As virgens suicidas

As virgens suicidas Jeffrey Eugenides

Resenhas - As Virgens Suicidas

Amanda Garcia 26/01/2023

Me deu crise de ansiedade
Um dos livros mais difíceis de ler, tanto que levei quase um mês para ler 231 páginas...
Aqui conhecemos cinco meninas dos anos 70, cinco jovens com uma vida toda pela frente, Cecília, Thereze, Lux, Bonnie e Mary.
Tinham pais super protetores, e super religiosos.
Elas não tiveram o apoio necessário e acabaram sucumbindo a vida.
A história é contatada pelo ponto de vista de um grupo de garotos, vizinhos das meninas lisbon, o leitor não sabe quem de fato contou a história, quem fez as entrevistas. Eram pais totalmente loucos, o que acabou com a vida das filhas.
Tive crises de ansiedade, fiquei dias sem ler, foi muito forte pra mim, principalmente pq é um livro sem capítulos, o que deixa tudo pior. Se forem ler, estejam preparados, psicologicamente.

Kay 25/01/2023

Feliz que acabou
Não sei se foram as expectativas que coloquei, ou minha pouca paciência para leitura nesses últimos meses, mas no geral achei o livro tedioso...

Lendo outras resenhas e impressões consigo compreender melhor as nuances da obra, mas infelizmente não me impactou muito mas com certeza senti raiva e asco dos narradores por objetificarem tanto as meninas.

Joao.Pedro 22/01/2023

As coisas não vão melhorar né?
Esse livro me deixou na cabeça que no final das contas nunca vamos saber o que se passa na cabeça dos outros que aquele achismo que temos é só isso mesmo achismo. As irmãs Lisbon para mim representam aquele pensamento que temos "as coisas não vão melhorar né?" se nada vai mudar ou somente piorar de que adianta continuar tentando?

gigi 19/01/2023

mergulhando no escuro para desbravar o além
as meninas lisbon. seus fios dourados, peles claras e quentes como o sol, calcinhas tingidas de preto no banheiro dos quartos compartilhados e um final em comum. ?as virgins suicidas? é um cult norte-americano que retrata a vida de cinco irmãs nos anos 70, a década da revolução sexual. cecília, lux, mary, bonnie e therese são lindas e vistas como misteriosas para a vizinhança em si. filhas de um professor de matemática e uma mãe religiosa radical, as garotas vivem a vida dentro de uma bolha; vigiadas pelos garotos das casas ao lado, as virgins suicidas é um livro que faz o leitor se apaixonar junto com os garotos. o sentimento de frio na barriga durante o primeiro suicidio, o nervoso ao descobrir quem partiu o coração de lux lisbon, a agonia quando mary se maquiava escondida da sua mãe, a felicidade quando therese encontrava alguma descoberta científica no quintal ou a leveza de quando bonnie se inscreveu em uma extracurricular no colégio.
as meninas são lindas ? por dentro e por fora. ao ler a obra, indico que o leitor vá preparado para descrições longas e capítulos maiores ainda. ótimo livro, para outra garota Lisbon perdida por aí, você não está sozinha!

fulana de tal 16/01/2023

?A gente só quer viver. Se alguém deixar.?
Somos tão expectadores quanto o narrador e seu grupo de amigos com sua obsessão pervertida com as meninas Lisbon.

Durante toda a leitura você fica com uma sensação de impotência, pensando todas as alternativas que impediriam os suicídios.

Eu gostei do livro, só acho que às vezes o escritor coloca muito detalhe em umas coisas desnecessárias.

Vi 16/01/2023

as virgens suicidas (1993)
o título e a primeira página da história já dizem sobre o que o livro se trata: cinco irmãs adolescentes entre 13 e 17 anos cometem suicídio. as meninas lisbon. essas meninas que viviam em uma típica cidade pequena estadunidense, na década de 1970.

esse é um daqueles livros que o título fica na cabeça por muito tempo. fiquei curiosa, apreensiva e esperançosa em muitos momentos, mas não triste.

pela temática extremamente pesada achei que me sentiria assim enquanto lia, mas isso não aconteceu. talvez porque não se sabe ao certo quem foram as meninas de verdade, o que elas pensavam e sentiam, pq tudo que é narrado vem da junção de diversos relatos.

a história é narrada anos após o ocorrido, quando já adulto um dos meninos que morava na mesma rua, em retrospecto, traz um relato muito bonito e pessoal de tudo que sabia e vivenciava na época. esse narrador que sempre referencia a si mesmo como "nós", porque fazia parte de um grupo de meninos que observava as meninas lisbon de longe, traz uma visão sonhadora que embora humanize as meninas, busque entender o que realmente aconteceu e não as condene, também as transformam em uma idealização masculina.

fiquei atônita com o final, mesmo quando já sabia o que iria acontecer e mesmo que ele não dê todas as respostas, realmente fiquei surpresa enquanto lia.

anna felix 14/01/2023

nao sei se comento
ate meados de 80/90% do livro, estava decidida a afirmar uma nota 2. Somente os parágrafos finais me colocaram num lugar de pensamento sobre a mudança inevitável e a inexistência da permanência. Não só a vida dos Lisbons mudou, mas de toda a vizinhança, todavia não tardou a logo a ser elevado ao nível de tabu/lenda. Acredito que semelhantemente isso nos ocorra em vida, e vejo muita interpretação de testemunhas e relação de memória nessa discussão.

