Abandono Meg Cabot

Resenhas - Abandono

Biancajml 07/08/2019

Abandono
De cara eu soube que amaria esse livro. Foi até um pouco nostálgico, pois sentia falta da escrita da Meg Cabot, seus personagens arrojados e as pitadas de sarcasmo.
Esse livro é parecido com o mito de Perséfone. Sombrio, atraente é surpreendente.
Pierce era uma garota normal. Só que tudo mudou com um incidente, quero dizer, um acidente. Aos 15 anos ela morreu afogada na piscina de sua casa. Mas como por milagre, voltou a vida.
O problema é que ela trouxe algo da morte, na verdade, alguém.
Uma vez no submundo, Pierce nunca mais pode esquecer do que vira. E nem de quem trouxera, John, que nada mais é do que o responsável pelo submundo que ela fora.
Varias mudanças aconteceram em sua vida após voltar dos mortos. Uma delas foi se mudar para a Isla Huesos com sua mãe, após a separação de seus pais.
Coisas estranhas passaram a acontecer, mortes de conhecidos... e culpas começaram a cair sobre ela.
Nem mesmo um colar de proteção dado por John era capaz de mantê-la segura, e onde quer que ela fosse o caos a seguia. Ela nunca entendeu, achou que isso era por ter morrido. Mas não. Tudo de ruim aconteceu porque as Furias queriam vingança, vingança do John. E qual forma melhor de torturá-lo do que matar a única garota que ele amou?
Durante todo o livro conhecemos cada personagem e nos aprofundamos no mito de Perséfone. O colar que Hades deu a ela. Seu sequestro para o submundo. As Fúrias.
Uma história bem parecida com a de Pierce.
Foi uma leitura leve e tranquila, mas de uma história que te prende e te fascina. Eu literalmente devorei esse livro. Amei cada personagem, mas amei mais ainda o misterioso John.

BrunaCeotto 26/06/2019

A experiência literária mais revoltante que eu já sofri.
Nem sei por onde começar a falar "o que achei do livro". Acho que vou dizer que não acho digno de uma escritora como a Meg Cabot, que me influenciou tanto na minha infância/adolescência, que eu tanto amei e fiz questão de apoiar ao longo dos anos. Esse livro é simplesmente triste.

Sobre a escrita, em alguns pontos eu até reconheci aquelas características típicas e amáveis da voz da Meg, tipo "Ele era que nem cafeteria ao ar livre: não dava para entender". Porém, esses momentos de alegria eram totalmente sufocados pelo quão arrastado e honestamente difícil de absorver o enredo é.

Sobre o enredo: saber que é um retelling do Mito de Perséfone ajudou a dar uma acalmada na minha ansiedade enquanto eu lia. Mas em geral, é um livro de 300 páginas que conta uma história de 3 dias de duração, na qual poucas coisas são explicadas e menos coisas ainda acontecem. Ah, e toda vez que um evento importante começava a ser explicado, era cortado por períodos longos demais de reflexão que nunca davam em lugar nenhum.

As personagens, não há muito o que dizer sobre elas. Não têm dimensão nenhuma. A protagonista é bem chata e sem personalidade, a única coisa que sabemos sobre ela é que ela é uma adolescente que teve uma experiência de quase-morte, um pai rico, e que ela mora em em Isla Huesos. John, que supostamente é Hades - digo supostamente porque nem a autora sabe se é ou não, falando uma coisa e a outra em vários pontos diferentes da história - é misterioso, tem cabelo grande e usa calça jeans. Só. Os outros só existem para dar suporte ao argumento moral de que ~ninguém entende a protagonista~.

Vou poupar você da minha opinião sobre o romance.

Em geral, detestei o livro, o que parte meu coração. Sei que é uma trilogia, mas acho muito difícil que eu leia os outros. Dei nota 2/5, só porque a escrita na Meg, em alguns pontos, salvou.
Magna 07/02/2020minha estante
Comecei a ler esse livro ontem e achei que só eu tinha tido essa ideia sobre ele. Incontáveis as vezes que me perdi na narrativa por do nada ela ser cortada por outro acontecimento. Eu, como leitora da Meg há anos, pouco a reconheci nesse livro. Sua resenha resumiu perfeitamente meu sentimento durante a leitura

Caverna 19/01/2019

Pierce morreu aos 15 anos. Diferente da experiência que muitos relatam, ela não viu uma luz branca. O que ela presenciou foi bem diferente.

