Uns Braços

Uns Braços Machado de Assis

Resenhas - Uns Braços

Carol 29/03/2018

Uns braços
O conto trata de uma história do jovem chamado Inácio, de 15 anos, mora com um procurador em uma casa extensa, onde também mora Dona Severina. A mulher trás seus braços sempre nus, na época era algo de vulgar. O menino se apaixonar pela dona, que também sente atraída por ele. Inácio sabe que não pode continuar gostando da dona, logo pensar em fugir. Porém os braços eram tão profundos que não conseguia deixa-los. Em um momento, ele dormi é ela vê, coincidentemente sonha com ela se aproximando dele e o beijar o sonho de ambos se realizar. Depois daquele único beijo ele decide sair de casa, completando 16 anos, sem ao menos saber que o beijo foi realmente real.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
"Nunca ele pôs os olhos nos braços de Dona Severina, que se não esquecesse de si e de tudo.
Também a culpa era antes de Dona Severina, em trazê-los assim nus, constantemente. Usava mangas curtas em todos os vestidos de casa, meio palmo abaixo do ombro; dali em diante ficavam-lhe os braços à mostra. Na verdade, eram belos e cheios em harmonia com a dona, que era antes grossa que fina, e não perdiam a cor nem a maciez por viverem ao ar; mas é justo explicar que ela os não trazia assim por faceira, senão porque já gastara todos os vestidos de mangas compridas".
Machado de Assis em Uns braços (pensamento de Inácio)

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
A dificuldade está em relação ao momento sócio-histórico, pois, reflete a cultura e as ideias de uma época, quando existem diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos.

Ygor.Sardinha 29/03/2018

Resenha
Foi um conto que eu não gostei muito de ler pois ele conta a história de um jovem que se apaixona pelos braços de uma mulher o enredo conto me parecia até um pouco cômico mas mesmo assim eu não consegui entender muito bem a ideia de Machado de Assis com a criação dessa história.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
A posição da mulher na realidade social da época, a importância do casamento. Casar-se representava na vida da mulher uma função importantíssima, pois só através do casamento poderia se alcançar um status social mais elevado. Reflete a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos.

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?

Barcelos 29/03/2018

um romance diferente ,Machado retrata algo simples e fácil de acontecer entre pessoas do sexo oposto, o amor platônico. Por causa da diferença de idade.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Beatriz.Teofilo 29/03/2018

Paixão ou intuição?
Resenha - Ana Beatriz Teófilo
2°A

Uns braços, conto de Machado de Assis trata de Inácio, garoto de 15 anos que vive uma pequena paixão misturado de desejos por D. Severina, mulher do Borges ao qual trabalho no escritório deste.
Ao ler este conto confesso que fiquei um pouco desnorteada. Algumas coisas não entendi muito bem, como o final. As vezes dá a ideia de que Inácio vivera apenas um sonho. Não é um conto em que eu recomendaria a leitura. Senti que faltava alguma coisa, pois, no final Inácio tem que voltar pra sua casa. No decorrer do conto, este desejo vem à tona quando ele percebe que a D. Severina começa aparecer atraente, então, aos seus olhos esta seria a decisão mais plausível a ser tomada naquele momento em que era do conhecimento de Inácio que o desejo dele era recíproco. Não por apenas este motivo, mas, em uma análise crítica que vi na internet para que a leitura do conto ficasse mais clara, li que naquela época manter os braços de fora era considerado uma vulgaridade e como D. Severina colocava os seus braços pra jogo, o jovem de apenas 15 anos acaba "se apaixonando".
Sincera e honestamente não é um conto em que leria novamente e não indicaria pelo fato do conto ser muito superficial. Machado poderia entrar mais na história e prolongar a paixão dos dois, já que a D. Severina o beija.
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Muito bem! A vida é uma surpresa e a vida imita a arte! Para um rapaz do interior, imaturo e inexperiente nunca foi possível entender essa conversa. Dona Severina com seus gestões e meneios deixou-nos uma pulga atrás da orelha, não é mesmo? Já que o jovem rapaz nunca conseguiu entender as circunstâncias, cabe a nós, leitores, solucionarmos o enigma.

Grace 04/04/2018minha estante
OK

Camila.Neves 29/03/2018

Paixão diferente
Foi um conto muito engraçado,pois mostrou uma paixão diferente,cuja um menino chamado Inácio de 15 anos encantou-se pelos braços de D.Severina a mulher de Borges.Num dia de seu descanso D.Severina entra em seu quarto,percebe-se que ele estava dormindo,porém não sabia que estava sonhando com ela,o admira,e sem entender o motivo de estar ali,dali um beijo na boca,e em seu sonho a beijava...
Este conto queria mostrar um confuso beijo que para Inácio foi um sonho,na qual se apaixonou pelos braços da mulher.

