As virgens suicidas

As virgens suicidas Jeffrey Eugenides

Resenhas - As Virgens Suicidas

Mariana 04/12/2022

Sou completamente suspeita a falar sobre esse livro, já que a adaptação feita pela Sofia Copolla é um dos meus filmes favoritos, tanto que me deu muita, mas muita vontade de ler a obra original.
Tenho um carinho enorme por cada uma das irmãs Lisbon, tanto que me senti um dos vizinhos da família descobrindo os segredos das meninas no decorrer do livro.
É um livro essencialmente feminino, não acho que um homem conseguiria entender da mesma forma que uma mulher entende esse livro. Não é apenas sobre os sentimentos de uma menina de treze anos, como diz Cecília. É sobre o que é ser mulher, abrangendo todas as mulheres da cena, inclusive a mãe, que depois de ler o livro percebo que a adaptação pecou em de certa forma "demonizar" a mulher.
Esquecem que a mãe das meninas não foge do fardo de ser mulher, e que também passou pelos desesperos de uma menina de treze anos, e virou apenas um reflexo desses desesperos.
(Um detalhe bobo é que pelo amor de deus que capa feia meu sonho é que mudassem kkk)

let.warnette 01/12/2022

"a gente só quer viver. se alguém deixar."

acho que esse foi meu livro favorito do ano todo. conheci o título pelo desafio da rory gilmore, e antes de ler fui assistir o filme. eu já abri o livro amando a história, por causa do filme.
as irmãs lisbon me deixaram viciada.
consegui ler bem rápido, e não achei que ficou chato em nenhum momento, algo impressionante considerando que o livro praticamente não tem diálogos. acho que a visão dos meninos deixa
a história um pouco destorcida, já que eles viam elas como seres incríveis, tanto que não conseguiram enxergar que elas precisavam de ajuda.
o motivo do suicídio coletivo não fica tão claro assim, mas é muito fácil entender porque esse livro cativa tanta gente. ele é familiar, afinal quantas meninas que você já conheceu tiveram sua adolescência privada de qualquer tipo de experiência por pais extremamente protetores conservadores e religiosos?
é bizarro a banalidade com que os suicídios foram tratados pelas pessoas, e é mais bizarro o fato de que ninguém via as meninas como indivíduos, só tratavam o suicídio da cecilia como inevitável e culpado pelos suicídios que vieram a seguir. os motivos da cecilia nunca foram considerados.
até hoje não consegui parar de pensar nelas.

"no fim não importava quantos anos elas tinham ou se eram meninas, mas apenas que as amamos e que elas não nos ouviram chamar, e ainda não nos ouvem, aqui em cima na casa da árvore, com cabelos rareando e barrigas moles, chamando-as para fora dos quartos onde entraram para ficar sozinhas para sempre, sozinhas no suicídio, que é mais profundo que a morte, e onde nunca encontraremos as peças para monta-las outra vez."

Maria 30/11/2022

Esse é um daqueles livros que te envolvem e que de cara já fazem vc ficar com raiva de uma personagem em específico, contudo, a leitura é até bem fluida, tirando algumas palavras distantes do vocabulário presente no nosso cotidiano. Entretanto, ver o suicídio de alguém sob uma perspectiva que não é nem do suicida e nem da família é diferente e instigante, pois mostra um ponto de vista que até então não tinha acompanhado.
Eu definitivamente teria terminado esse livro muito antes se não fosse a escola me impedindo de tal.

ultraviolence 23/11/2022

o filme é perfeito, o meu favorito. por gostar tanto, achei q com o livro seria assim também, porém é uma leitura cansativa por ter um desenvolvimento lento e capítulos muito grandes. apesar disso, é uma ótima história
amongmyswan 14/12/2022minha estante
acho ele bem ruinzinho comparando com o filme

ultraviolence 19/12/2022minha estante
siim, tb acho o filme mil vezes melhor. o livro é meio difícil de entender direito, sei la

Larissa 21/11/2022

As virgens suicidas
Autor: Jeffrey Eugenides
Páginas: 232
Editora: Companhia das letras
Classificação: +16

As irmãs Lisbon eram um mistério. O que aconteceu naquele ano, e o que se passava na cabeça de cada uma ninguém sabia.

A melancolia de viver uma adolescência cheia de proibições, e a vontade de querer viver uma vida através do véu dos pais. A primeira a por fim em todo o tormento foi Cecília, e naquele mesmo ano as outras quatro irmãs tiraram a vida uma a uma.

Mary, Lux, Cecília, Therese e Bonnie são as personagens principais do nosso livro. Elas nos apresentam a compulsão, depressão, tristeza e melancolia presentes no seu dia a dia, sentimentos compartilhados muitas vezes entre elas.