Aos 7 anos, no enterro do avô, Pierce conheceu John. Na época, ainda inocente e imatura, ela acreditava que John era apenas um colega da família que apareceu para dar os pêsames, embora apenas ela tivesse o visto. John inclusive fora gentil e a ajudara a ressuscitar uma pomba.

Quando Pierce abre os olhos após ter caído na piscina dos pais, se afogando, ela encontra uma lagoa e duas filas repletas de pessoas que estão à espera de barcos. Na fila onde Pierce está, também há uma senhora simpática que, assim como ela, não sabe para onde irão. Já do outro lado, as pessoas parecem impacientes e imploram para serem colocados na outra fila.

Apesar de incomodada com a situação, Pierce se enche de esperança quando se depara com John. Ela então vai atrás dele, mas esse John parece diferente do que ela conhecera; muito mais imponente e severo. Custa para que ele a reconheça, e quando isso acontece, ele a leva para um lugar especial e lhe dá um colar.

Assustada, Pierce só pensa em fugir e voltar para casa, e é o que ela milagrosamente consegue.

No entanto, sua experiência pós-morte a afetou mais do que esperava. Na escola, se distanciou de todos, até mesmo de sua melhor amiga, Hannah, e passou a receber olhares estranhos dos demais alunos. O evento gerou também o divórcio dos pais, e Pierce vai com a mãe para sua terra natal, a Isla Huesos.

O que Pierce não contava era em ver John de novo. Duas vezes em sua antiga cidade, e com maior frequência na ilha. Com o tempo, Pierce descobre que há um significado grandioso para o colar, e que a ilha esconde segredos tenebrosos como o Mundo Inferior.

Sempre adorei os livros da Meg Cabot e fazia um tempo desde que Abandono estava na minha lista de desejados, mas confesso que tinha esquecido da obra, até que a encontrei pra troca no Skoob.

De certa forma, Abandono possui uma pegada diferente dos demais livros da Meg. Me recordou um pouco A Mediadora, mas ainda assim carrega um toque mais sombrio.

Pierce é uma garota de bom coração que pensa primeiro sempre nos outros. É desafiadora, mas também impulsiva, e essa característica de sua personalidade não me agradou. Ela fala com John como se estivesse falando com um amigo, e é estranho, considerando que ele é um dos guardiões do Mundo Inferior.

Pierce também divaga demais, e isso já é culpa da narração da Meg. Nunca tive problemas com a sua escrita, mas o fato de ficar relatando ao extremo certos eventos desnecessários familiares cansa um pouco e tira o foco da história.

Outro ponto que não gostei é que a história não acompanha um trajeto fixo como eu coloquei na resenha. A obra se inicia com Pierce já aos 17 anos, morando com a mãe na ilha, e aos poucos ela vai voltando ao passado através das memórias e contando o que aconteceu em sua antiga escola e como conheceu John. Poderia ter funcionado, mas o problema é que Meg criou conversas entre Pierce e John, um acusando o outro e tratando friamente, como se já soubéssemos tudo o que aconteceu anteriormente. Creio que sua intenção tenha sido despertar a curiosidade no leitor, mas no meu caso, eu fiquei confusa e incomodada por não estar compreendendo direito.

John começa a ser desenvolvido bem, um homem sério e poderoso cuja presença causa impacto, mas aos poucos vai perdendo a imagem criada, principalmente quando se diz apaixonado por Pierce. Para quem não sabe, Abandono é o primeiro volume de uma trilogia. Meg tinha muitas páginas para construir esse romance de forma natural, e não foi o que aconteceu. Não dá pra acreditar no amor e na conexão deles, muito menos quando ele dá indícios de que deseja aprisioná-la em seu mundo para protegê-la das Fúrias. Antigamente, com a minha mente de quinze anos, eu acharia isso o máximo, mas hoje, só de ele cogitar essa possibilidade já me deu nos nervos. Ela concordar é uma coisa, ele forçá-la é outra, mesmo que pelo próprio bem dela. E sim, John age bastante como um macho alfa, como se ela não soubesse se defender sozinha. Mas tudo bem gente, vamos pensar que o livro foi publicado em 2013 no Brasil e foi escrito ainda antes.

