As virgens suicidas

As virgens suicidas Jeffrey Eugenides

Resenhas - As Virgens Suicidas

Anna Luísa 27/07/2023

Não AMEIII o livro, mas achei muito bom. Tudo que eu queria era uma versão das meninas de tudo que aconteceu? achei muito bacana em como o autor usou a casa se deteriorando como uma das formas de mostrar que aquela família também estava se deteriorando. Mt bom esse livro

Naienne1 27/07/2023

?A gente só quer viver, se alguém deixar?.
Esse livro é uma tristeza sem fim. A principio fiquei incomodada em como as pessoas eram simplesmente obsecadas pelas meninas gratuitamente, mas ao longo do livro o leitor acaba ficando igual. Nunca tive contato com um livro tão relativamente parado e que prendesse tanto, se eu tivesse mais tempo disponível teria lido em um dia. É de partir o coração o ponto em que as coisas chegaram, penso que realmente não havia outro fim viável se não o que tiveram. É um bom livro com uma escrita incomoda, você não vai se sentir confortável em nenhum momento.

icypherr4 24/07/2023

"Não consigo imaginar o vazio de uma criatura que encosta uma navalha nos pulsos e abre as veias, o vazio e a tranquilidade"

cecília 20/07/2023

As irmãs lisbon se tornaram pra mim, semelhantemente ao que simbolizam aos garotos, figuras extremamente complexas e misteriosas. urgia de mim constantemente compreende-las e no entanto, ao mesmo tempo, elas me intrigavam com tamanha assimilações. e é isso que acho interessante aqui.
as visões tidas por quem as rodeia cria um paralelo extremamente tangível, ao fato que elementos masculinos assumem a maior parte do papel narrativo e confessional, de modo que eles ?nunca foram garotas de 13 anos? e são incapazes de genuinamente as entender.
demorei um pouco para digerir todo enredo das irmãs, a escrita é bastante descritiva (aspecto que não foi incômodo para mim) sem contar em toda a história é triste e melancólica, visivelmente. a leitura de ?as virgens suicidas? precisa de uma grande sensibilidade e atenção do leitor, para encarar todas as questões que serão apresentadas. as coisas mais pertinentes e cabíveis de incômodo são os aspectos relacionados à sexualização das personagens e apesar disso, ela se encontra uma obra excepcional e reflexiva

Anaju 19/07/2023

Revoltante
Eu estou REVOLTADA com os personagens desse livro. Todo mundo sabia o quanto essas meninas precisavam de ajuda, mas NINGUÉM se prestava nem à falar com elas. Eu senti muita raiva ao ver todo a idealização que os personagens do livro tinham em relação às garotas, não tratavam elas como seres humanos. Tudo podia ter sido evitado se tivesse escutado elas. A mãe delas foi desprezível a culpa foi toda dela, o pai dela um banana do 🤬 #$%!& que viu as meninas definhando e não fez NADA pra impedir.

Eu achei injusto dar 3,5 pra esse livro, mas estou relutante em dar 4 estrelas pq tem muita coisa aqui que eu discordo e me estressei bastante com a idealização feminina presente aqui em relação aos homens, sem contar a pedofilia né que é meio que normalizada aqui.

Harley 18/07/2023

As virgens suicidas
Eu sinto muito pra quem gosta, mas não foi pra mim.
eu comecei o livro pensando que ia ser um desenrolar sobre o suicídio de cada uma das jovens e que no fim de tudo ia levar a uma conclusão, afinal a escrita descritiva que mescla passado e presente passa muito essa impressão, além das entrevistas com quem acompanhou os acontecimentos das irmãs Lisbon. só que, agora que eu terminei, tudo que eu sinto foi que o autor escreveu, escreveu, escreveu e não levou a gente a lugar nenhum!!!
é muito enrolado, é muito denso, é descritivo ao extremo, tem tanta parte desnecessária mesmo sendo um livro curtíssimo. não gostei, e me desculpem se eu não entendi o conceito disso.
Janaina.Granado 12/08/2023minha estante
Terminei e lendo sua resenha é exatamente o que senti ao final da leitura, fiquei esperando uma conclusão, um motivo e não veio.

