As virgens suicidas

As virgens suicidas Jeffrey Eugenides

Resenhas - As Virgens Suicidas

Pathy 19/04/2023

Deus
Poderia ser menos achei sla, porém eu amei que ódio dos pais mds que ódio desses conservadores que sugam a vida delas. Ngm ajudou. Esse meninos também só sabiam ficar obsessivos amos minha bunda. Enfim mistura de sentimentos.

ariane169 18/04/2023

Virgens Suicidas ?
Para mim, esse livro é perfeito! Com certeza um dos meus favoritos. Existe um ar melancólico que percorre todas as páginas, é tão triste e tão tocante. Mesmo sendo narrado pelos garotos e não por elas (o que quer dizer que, querendo ou não, eles acabavam "fantasiando" certa parte do sofrimentos delas), você consegue sim se conectar com elas, e ficando cada vez mais perto conforme tudo vai se aprofundando.
Tem partes que me senti muito tocada, como se eu estivesse lá na história também. E mesmo todos sabendo o final, não deixa de ser triste e intrigante. Principalmente uma coisa que acontece perto do fim do livro (que não há no filme) que para mim é uma das coisas mais tristes de toda a história.
Esse livro é perfeito, amei do início ao fim! É tão triste e melancólico, mas tão lindo e até mesmo "angelical", trazendo um certo "ar" diferente, não sei explicar. É incrível, recomendo muito.

Izabelle.Amon 12/04/2023

INCRIVEL
Uma obra que com certeza me causará reflexões a vida toda, me fazendo carregar uma certa visão "doce" e angelical da morte. Me coloquei várias vezes e me identifiquei em fortes pontos com as meninas, principalmente a Lux, que acredito eu foi a que mais teve sua personalidade retratada no livro inteiro. A crítica de fanatismo religioso, pais extremamente controladores e rígidos e até mesmo uma questão doentia da obsessão do narrador (os garotos obcecados pelas irmãs Lisbon) é retratada de uma forma melancólica e sútil no livro, fazendo com que o leitor fique tão absorto e confortável na leitura que às vezes fica difícil para enxergar a real problematização e o quanto as irmãs tinham motivos para fazer o que fizeram, TALVEZ transtornos mentais que foram ignorados, e principalmente, a falta de liberdade de todas elas. E é claro, a sexualização e a imagem puritana reforçada sobre todo UM esteriótipos. As irmãs Lesbon eram apenas crianças sem liberdades, com pais religiosos e controladores e sexualizadas por homens desde de novas, causando todo um mistério e curiosidade ao seu redor até mesmo depois de mortas.

Duda P 09/04/2023

"A gente só quer viver. Se alguém deixar."
Talvez eu tenha ficado tão obsecada nas meninas Lisbon quanto os meninos perebentos que narram o livro ksks. Os mistérios que envolvem suas vidas e mortes me deixaram totalmente envolvida e ansiosa pra chegar ao fim o mais rápido possível, tanto que devorei tudo em um dia. A interpretação das minucias também foram importantes e fazem a gente refletir durante todas as 232 páginas, revendo todos os nossos pareceres da situação. Achei a história bem profunda, o autor acertou em cheio em muitas reflexões e detalhes, construindo o cenário de forma gradativa e nos situando do ponto exato onde estamos.
Mas esse excesso de detalhes pode ter sido também o ponto fraco do livro, visto que se tirassemos partes que, sinceramente, são quase inúteis (ou só estão alí pra justificar uma única frase no final, que nem é tão impactante quanto achei que seria), o livro teria menos da metade. Até agora estou tentando encontar o motivo de ter toda uma explicação do passado de Trip Fontaine, as orquídeas da avó da Muffie Perry ou da "peculiaridade" da sra. Karafilis, que pelo visto, foram adicionados somente pra encher lingüiça e deixar o livro maior e mais cansativo.
Outro ponto negativo, na minha concepção, foi terem focado em apenas duas das cinco irmãs, visto que tivemos todo um tempo de apego na Cecilia e na Lux, conhecendo suas personalidades e tudo mais, mas Mary, Therese e Bonnie foram jogadas pra escanteio, sem nenhum aprofundamento.

