O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Thiago.Caetano 16/04/2020

Um clássico!
J.R.R Tolkien queria criar uma mitologia para os Britânicos e criou uma mitologia para o mundo, parece até que são lendas de um passado muito antigo. Alguns capítulos são quase independentes e isso facilita a leitura quando não se tem muito tempo e só pode um pouco por dia, apesar que dá vontade de devora-ló em uma sentada. Recomendo ler ontem!

madalorian 25/04/2022

?E, últimos de todos, os Guardiões dos Três Anéis cavalgaram até o Mar, e Mestre Elrond lá tomou o navio que Círdan preparara. No crepúsculo de outono, saiu a navegar de Mithlond, até que os mares do Mundo Curvado desapareceram debaixo dele, e os ventos do céu arredondado não mais o perturbaram, e, carregado sobre os altos ares acima das brumas do mundo, passou-se para o Antigo Oeste, e um fim chegou para os Eldar em história e em canção.?

o tolkien faz a gente amar essas histórias e personagens, mas tem todo aquele sentimento de tragédia no livro inteiro e a gente vê a maldição dos noldor atuando em cada capítulo ?
enfim, eu tô bem triste porque eu amei TANTO ler esse livro que fiquei enrolando pra acabar o último capítulo hahaha

Carol 12/03/2020

A graduação para o universo Tolkien
Silmarillion foi um dos livros que mais demorei para ler na vida. Amo Tolkien e o universo criado por ele, mas esse livro é carregado de informações. É realmente muita história de muitos personagens.

O livro irá apresentar a origem do mundo e a mitologia que ele criou da própria imaginação.

O livro é incrível. É tanta coisa interessante, apresentando óbvia influência cristã, que tenho certeza que terei que ler novamente para gravar de fato tudo o que me foi apresentado. Mas posso já me considerar uma pessoa graduada na Terra-Média. Em breve espero começar as pós-graduações! Rsrs

Dica: Veja bem, se você nunca leu Tolkien, recomendo que faça o caminho de menor dificuldade de leitura até o maior. Começando pelo O Hobbit, passando por O Senhor dos Anéis, e chegando em Silmarillion. ;)
Matheus Noronha 12/03/2020minha estante
A tradução é boa?

Carol 15/03/2020minha estante
Achei boa sim. Eles mudaram a forma de escrita de alguns termos para o que consideraram mais correto em português, mas explicam essas mudanças. Achei uma boa edição

Arabe Sol 02/05/2021

Um Tolkien é um Tolkien né
Eu nao gostava de LotR mas por insistência no assunto, um amigo me fez ter vontade de ler. Meus amigos o cara é genial. Este livro é bem complexo e muitas vezes bem cansativo pq explica tudo do começo nomeando todos e tudo com detalhes absurdos. Na minha opinião Tolkien criou uma bíblia e descreveu a criação e tudo mais (nunca li a Bíblia). Achei sensacional e pqp vomo alguém consegue ter tamanha imaginação. Virou meu herói!!!!
Obrigada Vini por me fazer ler. @vanilla
Vanilla 02/05/2021minha estante
Sou eu quem agradeço por sempre me aturar quando eu começo a falar de Tolkien e não paro mais, e ainda mais por não só me aturar mas também por tentar entender o motivo de eu gostar tanto desse universo maravilhoso, obrigado Pandora.

Arabe Sol 03/05/2021minha estante
?????????

marcelo 03/05/2022

Obra-prima da fantasia. A magnitude desse livro é incomparável. Apesar da dificuldade que alguns podem encontrar na leitura (pois essa é a obra mais complexa de Tolkien), a riqueza das histórias contadas faz valer a pena. Pra mim, o melhor de Tolkien!

Milena 25/03/2021

"Os contos da Primeira Era quando Morgoth habitava na Terra-média e os elfos moveram guerra contra ele para recuperarem as Silmarils, aos quais estão anexadas à Queda de Númenor e a História dos Anéis do Poder e da Terceira Era em que estes contos chegam ao seu fim."

Uma verdadeira imersão na Terra-média, da criação do mundo à corrupção do poder, da glória à destruição, dos desafios aparentemente intransponíveis aos feitos heróicos, do desespero à esperança, o Silmarillion mais do que confirma a genialidade de Tolkien e com seu bombardeiro de informações, histórias e personagens, é leitura obrigatória para qualquer fã desse universo.
Peregrinus 11/04/2021minha estante
Eu li esse livro duas vezes, uma em português e outra em inglês. É impressionante a vastidão do universo de Tolkien!

kkiryu 18/07/2020

O Silmarillion é de longe o melhor livro que já li. Não sabia o que esperar dele pois no máximo já tinha lido o Hobbit e queria me preparar para a extensa leitura de O Senhor dos Anéis, então como forma de me habituar a escrita de Tolkien decidi dar início a minha aventura com as origens da Terra Média. Nada poderia ter tornado essa decisão mais agradável.
Apesar do começo difícil e um tanto confuso, ao pegar o jeito da leitura consegui tomar um ritmo tão gostoso e viajei por Arda em meu pensamento. Essa é a grande magia de Tolkien: nos deixar inertes em sua fantasia. Tenho certeza de que nunca terei outra experiência como essa e que, para sempre, levarei com carinho a história das Silmarils em meu coração.