Depois de tantas ressalvas, vamos para o motivo pelo qual ainda assim eu dei nota 4: O Mundo Inferior. Eu simplesmente adorei como a Meg inseriu o assunto na obra. Há muita mitologia envolvida e muitas explicações acerca da existência do mundo inferior, das chamadas Fúrias, dos guardiões e do que representa o calor. A parte histórica foi a que mais me entreteve e que fez a obra valer a pena. Tenho meus receios quanto ao segundo volume, principalmente pela forma como o primeiro terminou, mas vou dar uma chance.

Abandono é um livro jovem repleto de mistérios que tornam a leitura ágil e bem envolvente. Para todos que gostam da escrita da Meg e de um toque de mitologia, certamente vão curtir a jornada de Pierce.

site: https://caverna-literaria.blogspot.com/2019/01/abandono.html

Marcelle106 16/01/2019

Não é ruim...
O livro não é ruim, mas a história demora muito a engrenar. Achei os personagens meio ruins também, a protagonista, o primo, não gostei de nenhum deles. Mas estou ansiosa pra saber como vai ser o próximo.

Vittória Brasil 16/12/2018

Muito potencial desperdiçado
Quando peguei esse livro para ler, fiquei animada com a recontagem romantizada do conto da Perséfone. A ideia de um deus inferior se apaixonando por uma mortal é no mínimo poética. Mas o livro não entrega nada bem, desperdiça temas e constrói a história de uma forma muito irritante. Sempre indo e voltando ao passado, gastando tempo contando detalhes que não são interessantes e entediam o leitor. Um desperdício de potencial! O John quase não aparece. É frustrante, no mínimo. Vou ver se darei uma chance a continuação.
Mas já digo que o livro em si é um desperdício.

Pâm 11/06/2018

Mediano pra menos
Achei meio chato, não totalmente tendiante por que tem aquela pegada de investigação que prende o leitor, a escrita da autora é boa, mas demorei a me acostumar com o passado vindo do nada no meio da história, no entanto quanto mais você vai lendo isso fica normal, porém não achei uma história envolvente e não me prendeu daquele jeito que da vontade de não largar nunca. Achei bom, mas nada mais que isso. Se não até menos.
Lu S. 11/06/2018minha estante
a trilogia toda é nessa pegada e acredito q o 3º livro é o pior. Apesar de tudo, eu leria de novo(se tivesse tempo kkk) pq achei interessante a premissa, embora o livro em si n seja tão bom...

Pâm 11/06/2018minha estante
Uhun estou lendo o segundo, já achei melhorzinho, vamos ver, já faz um tempo que trilogias pra mim não estam vingando, sempre para no último, mas espero que não seja o caso. Vamos ver.

Quésia Norberto 22/06/2018minha estante
Gostei da trilogia. Não foi nada muito surpreendente mas conseguiu me prender. Achei tudo bem levinho e gostoso de ler. Consegui ler os 3 em 2 dias.

Pâm 22/06/2018minha estante
Ah Quesia, pra mim não foi, não sei bem pq, desisti de ler o terceiro, talvez eu volte a ler não sei.

Quésia Norberto 22/06/2018minha estante
às vezes acontece de não estarmos lendo o livro no momento certo

Jess 26/05/2018

Bom, mas...
O livro é bom, mas é o tempo inteiro a protagonista se lamentando e pondo a culpa no crush. Não explica porquê eles se apaixonam. É tudo muito do nada. Tudo é ao mesmo tempo muito corrido e muito de vagar. E o final deixou a desejar.
Faltou emoção. E explicação no decorrer do livro.
Mas não é um livro ruim. Por incrível que pareça. É um bom passatempo e uma leitura rápida.

Recomendo. Mas não espere muito do livro.

