A Abolição do Homem

A Abolição do Homem C. S. Lewis

Resenhas - A Abolição do Homem

Lucas 31/08/2023

A abolição do homem
Toda a escrita do livro foi feita pra chegar a essa conclusão.

Lewis usa a literatura de dois autores muito bem reconhecidos na época dele, que tinham muita influência sobre jovens e sobre os estudantes daquele período.
E todo livro se baseia na crítica em cima do sistema e na forma de se pensar vinda da literatura em questão.

A crítica começa com uma forma errada de se pensar e sentir acerca dos próprios sentimentos e sentimentos alheios envolvidos em um contexto social. E Lewis detalha que o tipo de sentimento registrado por Gaio e Tito ( nomes fictícios ) na escuta do livro Verde ( o livro em questão, também um nome fictício ), é um ensinamento muito errado sobre a forma de se interpretar as situações do cotidiano e da vida alheia. Já que eles usam a ótica dos próprios sentimentos e da própria subjetividade para interpretar as situações em questão e os ensinamentos propagados no livro.

E o prosseguimento da crítica, vem com o entendimento de pessoas que não aprenderam a ter sentimentos " justos ", ou seja, coerentes com a própria realidade e com a realidade das pessoas ao seu redor. O que leva a uma sociedade de homens sem peito. Pessoas egocêntricas ou simplesmente pessoas que não têm a capacidade de interpretar as situações da forma como se deveria interpretar algo. E junto com essa linha, trazemos o conceito de valor, diretamente relacionado com a forma como enxergamos a vida, a nós mesmos e tudo ao nosso redor, incluindo sentimentos.

Sendo assim, a próxima crítica é sobre a tentativa de trazer uma ideia Inovadora escrita no livro Verde.
Lewis deixa claro que essa tentativa é frustrante e incoerente, pela desvalorização que é colocada em cima de todos os outros valores e imposições sociais feitas até então. E ele fala que em todas as vertentes, crenças, ideias... Elas vêm de uma mesma base. Mesmo que sejam muito diferentes umas das outras, sempre há muitas semelhanças referente a ensinamentos e formas de enxergar o mundo. Trazendo o ponto: Desde a criação, nada é mais criado ou feito, porque tudo que foi feito a partir de então, foi derivado de algo que já existia. Portanto, nada é realmente inovador. Inclusive, a " Inovação " é apresentada na literatura criticada.

E por fim, a Abolição do homem.
A abolição da natureza do Homem.
Que vem, por conta da desvalorização de valores que estão impostos sobre o homem desde a sua criação. Isso não é sobre cristianismo. Isso é sobre a essência do homem se perdendo, conforme ele se desenvolve e adquire mais ferramentas, tanto em conhecimento, crença, ideias e estilo de vida.
Tudo isso, não que o avanço da humanidade tenha sido algo ruim, mas, porque quanto mais o homem tem conhecimento e ferramentas, mais ele se torna escravo do que ele próprio conquistou. Então, quando o homem conquistar tudo o que é possível ser conquistado, por meio da ciência e do conhecimento, além das ferramentas. Ele irá abolir a própria essência do que é ser homem.

Essa é a crítica apresentada por Lewis que nos faz refletir se realmente estamos progredindo ou indo para trás, conforme nossa sociedade se desenvolve.

Gisele 23/08/2023

A abolição do homem - C.S.Lewis
A primeira obra que li de C.S. Lewis foram as conhecidas "crônicas de Nárnia". Ao contrário do que se possa imaginar, principalmente para aqueles que apenas assistiram aos filmes, trata-se de uma série de livros que trazem grandes reflexões mesmo para adultos.

Minha segunda experiência com C.S. Lewis veio muitos anos mais tarde, com a leitura de "a abolição do homem". Um livro de poucas páginas mas com inúmeras reflexões importantes para os dias sombrios que estamos vivendo.

C.S. Lewis era vidente?

Destaco dois pontos. O primeiro capítulo em que o autor critica dois autores de um livro didático e ressalta sua preocupação com os materiais utilizados em sala de aula que podem doutrinar indevidamente os alunos.

o Segundo ponto que destaco é o terceiro capítulo, que o nome do próprio título do livro. Este é de arrepiar! Muito atual o conteúdo deste capítulo. Não vou dar spolier do conteúdo, portanto, recomendo a leitura!

Daniel 23/08/2023

A Abolição do Homem
Lewis é perfeito em suas percepções!

" A rigor eles sequer são homens (no sentido antigo). Eles são, antes, se você preferir, homens que sacrificaram a sua própria parcela de humanidade tradicional a fim de se devotar à tarefa de decidir o que a palavra " Humanidade" deve passar a significar daqui para frente".

Atual!!