Orientação para leitura do paradidático Contos ? Machado de Assis:

Autor: Universia Brasil
Artigo disponível em: < http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/01/16/994389/como-ler-e-analisar-um-classico-da-literatura.html> Acesso em: 04 jan. 2018

COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

Você consegue analisar um texto literário? Confira dicas para fazer isso bem e aproveitar melhor a sua leitura

Ler uma obra literária é formidável. Os textos literários têm, em geral, o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética.

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE
A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.
2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO
Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.
3. FAÇA ANOTAÇÕES
Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: O cortiço, de Aluizio Azevedo). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR
Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA
Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

7. PRESTE ATENÇÃO AO ESTILO DE LINGUAGEM
É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

8. CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO
É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

9. COMPARE O TEXTO COM OUTROS DO MESMO AUTOR
Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário.

Sophia.GonAalves 29/03/2018

Foi apenas um sonho ou foi real ?
Uns braços conta a historia de Inácio, um rapaz de 15 anos que era obcecado e pelos braços de D.Evarista. Só que alem de gostar dos braços nus dela, ele era apaixonado por ela , no decorre da historia ela se sente incomodada e quando vai falar com ele, ele esta a dormir na rede, e sem entender ela da um beijo na boca dele sem perceber e nesse mesmo momento ele ta sonhando com ela e fica sem saber se esse beijo foi real ou apenas um sonho como ele tinha pensado. Esse conto é em interessante e triste ao mesmo tempo pois no final de tudo Inacio vai embora e não descobre se tudo foi apenas um sonho ou se foi realmente real.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Várias mensagens, em vários níveis.
nível das casualidades e sucessos da vida - coincidência do beijo sonhado e do beijo real;
nível psicológico e social - Severina e Inácio são oprimidos por Borges;
crítica ao objetivismo positivista vigente ? o sujeito e o objeto se entremeiam e se confundem.

Levi.Capitão 29/03/2018

Uns braços é a história de Inácio, rapaz de 15 anos de idade que vai trabalhar como ajudante de Borges, um solicitador, hospedando-se na casa dele. Borges é casado com D. Severina. Inácio acaba se encantando com os braços dessa senhora. Para Inácio as poucas vezes que via D. Severina com os braços nus era como se fosse um relaxamento pelo dia estressante que tinha no escritório de Borges. Certo dia D. Severina desconfia do interesse do rapaz por ela. Mesmo assim, fica com aquele pensamento e várias sensações lhe ocorrem. Por isso oscila entre tratar mal o rapaz e mostrar preocupação com o seu bem-estar. Num certo domingo, dia de descanso para Inácio, D. Severina vai até o quarto dele e o encontra dormindo na rede. Fica algum tempo o admirando, mesmo sem entender porque está fazendo aquilo, sentindo aquilo, e inesperadamente dá-lhe um leve beijo na boca. Nesse momento, Inácio estava num sono pesado, sonhando com ela, sem saber que era beijado realmente. Até que D. Severina ouve um barulho num dos cômodos e temendo ser alguém que pudesse vê-la no quarto do rapaz, sai apressadamente. Pouco tempo depois, Borges manda o garoto de volta a seu pai, e na despedida não vê D. Severina, levando consigo apenas as sensações vividas.

Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Ariel.Petrovic 29/03/2018

uns
Esse livro é muito bom,pois ele demonstra o que ocorre na sociedade sem distorcer ou ocultar os fatos.

Carlos.Eduardo 29/03/2018

Resenha
O livro é bom, mas possui um final sem ideias.O livro possui uma grande relação com A cartomante,mas não possui aquele amor doentio expresso no livro.possui um ótimo enredo mas Machado de Assis pecou muito pelo o motivo do menino ter uma atração bem estranha pela mulher.machado de Assis não apresenta breves conhecimento de romance,seus romances são mais humorísticos do que apaixonantes.
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Machado de Assis em Uns braços (pensamento de Inácio)

Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos. Descrença na humanidade.

Mari.Pereira 29/03/2018

Mariana 2C
Uns braços relata a história de Inácio, um menino de 15 anos, que trabalha como ajudante de um solicitador. Inácio acaba se encantando com os braços de Severina, esposa do solicitador. Severina acaba desconfiando do interesse do rapaz por ela e passa tratá-lo mal. Em um dia de descanso de Inácio, Severina vai até o seu quarto e o encontra dormindo. Fica um bom tempo admirando o rapaz e sem entender o motivo daquilo. Severina acaba beijando o rapaz. Até que ela acaba ouvindo um barulho, sai correndo com medo de alguém encontrá-la no quarto de Inácio. O rapaz acaba voltando para casa de seu pai, levando com ele apenas as boas lembranças.

Mayara_bulcao 29/03/2018

É um conto narrado em 3°pessoa onde retrata o amor adolescente e o trabalho infantil .