A Abolição do Homem C. S. Lewis

Resenhas - A Abolição do Homem

Andressa.Lopes 09/09/2022

Filosoficamente bem interessante, porém em algumas partes confuso! Interessante o ponto de vista colocado pelo autor!

Sam 05/09/2022

Melhor do Lewis
Um livro que precisa de muita leitura sintopica para ser entendido, não é qualquer um que vai entender. Um pouco de discussão sobre empirismo e obtenção de uma ética por meio da lógica. Sem essa base vai parecer sopa de letrinhas mesmo, mas ele conseguiu expor muito bem para quem domina o assunto.

Paloma.Nobre 01/09/2022

Um insight da mente de Lewis
Este livro mostra como a mente de Lewis funcionava. Extremamente racional e ao mesmo tempo humano, Lewis narra sua crítica ao livro verde e como seus escritores falham na tarefa de educadores. Sua crítica se expande para os educadores em geral, pois em vez de criar pessoas funcionais, que saibam pensar por conta própria, estão mais preocupados em criar doutrinas e inculcá-las nas crianças pequenas. Lewis prossegue falando sobre o Tao, que nada mais é que o valor supremo absoluto, no qual os homens devem seguir. Lewis crítica a guerra e por que devemos enviar os homens para lutar quando nem ao menos entendemos pelo que estamos lutando. Lewis narra a criação de "homens sem peito", homens que são condicionados a não pensar. A crítica do poder do homem sobre o próprio homem e sobre a natureza.

Diego 31/08/2022

Livro profundo
Trata-se de obra que necessitarei revisar de tempos em tempos.
Assuntos profundos que, confesso, em certos momentos não compreendi 100%.
O capítulo que dá nome à obra é ótimo, com passagens da mais pura ficção científica.
Voltarei a este livro para tentar compreender o que não alcancei nesta primeira leitura?
Idma 31/08/2022minha estante
Tenho a mesma sensação lendo Lewis: livros pra ler e reler! São discussões complexas mesmo?

Lari 31/08/2022minha estante
Achei um dos livros mais difíceis do Lewis, tive a mesma sensação de "preciso reler". Mas é sensacional!

Aryana 02/09/2022minha estante
Gente, eu me senti tão burrinha lendo esse livro ? Preciso reler!

Idma 02/09/2022minha estante
Kkkkk, TMJ, Aryana!?

Milene 23/08/2022

A abolição do homem
Gostei da crítica a ideologias e filosofias que estavam surgindo e hoje vemos tomando um lugar significativo nas escolas e universidades. C. S. Lewis foi muito pontual nesse livro.

Leticia 22/08/2022

A abolição do homem
Livro escrito em 1943 com uma abordagem atual, como se tivesse sido escrito em 2022. Onde os valores tradicionais são trocados por valores transformados, que levam o homem à perversão, tudo feito na "melhor intenção", mas levando a abolição do homem.
_"Os valores tradicionais devem ser depreciados, e a humanidade, moldada em um formato novo ao bel-prazer de algumas poucas pessoas de sorte, de uma geração de sorte, que aprendeu fazê-lo."

Wes 18/08/2022

Fenomenal
Os princípios e valores na sociedade são extremamente importantes e esse livro faz você querer mudar o mundo através disso.

brendaflleal 03/08/2022

Maravilhoso
?A abolição do homem? escrito por Clive Staples Lewis é o primeiro livro que leio do autor, tenho outros e espero lê-los logo. Eu achei riquíssimo, com questões atualíssimas sobre valores. Tentei grifar pouco, mas quase grifei o livro todo. Como o autor consegue abordar um tema tão complexo de forma tão profunda em poucas páginas? É uma obra de arte. Recomendo muito.

?Criamos os homens sem peito e esperamos deles a virtude e a iniciativa. Zombamos da honra e ficamos chocados ao encontrar traidores em nosso meio. Nós os castramos e exigimos dos castrados que sejam frutíferos.?
almeidalewis 04/08/2022minha estante
?????

