Os últimos dias de Krypton

Kevin J. Anderson

Resenhas - Os Últimos Dias de Krypton

Leonardo 25/11/2014

A inspiração para Kal-el
Nessa história sobre o Homem de aço, vemos na verdade os ultimos dias de seus pais e seu planeta natal. Na verdade meses. Com uma história criativa e que se liga muito bem ao filme de Zack Snyder. Não é uma leitura obrigatória para se assistir ao filme, mas sim um bonus. A historia conta como Jor-el era visto pela sociedade e sobre seus conflitos com o conselho. Era um grande cientista, inventor. Vemos Lara, futura mulher de Jor-el e mãe de Kal-el em sua essência; uma artista, como seus pais são, porém ainda mais brilhante. Uma mulher de caráter forte e de um espírito de curiosidade. Em os Ultimos dias de Krypton vemos uma sociedade totalmente controlada pelo conselho kryptoniano. Diversos acontecimentos relevantes acontecem, até o momento em que o vilão Zod realmente aparece e podemos entender um pouco melhor sua motivação que encontramos no filmes. Apesar de ter algumas coisas que não se encaixam,pois o livro não foi feito justamente para o filme e creio eu que foi uma jogada muito boa lança-lo bem perto da estreia do filme ambos se complementam . A história de amor que cresce entre Jor-el e Lara-el é algo lindo de se ler, você acaba sendo totalmente envolvido pelo romance e pela sinceridade desse amor. Além de personagens que vão chegando a história e nos surpreendendo. Recomendo a todos os que gostam da história do Superman, é um livro de fácil entendimento, vocabulário simples, e mesmo que você conheça apenas superficialmente a história do superman, você conseguirá entender.

Dalves 18/10/2018

Interessante
Olhando a obra como um todo, vale bastante a pena, tem muita aventura e drama. Além disso, o autor narra os últimos dias de Krypton sob uma perspectiva bem diferente da que conhecemos.

Entretanto, achei que alguns capítulos ficaram um pouco cansativos, além de não agregarem substancialmente à narrativa.

Em sintese: recomendo a leitura, porém tem que ser levemente persistente para ir até o final... ao atingir os 100%, a sensação é de gratidão por mais um bom livro.

Xandy 12/07/2022

A história de Krypton sempre algo que interessou e saber como essa sociedade tão avançada conseguiu se desvirtuar e seguir uma direção onde a ciência não era tão levada a sério e o fascismo facilmente conseguiu chegar ao poder. Ver tudo que Zod vez para governar e Jor-El, sendo "inocente" até alguns momentos, serve para apresentar o quão facilmente um regime ditatorial pode começar. Os Últimos dias de Krypton não é só uma ficção científica, mas uma história polícia muito bem construída.

JL Marcal 03/09/2021

Antes de Kal-El, Krypton
Simplesmente perfeito. Emocionante do início ao fim. Se você gosta de heróis, vai adorar essa história que precede um dos maiores super-heróis de todos os tempos.

Paulo 16/11/2013

Aproveitando a onda do filme O Homem de Aço, que trouxe de volta o Superman para os cinemas em grande estilo, a editora LeYa resolveu trazer para o Brasil o livro Os Últimos Dias de Krypton, de Kevin J. Anderson, que, como o próprio nome já diz, conta a história dos últimos dias do planeta Krypton, antes de sua fatídica destruição. Sem nenhuma relação cronológica direta com os quadrinhos, o livro é um prato cheio pra quem quer conhecer um pouco de uma das partes do universo do herói menos exploradas.
Leia a análise completa em:

