien me faz apreciá-lo como ninguém. Sendo fantasia ou não, uma ótima aventura.
Thiago275 16/11/2017minha estante
Nunca parei pra pensar nas obras de Tolkien assim como você fez. Mas faz todo o sentido!

Ian 05/12/2017minha estante
Sim, é total especulação. A propósito, hominídeos e dinossauros são de épocas totalmente diferentes. Quando eles existiam, nossos ancestrais eram pequenos roedores.

Whermeson 14/07/2020

Livro 11 – 2020 - O Silmarillion - J. R. R. Tolkien
"Assim, antes que os Valar percebessem, a paz de Valinor estava envenenada. Os Noldor começaram a murmurar contra eles, e muitos se tornaram cheios de orgulho, esquecendo quanto do que eles tinham e sabiam viera a eles como dádiva dos Valar. Fortíssima queimava a nova chama do desejo por liberdade e reinos mais dilatados no coração ávido de Fëanor; e Melkor riu em seu segredo, pois àquele alvo dirigira suas mentiras, odiando Fëanor acima de todos e cobiçando sempre as Silmarils. Mas delas não permitiam que ele se aproximasse; pois, embora em grandes festas Fëanor as usasse, luzindo em sua fronte, em outras horas eram guardadas de perto, trancadas nas fundas câmaras de seu tesouro, em Tirion. Pois Fëanor passou a amar as Silmarils com um amor avaro e se recusava a mostrá-las a todos, salvo a seu pai e a seus sete filhos; raramente lembrava agora que a luz dentro delas não era sua."

site: https://www.sagaliteraria.com.br/2020/03/resenha-746-o-silmarillion-j-r-r-tolkien.html

Gabriel 21/08/2020minha estante
Faltam menos de 100 páginas para eu terminar a história, sem contar os apêndices e árvores genealógicas. Estou amando! Túrin era louco e ficou mais louco com o decorrer do tempo.

Duda 21/08/2020minha estante
Fiquei impressionada com a história de Turin , muito triste . O fim é ainda melhor , você vai amar !!

Gabriel S 09/01/2022

A Bíblia do Universo Tolkien
O Silmarillion é um compilado de contos e curtas narrativas escritas por Tolkien e postas em ordem por seu filho, Christopher, que contam desde a origem do mundo em que as histórias de Tolkien se passam até a saga dos anéis.

Nesse livro é apresentado, por exemplo, a narrativa da origem dos Elfos, Anões, Homens e Orques, o passado de personagens emblemáticos de Senhor dos Anéis e Hobbit, como Elrond e Sauron, as guerras e acontecimentos que marcaram as primeiras eras desse mundo, e contos espetaculares, como Beren e Lúthien. Leitura que vale muito a pena pra quem curte as outras obras do autor, ou até mesmo para fãs de fantasia em geral.

Rodrigo 27/09/2020

O início de tudo
Lido pela terceira vez, agora podendo acompanhar as viagens e as batalhas lendo o Atlas da terra média em conjunto (04/02/2023)

Leitura difícil, mas que vale muito a pena. Com certeza farei releitura em breve, pois a quantidade de personagens e lugares é absurda para ser absorvida em uma unica leitura.

Dica para quem ainda não o leu, tenham em mãos mapas da terra média. Se possível mapas em todas as eras. Se forem ler em formato físico, tenham em mãos a lista gigante de nomes em separado, pois a tarefa de ir até o fnal do livro para consultas é árdua e faz com que a leitura não seja fluída.

Boa sorte!

Rachel. 20/12/2022

Um UNIVERSO simplesmente…. INCANSÁVEL!!!
Gente, eu acho que o UNIVERSO criado por Tolkien é fantástico. Suspeitem de alguém que não aprecie Tolkien hehe.

Senhor dos anéis e O Hobbit à parte…

O Silmarillion é um livro com grande enredo e vasta informação, então se você lê rápido, tenha cuidado. Por que você vai precisar voltar a alguma informação ora ou outra.

Quanto as mudanças na tradução, particularmente entendo o ponto de vista do tradutor em respeito “a vontade do autor” em diferenciar alguns termos ou manter uma linguagem mais arcaica, mas confesso que não me deixa confortável em comparação com outras edições de outros livros da saga por outras editoras. A leitura fica cansativa e arrastada, mas claro que terminável. Ao ponto de vista que a vontade de conhecer a história no seu total é muito maior