João 01/08/2022

Não é fácil de acompanhar, mas é uma carruagem de ouro.
Se você perguntar para mim o que compreendi desse livro, dificilmente vou conseguir expressar em palavras. Porém, acredito que esse não é um livro para ser compreendido de maneira lógica, mas sim antidialética, de forma que ao decorrer da leitura estamos acompanhando os pensamentos do autor que nos levam a ter uma visão diferente da moralidade natural e as ambições humanas. Se tentarmos nos fixar nas palavras e ponderações da escrita, acho que fica ainda mais difícil de entender. Mas para os que se deixam levar nessa aventura, torna-se uma leitura prazerosa, reveladora e mindblowing.

Franklin Moreno 25/07/2022

A Abolição do Homem
Li muitos comentários antes de ler o livro falando que ele era difícil, acho que interpretei mal esse "difícil". O livro é fantástico, mas C S Lewis traz toda sua bagagem de professor e toda sua inteligência na argumentação para este livro. Se eu conseguisse entender tudo, não seria um livro genial.
Há tantas referências e bases bibliográficas, que só um estudante dedicado de filosofia poderá entender mais a fundo o livro. Mas para uma primeira leitura, tá perfeito.
O livro começa com o autor citando um livro didático, que se não me engano é de capa verde, então ele chama o livro de "O livro verde", para não expor o livro nem os autores. Nesse livro é narrada uma cena, em que um comentarista fala de dois homens reagindo a uma paisagem belíssima, e um define como "sublime" e o outro como "bela". O comentarista defende que um está certo em sua colocação e outro está errado, dando a entender que as coisas tem seu valor e o ser humano tem que reagir de forma justa a todas as coisas. Porém os autores do livro didático discordam e dizem que as colocações "sublime e belo" são subjetivas e descrevem os sentimentos dos observadores como "sublimes e belos", dizendo no final, que as coisas não tem valor intrínseco.
Esse é o ponto de partida onde Lewis começa sua argumentação e mostra que romper com o TAO, a própria realidade (ao invés de ordenar os sentimentos do ser para agir em armonia com o TAO), irá nos levar à abolição do próprio homem.

Flávia Salla 24/07/2022

Abolir a moralidade é abolir o próprio homem
Lewis em três capítulos mostra como a educação desenvolve o senso de moralidade do homem. O livro foi publicado em 1943, porém é extraordinariamente contemporâneo.

No primeiro capítulo "Homens sem peito", Lewis critica a propaganda e doutrinação escolar que resulta na destruição do conceito de moral objetiva e como a escola ensina a criar homens fracos ou moralmente frágeis (homens sem peito). Lewis também critica como é apresentado o juízo de valor (sentimentos). Ex. o belo, o feio = sentimentos e sentimentos não tem importância, apenas o pensamento articulado racional. Com isso é ensinado aos alunos a serem insensíveis, a poesia também é desprezada, tirando a capacidade imaginativa das crianças. Lewis apresenta a velha educação como difusão e a nova como doutrinação.

No segundo capítulo “O caminho” Lewis defende o conceito geral de moral objetiva sem frisar que o grande autor dessa moral objetiva é Deus. Lewis também chama “O caminho” de Tao que nada mais é, que o Código Moral, a Lei Natural, a Moralidade Tradicional e ele não pode ser destruído sem que se destrua tudo (abolição do homem). Para Lewis, todos os valores morais (bom x mau; belo x feio; certo x errado) tem a mesma base, vem de uma mesma fonte em qualquer lugar e em qualquer época do mundo e os Liberais Inovadores depreciam os valores tradicionais e querem criar os seus próprios.

