Os últimos dias de Krypton

Os últimos dias de Krypton Kevin J. Anderson
Kevin J. Anderson

Resenhas - Os Últimos Dias de Krypton

Cury 20/10/2021

"Destruir um mundo não é fácil."
Devo dizer que eu não sabia o que esperar do livro. Todo mundo conhece o destino trágico que o planeta natal do Superman e da Supergirl teve, mas quem conseguiria imaginar, de uma maneira tão minuciosa, o que levou o planeta a isso? A cada desastre eminente que aparecia, eu ficava desesperada sem saber com o que me preocupar mais! Com sorte, a maioria deles foi resolvido da melhore forma possível pelos irmãos apaixonantes da casa de El. Irmãos esses que nem sempre tinham reconhecimento e apoio da sociedade, mas que faziam de tudo para salva-la. Não é difícil ver que seus filhos têm a alma de seus pais.

A estória me emocionou do começo ao fim. Todos os seis personagens principais tiveram seu devido desenvolvimento, mesmo que não fosse para o bem, como eu esperava de uma em específico. Cada um deles me fez sentir uma coisa, os quatro da casa de El me emocionaram e me davam esperança a todo momento, mesmo quando já não havia o porquê de tê-la. Já o casal antagônico me fez sentir raiva, desprezo e desesperança, mas mesmo assim, foram sensações boas, pois esse era seu devido papel, e o fizeram muito bem.

Minha reclamação mais importante não é diretamente ao livro, mas sim a sociedade kryptoniana! Desde que me entendo como fã, via Krypton como um ótimo planeta. O motivo? Ele tinham uma sociedade de filósofos, artistas, pensadores e muitos outros do gênero. Para mim isso era incrível e um sonho, mas o livro acabou com essa minha visão. A sociedade, ao invés de ser avançada, compreensiva e totalmente aberta para o avanço do conhecimento, era apenas um bando de gente estagnada e medíocre, que viviam sobre um regime conservador e que não aceitavam nenhum mínimo tipo de mudanças, mesmo que isso significasse o fim do planeta. Meu coração só não se partir mais graças a Jor-el e Zor-El.
Meu segundo motivo de tristeza foi ver que a Kara não foi inserida na estória, e como uma amante da supergirl, fiquei esperando ela a todo momento e me decepcionei quando Kal-El já estava pra nascer e nem sinal dela.

Eu com certeza recomendaria esse livro para qualquer pessoa, mesmo que ela não seja fã do tão famoso Superman ou até mesmo de super-heróis no geral, porque essa estória não se trata dele, não é um quadrinho e muito menos um livro qualquer, mas sim uma sequência de fatos fascinantes, desesperadores e incríveis de serem lidos. São os últimos dias de um planeta tão diferente mais tão parecido com o nosso. São os últimos dias de Krypton.

Eduardo.Anjos 01/07/2021

Krypton, um planeta condenado
Uma coisa que eu sempre senti falta, foi um explicação detalhada sobre como era Krypton. Nós geralmente só tínhamos informações sobre o dia da explosão e coisas assim, mas ele livro é diferente. Ele nos mostra a série de eventos, a princípio não parecendo conectados, que levaram ao fim do planeta. Eu achei um narrativa muito interessante, que ajuda a entender que não houve apenas um culpado na destruição de Krypton, como geralmente é dito, mas muitos.

mat 06/04/2022

Os últimos dias de Krypton
Não estabeleceu muito bem as regras do universo. Algumas coisas não fizeram muito sentido. Porém é muito bom e o final é muito frenético. As últimas páginas, quando os motivos reais de Krypton cair começam a se desenrolar, o livro fica muito emocionante. O final sola.

Lari ;) 19/08/2021

Confesso que me decepcionei um pouco, para um fã da DC talvez seja legal, mas pra mim, não achei muito bom, não levem a mal, realmente é bem escrito e a história é boa, mas esse tipo de conteúdo não me interessou, então recomendo para quem é fã mesmo, pois não vi muito sentido no livro (não sou fã da DC).

