As virgens suicidas Jeffrey Eugenides

Resenhas - As Virgens Suicidas

S.Paz 21/05/2023

Irmãs
Um triste livro sobre o suicídio coletivo dessas irmãs tão rodeadas de grades religiosas impostas pelos seus pais.

Enfim... É muito tocante e me emocionei muito. Leia você mesmo e tire suas conclusões.

Jaguatirica 16/05/2023

Sem estruturas aqui. Preciso de um lenço.
"Não conseguíamos imaginar o vazio de uma criatura que encosta uma navalha nos pulsos e abre as veias, o vazio e a tranquilidade."

No fim não se encontra totalmente as peças que expliquem os suicídios delas. A repressão familiar? A sociedade? O tempo histórico? A dor de existir? Pode ser tudo isso ou nada, e o suicídio permanece sendo uma incógnita para as famílias, a medicina, a filosofia, a religião, e para os poetas.

Esse livro, narrado por um dos meninos, apresenta um narrador que, assim como os demais meninos da vizinhança, não compreendia os mistérios da família Lisbon e via tudo de modo fragmentado. E, nisso, tentaram, anos depois das mortes, reconstituir sua história, como quem reúne desesperadamente as memórias escondidas nos cantos da mente. Esse estilo de narrativa é tocante e me vejo aos prantos, totalmente melancólica e com saudade das meninas, que também não conheço. É esse "não conhecer" que dói, como dói em todos que perdem alguém para o suicídio. "Você conheceu, mas não tanto" é uma martelada no peito.

Enfim, que livro! Não é atoa que faz o sucesso que faz. É tocante.

Beatriz2877 16/05/2023

Pesado mas necessário.
Pelo título já percebemos que se trata de um livro pesado.
A história em si é bastante fluída, mas é necessário ter bastante estômago para continuar em certos momentos.
Apesar da premissa da história ser entender a motivação do suicídio, é impossível entender o que de fato ocorre já que todo o livro é sob o ponto de vista de alguns garotos que eram obcecados pelas meninas Lisbon.
Além da tristeza pela situação é assustador perceber que diversas situações ocorridas continuam se repetindo até hoje apesar de todos os debates e campanhas a respeito de saúde mental.
Obviamente possuí vários gatilhos, então recomendo apenas para aqueles dias em que estamos com a mente tranquila.

Jéssica 13/05/2023

Espetacular
Apesar do tema pesado o livro tem uma escrita fluída e envolvente.
É uma história sensível, com um ar bem melancólico.
A deterioração da família é palpável. Tudo foi simplesmente sendo negligenciado, principalmente as meninas.
O foco do livro não são os suicídios em si, mas o que os rodeia.
O pedido em silêncio por socorro.

"A gente só quer viver. Se alguém deixar".

Janavisi 11/05/2023

Esperava mais
Na minha humilde opinião a premissa é boa, mas a narrativa é muito redundante e cheia de detalhes que pra mim não necessitava. Dei Duas estrelas por conta das reflexões que o livro traz. Pensei em desistir em vários momentos. O início é maravilhoso, aí o ritmo vai diminuindo.
Agora vamos ver a adaptação.

flav 09/05/2023

As virgens suicidas
Esse livro dividiu muito a minha opinião e mesmo depois de meses que fiz a leitura, ainda não sei como expressar os meus pensamentos. já escrevi e reescrevi essa resenha umas cinco vezes kak

os primeiros capítulos do livro me envolveram bastante, mas no meio parecia que tudo havia ficado parado, monótono. Só que ao mesmo tempo que sentia essa monotonia, eu ainda sentia vontade de pegar o livro para confirmar o final.
É um sentimento confuso, não sei descrever em palavras. Não acontecia nada no livro e mesmo assim queria continuar com ele, sei la explicar.

de resto, gostei de conhecer as irmãs Lisbon, mesmo que indiretamente através dos meninos da rua, e toda a estrutura familiar. de ver como o comportamento depressivo tomou conta da casa, mudando a forma como a família se tratava, mudando seus costumes.

ao fim, mesmo sabendo que não aconteceria, torcia para que elas pegassem a carona com os meninos e saíssem do ciclo.