?Ninguém pergunta o que elas sentem, nem o que querem da vida.?

Meninos, adolescência, desejos e curiosidades. Tudo, tudo isso foi interrompido. Juntas, as cinco meninas despertavam o que há de mais profundo na mente de cada um.

Dividimos muitos sentimentos juntos nas páginas e talvez ao longo da história a gente passe a entender toda a curiosidade dos meninos.

As cinco desaparecem ao longo das páginas lidas como se fossem um rascunho, uma nuvem de poeira.

anna 21/11/2022

o que leva garotas a se suicidar
esse livro carrega uma carga poética consigo inexplicável. ele é direto ao mesmo tempo que não para de dar voltas e voltas e mais voltas. ler isso sendo uma garota e olhando pelos olhos de garotos no início de suas adolescências é esclarecedor quanto a como somos vistas e tratadas. as meninas lisbon eram objetos, num pedestal de admiração e amor, sem nunca pedir por isso. elas pedem ajuda, quem que as vejam, mas ninguém passa da imagem imaculada de anjos na terra. sobre os pais delas, é uma tristeza ver como a relação que já não era bom vai se acabando cada vez mais; a vida vai sumindo dessas garotas assim como sumia da casa, pouco a pouco, com todos vendo, percebendo, comentando, mas nunca fazendo nada. lindo livro, honestamente

sleepyintgarden 17/11/2022

cativante,por algum motivo
esse é um livro sobre suicídios em série de irmãs,que vivem sob uma superproteção dos pais. movidas por uma primeira morte,de sua irmã,cecília,elas morrem,junto com seus pais e a casa onde viviam. o livro é narrado por um grupo de meninos,seus vizinhos e apesar de não ter grandes referências culturais ou uma escrita diferente,é extremamente cativante.só achei pequeno da autora fazer com que todas se matassem. acho que isso tornou o livro sem sentido,até porque,pelo título,já sabíamos o iria acontecer desde o início. tirando isso,é um livro muito bom. também nutro um sentimento muito grande culpa aos pais,que foram negligentes, trancando as filhas em uma casa que deteriorava.

Nicole Fabri 15/11/2022

O que você realmente sabe sobre as pessoas?
É um livro bonito, triste e profundo.

O final me deixou com um gostinho amargo de vazio. Porque essas meninas resolveram acabe com as próprias vidas? Tristeza, genética, maus tratos? Enfim, são inúmeras as possibilidades.

Sinto que é num livro que daqui alguns anos vou reler e entender de outras formas.

lntrrvpted 09/11/2022

fav!!!
esse livro é para as pessoas q muitas vezes sao incompreendidas, escondem seus reais sentimentos e q muitas vezes ficam deprimidas por cinta disso. levei menos de 1 mes para ler e como o autor diz as irmas lisbon nao consegue sair da sua cabeça, sao personagens e uma historia marcante, q te prende !!!
amei mtt, agr um dos meus favss !!!

laura2255 07/11/2022

melancólico
é uma história muito boa que provavelmente ficaria ainda melhor se fosse escrita por uma mulher, amei mt as irmãs lisbon e queria um foco maior nelas. apesar de eu não gostar de livros que são completamente na perspectiva masculina igual esse, acho que é uma leitura interessante pela maneira perceptível que os meninos se achavam os salvadores delas ou algo assim e como eles queriam "entender" as meninas mais pelo ego(?) deles doq por de fato se preocupar com elas ou algo assim. e a descrição detalhada tava me enchendo o saco tbm. enfim, valeu a pena pq as meninas são mt cativantes mas é uma leitura bem arrastada não vou negar.

Manu 06/11/2022

melancólico
história pesada mas que retrata a vida perturbada de adolescentes que passaram por traumas e não tiveram nenhum apoio
esse livro me fez odiar ainda mais os homens e a chegar a conclusão de que as irmãs lisbon só precisavam de terapia, apoio dos pais e ficar longe de todas as pessoas que haviam idealizado elas (praticamente todo mundo da escola)

MaSantana 04/11/2022

Melancolia
O livro tem todo um ar melancólico e precisei de pausas na leitura por não me sentir bem lendo. Ainda sim é um clássico que vale a pena ser lido. A narrativa não é arrastada, mas é lenta e tem um ritmo próprio.
No geral uma leitura que vale a pena.

Rayssa 03/11/2022

Sinceramente, não sei o que dizer desse livro. É melancolia pura, e é angustiante por não sabermos o que se passava na mente das meninas e mesmo no final ainda não sabemos de muita coisa. Não sei se indicaria pra alguém.