Nada

Nada Janne Teller

Resenhas - Nada

Enso 15/05/2021

Olha, ainda estou processando...
Como descrever esse livro? Sinceramente cada um irá descrever de um jeito... Assustador? Genial? Necessário?
Isso só vai depender de você, porém na minha opinião por ser um livro curto essa obra se trata mais de uma reflexão do que uma história, cheio de significados (ou não) esse livro pode levar a horas de uma pauta que no fim será subjetiva a cada um que o interpretar...
Tudo isso para chegar a conclusão de que você deve dar o seu devido significado às coisas que merecem ser devidamente significadas.

(Gostei, leitura curta e fluída, recomendo demais...)

Gustavo | @guh_santtoos 09/05/2021

Essas crionças!
Pierre Anthon, no primeiro dia de aula do sétimo ano, percebe que nada importa, nada faz sentido, portanto, resolve passar o resto dos seus dias numa ameixeira em seu quintal, tentando convencer os colegas de classe que não vale a pena fazer nada. Estes se sentem tão incomodados que resolvem mostrar, a qualquer curso, que algo possui significado. Assim, resolvem construir uma "pilha de significados", tentando mostrar a Pierre Anthon que ele está errado.

O livro começa com uma simples proposta, mas que com o passar das págs vai se tornando uma coisa totalmente macabra... a autora realmente quis chocar o leitor com esse final.

Gente, que crianças são essas?! Cada coisa que acontece no livro, ultrapassa os limites de qualquer crionça.

A capa não ajuda em nada, tipo não faz nenhum sentido, olhando assim parece até um romance clichê.

Bom, não consegui tirar nenhum proveito do livro, nadinha, mesmo se o final tivesse sido diferente eu provavelmente não iria gostar tanto assim.

Você não vai me ver indicando esse livro por aí, diferente do que Karol fez comigo! ?
@ka_and_books 09/05/2021minha estante
???Ahhh! Mais o livro foi curtinho! E agora temos a mesma opinião sobre ele... Obrigada por ser um bom amigo e não me deixar passar raiva sozinha ????

Gustavo | @guh_santtoos 09/05/2021minha estante
Nunca mais me faça passar por isso viu Dona Karol ?

@ka_and_books 09/05/2021minha estante
Tá bom... vou ser mais legal.

Helen.Goes 14/04/2021

Livro bastante intenso com um monte de adolescentes fazendo merda tentando provar algo, quem gosta de uma leitura instigante não vai se decepcionar com esse aqui

Gabii 01/04/2021

BIZARRO pra mim define bem esse livro, achei ele pesado em alguns pontos, até posso dizer que tem gatilho, é aquela história crua, e que por vezes traz um amargor.

Thalita Eduarda 27/03/2021

"Morrer é fácil porque a morte não tem sentido. E a morte não tem sentido porque a vida também não tem."

Esperava mais, o livro não é de todo ruim, mas o sentido do significado se perde diante da arrogância deles por não aceitar uma opinião contrária e pela tamanha crueldade que a cada capítulo que se passa só aumenta. Uma das coisas que me mais me deixou indignada foi a impunidade, não há justiça, nada acontece com eles, sem contar que se mostra certo orgulho no final mesmo depois de tudo que foi feito.
O livro tenta passar um mensagem até que bacana, mas exagera na dose e acaba perdendo o sentido, no final realmente não nos acrescenta nada, você começa esperando uma boa mensagem, uma boa reflexão e sai sem nada, ao menos o título do livro combina com o seu conteúdo.

Tay 27/03/2021

E não era um romance bobo?
Peguei esse livro que sempre tive curiosidade em ler, rapidinho, parecia bobinho julgando pela capa.
Mas então me vi presa por um livro com adolescentes buscando desesperadamente demonstrar para o mundo (alguém) que eram importantes, que as coisas importavam, e entrar em situações explicitamente macabras que me fez sentir aflição na maior parte do livro.

Sem dúvida surpreendente, sem dúvida doloroso, sem dúvida 5 estrelas.

Me fez pensar o quanto é perigoso vivermos na linha do "nada importa", o nada é muito amplo, buscar a importância nele pode ser perturbadora.

Tatianees 26/03/2021

Nada importa
Pensei em variar um pouco a leitura, deixar por um dia os livros policiais/suspense/mistério e de terror e ler algo fofo e inocente.
Pela sinopse da Amazon, o livro Nada da autora Jane Teller parecia perfeito.
Pierre, um adolescente, chega a conclusão que nada na vida vale a pena. Então ele abandona a escola e passa os dias sentado em uma árvore gritando coisas para os colegas de classe, para convence-los de que não compensa fazer nada, já que todos vamos morrer um dia.
Os amigos de Pierre resolvem provar para ele e para si mesmos que há coisas que importam. Eles resolvem reunir objetos que tenham significados para eles. Cada um deve entregar aquilo que mais ama, para que depois eles possam mostrar para Pierre há coisas que importam, que possuem significado.
Até aí tudo bem. Um gesto bonito. Porém aos poucos as coisas vão saindo de controle. Quando um adolescente se recussa a entregar aquilo que mais ama, acaba sendo espancado pelos outros.
A pilha de significados começa com coisas simples: uma coleção de livros, um par de tamancos, uma bicicleta, uma bandeira...
Mas a cada vez que um jovem escolhe o que o amigo deve entregar, os pedidos vão ficando mais absurdos, sinistros e mórbidos.
É impressionante o que os jovens fazem para provar que Pierre está errado. Que há coisas pelas quais vale a pena viver. Há coisas com significados que importam.
Um livro curto, que dá pra ler de uma única vez. Gostei demais dele, mas não recomendo para quem esteja deprimido, pois Pierre é bem convicente em seus discursos sobre nada ter valor e o melhor que podemos fazer pelo futuro do mundo é morrer.