- desafio rory gilmore: 18/335

Débora 03/05/2023

Nunca saberemos o q rolou
Apesar do tema pesado, é uma leitura fácil e envolvente. Vale a pena!

Ganhei o livro de um cara e ele não sabia que eu tenho 4 irmãs :D

Marlonbsan 02/05/2023

As Virgens Suicidas
Alerta de possíveis gatilhos.

No subúrbio dos Estados Unidos, na década de 1970, cinco irmãs adolescentes tiram suas vidas em sequência. A tragédia impacta todos em volta e geram dúvidas sobre as motivações.

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos um personagem sem nome que conta a história por meio de relatos de outras pessoas e pelo que viu naquele período. A linguagem é simples, mas possui uma densidade moderada.

Meu primeiro contato com a história foi através do filme, mas foi há tantos anos que não lembrava de muita coisa. E a forma da narrativa me prendeu bastante ao que estava acontecendo que conseguia me enxergar lá, junto com o grupo de pessoas que reuniam as informações sobre as meninas Lisbons.

O fato da gente ter informações de fora, ou seja, por ser como um documentário, que as informações chegaram por meio de entrevistas e relatos de pessoas que viveram aqueles momentos, traz uma imersão muito boa, ao mesmo tempo que faltam respostas mais precisas ou concretas sobre alguns aspectos.

Mas a história em si é bem interessante, saber o passo a passo em que tudo ocorre, a não-linearidade de muitas partes, toda a veneração que as pessoas do colégio tinham pelas meninas, algo que beira a devoção. Além de todo o impacto que causou aos conhecidos e familiares.

Talvez, por conta da narrativa, algumas coisas ficam soltas, muitas são especuladas, afinal, eram pessoas de fora analisando o caso, reunindo as provas e tudo que estava relacionado, mas é possível analisar alguns aspectos, como a repressão e o contexto familiar das garotas. Muitos foram omissos, mas, pela época, era difícil imaginar quais atitudes poderiam ser tomadas e claro, há alguns aspectos que são mais questionáveis, tanto pela visão dos garotos, suas atitudes, quanto aos pais das meninas.

O livro possui uma escrita diferenciada, mas que pode não agradar a todos.

nymeria 30/04/2023

Um misto de emoções
Mesmo sabendo que o nome do livro é virgens suicidas e que elas se suicidam no final, não consegui não torcer por elas e querer que as irmãs Lisbons se dessem bem nos livros. É incrível como o autor descreve as irmãs Lisbons sem descrever, até porque a visão do narrador do livro é de um menino, mas ignorando o narrador, as irmãs lisbons é toda garota adolescentes que sofrem com problemas psicológicos.
No entanto, eu queria que o livro fosse narrado pelas as meninas, acho que seria muito melhor.

phaejam 28/04/2023

Suicídio é pecado o que te fez o fazer sempre será perdoado.
"Nossa única certeza é a insuficiência das explicações."
Na adolescência descobrirmos o que realmente pode ser a vida e descobrirmos o quanto ela é e vai ser falha conosco, e onde entendemos que o principal causador dos problemas somos nós mesmo, onde entendemos que nossa maior preocupação deixa de ser qual desenho iremos ver ou qual nossa cor predileta.
A dura realidade da vida chega em nós, mas para as irmãs Lisbon, assim como para milhares de adolescentes meninas, essa vida passa de dura á insuportável por causa de preconceitos e conservadorismo, que às ensinam - nos ensinam - o que é ser mulher nessa sociedade falha.
Vemos o suicídio como único meio de sentido a vida, já que a morte é a única certeza que temos, por que não depositar todas as fichas nela? Quando nós vemos sem esperança na vida, quando fomos e somos obrigadas a perder qualquer coisa que nós faça viver, somos obrigadas também a dizer "decidirei pelo menos algo em minha vida" e por fim demos o fim.