Vinicius Takaki 10/08/2013

Todos sabemos que Krypton explodiu, mas como era Krypton, seus habitantes, seus costumes, antes disso acontecer?
Nunca fui um grande fã de super heróis quando criança, mas claro que conheço, pelo menos superficialmente, os grandes e famosos como o Batman, Superman, X-men, Homem Aranha, Homem de Ferro (que li ANTES dos filmes com o Downey Jr.). Além do mais, ainda era mais fã de Marvel do que DC... então, se até mesmo eu sei que o planeta natal do Superman, Krypton, explodiu, imagino que você que veio ler essa resenha e tem interesse no livro também saiba né? Nada de spoilers por aqui!

Os Últimos Dias de Krypton (2013, Kevin J. Anderson, 464 páginas, pelo selo Fantasy Casa das Palavras, da editora Leya) saiu por aqui convenientemente próximo do lançamento do filme Homem de Aço, agora em 2013, mas originalmente é de 2007. O autor, que de acordo com a 3° capa escreveu mais de 80 obras, é bem conhecido no mundo da ficção científica, tendo escrito livros sobre Star Wars, Star Trek, Arquivo X, Starcraft e também as prequels de Duna (junto com Brian Herbert), e já concorreu ao prêmio Nebula, que junto do Hugo, são os mais importantes da literatura de Ficção Científica e Fantasia. Nesta obra ele tentou unir as muitas diferentes lendas a respeito de Krypton e seu fatídico fim em uma história coerente, tarefa bem complicada se levarmos em conta que a primeira aparição do Homem de Aço foi em 1938, ou seja, 75 anos atrás! Com toda essa bagagem e pedigree, será que ele conseguiu produzir algo de qualidade, ou é só mais uma obra caça-níqueis que quer se apossar nosso rico dinheirinho? Vamos descobrir!

Neste livro acompanhamos Jor-El, pai do Superman, gênio e importante cientista que diverge do pensamento estagnado da sociedade de Krypton, cujos líderes julgam a maior parte das novas invenções como perigosas e as destrói. As pessoas em geral estão satisfeitas com suas vidas, praticamente vivem numa utopia onde não precisam se esforçar por nada. Também temos Zor-El, irmão de Jor-El, líder de uma cidade costeira que é quase tão inteligente quanto seu irmão; Lara, uma artista e historiadora que conhece Jor-El ao fazer um trabalho em sua casa, e o famoso e poderoso General Zod. Na verdade, na época que começa a história ele ainda não é poderoso, tampouco general.
Zor-El e Jor-El descobrem que Krypton pode estar em perigo, pois diferentes catástrofes naturais podem acontecer a qualquer momento, mas ao levar essa informação ao Conselho, não recebem grande atenção. Krypton era rica e próspera, assim como acomodada, até que a visita inesperada de um alienígena inicia diferentes eventos convergem num momento perfeito para Zod fazer o que sempre ansiou: tomar o poder. Zod se aproveitou de um momento de necessidade e pânico dos habitantes de Krypton para se erger como seu salvador, mas aos poucos sua verdadeira personalidade vem à tona, e ela não é nem um pouco agradável ou autruísta. Os irmãos então, cada um ao seu modo, correm para salvar Krypton de Zod, além de também correrem contra o tempo para evitar as eminentes catástrofes. Já sabemos que eles não conseguiram evitar o fim de Krypton, mas como exatamente ela se foi? Leia o livro e descobrirá!

Os personagens desse livro são bem interessantes, cada um tem sua personalidade bem definida: Jor-El é o gênio cientista, se baseia em fatos, busca o conhecimento e não tem interesse na política, já seu irmão, embora quase tão inteligente, é líder de uma cidade e gasta mais tempo cuidando de seus habitantes do que pesquisando. Lara é uma boa pessoa, muito honesta e altruísta, características que seu filho herdou. Zod é muito inteligente também, mas de um modo diferente: ele tem a inteligência de saber quando e como agir para conseguir sempre o benefício próprio. Os personagens secundários também são interessantes e todos cumprem bem o seu papel, com destaque para o grande bruto Nam-Ek, ajudante de Zod, que é mudo mas segue suas ordens cegamente (turum-tss). Também aparecem aqui alguns personagens bem famosos da mitologia do Superman, mas não vou citá-los para não estragar a surpresa, além das cidades de Kandor, Argo e Kryptonopolis, que pela minha pequena pesquisa, parecem ter sido retratadas de forma levemente diferente da dos quadrinhos (novamente, 75 anos de história geraram muitas diferentes versões dos fatos). O mundo é descrito com riqueza de detalhes, mas sem exagero: cada cidade tem suas peculiaridades, uma é portuária, outra flutuante, e Kandor tem uma arquitetura baseada em cristais que certamente a fazem parecer com uma cidade alienígena aos nossos olhos terraqueos.