Em geral, gostei bastante da leitura, mas comecei com uma expectativa diferente do que foi entregue, talvez eu tenha me precipitado Ksksks mas a obra está extremamente longe de ser ruim ou chata.

Lacrimosa 09/04/2023

Oprimidas
O começo do livro foi muito instigante e me deixou animada, mas depois foi só mais do mesmo.
A história parece girar no mesmo assunto de sempre sob a ótica narrativa desses moleques perebentos e não transmite uma sensação de que a história avança, é um disse-me-disse capenga que nao me interessou, nem as fofocas me interessaram.
No fim, esperava mais. Acredito que teria sido mais interessante se fosse narrado pelas próprias garotas ou por alguma outra menina da vizinhança, acredito que uma ótica feminina acerca dos suicídios teria sido mais instigante do que esses moleques sem noção com essa o cérebro dentro das calças.
Chegou na página 120 e eu já estava torcendo para elas se matarem de uma vez para ver se melhorava.

Rosie 01/04/2023

RELEITURA
Decidi fazer a releitura desse livro esse ano. Quando li ele pela primeira foi 2019 e por e-book, dessa vez decidi comprar a edição física.

Ao todo a edição do livro é muito boa e confortável para ler, tirando que eu acho essa capa maravilhosa.
________________________________________

Sobre a história.
Quando eu li pela primeira vez, li mais para ver os quotes famosos que via pela internet. Na época não entendi muito bem o propósito do livro e achei tudo muito chato hahah Finalizando a leitura com 3 estrelas aqui no skoob.

Nessa releitura minhas opiniões não mudaram muito, demorei +1 mês para ler; achei muita enrolação - parece que o autor não sabia como desenvolver e ficava dando voltas e voltas na história. Entretanto, finalizando o livro agora consigo ver que ele fez tudo isso por conta dos garotos, que são os narradores da história.
Garotos obcecados pelas meninas Lisbon mesmo décadas após os suicídios delas. Garotos que não entendiam e que se transformaram em homens que não entendiam e não entendem o motivo do suicídios das meninas sendo que eles estavam lá para dar o amor que eles achavam que elas precisavam.
Na verdade nenhum personagem nesse livro realmente entende ou entendeu o que se passava com as garotas, nem elas mesmas se entendiam.

Devo entrar na mesmice quando se fala desse livro. Talvez foi a super proteção dos pais? Talvez todas estivessem depressivas? Talvez algo sobrenatural pairasse sobre elas? Talvez a Cecília fosse de fato o início dessa preparação toda ou ela de fato era a única irmã que não se encaixa nem dentro da família? Não tem como saber o que de fato aconteceu para todas tomarem a decisão.

De todo modo, gosto como o suicídio é tratado aqui. Não como tabu ou algo ruim, mas também não como algo correto e romantizado.
________________________________________

Dessa vez, nesta releitura, estou dando 4 estrelas para o livro. Por compreender melhor, por ter passado mais tempo com ele e ter digerido algumas informações, por ter chorado em algumas partes específicas, por entender algumas frases que apesar de serem famosas quando se trata deste livro a maioria das pessoas só enxergarem e entenderem elas superficialmente. Apesar de toda a volta e enrolação - que ao meu ver seria facilmente dispensável - a história é muito boa e vale todos os comentários que recebe. É um livro para ser discutido em grupo, por gerar inúmeros pontos de vista.

"O suicídio é como um pecado mortal, é uma questão de intenção. É muito difícil saber o que se passava no coração daquelas meninas. O que estavam realmente tentando fazer."