Tenda dos Livros 23/02/2015

Os últimos dias de Krypton - Kevin J. Anderson
Olá pessoas, vocês que acompanham o blog já sabem minha preferência por nerdices! Adoro resenhar livros que não são muito conhecidos, geralmente são esses que mais gosto. Hoje vou falar do livro "Os Últimos dias de Krypton". Todo mundo conhece o nosso lindo, maravilhoso, forte, másculo e gato (desculpem, FOCO, menina) Kal-El , ou devo dizer Clark Kent? Agora você sabe de quem estou falando né? Esse símbolo não deixa dúvidas! Mas, voltando ao assunto, você já conhece o Super-Homem, mas será que você conhece a história da família dele? Do planeta que ele veio? (não foi de Avatar), o motivo pelo qual Krypton foi destruído? Se você tem curiosidade sobre estes detalhes, definitivamente tem que ler este livro. Ele é um ótimo complemento para o filme "O Homem de Aço", de Zack Snyder. Você não é obrigado a lê-lo para entender o filme, mas com certeza vai adorar compreender a história por trás do mito.
Você não precisou ler todas as HQ´s da DC para saber a história do Super-Homem (não sabem o que estão perdendo, leiam) mas tenho certeza que já almoçou muito assistindo Liga da Justiça né? Até sua vó conhece a história do bebêzinho que foi o único sobrevivente de um apocalipse no seu planeta de origem e veio parar na nossa humilde terra, sendo adotado por um casal e criado como filho deles, até se tornar o nosso heroi preferido (ou não), Mas não pense que você vai conhecer as particularidades da vida do pássaro, ou avião, ou super-homem, porque a história trata justamente do que acontece antes do seu nascimento. Como seus pais, o renomado cientista Jor-El e sua mãe a talentosíssima artista Lara, se conheceram, como viviam os habitantes de Krypton, como eram as cidades, os meios de transporte, a cultura, etc.
Apesar de não seguir os quadrinhos, você sente o enredo bem construído, e sem ao menos perceber já está expert em política e história (de Krypton, claro), torce pelo lindo romance de Jor-El e Lara, se mete em confusões variadas, odeia diversos personagens (todo o pessoal do conselho),  vê como Jor-El e seu irmão Zor-El tentam salvar o planeta, visita as lindas Kandor e Argo-City, dentre outros detalhes surpreendentes.
Outro detalhe maravilhoso dessa trama, é o fato do Vilão (Comissário Zod) não ser aquele que tem parte com o capiroto, na cabeça dele, ele está certissimo e vai á luta! Assim como Jor-El também acha que está certo e defende seu ponto de vista. Cabe a você decidir quem é bom ou mau, pois todos tem pontos positivos e negativos nessa história e na vida. o que dá belos toques de realidade a uma ficção científica maravilhosamente bem escrita.
Nem comento essa diagramação maravilhosa (internamente ele é verde-neon), páginas amarelas que não doem meus pobres olhinhos quando leio muito, a narrativa é dinâmica, mas há momentos que você tem que ser persistente, caro jovem padawan, mas tenho certeza que você vai adorar, sendo fã ou não do Super, como eu amei!

- Ainã Lisboa

site: http://www.tendadoslivros.com.br/2015/02/resenha-livro-os-ultimos-dias-de.html

Ewerton Ricardo 15/10/2013

O livro me surpreendeu positivamente.
O livro prendeu totalmente o meu foco. O escritor soube detalhar profundamente Krypton, as pessoas e os fatos. Ele detalhou tão bem que enquanto lia eu me sentia dentro da história.
Nele está muito bem detalhada a política, as traições, os problemas, as soluções, as invasões, os riscos e até tudo sobre os inimigos (Zod), entre muitos outros aspectos.
Fiquei muito pasmo com a inteligência de Jor-El, com a descrição de seus feitos e de Lara também. Com certeza, a melhor e mais brilhante invenção de Jor-El foi a Zona Fantasma, que levou o fim de... Leiam. Ashuashua
Acredite, o livro é muito foda mesmo, daria 10 estrelas se fosse possível a uma história tão boa fabulosa e que foi a partir dela que surgiu o super-herói mais famoso de todos os tempos.