A trama é bem construída: aos poucos vamos sendo apresentados aos personagens e aos seus interesses, assim como às diferentes paisagens que Krypton podia nos oferecer. O livro começa um pouco mais devagar, com todas as história e personagens separados, mas seus caminhos se cruzam até que na reta final acontece uma grande escalada de suspense, as últimas páginas eu li com um crescente interesse em saber o que ia acontecer, ótimo trabalho do autor em me manter cada vez mais interessado até o fim.

Kevin J. Anderson fez um ótimo trabalho em juntar diferentes elementos que fazem parte da mitologia do Homem de Aço em uma só história, e tenho certeza que os fãs vão apreciar ainda mais os lugares e personagens familiares que aparecem no livro. A trama é bem interessante, bem construída e amarrada, cada personagem tem seu papel e o executa com precisão. O mais interessante desse livro é que ele pode ser lido por qualquer um, pois não é uma história do Superman, e sim de um planeta com uma sociedade próspera, que por um conjunto de diferentes fatores encontra um improvável, mas inevitável, fim. Pelo menos no final descobrimos que fim levou Krypton. É uma ótima história com um pano de fundo de ficção científica que eu aprovei e recomendo a qualquer um que tenha o mínimo interesse.

* * * * - (4 de 5) Um ótimo livro pros fãs do Homem de Aço, e até para aqueles que, assim como eu, conhecem melhor um bom livro do que uma boa história em quadrinhos. Se gostou (ou mesmo se não gostou) da resenha, deixe um comentário, até a próxima!
Giovanna 27/05/2014minha estante
Gostaria de saber se no livro só fala sobre os pais do Super ou ele também esta na história...

Vinicius Takaki 28/05/2014minha estante
Kal-El só aparece como o bebê que é mandado pra terra.

Jamily 23/05/2020

Resenha - Os Últimos Dias de Kripton
OUDK me fascinou de muitas maneiras, entre elas, na riqueza de detalbes - esse é um livro grande e muito detalhado. Não recomendo pra quem está começando a ler agora porque, além de ser grande, tem uma escrita um pouco difícil. Para quem já tem certa experiência de leitura e quer começar a ler livros grandes, eu acho uma ótima escolha, até porque o livro possui capítulos curtos, facilitando as paradas.

Essa obra é tudo o que um(a) fã de DC Comics poderia desejar ler, além dos quadrinhos. Pessoalmente eu comecei a me entreter muito mais com o livro da metade para o final, que é quando a bola de neve começa a crescer de uma maneira absurda! E que livro pra passar raiva: ele aborda política, nosso papel como sociedade, a ignorância e o medo do desconhecido, assim como a descrença na ciência e suas consequências (olha só, parece até a nossa realidade de agora). E gente, cá entre nós, imagina um planeta DESGRAÇADO e azarado: esse é Kripton.

Fazendo uma breve crítica ao filme O Homem de Aço em relação ao OUDK: eu realmente adorei a personalidade e as características de cada personagem presente no livro, por mais breve que fosse a participação dele na obra. O filme me deixou bem decepcionada, principalmente com o Zod. Não darei spoilers, quem leu o livro sabe exatamente do que eu estou falando e como esperávamos que ele fosse bem "mais", e tenho certeza que de você que está lendo ou lerá futuramente vai perceber isso. Sou muito fã da DC, mas convenhamos que ainda precisa melhorar nas suas produções cinematográficas.

