O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

Amauri 20/01/2024

Terror, fé e filosofia
Uma ótima narrativa clássica, do início ao fim, o livro constrói uma das narrativas mais intrigantes e de sucesso do universo de terror. Todo o enredo destaca a consciência social pós segunda guerra, com o expansionismo do misticismo e cultos obscuros. Parte da sociedade, políticos e mídia aderindo a filosofia niilista com a frase "Deus está morto" de Nietzsche. Este é o pano de fundo para o desenvolvimento da história do autor Ira Levin(ateu), a descrença em Deus e o colapso de fé social. No decorrer do livro é demonstrado o império da maldade, e como o mal está sempre ao redor da personagem principal, e ninguém é confiável. E, ao passo que o livro reforça o niilismo, recordo de Dostoiévski e sua marcante frase "Se Deus está morto tudo é permitido". E sem qualquer senso de moralidade, Guy, marido de Rosemary, faz de tudo para alcançar uma carreira de prestígio, mesmo que isso signifique sacrificar a integridade de sua própria esposa. Sendo esta, a moralidade, o único fator que impede um colapso social, e inerente a Deus, única regra máxima de moralidade. Ao fim do livro, o mal é gerado e Rosemary se vê sem saída, impelida a cuidar do ser que deu a luz.

ivereadz 19/01/2024

Anarrativa deixa a desejar em vários aspectos. A história arrasta de forma excessivamente lenta, tornando difícil manter o interesse do espectador ao longo do tempo. Além disso, o final, revela-se surpreendentemente fraco, deixando uma sensação de insatisfação e falta de impacto. A combinação desses elementos contribuiu para uma experiência decepcionante e aquém das expectativas.

skuser02844 17/01/2024

Ter um bebê nunca é uma coisa boa.
Rose e Guy são um casal que estão em busca de um lugar para chamar de seu. Após procurarem demais e perceberem que os Estados Unidos não tem minha casa minha vida, eles acabam achando um lugar para deixar suas tralhas, só que para a surpresa deles, um apartamento fica disponível em um dos prédios mais legais da cidade, causando assim uma enorme vontade deles abandorem todo o combinado e se jogarem para aquele lugar. O lugar apesar de sensacional, contem diversas histórias macabras e situações bizarras aparentemente sem explicação. Ignorando qualquer aviso lógico ou filme de terror dos anos 80, eles alugam o lugar. Com o tempo os vizinhos se mostram simpáticos e totalmente prestativos, com a gravidez de Rose, as coisas se intensificam ainda mais. Séria isso apenas gentileza ou existe algo a mais?

Gostei do suspense, gostei da história e gostei do desfeixo apesar de ficar meio "Ué".

Aqueles que não sabem do que se trata o livro e o seu, to para dizer que vale bem a pena e o final será uma reviravolta bem interessanete para os mais despercebidos.

Um ponto interessanete do livro é o constante questionamento da saúde mental de Rose, seria tudo loucura dela, ou as paranoias dela fazem sentido. Muito bem conduzido esse mistério, pois logo no início vemos ela concordando com uma gravidez planejada, o que já dá grandes indicios de uma possível loucura evidente.

Coisas que aprendiz com esse livro:

1 - Não tenha filhos.
2 - Não confie em velho.
3 - Ignore o máximo possível os seus vizinhos.
4 - Não se relacione com artista.
5 - Se você for se mudar para um apartamento e as noticias que saem sobre o lugar são sobre suicidios, crimes barbaros ou que ali foi algum terrero indigena, saia fora.
Arengueira.Guimara 07/02/2024minha estante
meu amigo, você tem um talento para fazer resenhas bem humoradas! sempre me divirto lendo seus comentários! sobre o livro, concordo com todos os tópicos. É um dos clássicos de terror que impactam até hj, afinal nada é mais assustador do que uma gravidez planejada!

JAssica 11/01/2024

Achei que seria mais absurdo e perturbador, mas acredito que quando foi laçando nos anos 60 deve ter chocado muito pela forma que trata o cristianismo. A escrita é incrível, não consegui parar de ler e senti desespero junto com a personagem em cada descoberta.

John 10/01/2024

Violência psicológica para todo lado.
Rosemary e Guy Woodhouse ( uma moça do interior e um ator) se mudam para o apartamento dos sonhos no prédio Bramsford, porém um amigo os alerta sobre incidentes macabros que ocorreram na história do prédio. A busca e Guy por papéis de destaque e Rosemary por uma família, casa e filhos levam a uma trama de suspense, acontecimentos sinistros e um final surpreendente.
Esse é um livro curtinho de 226 páginas, que dá para ser lido em um dia. O incio é um pouco lento, mas a partir do momento que a trama vai se desenrolando... Diga-se de passagem que fiquei fisgado no momento que o bebê de Rosemary é concebido... você não quer mais largar até descobrir tudo.
É uma leitura bem cinematográfica, você se vê no cenário, até as expressões dos personagens são fáceis de imaginar. Já havia assistido o filme, porém não perdeu em nada a qualidade do suspense para minha leitura. Outro ponto é que o final do filme é bem mais em aberto do que o do livro.

