Uns Braços Machado de Assis

Resenhas - Uns Braços

Daniele viana 28/03/2018

Conto que relata um gosto peculiar,Trata-se de inacio,jovem de 15 anos que trabalhava na casa de Borges como eu ajudantes,Borges que era casado com D.severina,que causava distração em inacio por ele ter fixação em seus braços,D.severina desconfiando que havia algo de errado com inacio pensando em ele sentir algo por ela,foi ate O quarto de inacio e o encontrou a dormir em tua rede e coincidentemente o mesmo estava a sonhar com ela que ficou admirando-o e deu-lhe um beijo,ao continuar sonhar o rapaz achou que realmente estava beijando ela no sonho,D.severina acabou por se assustar com um barulho escutado no meio da situação e se retirou,Inacio foi mandado de volta pra seu pai por Borges,não viu D.severina outra vez e partiu com suas lembranças.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Bruna Costa 2°C 28/03/2018

O conto fala sobre um jovem rapaz que se apaixona por uma mulher mais velha e casada e sonha em tela em seus braços e beija-la. é um conto muito interessante e que retrata sobre acontecimentos dos dias modernos. O autor, Machado de Assis, fala de uma forma muito profunda sobre o fato do estupro do passado da personagem.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante

Bia 2°C 27/03/2018

Abraço bom
Neste livro a autora conta de modo profundo e cheio de metáforas o abuso sexual vivido pela personagem. A linguagem é poética, empírica e deixa o leitor fixo para saber o desfecho. O modo como descreve o acontecimento, a forma de agir da personagem e de quem a cerca mostra o quanto as vezes não sabemos lidar com certas situações. Novamente, a morte aparece na história, de modo teatral e dolorido. O livro termina com as frases:

'Que aperta. Aperta mais. Mais."

Foi essa sensação que tive ao finalizar a história, um aperto enorme no peito, algo indecifrável. Imperdível e necessária esta leitura.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Abuso sexual? Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Vitor.Reis 27/03/2018

uns braços
é a história de Inácio, rapaz de 15 anos de idade que vai trabalhar como ajudante de Borges, um solicitador, hospedando-se na casa dele. Borges é casado com D. Severina. Inácio acaba se encantando com os braços dessa senhora. Para Inácio as poucas vezes que via D. Severina com os braços nus era como se fosse um relaxamento pelo dia estressante que tinha no escritório de Borges. Certo dia D. Severina desconfia do interesse do rapaz por ela. Mesmo assim, fica com aquele pensamento e várias sensações lhe ocorrem. Por isso oscila entre tratar mal o rapaz e mostrar preocupação com o seu bem-estar. Num certo domingo, dia de descanso para Inácio, D. Severina vai até o quarto dele e o encontra dormindo na rede.

2º J

Ludimila.Hatzinikolaou 27/03/2018

Uns Braços
Um conto bastante intrigante que traz a história de Inácio um jovem de quinze anos que desperta curiosidade pelos braços nus de D.Severina esposa de seu solicitador com quem estava morando, posteriormente, se apaixona por ela e sonha que estava beijando-a, para Inácio era apena um sonho, entretanto D Severina o beija de verdade. Tempos depois, Inácio sai da casa de seu solicitador sem saber que fora beijado pela mulher que ele amava.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?

Jusciara Ramos Mendes 27/03/2018

Este conto de Assis retrata um triangulo amoroso muito comum hoje em dia por assim dizer. Inácio,Borges e D.Severina são os retratados na história.Solicitador do fórum Borges é muto mandão e controlador,por esse motivo muitas vezes afasta sua esposa .Inácio,rapaz de apenas 15 anos,acaba se encantando por D.Severina,especificamente falando seus lindos braços.Ela notando o interesse pensa sobre o que fazer sobre a situação. O que ocorre no final desse conto é pouco esperado,mas quando se esconde algo não importa quanto tempo dure,sempre sera revelado.

Jusciara Ramos
2°J

Manu 26/03/2018

Resenha Critica- Manuela Costa 2M
Inácio é um rapaz de 15 anos que foi trabalhar como solicitador na casa de Borges e sua esposa D. Severina, e passa a ficar hospedado lá. Inácio se encanta pelos bracos de D. Severina e apaixona- se. No dia de descanso dele D. Severina conturbada pelos seus devaneios de que o rapaz sentia algo por ela, foi até seu quarto e ficou a observa-lo dormir, sem saber o porque, o beijou. Porém ele estava em um sono tão profundo que não notou. D. Evarista ouviu um barulho, com medo de que alguém tenha visto algo saiu as presa do quarto de Inácio, no outro dia Borges o demitiu sem ele saber o porque e o mandou de volta para casa do pai, sem se despedir de D. Severina. Esse conto retrata o amor de adolescente e também deixa muitas interpretações e duvidas vinda pela parte do leitor.