Falando em adaptações para o cinema, depois de ler o livro é o que você mais desejará! Poxa, DC, EU SÓ QUERIA UMA SÉRIE DESSE LIVRO, é pedir demais?

Bom, é isso. Esta é a minha segunda resenha e sinto que ainda não sei me portar direito, mas agradeço por lerem até aqui. Até mais!

Bruno169 03/06/2021

Eles preferem acreditar no Poder do que na Verdade
Como um grande fã de quadrinhos e da DC, estava realmente curioso para ver uma história retratando Os Ultimos Dias de Krypton.
Com tantas decadas de historias sobre o Superman, tinhamos mais de uma versão sobre como o planeta foi ao fim. O Sol Rao? O nucleo instavel? Um cometa? O livro conseguiu pegar tudo isso e criar uma unica historia, mas para mostrar o verdadeiro motivo da destruição de Krypton: O Poder. E o que ele faz as pessoas cometerem, até mesmo destruir um planeta.
Com muitas referencias ao UDC, com certeza é uma bela leitura para os fãs do Superman!

Mila.Morais 06/01/2022

A história é muito interessante, e igualmente triste, por sabermos que todo o planeta Krypton morre. E ver toda a trajetória, toda a história, todo envolvimento me deixou mais triste ainda.

Jurais 22/02/2024

Nova era
Os últimos dias de Krypton. O que pensar, sobre este interessante planeta, que nós é mostrado o auge e o declínio desta civilização, tão intrigante que por medo e insegurança, levou ao colapso. E uma leitura ótima de fim de semana, ontem pude explorar um universo tão incrível.

JP Scofield 20/04/2022

Sobre Krypton
Os últimos dias de krypton conta todos os eventos pré-destruição do planeta, nas visões de Jor-el, Lara, Aethyr, General Zod, Zor-El e Nam-Ek.

Eu pessoalmente não sou fã do superman. Não gosto da ideia de um herói perfeito, acho que tira a humanidade dele. E o que eu vi no livro foi exatamente o que eu queria: humanidade.

Kevin Anderson conseguiu me hipnotizar nessa história de uma forma tão inacreditável, foi uma experiência incrível.

Nada foi forçado, tudo se encaixou perfeitamente. Os plots são bem previsíveis, mas isso não tira a graça de você sentir os personagens vivos.

E quando digo vivos, literalmente isso. Você consegue montar cada um na sua cabeça de uma forma que não seja só meros coadjuvantes. São todos reais e todos com vidas grandiosas que faz você se apaixonar e odiar.

Senti uma falta mesmo de ver como surgiu a Supergirl, mas acredito que ela não deva existir nesse universo.

Tirando esse único defeito, eu super recomendo para todos que gostam da DC.

Tamisson 18/08/2015

Um livro que vale a pena ser lido.
A primeira coisa a ser dita acerca deste livro é que não é focado no Kal-el, vulgo Super-homem. É um livro focado em Krypton e em seu passado, em sua cultura e seu desenvolvimento social. É um livro focado em como um planeta tão ricamente desenvolvido a ponto de criar naves intergaláticas sucumbiu perante a apenas uma explosão.

A história é vivida por Jor-el e é uma assimilação do que se considera hoje o cânone da história do SH nos quadrinhos, apresenta todos os elementos esperados na sua narrativa e nos brinda com uma forma diversa de se ler uma história, até então apresentada apenas sob o viés das HQs.

Sem qualquer spoiler eu digo que você, fã do SH, encontrará tudo o que espera no livro e ainda conseguirá se surpreender. Para aqueles fãs ocasionais o livro servirá para aumentar o background de um dos heróis mais conhecidos e comentados...

Jessica1248 26/05/2020

Excelente
Me vi envolvida completamente por essa história antes de Kal-El. Até hoje ainda não tinha lido nada sobre Krypton, além do que já vi na história do Superman.

A abordagem política é maravilhosa, os eventos até o fim de Krypton são envolventes e surpreendentes. Confesso que mesmo sabendo que Krypton deixaria de existir, fiquei torcendo para que Jor-El juntamente com seu irmão Zor-El salvassem seu planeta (eu sei, esperança tola kkkk).

