A Vida, o Universo e Tudo Mais

A Vida, o Universo e Tudo Mais Douglas Adams

Resenhas - A Vida, o Universo e Tudo Mais

mary_raiodeletras 27/07/2023

Dos três primeiros livros, esse é o mai chato.
Senti falta de muitos personagens, como o Marvin, que poderiam ter tornado a história mais interessante.
Mesmo assim, continuo achando as conversas muito engraçadas e tudo muito genial. Douglas Adams consegue transformar algo estranho em algo mais estranho ainda.

BRUNA 24/07/2023

3 mil anos
Uma leitura que pareceu durar 3 mil anos. Levei 3 meses pra conseguir ler esse livro. Não gostei da história, os personagens não me cativaram nesse volume. Vou continuar a série para não deixar sem terminar mesmo.

Hilton 20/07/2023

Sinceramente, foi o livro que eu mais dei risada na saga até agora, mas isso não é exatamente bom. parece que as piadocas do autor foram só uma forma de preencher as lacunas em que ele não sabia o que escrever pois, apesar da história ter uma intenção grandiosa, era sem sal. apagou alguns personagens incríveis e fez parecer a vida deles monótona. ainda bem que as piadas são REALMENTE muito boas.

Lari 17/07/2023

Talvez Arthur até preferisse ficar isolado em sua caverna escura, úmida e fedorenta a encarar a próxima aventura para a qual seria forçosamente arrastado: salvar o universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit.

Erik96 11/07/2023

Começa devagar
Dentre os três primeiros livros, definitivamente esse é o mais arrastado, e ouso dizer que o pior. Até chegar nas partes finais, que trazem a imersão boa dessa saga.

Fernanda631 05/07/2023

A Vida, O Universo e Tudo Mais (O Mochileiro das Galáxias #3)
A Vida, O Universo e Tudo Mais (O Mochileiro das Galáxias #3) foi escrito por Douglas Adams.
O Guia do Mochileiro das Galáxias do autor Douglas Adams é um clássico do mundo geek.
O terceiro volume mantém a mesma linha.
Depois de ficar preso na Terra pré-histórica, Arthur vive uma vida monótona, sem nenhuma esperança de mudança. Decide por fim enlouquecer até que Ford aparece – e estava em uma situação parecida – e juntos conseguem escapar em uma corrente do espaço-tempo sentados em um sofá. Ou seja, após passar cinco anos exilado em um planeta pré-histórico, Arthur Dent é arrastado novamente para uma jornada até os confins da Galáxia para lutar contra os robôs xenófobos do planeta Krikkit.
Essas máquinas de matar foram construídas por uma raça movida pelo ódio contra o restante do Universo. Agora, os krikkitianos querem retomar essa guerra histórica e concluir sua missão. Mesmo que nossos “heróis” não estejam se sentindo tão heroicos assim, cabe a eles intervir para que uma nova onda de destruição não ameace toda a existência.
Esse volume nos transporta para os primórdios do Universo, onde raças muito antigas já compartilhavam de um objetivo em comum: eliminar umas às outras. O que me chama a atenção são os motivos fúteis para esse desejo. Algumas vezes não há motivo nenhum, de fato. À essa altura do campeonato não é surpresa para ninguém que essa é mais uma alfinetada “sutil” de Adams à nossa própria sociedade e às muitas guerras raciais que testemunhamos até hoje. E tentar entender o mistério que envolve A Vida, O Universo e Tudo Mais dentro desse contexto belicoso é uma tarefa muito mais complicada. Na verdade, essa questão fica em segundo plano.
Arrisco dizer que isso é proposital, já que deixamos essas questões fundamentais de lado para travarmos guerras sem sentido.
Em meio às críticas mais ácidas também estão as paródias que consagram a obra pelo seu senso de humor. Entre as novidades estão o Propulsor Bistromático, que é uma alternativa ao Gerador de Improbabilidade Infinita. Explicando de forma simples, a nave é movida graças à inexatidão dos números em uma conta de restaurante. Outra invenção é o POP, o Problema de Outra Pessoa, que funciona como uma camuflagem muito eficaz já que tendemos a ignorar os problemas de outras pessoas.
Consegui me surpreender, pois algumas das coisas que julguei aleatórias e sem sentido começam a se encaixar no final, revelando um desfecho inesperado. E, se por um lado, Ford, Arthur e Zaphod decepcionam um pouco em seus papéis, outros personagens crescem e ganham importância significativa dentro da história.
Assim, A Vida, O Universo e Tudo Mais não chega a ser tão impactante quanto os dois primeiros volumes da saga, mas ainda tem seus méritos, pois impressiona, diverte em certos pontos e não perde a característica essencial de Douglas Adams que é a crítica social.
Caso você deseje uma leitura mais divertida e descontraída, sem dúvida, esse é o livro certo.

