Vinte Mil Léguas Submarinas

Vinte Mil Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

Wilmar 28/04/2023

O pai da ficção
Teve uma ótima introdução a história, um desenvolvimento belíssimo com uma verdadeira inserção nas aventuras marinhas e uma ótima escrita Geografica para auxiliar o leitor no espaço e tempo do livro, mas acho que a conclusão deixou a desejar, tinha-se tanton para discorrer como eles fugiram do submarino, ou até mesmo um capítulo do ponto de vista do capitão Nemo de como tudo acabou, mas independente de tudo Júlio Verne foi um ÓTIMO escritor!

JonasL 23/04/2023

Expectativas não atendidas
Na minha percepção de leitura, o único personagem bem desenvolvido é o capital Nemo, o ar de mistério sobre ele é bom.
A história é boa, mas tem certos capítulos em que só falam sobre peixes, quase como se fosse um livro de biologia ao invés de uma ficção.
Júlio Verne escreve bem, é uma leitura agradável em que o tempo passa rápido.

Thaís Aguiar 18/04/2023

@elaselivros no instagram:

Quando Julio Verne publica esta história, no ano de 1870, os submarinos ainda eram projetos pouco eficazes na prática, com alta necessidade de inovação e testes, o que tornou essa obra um objeto de admiração e incentivo científico, muito além de apenas uma ficção para entretenimento dos leitores.

Capaz de reunir um público que vai do infantil até o adulto, essa obra tem uma narrativa envolvente e extremamente rica em detalhes, o que transporta o leitor ao fundo mar e ao vasto reino aquático que é inacessível ao restante da humanidade. A bordo do submarino Nautilus, o professor naturalista Aronnax, seu fiel escudeiro Conselho e seu companheiro arpoador Ned Land, estão aprisionados sem data para rever a terra firme, e sob a custódia do Capitão Nemo, personagem mais interessante e misterioso da história, vão presenciar episódios quase surreais, de um universo submerso completamente deslumbrante aos olhos humanos.

Por se tratar de um protagonista que também é narrador, o professor Aronnax nos detalha muito da vida aquática, descreve as diferentes espécies de peixes e da vida marinha no geral, mas isto não torna a leitura cansativa, pois é bem contextualizada e inserida no meio de cenas muito empolgantes de pura aventura.

Interessante acompanhar o desenvolvimento dos personagens dentro da trama, bem como a figura do capitão Nemo que, no decorrer das páginas, mantém-se muito enigmático, pois não se sabe sua nacionalidade, suas intenções e, principalmente, o que o motivou a mudar tão drasticamente de vida.

Leitura obrigatória para todos os amantes de aventura e ficção científica!

estevsamm 17/04/2023

?O mar é o grande manancial da natureza. Foi pelo mar que o globo começou, e quem sabe não terminará! Aqui reina a suprema tranquilidade."

Não tenho palavras para descrever o quanto eu gostei desse livro! Eu definitivamente tenho um livro favorito. Obrigada Jules Verne!

Augusto 14/04/2023

Mais uma aventura espetacular de Júlio Verne
A aventura a bordo do Nautilus é simplesmente impecável, como é esperado de uma obra do Júlio Verne, a aventura e a ciência caminham de mãos dadas nesse livro. A única coisa que me incomodou foi o pouco desenvolvimento dos outros personagens , com exceção é claro do capitão Nemo, que é um personagem incrível e cheio de mistérios que cabe ao leitor interpretar o que lhe convém e isso eu acho sensacional!

Jessica.Virgens 03/04/2023

Um livro incrível... Final bem francês
Que livro rico!

Admito que, se o lesse, não seria meu tipo de leitura. Muitas descrições, o que pode tornar um pouco sonolento... Mas eu o ouvi (e foi minha primeira experiência com áudio livro) e achei incrível!

Acompanhei com o Google maps aberto para entender melhor sobre a rota da viagem. Por diversas vezes precisei perguntar ao tio googles o que era aquele animal citado que nunca tinha ouvido falar na vida...
Os relatos históricos...

Um livro grandioso...

Mas de você é um leitor curioso e que gosta de tudo bem amarrado no final, já lhe antecipo, irá se decepcionar...