Ter um enredo a cerca da tirania do General Zod, desde seu começo até seu fim, foi gratificante. E claro, a leve introdução do Brainiac, me surpreendeu em como foi pontuado.

No mais, e não menos importante, a riqueza de detalhes a respeito do planeta Krypton e dos kryptonianos, seus animais, as tecnologias e o vislumbre do surgimento da kryptonita, foram um prato cheio para meu eu sedento por ficção científica e fã do universo do Superman.

Gabii 18/09/2014

Fugindo um pouco do habitual pra mim, que são livros, na maioria, de fantástica o livro Os Últimos Dias de Krypton, é uma Ficção Cientifica satisfatória, e mais do que isso ela é uma leitura auxiliar obrigatória pra qualquer fã do Super Homem! A estória se passa logo antes do colapso de Krypton, e mostra principalmente o romance entre Jor-El e Lara, os pais de nosso amado Kal-El, e o processo que levou a destruição de Krypton, as tentativas de Jor-El e de seu irmão Zor-El de salvar o seu planeta, e a estupidez dos governantes em ajudar a destruí-lo, seja passiva ou ativamente...
Um sol vermelho e fraco ilumina os céus de Krypton, Rao, que já começa a dar sinais de declínio, pressões no núcleo do planeta, invasões alienígenas, meteoros apocalípticos, governantes morosos, corruptos, e que só se importam com o seu próprio poder ops! isso é um pouco do que compõe Krypton, um planeta que vive com medo de uma guerra interna, e de ser descoberto pela comunidade intergaláctica me sei se isto esta certo, mas acho que vocês entendem a ideia - e que passa por um período de estagnação, nada de novo pode ser produzido, nada de novo pode ser descoberto.
Aliás, dentre todos estes conflitos, gostaria de dar ênfase a um, que é a invasão de Braininac, e o sequestro de Kandor, a cidade capital de Krypton, pois nela conhecemos dois personagens que futuramente irão se tornar inimigos do nosso rapaz de capa vermelha e que usa(va) a cueca do lado errado da calça Clark Kent, fora Brainiac que é o responsável pelo sumiço de Kandor, nessa parte do livro Zod toma conta da situação, e logo em seguida se intitula General Zod, o todo poderoso manda chuva de Krypton, é claro, não por muito tempo, Jor-El e os outros, preocupados em manter os estilo de governo de Krypton, logo dão um jeito de tirar o tirano psicopata do poder.
Mas esse ainda não é o fim da estória, pra saber mais sobre o planeta, e saber os motivos que levaram Jor-El e Lara a enviar seu filhinho para a Terra, e conhecer o real motivo da destruição de Krypton só lendo o livro, a leitura é fácil, é gostosa, e só me fez chorar nas ultimas 33 paginas!

site: http://embuscadelivrosperdidos.blogspot.com.br/2014/06/os-ultimos-dias-de-krypton-kevin-j.html

Rafaelice 02/08/2013

Resenha: Os Últimos Dias de Krypton, de Kevin J. Anderson ❤
Escrito por Kevin J. Anderson e publicado aqui no Brasil pela Fantasy – Casa da Palavra, é uma deliciosa ficção científica salpicada com uma dose generosa de política, conspiração e fim do mundo. No começo do livro fiquei bem confusa, logo no começo do livro tem uma lista com o nome de todos os personagens e são muitos! O livro se passam nos últimos meses que antecedem o fim de Krypton e o envio de Kal-El a Terra.

É fascinante acompanhar como se dá o relacionamento entre Lara e Jor-El e todo empenho do mesmo em salvar seu amado planeta, mesmo encontrando várias coisas que vão contra a isso no meio do caminho. PARA CONTINUAR LENDO http://norulesrafaelesampaio.wordpress.com/2013/08/02/resenha-os-ultimos-dias-de-krypton-de-kevin-j-anderson/

site: http://norulesrafaelesampaio.wordpress.com/2013/08/02/resenha-os-ultimos-dias-de-krypton-de-kevin-j-anderson/