ymne 16/07/2023

?????
Assim como os garotos eu também fiquei obcecada pelas meninas lisbon. não consigo descrever meus sentimentos lendo esse livro, acredito que poucos livros são capazes de descrever sentimentos tão claros como esse, principalmente prá nós garotas.
creio que não existe um mistério para ser desvendado pelos garotos, não há nada para entender na morte delas e acho que isso fica claro quando eles leem o diário de Cecília e percebem o aprisionamento de ser uma garota. talvez aquela dor que existia em Cecília e nas suas irmãs seja algo que pode ser entendido por quem é uma garota, aquela que entende todo o percurso de viver em um corpo feminino durante a adolescência, quando existem tantos sentimentos.
sem dúvidas não vou esquecer a família Lisbon e nem o fim trágico que tiveram. o livro e também o filme, passam extrema melancolia e tristeza, e pra quem se deixa envolver pela trama ele traz um vazio gigante. há tanto pra falar desse livro que eu ficaria horas falando dele!

quotes:

"Sentimos o encarceramento de ser uma menina, como isso deixava a mente ativa e sonhadora, e como elas acabavam sabendo naturalmente quais cores com binam melhor."

"Cecilia tinha libera- do um vírus que as outras meninas contraíram pelo ar, mesmo quando tentaram salvá-la. Ninguém se preocupou em saber co- mo Cecilia havia contraído esse vírus"

Kristal 13/07/2023

A quem mais wlas poderiam recorrer? Não aos pais. Nem aos vizinhos. Dentro de casa eram prisioneiras; fora dela, leprosas. E assim se esconderam do mundo, esperando por alguém para salvá-las.

iozorb 12/07/2023

Achei um livro bom, mas não particularmente é legal de ler nem tem uma história contagiante. Foi estranho ler do ponto de vista dos meninos e não poder confiar no que eles viam e achavam. Eles tratam as meninas como objetos, mesmo que sejam vistas como superiores e agiam como se sempre soubessem o que estava acontecendo. Achei a sexualização das meninas meio estranha também, já que elas são literalmete crianças. Eu gostei bastante da escrita do autor, é bem detalhada e faz você sentir até o fedor da casa dos Lisbon. Achei o final realmente surpreendente e inteligente.

Em comparação com o filme, o livro acaba sendo bem melhor, mas achei uma boa complementação por mostrar bastante de como as meninas viviam do ponto de vista delas (apesar de também ser narrado pelos meninos).

Livia.marrache 11/07/2023

Livro perfeito pra Sofia Coppola!! Enigmático, envolvente e misterioso. Flui bem e gostei bastante.

yascaxias0 03/07/2023

Adolescência feminina
Eu sou uma mistura da Cecília e da lux (isso é preocupante)
gostei muito desse livro! Muito trágico

amendoincs 29/06/2023

Nunca pensei que um livro pudesse me levar a um misto de emoções tão intenso como "As Virgens Suicidas". É difícil expressar em palavras o turbilhão de sentimentos que essa história despertou em mim. Este é um relato perturbador, mas que nos cativa desde a primeira página.

A narrativa se passa numa pequena cidade nos anos 70, onde cinco irmãs adolescentes se veem presas em um mundo de regras opressivas, isoladas do restante da sociedade. O autor, Jeffrey Eugenides, tem uma habilidade impressionante em retratar a essência de cada personagem e transmitir seus anseios mais profundos.

O enredo se desenvolve através dos olhos dos meninos da vizinhança, que observam as irmãs Lisbon com fascínio e admiração, ao mesmo tempo em que testemunham sua decadência. O estilo de escrita de Eugenides é envolvente, simples e cheio de sutilezas, fazendo com que nos conectemos com as emoções das personagens e sintamos suas angústias.

As temáticas abordadas são profundamente tristes e melancólicas. O suicídio das jovens protagonistas é uma sombra que paira ao longo de toda a narrativa, e o autor não poupa detalhes ao descrever a dor e a desesperança que permeiam suas vidas. É impossível não se sentir impactado por cada linha escrita, e os momentos de tristeza são tão reais que chegam a ser quase palpáveis.

Contudo, mesmo diante de tanto sofrimento, há uma beleza intrínseca na maneira como Eugenides aborda a fragilidade humana e as relações interpessoais. Ele nos leva a refletir sobre a solidão, o isolamento e a busca desesperada por conexão em um mundo que muitas vezes parece indiferente. A resiliência dos personagens e a maneira como enfrentam suas tragédias é de uma coragem comovente.

"As Virgens Suicidas" não é apenas um livro, é uma experiência profunda e inesquecível. Embora seja uma história triste, é uma leitura que nos toca no âmago, nos fazendo refletir sobre a precariedade da vida e a importância de valorizar cada momento.

LaAs. 28/06/2023

Não sei o que me fez gostar deste livro.
A história é boa, o estilo mais poético da escrita me agradou.
Muitas falas dos meninos que narraram a história me irritaram