As virgens suicidas

As virgens suicidas Jeffrey Eugenides

Resenhas - As Virgens Suicidas

Luiza 21/11/2023

Decepção de Livro
Para mim, a parte que mais me instiga em um suspense é sua capacidade de atiçar a curiosidade do leitor, prender sua atenção com uma história fluída e desfazer ao final todas as dúvidas que o leitor criou ao decorrer do livro.
Inicialmente, este livro cumpriu seu papel em instigar minha curiosidade, mas passou o livro inteiro se desvinculando da história principal, narrando fatos aleatórios ou momentos banais da vida das meninas.
O que mais me decepcionou neste livro foi que o escritor deixa para acontecer nas últimas página, o que é a premissa base do livro: o suicídio das cinco irmãs. Até 3/4 do livro, somente Cecília, a irmã mais nova, havia se suicidado, passando todo o livro focado no declínio da família Lisbon e não no misterioso suicídio das irmãs.
Por ter deixado para as últimas páginas, TODAS as pontas soltas do livro continuam soltas, não havendo nenhuma conclusão do porquê o suicídio das cinco se deu, nem uma pista sequer, uma carta deixada por uma delas. Absolutamente nada.
Caso o livro tivesse cumprido seu papel e prendido minha atenção ao narrar a vida das meninas de forma mais instigante, talvez não seria um problema tão grande, mas para mim o livro não cumpre quase nada que promete na premissa. Isso porque quando o cumpre, o faz nas últimas páginas.

Bom, um livro que quase me deu ressaca literária e não recomendo.
Ana 29/11/2023minha estante
Também achei muito descritivo, vibe Anne de Avonlea, não curti!

kelly.brekker 08/03/2022

''As meninas Lisbon tornaram o suicídio algo familiar."
terminei esse livro ontem e a única coisa que vem na minha cabeça é: caramba.

sério eu tô tão impactada que não tenho palavras.

clássico de 1993, com a escrita maravilhosa, conta a história das meninas Lisbon, que se suicidaram consecutivamente. Narrado a partir do ponto de vista de um grupo anônimo, a história prende do início ao fim. Livro incrivelmente intenso.

"No fim não importava quantos anos elas tinham ou que fossem meninas, mas apenas que as amamos e que elas não nos ouviram chamar, e ainda não nos ouvem, (...) chamando-as para fora dos quartos onde entraram para ficar sozinhas para sempre, sozinhas no suicídio, que é mais profundo que a morte, e onde nunca encontraremos as peças para montá-las outra vez."

Paiva 25/09/2023

A leveza de como é tratado um assunto tão pesado é o primor dessa obra.
Os narradores adolescentes têm uma visão tão estéril do sofrimento das meninas e mesmo assim o deixa claro p os leitores e consequente o suicídio delas torna-se óbvio.
Alguns trechos são bem maçantes com descrições longas de situações e objetos irrelevantes a estória, mas compreensivel p a intimidade com os personagens, logo quando retorna o escopo da obra tudo faz sentido.

Gabriela3115 11/10/2021

Pertubadoramente instigante
A leitura foi pesada e ao mesmo tempo viciante, senti milhares de emoções de uma vez. Acho que entendi o motivo pelo qual as meninas fizeram o que fizeram. Gostei da  narração ser na 1° pessoa do plural, porém odiei os narradores, odiei como as meninas são vistas como forças da natureza, mulheres perfeitas, cheias de sensualidade e malícia.
Descrevem em um momento a diferença das meninas, mas na realidade ninguém nunca viu nenhuma diferença. Lux, Bonnie, Mary e Therese nunca foram vistas como seres individuais, são CRIANÇAS que eram vistas como objetos sexuais e objeto de desejo dos homens/meninos, até os pais prendiam-nas como se fossem furacões que precisam ser contidos.

"Pensando em retrospecto, concluímos que as meninas tinham passado o tempo inteiro tentando falar conosco e pedir nossa ajuda, mas estivéramos apaixonados demais para ouvir."

"No fim das contas, as torturas que despedaçaram as meninas Lisbon apontavam para uma simples e fundamental recusa em aceitar o mundo que lhes tinha sido entregue, tão cheio de falhas."

Cristiane 12/12/2021

O autor no conta a história de cinco irmãs, a partir do suicídio da irmã mais nova. Conhecemos como é suas vidas, pela visão dos vizinhos, o que eles percebem e ve.

FlAvia.Agostinho 11/11/2020

As Virgens Suicidas
Leitura decepcionante! Não gostei nenhum pouco, deixou muito a desejar. ?

LiterAgonia 09/12/2021

Alguém de fato se importava com elas?
?O que você está fazendo aqui, meu bem? Você nem tem idade para saber o quanto a vida pode se tornar ruim.

É óbvio, doutor?, ela disse, ?você nunca foi uma menina de treze anos?.

A sensação que eu tenho da escrita é que é bonita, mas monótona. E é óbvio, foi proposital, para criar o clima nostálgico e melancólico.