Julio Verne não nega sua nacionalidade e, assim como o cinema francês, o livro termina como tem que terminar e não como queremos ou esperamos.

Bruna 02/04/2023

Expectativas Frustradas.
20 Mil Léguas Submarinas é um ótimo livro, e eu consigo entender o motivo de ser um clássico, a proposta do Verne de criar uma narrativa de ficção que mistura e é sustentada por muita informação cientifica ( e é muita informação mesmo!) é interessante, só não mais interessante que o fato dele ter criado tudo isso em um momento do nosso mundo onde mal existiam submarinos.
O que me frusta nesse livro é a forma como a história foi contada, não consegui me prender a narrativa, não consegui simpatizar ou sentir qualquer coisa pelos personagens, foi uma leitura apática em muitos pontos, sempre que eu sentia que a leitura estava correndo para encontrar um ponto alto onde algo grandioso iria acontecer, tudo se resolvia de forma apressada no mesmo capítulo.
Eu acredito que essa percepção pode ser bem individual e que outras pessoas vão se adaptar melhor escrita do Verne, mas eu posso dizer com tranquilidade que não leio mais nada desse autor.

Grande.Leitora 01/04/2023

É foi bom.
A história em si é muito legal, mas eu esperava muita ficção, e recebi relatório de peixe:(
Dá pra entender a quantidade de definição de peixe já que o personagem principal é um professor, mas tem uns capítulos que só tem descrição do mar.
Os últimos capítulos foram maravilhosos, e mostrou a verdade sobre o Capitão Nemo.

Em geral gosto do livro, mas não é um favorito.

Michele.GaviAo 30/03/2023

Que leitura riquíssima em detalhes, teve muitos termos técnicos mas isso não atrapalhou a beleza dessa leitura. Amei conhecer mais sobre o fundo do mar de uma maneira tão interessante e nada chata.

Ariane 23/03/2023

Espetacular!!
Comecei esse livro sem muita expectativa, pois nunca tinha lido nada a respeito da história e não sabia o que esperar. E que surpresa eu tive! Foi uma das melhores leituras que fiz até hoje.

A construção dos personagens foi incrível e o mistério envolvendo o Nautilus e sua tripulação foi mantido até o final. Pra mim, o melhor personagem foi o Capitão Nemo, que não consigo identificar onde ele se encaixaria, se vilão ou herói. Uma pessoa misteriosa, com diversas nuances.

Admito que não é uma leitura para todo mundo, pois como dito em outras resenhas, há muitos nomes científicos de animais e plantas. Mas eu gostei de ir procurar para ver de qual animal se tratava. Afinal, conhecimento não ocupa espaço.

Pra mim, foi uma leitura incrível! Recomendo!!

Rosonnn 22/03/2023

Arrastado, mas vale a leitura
A primeira parte é bem mais chata, com mais descrições da fauna e flora marinha (pode ser legal pra quem gosta).
A segunda parte já melhora, com mais aventuras e acontecimentos interessantes e importantes.
O Capitão Nemo é de longe o melhor personagem. Seria bom descobrir mais sobre sua vida, mas o pouco que descobrimos deixa o personagem mais misterioso.

Marcos606 22/03/2023

Novos impérios e militarismos surgiam na Europa e na Ásia, e os Estados Unidos se recuperavam de uma exaustiva guerra civil. Apesar da instabilidade política, foi uma época de inovação revolucionária. Foi nessa época que Júlio Verne publicou 20.000 léguas submarinas.

A imaginação é a mãe da invenção e Júlio Verne estava à frente de seu tempo. Quando 20.000 léguas foram publicadas, os submarinos eram pequenos dispositivos primitivos, propensos a afundar e praticamente não testados. Este livro trouxe submarinos à plena consciência pública, estimulando a inovação e a experimentação. Além de imaginativo, Júlio Verne foi impecável em suas pesquisas. A extensão em que ele incluiu o nome científico de cada criatura submarina foi exaustiva. Além da aventura, uma boa dose de crítica ao imperialismo.

