A Abolição do Homem

A Abolição do Homem C. S. Lewis

Resenhas - A Abolição do Homem

Rebeca1092 03/01/2024

Bastante reflexivo, se encaixa nos dias de hoje.
Um livro que C.S. Lewis analisa o "livro verde" que representa a ciência, apresenta os valores que a humanidade está perdendo e suas consequências, ou seja a humanidade está deixando seu lado humano, através de ideologias, posicionamentos torpes sem fundamentos, baseando-se em impulsos e prazeres de uma sociedade sem valores, ética e moral.

É um livro pequeno, todavia nos proporciona reflexões a cerca da nossa sociedade atual.

duda1501 01/01/2024

Começar o ano lendo Lewis é o melhor jeito de começar. Mais uma vez se mostrou genial, mostrando que nossos valores não podem ser negociados.

Henrique.Erico 31/12/2023

Uma obra ainda relevante
A Abolição do Homem" de C.S. Lewis é uma obra filosófica provocativa que explora as consequências da supressão dos valores fundamentais humanos.

Lewis argumenta contra a manipulação da natureza humana e da moralidade, alertando para os perigos de uma sociedade que nega a existência de verdades universais.

Com uma escrita perspicaz, o autor desafia as noções contemporâneas sobre educação e ética, oferecendo uma reflexão penetrante sobre o impacto da ciência e da tecnologia na essência humana.

A obra continua a ser relevante, estimulando a reflexão sobre as questões éticas e morais da era moderna.

Bia 29/12/2023

Apenas Lewis!
Livro maravilhoso que mostra o perigo da doutrinação em sala de aula, esse livro é quase profético.
Mostra também a importância de um imaginário bem construído e como isso afeta o ser humano!

Aline Maia 27/12/2023

"A Abolição do Homem" é um ensaio em que C. S. Lewis comenta sobre educação, moralidade e natureza humana. Através da forma como a educação de novas gerações é feita, a humanidade pode ser perdida e com o tempo a abolição do homem poderá se efetivar.

Através de exemplos que vão desde livros didáticos utilizados em sala de aula até os impactos do uso de contraceptivos, C. S. Lewis trouxe reflexões sobre a natureza humana enquanto muitos estavam escrevendo sobre a guerra. É nítido o quanto a educação se transformando em propaganda conseguiu que feitos horríveis atingissem as nações, e infelizmente conseguimos ver que isso ainda pode acontecer.

A meu ver, a educação já está contaminada faz tempo. A base de tudo atualmente é o relativo e a ideologia. Não estamos mais criando seres pensantes, temos apenas pessoas reproduzindo um único pensamento, acreditando que na verdade são esclarecidas.

Prissy021 20/12/2023

Curto, mas de grande profundidade e reflexão
Acho impossível escrever uma resenha completa desse livro sem ficar algo gigantesco. Por isso, nesse livro o autor, basicamente, constrói toda uma argumentação estruturada com variadas citações e referências que buscam chamar a atenção do leitor para a reflexão dos perigos da relativização da moralidade, dentre elas, a perda progressiva da humanidade. A cada livro do Lewis admiro cada vez mais a sua visão e a forma como consegue transmiti-la tão bem; apesar de, alguns, a exemplo desse, não serem de compreensão fácil e imediata. Um livro para ler com calma e atenção, apesar de suas poucas páginas.

BlancBunny 12/12/2023

Vou precisar reler.
Essa é a minha resenha inicial do livro:
Consegui extrair pouca coisa, por conta da minha limitada bagagem de vida e cognitiva a respeito do assunto, porém o pouco que eu consegui extrair já foi importante.
Esse livro fala sobre o relativismo e seus perigos, sobre o desejo comum aos tempos atuais de colocar desequilibradamente o que se acredita que deveria ser a razão contra uma mal compreendida emoção.
É um livro denso e profundo (por mais que tenha poucas páginas).
E ficarei feliz em reler ele daqui a alguns anos, após adquirir um repertório melhor, para reescrever essa resenha, com mais profundidade e esclarecimento.

denis.caldas 03/12/2023

A relativização acabará com a humanidade
Pra variar, mais um pequeno livro do Lewis que engana incautos como eu, esperando uma leitura fácil como o imenso Crônicas de Nárnia...

Pelo o que eu entendi, com esforço acima da minha mediocridade, é que Lewis demonstrou como a relativização de valores humanos e o direito positivo e artificial "abolirão", isto é, extinguirão a humanidade; o autor faz isso defendo os valores universais absolutos e o direito natural. Interessante foi a parte do Tao, que é como leis naturais e universais estão intrínsecas naturalmente nas pessoas independente do credo, da cultura, do tempo e de qualquer classificação que se queira fazer, acho que algo como a Regra de Ouro bíblica e os dez mandamentos, filósofos gregos, filosofia oriental, povos ancestrais, nórdicos e o termo alemão Zeitgeist, entre outras culturas. As 8 Leis do Tao seriam:

1. Benevolência geral
2. Benevolência especial
3. Deveres para com parentes, mais velhos e ancestrais
4. Deveres para com os filhos e a posteridade
5. Justiça
6. Boa-fé e veracidade
7. Misericórdia
8. Magnanimidade

Vou ter que reler com mais atenção, ainda mais que é pequeno, pois sempre uma releitura nos mostra mais coisas do que a anterior, e este livro merece.