Elizabeth 19/05/2018

Bem perto de perfeito...
Eu só não vou dar perfeito para o livro porque achei meio enrolado para chegar o assunto principal e falar mais do John. Ficou muito nas divagações e pensamentos da Pirce e do início a metade me fazia querer desistir, mas a escrita da autora te prende muito bem e fui seguindo adiante. E não é que a história engrenou. Estou ansiosa para começar a ler inferno. Eu gosto muito desse gênero fantasia e o livro está seguindo um rumo interessante. Vamos ao segundo.

darkdaisy 10/05/2018

Obrigada mais uma vez Meg Cabot
Eu tentei começar o livros algumas vezes sem sucesso não me interessando muito pela sua primeira parte, porém resolvi tentar mais uma vez e novamente Meg Cabot me dando uma tapa na cara novamente, o livro conta sobre a Pierce Oliveira uma menina que teve a experiência de EQM aos 15 anos de idade, conta até um pouco sobre seu trajeto no mundo inferior e como escapou, a vida dela após isso nunca foi a mesma, sempre houvendo coincidência e até mesmo vendo novamente quem viu no mundo inferior, misturando um pouco a mitologia grega ao longo do livro, eu achei muito interessante e gostei muito!!

Ana 30/01/2018

Abandono
Estava eu, passeando pelo Largo da Carioca aqui no Rio de Janeiro e, em meio a várias banquinhas de livros usados, achei essa trilogia da Meg Cabot por dois golpinhos cada! Nunca tinha lido nada desta autora e três livros por seis reais? Não tem como deixar a oportunidade passar não é mesmo?

Logo, vamos ter SIM resenha desta trilogia aqui no blog para vocês, começando com Abandono, O primeiro livros desta série, onde conhecemos Pierce Oliveira, uma sobrevivente de EQM (Experiência de quase-morte) que passa por momentos difíceis em sua vida.

Vou explicar…

Pierce sofreu um acidente e ficou morta por alguns minutos quando tinha apenas quinze anos, e nesses pouquíssimos minutos, Pierce foi ao Mundo Inferior e conheceu um rapaz que no início, era incrível, mas que no final, queria prende-la para sempre naquele mundo. Porém, como uma boa lutadora, Pierce consegue escapar dos braços da morte e volta a vida.

Voltar a vida implicou em muitas coisas, em uma vida completamente diferente, onde as vezes, quando irritada, sua vista fica vermelha; em quando está em apuros, John, aquele rapaz do Submundo, aparece para salva-la…. uma vida onde ela não é a mesma e não se encaixa mais em lugar algum.

Com uma consequente separação de seus pais após o acidente, com dezessete anos, Pierce acaba se mudando com sua mãe para Isla Huesos, onde sua família materna reside, afim de um novo começo. Contudo, mal sabe ela que esse é ao invés disso, apenas o começo de uma grande jornada em sua vida!

Para um primeiro livro da autora, eu achei bem legal. Nada maravilhoso nem muito chato. Conclui a leitura em dois dias e isso é bem motivador.

A história é bem teen, com bastante mitologia grega, citações de Dante e muito amor impossível.

Alguém aí já leu? Gostou??? Dicas?? Estou aceitando!!! 😀

Agora apenas nos basta aguardar as cenas dos próximos capítulos….

Até lá! ❤

site: https://literakaos.wordpress.com/2018/01/18/resenha145-abandono-de-meg-cabot/

Marcela Cristin 08/06/2017

não tão ruim
Apesar das muitas resenhas ruins, sobre este livro achei interessante a estória tem coerência, não é meu deus que livro maravilhoso mas bom para passar o tempo,o começo é meio monótono difícil de se ingrenar na estória,mas depois da pra terminar legal. O romance entre Pierce e John e meio chatinho era pra ser o centro mas acaba ficando em segundo plano se perdendo só para o final.
Enfim recomendaria só se não tivesse mais nada para ler.

Rafaela Regis 23/03/2017

Abandono - Meg Cabot
Abandono é o primeiro livro de uma trilogia com o mesmo nome da autora Meg Cabot. E como todo mundo sabe ler um livro da Meg não é apenas ler, e sim entrar de cabeça na história, se envolver na trama e virar BFF dos personagens, enfim...