Lala_books 18/08/2023

Abolição do homem
FINALIZADO ?

É um dos livros mais debatidos de C.S. Lewis. Nas poucas, porém densas páginas desta obra, o célebre autor britânico defende a moralidade absoluta e os valores universais, como o altruísmo, a caridade e o amor, além de expor as consequências da falta desses princípios na sociedade.

Sabryna21 30/07/2023

C.S Lewis é um autor espetacular, poucos conseguem entender o que realmente ele quer dizer, aliás é um livro que irei ler novamente por sua complexidade estar presente nas suas linhas, com um conteúdo denso que exige tempo e meditação sobre as palavras.

Marcus Martins 30/07/2023

Livres... Mas livres de quê?
O ensaio de C. S. Lewis se propõe a combater a ideia de um progresso destrutivo, principalmente quanto este é ensinado a crianças.

A ideia de que só é possível evoluir quando se destrói o que antigo, principalmente as tradições e o legado moral herdado dos nossos antepassados, é um dos maiores nêmesis de Lewis que, em sua brilhante arguementação, não só defende que há uma Lei Moral absoluta, mas também que ela é intrínseca a nós (Lei Natural), ela faz os seres humanos serem quem são como espécie e tentar remover isso tentando suplatá-la por outros princípios só encaminha a humanidade para as piores atrocidades da história da humanidade: o socialismo e o nazismo.

A obra é fenomenal, não é só por causa da sua constante e constante argumentação, mas também porque ela é atual e traz debates reais sem a máscara do moralismo ou dos tabus constituídos nas discussões morais. Se você tem interesse em descobrir o lado filosófico do autor de Crônicas de Nárnia, esse é o bom começo.

Roni13 29/07/2023

Profundo
Um ótimo livro, principalmente para os cristãos, que queiram entender mais sobre questões intrínsecas ao ser humano e que tendem a ser menosprezadas com o passar dos anos.

Bianca 28/07/2023

Direto e necessário
C.S Lewis sempre com uma escrita complexa consegue clarear perfeitamente suas ideais e opiniões. Ele é direto e ao mesmo tempo um verdadeiro contador de histórias, sempre usando exemplos para esclarecer cada ponto em análise. Interessante é perceber que ele trata de vários assuntos que hoje são muito presentes, tornando o livro extremamente relevante para nossa sociedade atual!
Gosto dele por ser direto e não ter medo de expressar seus posicionamentos, isso nos dias atuais é algo extremamente necessário!
É bom ler escritores tão visionários e convictos com Lewis!

Luiza810 17/07/2023

A abolição do homem
Lewis como sempre trazendo grandes reflexões sobre o homem. .

Laísa 16/07/2023

É a primeira vez que leio algo do C. S. Lewis, e confesso que achei a escrita bem difícil. Tive que reler algumas partes pra conseguir entender, e mesmo assim teve coisas que não compreendi. Talvez eu tente reler ele de novo, pra conseguir absorver ainda mais.
Mairim.Oliveira 05/08/2023minha estante
Oi, recomendo vc ler cartas de um diabo ao seu aprendiz, é um ótimo livro dele e um pouco mais fácil

Rafael1548 09/07/2023

Obra gigantesca
Livro sensacional!

Reduzir o homem a números é, em última instância, destruir a si mesmo. Impossível não associar aos escritos de Schaeffer.

Visionário e extremamente profundo, C.S.Lewis dispensa comentários. A única pontuação (ou nojeira minha mesmo) que se faz é uma nomenclatura adotada que, ao meu ver, é incomunicável.

Camila855 05/07/2023

é beeeem complexo de entender, mas é muuuuuuito bom!!!!
C.S Lewis sabe o que falar, estou super animada pra iniciar a leitura de outro livro dele!

Geyza.GonAalves 05/07/2023

Nota 4,0
Não vou mentir, demorei muito para ler esse livro e tive que reler cada parágrafo inúmeras vezes.
Entendei poucas coisas, mas entendi mais ou menos o ponto em que ele queria chegar, tem citações incríveis, achei muito interessante.

Wilson 02/07/2023

A abolição do Homem
Linguagem muito confusa. Talvez tenha sido a tradução, o que impactou negativamente a leitura. Porém, há algumas lições importantes nesta obra, como a importância da lei natural.

Lucas Silva 30/06/2023

Sensacional, Lewis é o cara, super recomendo o livro para quem deseja ler, é pequeno mas super faz você pensar, ele é dividido em 3 capítulos apenas, que é Homem Sem Peito, O caminho e A abolição do homem. Ele é um livro bem complicadinho de ler, falo isso por eu ser iniciante na leitura, mas é muito bom! Super recomendo, o foco desse livro não é o cristianismo, mas o seu foco sw encontra em outra coisa.