E conseguiu criar.

Só que o autor, ao meu ver, saiu do foco, destrinchando o passado, o presente ou até mesmo o futuro de personagens dos quais eu não me importava. O que fez um livro curto se tornar arrastado.

As virgens suicidas, ou melhor as irmãs Lisbon são 5 irmãs das quais ninguém conhece de fato Ninguém sabe o porquê fizeram o que fizeram. E o pior, ninguém se importa. Sim, ninguém de fato se importa com elas.

Claro, os garotos do bairro vão nos mostrando indícios de que houve uma forte repressão. Ideias conservadoras e religiosas. A casa, a casa que vai caindo aos pedaços aos poucos, sendo um paralelo com a vida e humor das meninas.

Mas o que mais marcou foi olhar desumanizar dos garotos sobre as meninas. Elas eram anjos, virgens, musas de suas fantasias. Não garotas. Não pessoas. Uma vez ou outra, um menino relata que, ao ter o mínimo de contato com elas, elas pareceram reais. Como as irmãs deles.

Mas isso não aconteceu com os garotos do bairro que narram a história. Eles seguem até fim com esse olhar. Isso me causou incomodo.

Principalmente sobre Lux. A que era , segundo eles, a mais bonitas das irmã. E que passou por vários abusos.

Foi uma leitura interessante. É um boa história.
Só não sei se foi contada da melhor maneira.

clarocarol 24/12/2020

Eu fiquei tão presa na história que era como se conhecesse as meninas Lisbon. O livro retrata muito bem a forma como suícidio é visto até hoje: só uma fase de adolescentes que querem atenção. E talvez você passe uma leve raiva quando se da conta de que, nem depois de morta mulher tem paz.

gio 16/09/2023

Descansem em paz meninas, vcs teriam amado Lana Del Rey
Um dos livros mais INTENSOS q eu já li. Ainda me choca muito o fato de q foi um homem q escreveu essa pedrada....

A banalização do suicídio e do sofrimento pelos personagens é de cair o c da bunda. Faz sentido se pensar na época em q a história se passa e q ela é narrada pelo ponto de vista masculino, mas msm assim. A compreensão da tragédia só acontece se vc for mulher ou alguém de mente aberta.

Já sabia tudo oq aconteceria por conta do filme, e me agradou demais a questão da fidelidade dos acontecimentos q a Sofia Coppola conseguiu manter. Acho q ficou até mais fácil de visualizar tudo, e não imagino as irmãs Lisbon diferentes das atrizes q interpretaram elas. Todas PERFEITAS (menção honrosa pra Kristen Dunst q simplesmente incorporou a Lux ??

Lohanne.Melo 18/10/2022

Não entendi muito bem a proposta do livro, achei a leitura bem arrastada, parece foram 230 páginas com muitas palavras e pouco conteúdo. Talvez só não estivesse no momento certo de fazer essa leitura.

Anne331 26/01/2022

Eu adorei alguns detalhes, fiquei impaciente com outros.
O livro traz uma história que eu considerei bem pesada, o título é auto explicativo. Infelizmente existem muitos detalhes que não considerei exatamente necessários que acabam tornando a leitura um pouco mais arrastada e um pouco menos proveitosa. Apesar deste pequeno detalhe, eu adorei como o desenrolar da história foi explorada, os detalhes sobre as meninas Lisbon se deteriorando com o tempo pareceu bem real. Recomendo, porém tenha paciência.

emi 05/10/2023

É um livro bem triste de fato, acompanhar a negligência sofrida pelas irmãs, e a visão que o resto da vizinhança tinha delas, é sombrio.
Primeiramente, o livro é narrado por um grupo de adolescentes que eram apaixonados nas irmãs Lisbon. Isso de início rende informações importantes, devido a obsessão deles. Mas com o tempo, a visão de garotos chega a me enoja, devido a forte presença de observações e visões para um lado mais sexual. De uma forma ou de outra, elas são tratadas como rostos e corpos bonitos, que não se diferenciam uma da outra.
Portanto, de maneira geral, gostei do livro. Me fez refletir algumas situações, e me fez pensar na situação que essas pobres meninas viveram.

Matheus 24/05/2021

Uma certa decepção!
Apesar de ter encontrado vários feedbacks positivo sobre esse livro, confesso não ter me agrado. Achei a história muito arrastada, circulando em situações de forma exagerada. Quando comecei a leitura já sabia qual era o plot twist do livro, porém gostaria de um motivo mais plausível do que aquele que o escritor nos passou. ( não é ruim, mas poderia ser melhor ).

liz 14/08/2023

Uma mistura de "ata" com "ta bom"
Consequências de tragédias se transformando em relatos cansativos e penosos pro leitor que poderia ser melhor aproveitado se houvesse algum... motivo. história. fundamento. com isso, só tenho uma coisa a dizer: definitivamente é um livro.