Esse livro eu li por indicação de uma amiga, que sabe que eu adoro mitologia (seja ela qual for), e me disse que eu iria amar pois esse livro foi inspirado no mito de Hades e Perséfone. Para quem não sabe, ou nunca ouviu falar, Hades é o Deus do submundo (quem assistiu Hércules da Disney deve saber quem é,rsrs) e a Pérsefone é a Deusa da Primavera (tem resenha desse livro aqui no blog, que por sinal é ótimo), mas estamos falando da Meg, então vamos nos ater a esse livro.

Em Abandono conhecemos Pierce Oliveira, uma menina que após passar por uma experiência de morte (ou literalmente morrer) encontrou uma forma de voltar a vida, mas sua vida depois desse fato não vai ser bem a mesma! Tanto que faz uma mudança de ares e começa em uma nova escola, mas parece que certas coisas continuam a segui-la. Mesmo com Pierce tentando se readaptar a viver a vida, pois depois da experiencia muita coisa aconteceu, tem muitas coisas que el não aceita, o que fica um pouco repetitivo, por que toda vez que a imaginamos "agora vai!" ela retrocede e volta ao ponto de partida.

Abandono de Meg Cabot, mesmo tendo uma ideia bacana, foi um dos livros da Meg que não me cativou muito, tanto que parei a leitura algumas vezes e voltei depois, porque mesmo sendo um livro "pequeno" com 300 páginas, por mim poderia ter muito menos se o conteúdo fosse menos repetitivo.

Claro que os trechos onde ela mescla bem a mitologia com a realidade ficou bem legal, porém senti falta daquele tcham! na protagonista, ela estava mais para expectadora do que dona do rumo da história! Mesmo com o romance no meio, não senti que rolou a química e não casou bem, demorou para engrenar mas quando engatou, passou do ponto.

Muitos personagens secundários, que geralmente incrementam a história e nos deixam ansiosas para revê-los ao virar das páginas, confesso que não tive essa ansiedade aqui, não por não ter nenhum interessante, e sim porque como eu falei, não cativou durante a leitura.

Realmente agora pensando acho que quem teve problemas com a história fui eu, só pode porque você ler um livro e quase nada agradar é um pouco difícil, enfim, pelo menos sei que essa trilogia mesmo sendo da Meg não me empolgou tanto assim, quem sabe futuramente releia e repense um pouco melhor sobre ele.

E você, já leu? O que achou?

site: https://dlivros.blogspot.com.br/2017/03/abandono-meg-cabot.html

Marcos Antonio 13/03/2017

Abandono
Mais um livro baseado na Divina Comédia de Dante. fala sobre uma Jovem que tem uma experiência pós morte e é levada ao reino do mundo inferior e que sai de lar com um colar que pode salvar sua vida, porém ela não sabe como ele funcionada. Fala sobre o amor que um general do mundo inferior por uma jovem mortal.

Rossana 09/03/2017

Interessante apenas pela Mitologia.
Sou fã de carteirinha da escritora Meg Cabot. Adoro sua escrita leve que me faz relaxar, mergulhar numa "história" divertida, fácil de ler e romântica. Mas infelizmente não posso exaltar a Trilogia Abandano da autora.

Desde o primeiro livro (não se preocupe, sem spoilers!), a personagem não demonstra profundidade. O "grande amor" que surge é incompatível com o tempo, fica inverossímil demais.

O segundo livro tem toda a trama baseado num erro de continuidade gigante! Se alguém leu e não percebeu, fica a dica: releia o último capítulo do primeiro livro e o primeiro capítulo do segundo! (Capítulo, não prólogo, epílogo, posfácio, etc e procure por tecnologias modernas!)

O terceiro livro é sem dúvida a melhor parte da história, embora eu questione muito a lógica de Tânatos e Alex. Meg escreveu um livro infantil onde todo mundo precisa ter um final feliz! Inacreditável nos dias de hoje e principalmente quando baseado numa Tragédia Grega! Parece mais um conto de fadas. Só faltou o livro terminar com a boa e velha frase "...e foram felizes para sempre!"

Resumindo, relaxei e passei meu tempo, sem contar que revisitei a obra de Dante, mas aviso que é abaixo da média de qualquer livro que já li da autora.

Leia se tiver tempo sobrando e nada melhor! Só compre numa super-hiper-mega promoção. E não espere muito!