LAY 25/03/2021

Mórbido
Primeiramente alguém me explica o porque dessa capa aleatória e ainda por cima estar escrito "romance" nela? ?

O livro começa bem depois fica tudo muito macabro em sem sentido, que bando de criança maluca e medonha...
Antes deixasse o muleque em paz com as ameixas dele...
Só foi ladeira abaixo o significado da pilha de significados....

O livro é bom sim eu gostei, só fiquei chocada com a capa nada a ver, e como ninguém tinha voz ativa pra dar um basta na loucura, como pode né? um só desgraçou a vida do outro.... Todos personagens precisavam de terapia urgente!
Finalizando 22 03 21
LAY 25/03/2021minha estante
24/03/21*

Marynessa 18/03/2021

Esperava bem mais
Eu me decepcinei um pouco porque o livro não era bem o que eu esperava.
Sobretudo é uma leitura fluida , da pra lê em uma sentada.Foi um pouco arrastada no começo mas longo fui me entretendo mais , ansiosa pra intender o objetivo e sentido que a autora tentou passar na história desse livro.
Fiquei bastante confusa com algumas situações que pra mim estavam passado dos limites e que eu não esperava nem um pouco.
Tudo acontece quando Pierre , um rapaz de 13 anos chegar a conclusão de que a existência da humanidade e do mundo não significa nada , e ele tenta confesser a todos de sua sala de qie está certo.
Porém todos se revoltam com suas afirmações cruéis que os pertubavam a cada dia que se passava , até que tiveram a ideia de fazer uma pilha com objetos que tinha significados importantes e assim fazer Pierre voltar atrás em tudo o que havia dito , só que essa pilha vai recebedo coisas além de objetos , e a policia descobre o que estavam fazendo , todos ficam famoso mas não conseguem convercer Pierre .
Enfim , só lendo pra intender esse livro.
Não intendi muito , mas não me arrependo da leitura.
Vale a pena da uma chance , afinal é um livro bem currtinho com apenas 125 págs.

xoxoanalu 17/03/2021

o significado é relativo e, por isso, sem significado
É uma história um tanto fora do comum; perturbadora, mas intrigante, onde um menino de 13 anos chamado Pierre Anthon começa a dizer que NADA na vida importa e com isso seus colegas de classe do sétimo ano tem uma ideia de lhe mostrar o verdadeiro significado. Todavia, vão em busca deste significado e tentam descobrir o que é.
Isso os deixa completamente obsecados e os levam a perder completamente a inocência.
A história é muito criativa e a escrita é muito viciante; as visões são completamente filosóficas e isso torna a história mais cativante, além do mais são crianças usando seu senso crítico.

Fabs 04/03/2021

Para refletir sobre as coisas que importam (ou talvez não)
Ler esse livro foi uma relação mista de gostei e não gostei. Tinha ouvido falar dele não me lembro onde, e as reações eram sempre as mesmas: pessoas vendo pela capa, pensando que fosse um romance, e na verdade não tinha absolutamente nada a ver com isso.

O livro começa com a história de um garoto chamado Pierre, quando ciente de que nada na vida importa, decide passar os dias sentando nos galhos de uma ameixeira, atirando ameixas e falando seu ponto de vista para os seus colegas. Um dia, cansados do ponto de vista de Pierre, e dispostos a provarem o contrário, essas crianças decidem começar uma "pilha de significados", para provar à Pierre que muitas coisas importam na vida. De início essa pilha começa com objetos simples, como livros, brincos, uma bicleta, etc. Porém com o passar do tempo, e a empolgação dos jovens, essa pilha começa a tomar um rumo bem sombrio, macabro e um pouco desumano.

Bom, comecei esse livro ja sabendo o que me esperava, e mesmo assim não consegui conter meu choque em algumas partes. Em geral gostei sim do livro, acredito que, em teoria, ele tem um ponto interessante sobre a vida e sobre as coisas que importam nela. Mas ao mesmo tempo confesso que achei o livro um pouco vago em algumas partes. Acredito que 128 páginas, não foram o suficiente para desenvolver a história de forma que o leitor parasse e refletisse sobre isso.

Obviamente cada pessoa vai ter uma visão diferente sobre a história, mas em geral é um livro rápido e curto para ler em um dia de Outuno ou Inverno.

Mary 28/02/2021

Meio confuso e maçante. Nada de mais, achei que iria gostar muito mas não me surpreendeu.