Rub.88 27/08/2019

Ajoelhe-se perante Zod
É um pássaro?! É um avião?! Não! É um objeto voador em chamas que vem cortando o firmamento e cai estrondosamente fazendo uma cratera na beira de uma estrada perdida no Kansas. Um casal de fazendeiros que passavam de caminhonete, surpreendido pelo evento, foi ver o que tinha desabado com tanta violência do céu. Jonathan e Martha Kent, já ambos de meia idade e receosos, foram à beira do buraco fumegante. Não entenderam muito bem o que viram. Uma espécie de nave pequena e sem asas. De repente, fazendo barulho de descompressão, o que podia ser entendido como uma escotilha se abre. Quando o vapor se dissipa puderam ver o único tripulante. Um bebê chorão com uma mecha de cabelo encaracolado descendo pelo meio da testa. O instinto materno de Martha, que não conseguia ter filho, gritou alto e ela sem receio nenhum acolheu a criança que parou de chorar e a mirava com os grandes olhos azuis. Jonathan, prático e forte como um fazendeiro de pequeno porte que era, rolou o veiculo espacial para fora da cratera e colocou na caçamba da caminhonete. A família recém-completa seguiu estrada. Dai pra frente não tem quem não conheça estória, mas é antes?
No livro Os Últimos Dias de Krypton de Kevin J. Anderson conta como o planeta natal do meninão batizado na Terra como Clark Kent chegou ao fim.
A estória narra o derradeiro ano de existência de Krypton que era um planeta isolado onde uma estrela vermelha chamada de Rao iluminava uma sociedade até certa forma estagnada.
A novidade aterrorizava os kryptonianos. A forma de governo do planeta, um conselho com sênior de famílias nobres, tentava garantir que nada mudasse. Sabiam da existência de outras civilizações planetárias, mas proibiam qualquer tipo de comunicação. Isso significava sem naves estelares. Neste mundo o crime era pontual e tratado com uma aberração muito rara. Os cidadãos em sua maioria gostavam de viver nessa mesmice segura. Porem havia aqueles, sempre aqueles que para o bem o para o mal, dependendo de suas preferencias e pontos de vistas, achavam que se algo podia ser feito, devia ser feito para mudar e progredir.
Os dois irmãos, Jor-El e Kor-El têm uma mente científica e politicamente aberta. Kor-El é chefe de uma cidade costeira e trabalha no campo geológico. Ele esta preocupado com tremores que acometem Krypton e acredita que o núcleo do planeta esta sobre muito pressão. Jor-El é um inventor genial que tem direcionando suas atenções ao sol vermelho e a instabilidade apresentada nas medições que tem tomado. Os alertas que levam ao conselho são sistematicamente descartados ou é protelada qualquer ação ate que mais provas sejam apresentadas. A frustação que os dois partilham não os desanima, e continuam com as pesquisas e projetos paralelos. Jor-El com a mente criativa fervilhante não pode deixar de criar coisas e como procedimento normal levava cada invenção a comissão para aceitação da tecnologia. Nome pomposo para censurar sem muita base cientifica o que pode ter alguma aplicação perigosa para a sociedade kryptoniana. Aqui entra um dos personagens mais conhecidos da vilania ficcional. Zod. Zod é foda. O escritor não disfarça que usou a imagem do Terence Stamp do filme Superman II para descrevê-lo. A barba rente, roupas escuras, mãos na cintura, olhar penetrante e sempre falando “intrigante”.
Responsável por esse cargo burocrático dado em consolação por ter sido preterido quando um houve uma vaga no conselho, comandante Zod sempre tem um porem nas invenções apresentadas. Um olha maléfico para o uso de qualquer coisa. Confisca a maioria das tecnologias com o intuito de destruí-las, coisa que ele não faz. Guarda tudo, esperando um momento oportuno para realizar suas ambições secretas.
Foi um ano agitado em Krypton. Um visitante espacial, pacifico, coloca em pavorosa o conselho. Jor-El conhece Lara, um artista que o salva da zona fantasma. Irrupções vulcânicas e tsunamis destroem parcialmente a cidade de Kor-El. O roubo da cidade-capital Kandor por um ser chamado Brainiac e o uso que Zod faz disso para subir ao poder. Tecnologias subvertidas em armas para proteção de Kripton de ameaças externas e internas. Escudos de energias e raios lazer. Estórias da antiguidade kriptoniana que se repetem. Guerra civil e estabelecimento de ditadura.
Como um romance de folego, tem muitos personagens com pequenos papeis que impulsionam a trama. Basicamente três núcleos. Kor-El com sua e outras cidade fazendo resistência a Zod. Jor-El tentando salvar o planeta sem ter ligações politicas. Amadurecendo o relacionamento com Lara. E Zod o belicista, que num momento fantástico do livro ergue uma estatua gigante dele mesmo e passa se autodenominar General Zod. Quando alguém que exerce uma posição de poder passa a se tratar na terceira pessoa a porra ficou muito seria, e ao mesmo tempo risível.
O titulo do livro conta o final de estória. Cada catástrofe é meio resolvida e deixa sequelas que vão se somando até não haver mais nenhuma solução possível.
Enquanto lia, alguns paralelismos foram provocando uns sorrisinhos em mim. Um governo que ignorava problemas ambientais evidentes pelo simples fato que é desfavorável a imagem do país. Sem se mexer para resolvê-los e ou no mínimo reconhecer os dados documentados e a credibilidade dos cientistas envolvidos. Muito atual isso. Mais que tudo, o que condenou o planeta de Ka-El, que nasce uma semana antes da implosão de Krypton, foi o forte negacionismo.
Kevin J. Anderson é um profissional da escrita que noveliza mídias de terceiros. Isso inclui quadrinhos, series de tv, filmes e continuações de outros livros. Aqui eu o achei competente. Usando referencias do universo do Superman. Alguns exageros e soluções simplistas não tiram o prazer de ler Os Últimos Dias de Krypton...

Nathália 07/01/2014

É bem provável que você conheça a história do Superman, mas duvido você saiba muita coisa sobre Krypton. Kevin J. Anderson certamente pode acabar com esse problema. Nesses últimos tempos, foi lançado nos cinemas o filme “Homem de Aço”, e nada melhor do que entrar nesse clima de Superman lendo esse livro maravilhoso que é Os Últimos Dias de Krypton.