bardo 26/11/2023

A curiosidade pode muitas vezes fazer com que iniciemos a conhecer um autor por não exatamente a melhor obra para isso, e bem pular do Lewis ficcional para esse breve ensaio é um bom exemplo disso. Ao mesmo tempo é prazeroso confirmar que de fato o autor é muito mais sagaz do que deixa transparecer em algumas de suas obras ficcionais, leia-se Nárnia.
Cabe aliás uma advertência, quem sair do Lewis água com açúcar de Nárnia para o pensador desse ensaio provavelmente vai se assustar. Se lá ele é de uma obviedade irritante, aqui desenvolve ideias bem mais profundas e não tão simples de serem apreendidas. O que me leva a uma outra percepção, me parece que o autor a despeito do compartilhar a fé cristã de seus atuais admiradores, tem um pensamento imensamente mais amplo do que o cristão médio.
Se é certo que Lewis era um conservador, e um ferrenho defensor da fé cristã, nota-se nesse pequeno texto, nas inúmeras referências que ele era dotado de uma cultura e conhecimento filosófico invejável. O apêndice onde ele exemplifica o que quer demonstrar não deixa dúvidas de que sim ele até poderia ter a Bíblia como livro de cabeceira mas de forma alguma limitava-se somente a ela.
No presente ensaio Lewis parte de uma inquietação por um livro escolar, para uma ácida crítica a tentativa de alguns de negar ou tentar destruir aquilo que Lewis vai chamar de Tao. A escolha do termo não é ingênua e numa tacada só sintetiza o que o autor quer defender e demonstra que o que ele defende é muito mais amplo do que sua fé. Para Lewis esse Tao seria uma série de princípios que compartilhamos enquanto espécie, para além de crenças ou ideologias. Ele defenderá a ideia de que é esse Tao que nos torna e nos mantém humanos.
É um ensaio bastante interessante, quer se concorde ou não com Lewis, é inegável a elegância de seu pensamento e o cuidado com que ele tenta não ser mal interpretado, antecipando críticas. Provavelmente não é a melhor obra para começar a ler o Lewis não ficcional, mas sem dúvida é uma obra para se pensar.

Suane 23/11/2023

A abolição do homem
" A defesa certa cobtra sentimentalismos falaciosos é incutir sentimentos corretos".

Em " A abolição do homem" Clive Staples Lewis busca decorrer em uma discordância de um livro que dois colegas de profissão escrevem insitando à jovens a abandonarem a sensibilidade humana.
Nesta obra Lewis defende, com muitas referências, que o sentimentalismo faz parte da natureza do homem, e que, ao matar a influência dos sentimentos na humanidade, o homem deixa de ser homem e se torna um mero animal.

A leitura vale a pena, mas a releitura vale a galinha inteira.

Samyra16 19/11/2023

Um livro bem reflexivo!!!
Amei conhecer um pouco mais e aprender um pouco mais com C.S. Lewis!!!
Gente leiam livros dele vale muito a pena!

Luan.Moura 30/10/2023

Um ótimo contraponto
Criticando os argumentos dos relativistas, a obra alerta os perigos de questionar os valores morais e objetivos, comum a todos, sem os quais os humanos correm o risco de perder a humanidade. Com bases sólidas e profundas, Lewis mostra que a tentativa de abolir a moralidade equivale a abolição do próprio homem e convida aos leitores a não se render a tendência relativista que permeia a sociedade contemporânea.

Não é uma leitura fácil, por vezes podemos nos sentir frustrados e exaustos por não conseguir compreender muito bem os pontos apresentados nem as muitas referências que Lewis cita. Mas com persistência, acabamos entendendo os argumentos (muito bons) de Lewis e até apoiando não ser um livro ?fácil? pela brilhante exposição que ele traz.

Após receber um livro didático destinado aos jovens do ensino médio o qual tem em si, de forma implícita, uma ideologia empirista, um dos mais influentes autores cristãos dos últimos tempos se propõe a fazer uma crítica direta aos vícios da era contemporânea os quais estão tão presos aos relativismos da forma certa de conduta.

Mari Takaesu 22/10/2023

Que livro necessário!!
"A Abolição do Homem" é uma obra escrita por CS Lewis que explora questões profundas relacionadas à ética, à moralidade e à natureza da humanidade.

Ele adverte contra uma tendência crescente de relativismo moral, na qual as noções de certo e errado são consideradas meramente subjetivas e culturalmente dependentes. Lewis argumenta que essa perspectiva pode levar à manipulação da humanidade, à medida que a sociedade moderna descarta os valores morais universais que sustentam a civilização.

?A Abolição do Homem? é uma obra curta, mas profundamente reflexiva, que convida os leitores a considerar as implicações de nossas escolhas morais e éticas na construção de um futuro sustentável e humano.

Rafael.Pasqualini 27/09/2023

Conteúdo atemporal
Sem sombra de dúvidas uma das leituras mais densas de Lewis. Um livro no qual ele não fala em si sobre o Cristiano, mas sobre a maneira que certas ideologias são ensinadas e as vezes, instaladas de maneira sutis na juventude.
Lewis trás como exemplo um certo livro de sua época que está sendo lecionado por dois professores. De maneira clara ele explica sobre a influência de tal livro naquela juventude.
Não é um leitura rápida nem das mais fáceis que já li desse autor. Existem alguns momentos que você vai precisar estudar o contexto do que o próprio autor quer dizer. Mas vale cada minutos. São três capítulos é um apêndice explicativo, mas a sensação é de uma aula de filosofia!

Pablo Marcelo 27/09/2023

O denso Lewis
Ler Lewis não é algo tão simples assim, que você pega o livro e mata numa sentada. E esse não é diferente.

Contudo, uma vez dentro deste mundo do Lewis, você encontra sacadas e conceitos e visões de extremo conteúdo e relevância.

A ?Abolição do Homem? traz argumentações sobre moralidade, altruísmo e outros valores chave do cristianismo.