“A rebelião de novas ideologias contra o Tao é a rebelião dos ramos contra a árvore; se os rebeldes tiverem sucesso, acabarão descobrindo que terão acarretado a destruição de si mesmos. A mente humana não tem mais poder de inventar um novo valor do que de imaginar uma nova cor primária ou até de criar um novo sol e um novo céu, no qual ele possa se mover”.p.46

Lewis também ressalta que isso não significa então que não se possa progredir em nossas percepções de valor e que não estamos amarrados para sempre a um código imutável, porém só se pode aprimorar a moral aquele que a segue, que a conhece e reconhece. Assim como a língua que se modifica de dentro para fora de forma orgânica e natural. Assim também funciona com a moral.

No último capítulo “A abolição do homem” Lewis explica como estamos abolindo a humanidade, acabando com o aspecto mais humano do ser humano, seja por meio da educação, tecnologia e até mesmo por meio de um cientificismo (ciência como religião) e como o homem tem a falsa impressão que controlar a natureza ou avançar na ciência e tecnologia é o mesmo que se tornar mais forte e mais poderoso.

Por fim, no “Apêndice” Lewis mostra que valores morais são absolutamente os mesmos independente da época e da civilização e apresenta diversas leis morais que são semelhantes em povos e épocas completamente diferentes.

Matheus 08/07/2022

Um excelente livro crítico
O livro crítico do autor muito bem escrito. O C.S. Lewis demonstra um ótimo domínio do assunto em questão, muito bom mesmo

Guilherme.Augusto 07/07/2022

Ah, o homem...
Bom, na contra capa do livro já lemos que o seu conteúdo, mesmo que discorrido em poucas páginas é rico e profético. De fato é isso mesmo. E como é!

Como bem disse Lewis: "A rebelião de novas ideologias contra o Tao (Lei Fundamental, Lei Natural) é a rebelião dos galhos contra a árvore".
O que vemos hoje (trazendo para o nosso contexto) é ou não é exatamente isso? Digamos que vivemos num mundo onde o rabo corre atrás do cachorro, onde a banana come o macaco. Chegamos a certo ponto (muito por consequência das atitudes do homem na história) em que a inversão dos princípios, dos preceitos, das virtudes, das leis, da ordem, etc. é a regra e não a exceção.

O que soa irônico, para não dizer trágico, são estes homens históricos sedentos por dominação, pelo controle de outros homens através das ideias, do relativismo; a busca incessante por controlar nas rédeas da imoralidade a própria natureza a seu bel-prazer e por caminhos completamente obscuros, sendo contraprova à ordem natural das coisas, que por sua vez sempre foi o alicerce de tudo que conhecemos, precedendo-nos e dando-nos sustentação ao que se conhece hoje; dando (olha só) instrumentos justamente a esses que visam abolí-la. No entanto, chegará em um determinado ponto que não terão para onde caminhar, não terão de onde retirar "recursos" para se manterem, e é precisamente aí que a ordem natural mostra sua soberania, corta suas asinhas e finca seus pés no chão da realidade.

"Abolição do homem" é um ciclo vicioso e constante. Existente (real) por pertencer aos homens, ilusório por não levá-los a lugar algum.

Ferdie 06/07/2022

Profundo
Muito bom, ótima abordagem e um jeito muito único de nos fazer pensar e debater sobre certas questões.

Danilo 05/07/2022

A Abolição do Homem
A Abolição do Homem é um livro de C. S. Lewis em que o autor irlandês elabora uma defesa do conceito de valor objetivo e da lei natural, alertando para as consequências da perda desses conceitos. Lewis defende a ciência como algo a ser legitimamente buscado, porém condena a eliminação de valores por meio desta. O livro é dividido entre apêndice, homens sem peito, o caminho, e, por fim, a abolição do homem. Em sua obra Lewis defende a teoria de que, a abolição do homem na verdade começa pela evolução do homem, e de que, apesar evoluir em ciência o homem sempre estará submetido à uma autoridade anterior, contribuindo assim para o seu próprio fim.