Pati F. 08/01/2024

O bebê de Rosemary
Acredito que se tivesse sido escrito nos dias de hoje não teria tanta fama, pois já li livros de suspense que considero melhores.
Porém, gostei da narrativa e valeu a leitura ?

Taci.Souza 08/01/2024

Um clássico é um clássico!
Entendo a razão pela qual essa obra continua atraindo interesse, mesmo tendo passado mais de cinquenta anos de sua publicação. Popularidade que foi potencializada pelo sucesso do icônico filme de 1968, dirigido por Roman Polanski.

A leitura evoca o que normalmente se espera quando se trata de uma boa trama de terror: suspense, tensão, angústia, apreensão e incerteza. A escrita envolvente de Levin, confere fluidez à leitura, tornando-a rápida e empolgante.

Dentro desse contexto, expectativas foram criadas à respeito de um final arrebatador e impactante. Mas o problema com expectativas é que elas tendem a ser frustradas. "O Bebê de Rosemary", na minha humilde opinião, merecia um final mais digno, mais impactante, mais justo com a trama. No entanto, entregou um desfecho fraco, quando se considera a força observada na narrativa inteira.

Apesar deste pesar, segue sendo um clássico que merece ser lido e assistido.

manumoura18 07/01/2024

Já havia assistido o filme faz um bom tempo, e talvez por isso tenha adiado tanto a leitura, já que já conhecia a história.
O filme já achei bom, um dos melhores do gênero terror. E agora o livro entrou na minha lista de melhores.

Micaela 07/01/2024

Uau! Que livro!
A muitos anos atrás eu já tinha assistido o filme, mas não me lembrava muito?e não se compara! O livro é curto, vai direto ao ponto, com cenas fortes e extremamente bem escritas!

Daisy Andrews 05/01/2024

Uma leitura iniciada com pouquíssima (ou nenhuma) expectativa e que me surpreendeu bastante. A leitura se iniciou de forma ok (nada demais), mas após alguns capítulos foi ficando cada vez mais interessante e no final eu apenas fiquei "uau".

Ana 05/01/2024

Poderia ser incrível
Apesar de ser um livro curto, demorei um tempo para concluí-lo, pois, um pouco depois de começar a ler, descobri que estava grávida. entendi a capacidade da história em ser perturbadora quando comecei a ter sonhos malucos como os de Rosemary, e achei de bom tom pausar a leitura e esperar passar pela gravidez para poder retomar. assim, depois de muito tempo, conclui os 40% restantes do livro em uma tacada só, afinal, a história toma um ritmo mais frenético após os 60%. acredito que se tivesse mantido esse ritmo durante o livro todo, teria sido uma leitura mais fluida e eletrizante. é um clássico, mas entendo quem prefira o filme ao livro. ainda não o assisti, mas provavelmente é mais envolvente que o livro conseguiu ser. de um modo geral, eu gostei bastante, gostei da forma como o autor tratou alguns assuntos, como a gravidez e a pressão que a mulher dos anos 60 sofria para engravidar, mas eu esperava mais. talvez mais terror, talvez mais energia, mas principalmente um final mais digno. ao final do livro eu me vi torcendo por uma reviravolta, e ela não veio aí. dependendo do que você espera, talvez eu não recomende a leitura. é bom, mas não mais do que isso.

Janyne 03/01/2024

O bebê de Rosemary
Esse e um livro de terror/suspense muito bom, mais assim veja a classificação indicada. Pq mesmo tendo ideia de como o livro séria teve partes bem pesadas.
Mas fora isso, o livro me prendeu e assim, me deixou na curiosidade pra terminar, o fim foi assim, o mais surpreendente e inesperada.

Lourena2 03/01/2024

Clássico que merece a fama que tem
Rosemary vê sua vida mudar completamente depois que se muda para um apartamento no Bramford com seu marido Guy, fatos estranhos começam a acontecer depois dessa mudança e o que era pra ser uma vida feliz se torna um inferno, literalmente. Uma leitura muito fluida que te prende do início ao fim, comecei com receio de ficar com muito medo mas não foi o que ocorreu e valeu super a pena a leitura.