Como o título sugere, o enredo relata os últimos momentos da história da próspera civilização kryptoniana. Podemos acompanhar a vida de Jor-El, o mais respeitado e melhor cientista do planeta, e como ele conheceu Lara, uma talentosa artista jovem. Vemos também o falho governo da época e a forma como o ambicioso Zod tenta tomar o poder de Krypton. Também há o prefeito de Argo City, Zor-El, irmão de Jor-El, que também é um cientista muito bom. Ele vive com sua esposa Alura, que é especialista em botânica. Zor-El e Jor-El são filhos de Yar-El, que foi um homem muito prestigiado por ser um mestre na arquitetura kryptoniana, que agora sofre da Doença do Esquecimento. Como você pode ver, a família El é cheia de gênios. Há outros personagens cheios de personalidade que você irá conhecer, como Aethyr e Nam-Ek, que foram grandes aliados de Zod.

Essa obra eu recomendo para os fãs de Superman e para quem gosta de ficção-científica. Para mim, essa leitura foi um pouco arrastada, por que prefiro outros gêneros. A escrita do autor é realmente boa, e como o narrador é observador, dá para ver bem os pontos de vista de cada personagem.

Elba Mara 02/03/2019

Pai do Supermam não é lá grandes coisas
Neste livro descobrimos como o protagonismo de Zod era mais forte que o pai do Superman. Como muitos tem que decidir torna a sociedade travada e onde um só que decide ferra todo mundo.
A velha e doente politica levando o planeta ao caos, o livro foi bem escrito apesar de faltar um pouco de emoção, aqui e ali.Mas guarda bem o que será o final. Você sabe que Krypton já era mas não sabe como, isso faz a diferença.
Os ultimos capitulos e a apresentação de Zod são os meus preferidos !
O pai do superman é um tonto a maior parte do livro, decepicionei.

Mila Gomes 03/03/2019

Enredo incrível
Pra vc ser um verdadeiro fã de Superman é imprescindível a leitura dessa obra maravilhosa. O nome já diz tudo, conta tudo o que rolou antes da vinda do nosso querido Kal-El para terra, como era Krypton sua estrutura política, seus costumes. Personagens marcantes que nos ensinam muito.

Cris 15/07/2019

O fim de uma civilização
Eu adoro a história do Superman, mas conheço pouco da história, e só pelo que é contado nos filmes e séries. Nunca tinha lido nenhuma HQ e nenhum outro livro que se passa nesse universo.

Este livro conta a história dos antepassados de Kal-el, o Homem de Aço. Mais especificamente, conhecemos a história dos pais dele: o cientista Jor-el e a artista e historiadora Lara.

O pai do Superman, Jor-el era um cientista brilhante: o melhor de Krypton, seu planeta. Ele era um homem justo, curioso e muito respeitado. Lara é uma artista talentosa e muito corajosa.
Os capítulos são narrados mostrando o dia a dia dos pais de Kal-el e também mostra o ambicioso Comissário Zod, um homem dissimulado e egoísta, que tenta se aproximar de Jor-el para se aproveitar da inteligência dele e assim dominar o planeta.

Eu confesso que não estava empolgada com a história no início do livro, estava achando a narrativa muito sem ação e os personagens sem graça. Eu também tenho uma certa dificuldade em gostar de livros de ficção científica, porque pra mim sempre é difícil de me situar naqueles cenários modernos e tão diferentes do nosso.

Porém, da metade da história pro final, o livro me conquistou. Muitos acontecimentos se passam e os personagens enfrentam uma ameaça real. Adorei o Ambiente político e as disputas. E embora eu já sabia o que iria acontecer, eu fiquei na torcida de que as coisas pudessem se resolver de alguma forma diferente.

O interessante da história é que as personagens femininas têm muita importância e força dentro da narrativa, tanta a antagonista quanto a mocinha.

História mais que recomendada para os fãs de Superman ou que quiserem começar a conhecer esta história incrível.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Eder 12/01/2020

Um pouco cansativo, mas não deixa de ser obrigatória!
Como grande fã do herói, não poderia deixar de ler esta obra e conhecer mais a fundo a história de Krypton. Confesso ter ficado um pouco cansado com alguns trechos que acredito, poderiam ser evitados. Porém, os personagens cativantes como: a doçura de Lara, o drama da família El e a genialidade perversa de Zod, compensam e tornam a leitura obrigatória para qualquer fã do Super Homem, universo DC, historiador, astrônomo...