_ingrid_ 14/01/2023

Eu dei 3,5 estrelas pra esse, mas eu realmente não sei que nota ele merece. Não consigo definir o sentimento que ele me despertou, não sei se gostei ou se desgostei (acho que deve ser algo ali no meio). Enfim, é uma leitura impossível de definir, por isso não recomendaria pra ninguém.

gigi78 13/01/2023

Esse livro alugou um triplex na minha cabeça.
Confesso que não estava esperando muito deste livro. Mas a forma como ele retrata a adolescência e a experiência de ser uma garota é mais do que profunda. O livro ser narrado pelo ponto de vista dos garotos e não das irmãs Lisbon é o carro chefe da obra, já que percebemos a futilidade e idealização que eles criam em torno das meninas (e mulheres no geral). De fato eles nunca se apaixonaram pelas meninas Lisbon, mas sim pela idealização delas. Durante todo o enredo eles se veem tentando desvendar o mistério por trás do suicídio seguidos das garotas, e acabam não percebendo que a resposta está na frente deles. As garotas viviam em um lar onde não tinha voz e nem vontades, um lar religioso conservador onde eram obrigadas a seguirem os padrões da mãe. Cecília e Lux Lisbon roubam a cena do livro, sendo respectivamente a primeira e a última a se matarem. Não acredito que de fato as meninas queriam morrer, já que no livro os meninos relatam que uma semana antes da morte delas, o correio da família Lisbon estava cheio de panfletos de faculdades, novas coleções de roupas e mobília de casa. Elas não queriam morrer, elas queriam escapar da realidade deprimente em que se encontravam. Uma mãe religiosa e que desprezava o diálogo entre pais e filhos, um pai que mesmo não concordando com a mãe nunca a questionou e um irmã mais nova recentemente morta. No suicídio elas finalmente encontraram algo que nunca fora oferecido antes, a liberdade. A liberdade de escolher algo, a liberdade de viver ou morrer.

Gabii 12/01/2023

Perguntas e Perguntas
eu amo essa história, mas acho que tem o momentos que o autor perde a mão dando descrições desnecessárias sobre coisas que não fazem diferença foi o que me fez demorar tanto pra terminar o livro, essa enrolação toda tornava a leitura cansativa, Fora isso, o mistério do suicidio das lisbon pode ser entendido, mas não com 100% de clareza e é isso que faz o livro especial e interessante.

may 10/01/2023

a pureza do suicídio da menina adolescente desesperada
eu simplesmente queria ser como uma das irmãs, elas ? por mais que sofridas e repletas de dores ? continuaram a manter a imagem angelical na cabeça de grande parte das pessoas. almas tristes e puras ao mesmo tempo. ser menina é magnífico. e trip fontaine merecia tudo de ruim ??

Luana 08/01/2023

É um livro um pouco difícil de ler por ter capítulos grandes, são duzentas páginas e acho que 5 capítulos no total, mas por eu gostar tanto do filme eu insisti.
É uma narrativa bem pesada e é interessante que a gente sabe da história pela boca de outras pessoas , nós nunca realmente ficamos sabendo o que se passava dentro do círculo pequeno das irmãs Lisbon.

Psicomarinacastro 08/01/2023

Esse livro é um dos meus preferidos da vida, é muito bom, ele fala sobre o perigo da falta de diálogo, de pais opressores, abusivos e até violentos porque trancaram as meninas em casa como prisioneiras e elas não tinham para onde ir, de uma mãe que tentou tanto proteger as filhas que deixou elas doentes, deprimidas.

E a casa vai desmoronando literalmente, a gente vai lendo sobre a degradação daquela casa e daquela família, o narrador diz que a casa tinha um ar de abandonada, estava suja, a grama enorme, tinha ratos na lixeira, as janelas ficaram tão embaçadas que eles não conseguiam enxergar para vigiar as meninas.

A sociedade tratou elas como doentes, como se o suic1di0 fosse um vírus, ninguém quis ajudar e tiveram vários oportunidades, a Cecília e a Mary sobrevivem na primeira tentativa.

Ou então como símbolos s3xuais e nada além disso.

Eu poderia falar horas desse livro. Recomendo muito mas fiquem de olho nos gatilhos.