eline 26/03/2018

Uns Braços
Um dos contos que Machado de Assis traz na atualidade, nesse contexto ele aborda um amor adolescente de Inácio que começa a trabalhar em sua juventude sendo mal tratado em seu próprio local de trabalho, aguentando as melancolias e sua solidão.
Esse conto aborda a obra clássica que é vivida atualmente, um tipo de literatura entretendo mistérios, dúvidas e ilusões ao dar ênfase ao amor juvenil.
ok

Vitor.Alexandre 2°C 26/03/2018

Aquele abraço...
Se constitui como uma narrativa surpreendente, complexa e passível de diversas leituras. Em um plano mais particular, é possível sondar aspectos da psicologia das personagens na oposição entre a moral e as pulsões do indivíduo, como observamos no conto a exploração dos desejos recalcados e o conflito edípico. Atingindo a universalidade, o texto ainda pode ser percebido em uma perspectiva metaliterária: a relação dialógica entre o Realismo, vinculado às atitudes de D. Severina, e o Romantismo, associado aos devaneios de Inácio termina por evidenciar a falência do idealismo romântico.
Ana Paula Paim 18/04/2018minha estante
A posição da mulher na realidade social da época, a importância do casamento. Casar-se representava na vida da mulher uma função importantíssima, pois só através do casamento poderia se alcançar um status social mais elevado. Reflete a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos. Os vestidos cobriam conscienciosamente o corpo da mulher, uso de mangas excessivas.

Lucca 26/03/2018

Uns braços e o sonho
O livro é contado com um certo clichê, um patrão "mandão", uma noiva com grande coração e um rapaz sonhador, apesar de se desenrolar e a moça acabar beijando o rapaz, o final deixa tudo muito vago, as perguntas pairam no ar, causando certa ambiguidade.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Marca do escritor: Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.

luanzinho dlas 26/03/2018

Uns Braços
Achei o libro bem interessante pois trás um romance de um jovem rapaz com uma "jovem" senhora, que alem de ter mais idade é comprometida, vemos muito isso no dia a dia de hoje, jovens querendo pessoas com mais experiencia.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Mostra uma personagem resignada as traições do marido, porém, durante a conversa com o jovem se mostra sensual num jogo de encanto, simpatia e enigma, cujo sentido seja incompreensível ou ambíguo. A possibilidade de várias leituras é uma marca incontestável da obra machadiana.

Vitor.Esquivel 26/03/2018

Uns braços conta a história de Inácio,um jovem de 15 anos que morava e trabalhava com borges, porém ele não era bem visto pelo seu chefe, pois fazia o trabalho de maneira errada, com o passar do tempo Borges se apaixona por dona Severina, a mulher de Borges, ela o trata diferente e reafirma ser casada, ne um certo dia, Borges viaja e dona Severina entra no quarto de Inácio e onde ele está dormindo, ela o beija sem ele perceber, no outro dia Inácio é demitido sem explicação e sem ter chances de se despedir de dona Severina

Brenno 2° M 25/03/2018

Resenha Uns Braços
O conto Uns Braços de Machado de Assis, o conto traz a história de Inácio, um rapaz de 15 anos, filho de um barbeiro, que é posto pelo seu pai como estagiário de Borges. Este vive com Dona Severina, e abriga abriga Inácio em sua casa, mas sempre se irrita com as distrações do rapaz. Inácio acaba se apaixonando por Dona Severina e se encanta especialmente pelos braços da jovem senhora. Quando ela percebe os olhares de Inácio ela se reafirma que é uma mulher casada e que ele é apenas um jovem rapaz, e que não passa de olhares. Um certo domingo, Borges sai de casa, e Dona Severina percebe que o rapaz está á dormir na rede, o qual sonhava estar a beijar Severina, e nesse mesmo instante ele realmente é beijado pela mulher. Depois do acontecido ela, passa a se reprimir pelo ato que cometeu, e passa a tratar Inácio friamente, e a cobrir os seus braços com um xale. Inácio tão apaixonado pela senhora acaba não percebendo a sua mudança. Depois de um tempo Borges veio a despensa-lo, não permitindo que o rapaz se despedisse de Dona Severina, alegando que ela estava com muita dor de cabeça. O tempo se passou e Inácio nunca esqueceu da sensação daquele beijo, que na verdade não passou de um sonho. Este conto podemos perceber que aborda a temática do adultério feminino, porém de forma sutil, se compararmos com o outro conto de Machado de Assis "Missa do Galo" onde o homem trai constatemente sua esposa e não faz muito esforço para esconder as suas traições.
Grace 08/04/2018minha estante
ok