Erasmo.Souza 18/06/2021

Nem três filmes
Minha história com relação a leitura se divide em antes de o Silmarillion e após.
Eu vinha do término da faculdade, acostumado à livros acadêmicos e não estava acostumado com leituras desse tipo. Porém ele chegou a mim, sinceramente não me lembro como, se alguém me indicou ou se encontrei ele. Todavia a experimentar foi muito boa.
Muitos dizem pra leitura de Tolkien começar pelo Hobbit, mas agradeço por não ter começado por ele . O Silmarillion tem tudo que um leitor quer. Histórias que te prendem, mesmo não podendo se prender a nenhum personagem, cenários bem descritos, ótimos vilões e junto deles grandes heróis, tristezas e alegrias , mas acima de tudo, por baixo de tanta imaginação de seu autor, uma mensagem sempre presente de esperança, mesmo com tanta maldade vinda do senhor do escuro , mas também muitas vezes de homens, elfos e anões.

Enfim. Leitura recomenda.

Anezio 28/09/2023

Que livro!
E mais uma vez vou indo para a reta final de um livro que é, no mínimo, de tirar o fôlego tamanha a beleza e cuidado com o texto.

Leitura difícil no começo, sobretudo para aqueles que não tem o costume de ler a Bíblia, uma vez que o autor faz seu texto claramente mimetizando esse tipo de literatura antiga.

Vale muito a leitura e, se estiver com dificuldade no início, só vá adiante. Logo as peças começam a se encaixar.

Pedro Angeli 23/09/2023

Definitavamente o melhor livro que eu ja li
Me vejo pensando nessa obra de arte toda semana desde a primeira vez que li, toda vez que escuto sobre O Silmarillion na internet me dá vontade de ler denovo somente pela pureza e beleza que é o mundo que o nosso querido Tolkien criou, a linguagem é complicada e muitas vezes pode tirar o interesse de leitores mais casuais, entretando, o conteúdo presente no livro é uma caixa de tesouros, com contos e histórias de encher o coração de temor, motivação, medo e paixão.

Elisangela Muniz 26/09/2023

Li numa mistura de livro físico com audiobook.
O começo é bem "teoria" e pode ser bem chatinho. Mas quando chega a parte das batalhas e os feitos de grandes personagens da história da idade média a coisa fica diferente. Mas o livro fica alternando entre essas situações e se torna cansativo em algumas partes.
Mas é tão rico de detalhes... fico tentando imaginar como era a mente do Tolkien pra inventar algo tão incrível!

Alan 26/07/2021

Uma bela visão da terra média
Quando era criança comprei sem pretensão nenhuma um box de DVDs de "O senhor dos anéis", e como um bom nerd, não consegui nem piscar enquanto o longo filme passava no aparelho.

Desde então venho me apaixonando cada vez mais por tudo relacionado a cultura pop de ficção (científica e fantasia), o senhor dos aneis foi um importante passo na construção dos meus gostos e hobbies.

quando peguei o silmarillion para ler, estava bastante animado por ser uma visão ampla dos acontecimentos da terra média antes do livro principal de tolkien, mas me deparei com uma leitura bastante difícil tanto em escrita quanto em narrativa, todos os eventos sao absolutamente importantes e sao contados com um ar histórico que dá a impressão de serem acontecimentos reais vividos outrora por nossos ancestrais, uma história linda de se ler, porém que demanda um certo esforço do leitor em buscar as informações e ficar extremamente atento aos detalhes propostos na trama, pois qualquer desatenção você pode se perder na história.

Mateus 11/11/2013

Do sentimento.
Sinto um enorme pesar por não ter chegado à Terra-Média antes, porém um alívio se apodera do meu ser por saber que se outrora tivesse chegado lá não entenderia nem metade das palavras do Professor.
Tolkien ganhou meu coração desde a simplicidade de Hobbit e agora em que começo seus livros pela ordem cronológica ele me ganha pela destreza que tinha em descrever terras tão magnificas. E para mim esse livro é como as Silmarils eram para Fëanor, para os Valar e para todo o povo de Arda.

E num futuro próximo planejo reler e anotar todos os detalhes que uma primeira leitura não foi capaz de perceber ou admirar como arte.
Nana 19/11/2013minha estante
Toda leitura é uma arte. Você já apreciou a arte da escrita de Tolkien, já que sentiu tudo isso.
A releitura será um estudo.

Douglas Águia 13/12/2013minha estante
Legal, gostei dessa sua pequena resenha, fazer uma releitura deve ser maravilho e de J.R.R Tolkien melhor ainda!

liza 06/08/2022

Li por causa da série que vai lançar, foi uma ótima decisão
Tem várias coisas que eu sei que acabei perdendo quando optei por ouvir a história no lugar de ler, mas também percebi que eu não teria condições de ler ele apenas por mim, então sei que foi uma ideia.

Recomendo muito a leitura, as histórias são incríveis, preencheu várias lacunas e sanou a maioria das dúvidas e curiosidades que a trilogia principal acabou deixando.

A história de Béren e Luthien foi de longe a minha preferida, a escrita me lembrou o Senhor dos Anéis e foi decisiva pra eu gostar tanto do livro. Aproveitem a experiência!!

Maria5209 30/12/2023

É um livro indescritível de tão maravilhoso!!!
De início eu achei que não iria gostar mas, eu estou maravilhada pelo universo criado por Tolkien, pelos personagens profundos e as referências que cristãs que ele nos traz. Ler este livro escutando a trilha sonora do Anéis do Poder é melhor ainda!

Para quem pretende ler, aconselho que assistam vídeos de resumo de cada capítulo, pois são muitos nomes e acontecimentos.
rafamassagardi 09/01/2024minha estante
Esse livro é genial?