O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

Pimentel 11/11/2020

Clássico dos bons.
Leitura fácil, fluida e bem estruturada no horror, de fácil entendimento e ideal para novos leitores, e agrada com propriedade os amantes de clássicos que como um bom vinho envelhecido preserva sua qualidade e se aprimora com os anos.

Thalita Souza 14/10/2022

Mais suspense que terror.
A narrativa é bem retilínea. Digo isso em um sentido de que ela não tem altos e baixos. Não temos grandes momentos de emoção e medo, salvo o final. A cena do "estupro" foi algo muito mais alucinógeno do que assustador.

O Bebê de Rosemary é um clássico do terror e acho que todos os fãs do gênero deveriam ter contato com ele. Ira Levin criou uma atmosfera de suspense que se estende ao longo de toda a narrativa. Personagens bem criados e uma protagonista feminina marcante. Entretanto, a escrita é fraca e um pouco datada e retrógrada em alguns aspectos, principalmente quando menciona questões de raça e sexualidade. Mas esses não são assuntos recorrentes na obra, que foca mesmo na trama principal, sem muitos rodeios - coisa que me agradou bastante, afinal ninguém merece um mistério cheio de enrolações.

Alana226 21/06/2021

Clássico do Terror
O livro inicia com a apresentação dos personagens, de uma forma que você venha a conhecer suas ações, atitudes e maneira de pensar. Seguido de uma narrativa que traz uma atmosfera de angústia e incredulidade ao mostrar a protagonista Rosemary sendo manipulada como marionete pelos vizinhos e marido, nos conduzindo para um final previsível, mas ao mesmo tempo com um toque de terror. Terror este que é apenas uma moldura para se discutir questões bem reais como a maternidade, ganância e narcisismo.
Até certo ponto pode ser considerado apenas mistério e suspense, o terror vai aparecendo gradualmente sem que você perceba até chegar em pontos críticos. A leitura é agrava, mas não apavorante, o terror em sua maioria aparece de forma psicológica.

Pedro3880 01/07/2021

O Bebê de Rosemary
Há tempos que queria ler este clássico do terror.
Gostei muito da direção que a história toma, apesar de achar um pouco previsível na minha opinião. Tudo te prende e fica difícil parar de ler.
Impressionante o que é o instinto materno e o que ele desperta, independente do fruto que ela gerou.

Debora.Alves 05/10/2023

Um clássico atemporal
Essa é a terceira vez que leio esse clássico do terror que marcou uma geração de leitores, e depois teve uma adaptação cinematográfica excepcional.

"O Bebê De Rosemary" não é apenas uma história de terror sobrenatural: é também uma metáfora sobre uma sociedade machista, que reduz a mulher apenas a função de mãe e dona de casa, e que não tem suas vontades respeitadas (inclusive o corpo e a alma).

A história do livro tem uma pegada mais psicológica do que sobrenatural. O Mal não está somente na figura do diabo, mas também está presente na mente humana e na sua capacidade de atingir objetivos (custe o que custar).

Para o mês do Halloween, "O Bebê De Rosemary" é uma leitura obrigatória. Nota: 8.0

Alessandro 23/03/2020

Vale a pena ler
Uma leitura fácil e rápida com um final muito interessante... Um desenrolar do livro instigante, uma história única... Fiquei uns 5 dias só pensando pra entender o que o autor queria passar no final do livro....

Bárbara 06/02/2024

O maior pesadelo para uma mulher
Eu sou habituada a ler histórias de terror, mas não me lembro de nenhuma que tenha me assustado tanto quanto essa. Acredito que todos os maiores pesadelos da vida de uma mulher estão presentes nesse livro. A leitura me incomodou bastante, mas a escrita do autor é tão cativante que não consegui parar de ler, quase como um ato de masoquismo. Excelente obra, um verdadeiro clássico!

(100% o meme: nossa, fiquei muito mal com esse livro, 5 estrelas)
Aline Lima 07/02/2024minha estante
Nossa, agora fiquei super curiosa para ler! Já adicionei na minha lista

Bárbara 07/02/2024minha estante
É uma leitura que te prende demais!

edzlke 04/10/2022

Um dos poucos livros que realmente me assustaram
Terminei o livro completamente arrepiada, mortificada, apavorada e morrendo de agonia.
A narrativa começa lenta e monótona, é tempo demais a Rosemary só fazendo coisas normais, mas só no fim é que a gente percebe que essa parte foi fundamental pra criar um vínculo com ela e conhecer bem os demais personagens a ponto de você só descobrir ao mesmo tempo que ela quais deles eram os maiores vilões.
Genial, assustador e agonizante.
Uma metáfora repleta de camadas sobre o que o controle patriarcal sobre o corpo da mulher pode gerar, quer seja nessa sociedade cheia de bruxas e ervas malignas, quer seja na nossa.