Obrigada por ler, se cuide :)

Virginia Barros 30/03/2023

Esse é um livro triste, mas é narrado de um jeito muito sincero. Desde o início sabemos o que as meninas vão fazer, mas isso acaba deixando a história mais envolvente.

lets 24/03/2023

Já tinha assistido o filme mas apesar de ter gostado achei bem parado. o livro é mais parado ainda, muitas descrições e poucas cenas.

Amanda 23/03/2023

Esse livro te faz pensar. Por muito tempo questionei o porquê de tanta enrolação se o foco do livro eram os suicídios, e isso me fez perceber que eu estava tão focada em apenas saber o que acontecia, que me perdi do real sentido do livro.
Ele te faz enxergar não o problema, mas o que acontece em volta dele. Palavras não ditas entalam, super proteção sufoca, um lar recluso e deficiente de confiança mata!
É um bom livro, mas não faria uma releitura.

amy! 18/03/2023

"A gente só quer viver. Se alguém deixar"
Um livro devastador e que causa revolta. Passei o livro todo curiosa se haveria algo que mostrasse o que as Lisbon sentiam, mas não teve resposta. Apenas relatos egoístas de pessoas que passaram por suas vidas e que nada sabiam delas.
Mesmo que tenha se mostrado vagamente a tristeza que elas deviam sentir por viverem afastadas do mundo, é completamente notável o que elas passavam.
Muito doloroso ver o que a Lux fazia pra poder sentir um pouco da vida.
Vocês não estão sozinhas, meninas Lisbon.

Emanuela 17/03/2023

Juventude interrompida
As virgens suicidas. O título não faz mistério. Logo nas primeiras linhas sabemos que um suicídio vai acontecer e que ele não será o único. Mesmo antecipando o que virá, a tensão do texto nos arrasta. Não é tanto o fim em si, mas a jornada que leva as cinco irmãs Lisbon a tirarem suas vidas. Não importa tanto o que aconteceu, mas como aconteceu. Mesmo assim chegamos ao final do livro sem saber a motivação das meninas. Os motivos se foram com elas.
Uma juventude interrompida pelos padrões impostos. As adolescentes são virgens não apenas no sentido sexual da palavra, mas de qualquer experimentação de vida. Elas são encarceradas em casa. Impedidas de viver quando, na verdade, era apenas isso que desejavam.
"Cecília era esquisita, mas nós não somos como ela". E então: "A gente só quer viver. Se alguém deixar".
Já falando de tecnicidades, adorei a voz narrativa ser plural. Não temos um narrador, mas um coletivo formado pelos adolescentes vizinhos e colegas de escola. A fixação deles pelas garotas, a observação parcial cheia de hormônios e de curiosidade nos envolve, chegando a nos confundir algumas vezes.
"Elas nos fizeram participar de sua própria loucura, porque não conseguíamos deixar de refazer seus passos, repassar seus pensamentos, e ver que nenhum deles conduzia até nós".
Depois de ler o livro, fiquei com vontade de assistir a adaptação para o cinema de Sofia Coppola.
Alê | @alexandrejjr 06/09/2023minha estante
A adaptação é muito bem feita, Emanuela! Vale a pena.

vivs7 17/03/2023

Destruidor.
O livro conta a história das meninas Lisbon, 5 lindas meninas com uma criação cristã conservadora, que sempre despertaram o interesse de todos os jovens da região (em especial os que narram este livro).
uma história de amor, sexo, paixão, morte e vida, que nos faz refletir sobre o efeito da repressão e excesso de conservadorismo na vida de uma adolescente.
possui excessivos gatilhos de suicídio, por motivos óbvios. é uma leitura bastante sensível, mas muito recomendada para o público certo.

Beatriz 16/03/2023

As virgens suicidas
Ótimo livro comprei pois vi varios edits no tiktok sobre ele e me interessei,achei interesse que são os meninos que narram e que a gente nunca tem certeza do que as meninas estão pensando