Carol.mozz 27/04/2023

Uma perspectiva diferente sobre o suicidio
Muitos criticam e acham que o livro deveria ser contado da visão das meninas, mas acho que a generalidade do livro está no ponto de vista em que é contado. O livro é escrito na visão das pessoas que viviam na vizinhança das meninas Lisbon, especialmente dos meninos que apresentam uma visão totalmente romantizada sobre elas. Como diz no próprio livro, o suicídio não é um caso a ser estudado de fatores e consequências de porque? como? mas sim uma garrafa que vai se enchendo de fatores que levam a ele. A história é sensível, e mesmo sabendo os acontecimentos finais você sofre junto com eles e torce para uma ajuda para as meninas Lisbon.

Angie 27/04/2023

"No fim não foi a morte que a surpreendeu, mas a teimosia da vida."
Livro sensacional e muito bem escrito, a tradução está ótima e a edição também.
Essa já era (para mim) uma história conhecida pois há muitos anos assisti a adaptação de Sofia Coppola, mas é muito diferente ler o livro e assistir ao filme. Temos uma narrativa global de um grupo de meninos, não sabemos ao certo quem conta a história, que tem uma grande carga emocional, mas temos diversos pontos de vista de um mesmo enigma.

Lendo, fiquei com a sensação de poder fazer mais, mesmo por personagens que não existem, mesmo essa sendo uma história fictícia (que me levou em certos momentos a acreditar que não era) eu poderia facilmente atravessar as páginas desse livro para tentar ajudar as meninas Lisbon, que viviam enclausuradas não somente dentro de casa, mas também dentro de seu próprio mundo interior, fechadas em suas prisões mentais. E mesmo cientes de seu fim prenunciado, tive a impressão que os meninos iriam socorrê-las e que tudo ficaria bem, e acredito que eles pensaram a mesma coisa.

O suicídio, que é mais doloroso que a morte em si, não revela nada em específico. A narrativa nos permite um ponto de vista real, que temos quando tragédias como essa acontecem, não sabemos o quando, como, onde e por quê, apenas somos capazes de compreender que aconteceu e nada pode ser feito. Todo o nosso entendimento é construído a partir de perspectivas, mas a verdade é inalcançável, inimaginável, as dores de alguém, uma dor que leva à morte, chega a ser incompreensível, ainda que tentemos montar o quebra-cabeça, sempre faltará uma peça.

jordana 19/04/2023

As virgens suicidas
Achei que a escrita complicaria um pouco, mas depois me acostumei. Gostei de quase tudo, me incomodei com os capítulos longos e detalhes desnecessários sobre terceiras pessoas. Eu curti o jeito de narrar mas queria que ficasse mais explícito esse grupo de meninos. Às vezes eu esquecia que é uma história fictícia.

Pathy 19/04/2023

Deus
Poderia ser menos achei sla, porém eu amei que ódio dos pais mds que ódio desses conservadores que sugam a vida delas. Ngm ajudou. Esse meninos também só sabiam ficar obsessivos amos minha bunda. Enfim mistura de sentimentos.

ariane169 18/04/2023

Virgens Suicidas ?
Para mim, esse livro é perfeito! Com certeza um dos meus favoritos. Existe um ar melancólico que percorre todas as páginas, é tão triste e tão tocante. Mesmo sendo narrado pelos garotos e não por elas (o que quer dizer que, querendo ou não, eles acabavam "fantasiando" certa parte do sofrimentos delas), você consegue sim se conectar com elas, e ficando cada vez mais perto conforme tudo vai se aprofundando.
Tem partes que me senti muito tocada, como se eu estivesse lá na história também. E mesmo todos sabendo o final, não deixa de ser triste e intrigante. Principalmente uma coisa que acontece perto do fim do livro (que não há no filme) que para mim é uma das coisas mais tristes de toda a história.
Esse livro é perfeito, amei do início ao fim! É tão triste e melancólico, mas tão lindo e até mesmo "angelical", trazendo um certo "ar" diferente, não sei explicar. É incrível, recomendo muito.