Jean.Guimaraes 30/06/2023

Legal
O universo criado por Douglas Adams é incrível. Ainda não finalizei a leitura de todas as obras da séries, mas dos primeiros esse foi o que menos gostei. Não que tenha achado ruim, pelo contrário. Só achei um pouco confuso em algumas partes, mas ainda assim é bem divertido. Vale a leitura pelo contexto todo e pela obra de D.A.

dreyce0 29/06/2023

Viagem no tempo
O livro é uma delicia de ler porém achei arrastado nas primeiras páginas, achei esse um pouco parado , demorei um pouco para ler esse talvez por esse motivo

Thay262 26/06/2023

Livro originalmente escrito por Adams como um roteiro de episódio pra série "Doctor Who"
Extraterrestres, naves espaciais em formatos doidos (Coração de ouro/ TARDIS/ Bistrômática e outras), viagem no Espaço-tempo, linha do tempo não-linear, realidades alternativas, universos paralelos e outras dimensões, uma galera fazendo besteira no universo e outra galera tentando mantê-lo razoável, razão do universo que permanece sem resposta à não ser por: "a mudança é a resposta permanente do universo".

Depois que eu descobri que esse livro era roteiro de Doctor Who, TUDO fez mais sentido? [Risos].

Eu poderia dizer que "O Guia do Mochileiro das Galáxias" é um crossover de Doctor Who?
Só que mais doido já que os "Os Mochileiros das Galáxias" (Arthur e Cia) não sabem oque estão fazendo exatamente no tresloucado universo e não tem nenhum "Doutor" por perto! Kkkkkk

Okay, Adams era roteirista e basicamente reaproveitou oque escreveu e não foi usado e pensou: "Isso vai ficar ótimo como uma aventura de Arthur Dent e Cia". Puts! E ninguém avisa!??

Cara, eu vou socar o Adams!? Ao mesmo tempo eu gostei do "Link" entre "Os Mochileiros" e "Doctor Who" e ao mesmo tempo eu não entendo suficiente de Doctor Who pra entender O Mochileiro das Galáxias. Rindo pra não chorar.

Parabéns Adams, explodiu minhas mente! Kkkkk
Eu não sei se assisto Doctor Who ou se leio sua coleção, Sr. Adams! Ou os dois ao msm tempo, pra ver se assim meu entendimento em relação a "Vida, o Universo e Tudo Mais" melhora kkkkk

site: entulhandoideiasdiversas.blogspot.com

Guilherme.Luky 18/06/2023

Enrolei mas valeu a pena
Eu estava com uma ressaca literária depois de ler o primeiro e segundo livros da saga, mas quando voltei a ler também eu simplesmente devorei. É uma leitura muito gostosinha, boa pra passar o tempo e simplesmente curtir a viagem tempo e espaço.

MrBatata 23/05/2023

Douglas Adams impressiona, mas poderia ser melhor
Por mais que eu coloque esse livro abaixo dos anteriores(não sou um fã de críquete então ignorei muitas das referências) essa obra não deixa de ser hilária e divertida com conceitos loucos.

Uma crítica é que em muitas partes os protagonistas parecem não ter motivação, como o Ford mesmo diz em certo momento, eles não se importam com o problema principal e as consequências caso falhem na missão. Há também uma perceptível reduzida quantidade de elementos sci-fi introduzidos ou explorador do que as demais histórias.

Apesar disso, a história está repleta de running gags e nesse ponto já estamos acostumados a ver Arthur e Ford até msm no cotidiano e ainda assim haverá algo aleatório pra se entreter, como um molusco numa supernova.

Em suma, é uma leitura inferior às anteriores, porém ainda superior a muitas. Espero que a sequência seja mais centrada e com mais sci-fi.

Larissa2127 16/05/2023

Como que voa? Errando o chão
O terceiro livro segue o padrão da série de ser genial. Eu não canso de repetir o quanto genial a escrita desse livro é, todos foram imensamente engraçados, todos têm um senso de humor muito inteligente, mas que qualquer pessoa pode entender. Até hoje não consigo entender como que alguém pode pensar nas coisas que esse homem pensou, genial.