Geovana.Romanoff 19/03/2023

Livro bom
20.000 léguas submarinas... Livro bom para quem quer começar a ler ficção científica mas tem uma linguagem difícil de entender mas não deixa de ser um livro bom

vicdliz 18/03/2023

Não sei se eu consigo colocar em palavras o tanto que eu odiei esse livro! A escrita é ruim, os personagens são chatos, a história é interessante mas desenvolvida de uma forma totalmente sem graça e sem sal, só não larguei esse livro pois não queria abandonar uma das leituras do namjoon book club. Mas péssimo, detestei

Tay ð· 12/03/2023

"[...] se o seu destino é estranho, é também sublime."
Esta será uma das, senão a maior resenha que já fiz. E eu tinha bons motivos para estar ansiosa em reler este livro e contar a você sobre minha experiência. Então vamos por partes. Primeiro, e mais especial, essa é uma releitura e acredite, esse foi o primeiro livro que li, quando tinha 12 anos. Encontrei um exemplar na seção infanto-juvenil da biblioteca municipal da minha cidade e pensei: Porque não? E aí surgiu uma das minhas maiores características como leitora: nunca leio a sinopse, me interesso no livro pelo título. E "Vinte mil léguas submarinas" é um título bem curioso, não acham?

A história é uma viagem em um submarino chamado Nautilus, mas vale lembrar que naquela época, em meados do século XIX, era impossível pensar em uma embarcação que pudesse submergir até as profundezas do oceano (submarinos). Isso nos deixa cientes da fatídica escrita de Jules Verne, que descreve com riqueza de detalhes inovações que só apareceram anos após a publicação. Vale ressaltar aqui que este não é um livro infantil como muitos pensam, apesar de ser um livro sobre maravilhas e encantamentos a história varia do caótico ao fantástico, é composta por personagens bem complexos, tem muitos fatos históricos e políticos e retrata o pensamento científico do século XIX.

A riqueza de detalhes exposta neste livro é ao mesmo tempo o ponto forte e o ponto fraco da leitura. O autor é extremamente detalhista. Tem muita informação sobre história, geografia, física, biologia, entre outras. Mas algumas conversas eram completamente explicativas e descritivas tornando-se cansativas. Mas o fato de a história ser tão cativante e impressionante torna essas conversas cansativas apenas um detalhe que pode ser facilmente ignorado.

E como sempre, em cada leitura temos nosso personagem preferido. Neste livro tivemos quatro personagens marcantes: Capitão Nemo, Aronnax, Conseil e Ned Land. Mas o meu preferido foi o Capitão Nemo. Sua inteligência, sinceridade e os mistérios que os cercam fizeram dele um personagem muito interessante. Embora algumas de suas atitudes façam você questionar se ele é um cara bom ou mau. Talvez ele seja apenas um gênio incompreendido. Afinal, vilões não se importam e protegem a natureza e os povos oprimidos não é mesmo? Ou talvez ele apenas consiga ser o herói e o vilão ao mesmo tempo, dependendo da perspectiva do leitor.

Outro motivo que torna esse livro especial para mim é que a fato dele ser uma das inspirações para um dos álbuns do meu ídolo, o rapper e dançarino j-hope, um dos integrantes do grupo BTS. Em março de 2018, em entrevista à revista TIME, ele explicou que as influências científicas por trás da música "Hope World" do álbum de mesmo nome, foi este livro. Ele também disse que convida o ouvinte a ser o professor Aronnax e fazer uma viagem por seu mundo, e neste caso ele seria o capitão Nemo.

Se refletirmos um pouco sobre isso, perceberemos que a tripulação a bordo do Nautilus não conhecia a maior parte dos mistérios do fundo do mar, mas o Capitão Nemo os orientou a conhecer a fundo todos os detalhes daquele mundo que até então era só dele. E quando j-hope diz que ele é o capitão Nemo e nós o professor Aronnax, entendo o albúm "Hope World" como um convite para conhecer o mundo dele, com ele nos mostrando cada detalhe.

Bom, eu super recomendo essa leitura, mas devo alerta-lo que não é um a leitura que irá agradar a todos.

Ah, o nome do livro só fará sentido quando a aventura dos amigos chegar ao fim. Então, se você quiser entender o porquê, terá que embarcar no Nautilus e vivenciar os detalhes dessa aventura.