Rebeca - @_meupaisdasmaravilhas 25/05/2020

O bebê de Rosemary - @_meupaisdasmaravilhas
#resenhameupaisdasmaravilhas ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Livro: O Bebê de Rosemary
Autor(a): Ira Levin
Nota: 5 ⭐️
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“This is no dream! This is really happening!”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O livro conta a história de Rosemary e Guy Woodhouse, um casal que consegue um apartamento para alugar no prédio dos sonhos, o Bramford, um dos endereços mais disputados de Nova Iorque, mas que tem uma história macabra, que vai desde bruxarias e canibalismo até muitos casos de suicídio.
Guy é um ator que tenta encontrar o papel que o tornará famoso, além disso, é um pouco egocêntrico e egoísta. Rosemary é uma mulher 09 anos mais nova que o marido, rejeitada pela família por motivos religiosos, extremamente ingênua e submissa ao marido, senti também que ela é muito superficial.
Logo após se mudarem para o apartamento 7E, uma tragédia acontece e por essa razão, Rosemary e Guy conhecem seus vizinhos Roman e Minnie Castevet, um casal de idosos que, apesar de excêntricos e intrometidos, são bastante solícitos e logo passam a ser presença constante na vida de Guy e Rosemary.
A vida de Guy e Rosemary está maravilhosa, Guy está conseguindo ótimos papeis e Rosemery finalmente engravida do primeiro filho do casal, contudo, a medida que a gravidez evolui Rosemary sente cada vez mais que há algo muito errado.
O livro é ótimo, a escrita é bem fluida, e os acontecimentos são até que óbvios, mas ainda assim, cheio de mistérios, dúvida e desconfiança entre os personagens. Mesmo que o leitor desconfie dos acontecimentos, a dúvida está sempre presente, bem como aquela sensação de que algo está errado.
A leitura é muito rápida, porque instiga a curiosidade do leitor.
Me incomodou um pouco o fato de Rosemary ser passiva demais e zero proativa, mas lembrando que o livro foi escrito na década de 60 a gente releva.
O final é polêmico, mas depois que refleti sobre ele, fez sentido e eu gostei, só achei um pouco corrido.
Apesar de ser um clássico do terror, é um terror mais psicológico, nada que dê medo.
Li o livro sem saber da história e sem ter visto o filme, o que pra mim foi ótimo!

Carla513 25/03/2024

O bebê de Rosemary
A história é muito interessante, nos prende de um jeito que não conseguimos parar de ler, mas o final foi terrível, odiei...

Carla 29/06/2020

Clássico.
Me prendeu do começo ao fim, não consegui sossegar enquanto não acabei, mais um clássico pra lista ?

teentitans 11/09/2022

não tenho palavras pra explicar a dó que eu senti da pobre da rosemary, nem pra deixar claro o meu ódio pelo guy e aqueles vizinhos completamente malucos - cadê o estatuto do idoso fazendo alguma coisa?

brincadeiras a parte, pra um livro escrito em 1960 e alguma coisa, é uma história muito fácil de acompanhar e de ler - não é maçante, pelo contrário, é impossível largar até saber o que vai acontecer no final. MAS, justamente por ser antigo, tem passagens revoltantes e inaceitáveis hoje em dia.

incrível como os personagens são bem construídos em poucas páginas, adorei odiar cada um deles. outra coisa que me atraiu bastante foi tudo estar óbvio pra quem tá lendo, mas não pra mocinha, e mesmo sabendo o que tá rolando, eu sentia um nervoso enorme pela personagem bobinha.

o final, infelizmente, me decepcionou. eu esperava uma reviravolta enorme do tipo VAI ROSEMARY!!! mas entendo o que acabou acontecendo, apesar de não ter gostado.

foi uma ótima leitura. adorei.

Carol 29/03/2022

Salve Rosemary!!
A história segue numa narrativa em 3 pessoa que não muda muito, não tendo grandes momentos de emoção e medo. Achei a escrita fraca mas em contra partida os personagens são o ponto alto. A protagonista é bem construída se mostrando muito inteligente e não boba e submissa. O marido de Rosemary é um cara completamente mesquinho que só pensa nele ranço eterno!!!
Teve uma cena que me deixou muito desconfortável mas que foi escrita como algo alucinógeno que ficou o tempo todo na minha cabeça se questionando aconteceu ou não?
Esse livro é um clássico do terror Ira Levin consegue criar uma atmosfera de suspense que se estende por todo o livro.
O final eu realmente não esperava!