Nada

Nada Janne Teller

Resenhas - Nada

Nathaliacostad 08/07/2021

Nada
Com um capa completamente sem relação com a história, um menino percebe que a vida não tem sentido e resolve passar seus dias em cima de uma árvore.

O livro se inicia com um grupo de alunos de uma escola tentando provar para esse colega que a vida não é um monte de "nada" e resolve iniciar uma pilha de objetos que contenham significados. Entretanto, o que começa como uma ideia boa se torna macabra, egocêntrica e vingativa. As crianças se mostram cada vez mais sádicas e, enlouquecidas, cometem algo inimaginável no fim, sem mostrarem nenhum tipo de remorso.

Dear_poirot 05/07/2021

Romancinho bunitinho SQN
Gostaria de ver a face de quem comprou esse livro enganado pela capa pensando ser um romance kkk. Errrrou
Cheguei a esse livro por meio de um post onde pedi sugestões de livro para desgraçar a mente e este foi uma das sugestões.
Um belo soco no estômago com pitadas de macabrisse no meio do caminho.
Uma leitura rápida (li o livro em 2 dias) e viciante.
E te faz pensar bastante sobre significado. E se algumas verdades devem ser ditas ou não.

Luce.Clara 30/06/2021

Nada mesmo.
Se tá pensando em ler devo advertir, não leia. É um livro extremamente superficial carregado de gatilhos e narrativa pesada, uma crueldade desnecessária a fim de provar um ponto igualmente sem sentido. Todos os personagens são muito irritantes e, particularmente, não consegui aproveitar NADA do livro.

Fernanda 30/06/2021

A importância das coisas
Em um primeiro momento eu fiquei irritada com o exagero de niilismo, que parecia ser cartunesco. Então, na elaboração de um plano que transmitisse significado, imergi completamente na historia e deixei pra trás minna aversão pelo niilista de hq. Caos, desespero, renúncia... Até onde podemos cavar para achar um significado para as coisas, para a vida? Depois que desfiz meu ranço pelo começo do livro, consegui terminar em algumas horas, pq não aguentaria de curiosidade.
Recomendo.
Essa capa não tem nada a ver...

Kathleen 29/06/2021

Você começa a morrer no instante em que nasce
O livro inicialmente fala da busc de significado da vida, com o tempo começa a entrar em assuntos muito mais intensos. Em como a gente troca nossos significados e coloca em coisas físicas, da nossa inocência e em como a gente muda dada as circunstâncias, de como as pessoas podem ficar mais agressivas, mais sensíveis, mais loucas conforme os estímulos.
Sobre como a gente se vende o tempo todo em busca de significado e no final das contas a gente não encontra nessas coisas.
Apesar de nos dar margem pra filosofar, o livro não desenvolve alguns temas e acaba por ficar mais de "carnificina" mesmo. A intenção talvez tenha sido essa e por coincidência conseguimos usar a história para outras coisas.

Mavi 23/06/2021

Interessante e reflexivo
Já fazia 2 anos que eu estava interessada em ler "Nada", então finalmente fui e comprei. Achei a história um tanto quanto esdrúxulo, incomum, mas ainda sim impactante. Sinceramente, acho que muitos acabam pensando em algum momento, assim como Pierre. Acho que vale muito a pena lerem! Apenas não era como eu esperava, por isso o "bom".

mia 23/06/2021

memorável
acho que o iniciei com muitas expectativas e no fim fiquei frustrada, achei um pouco ?exagerada? a história e não me prendeu muito. talvez eu não tenha conseguido absorver oq o livro queria passar, todavia ainda assim se tornou um livro memorável

dai 14/06/2021

Leitura perturbadora que nos faz refletir
Primeiramente, não se engane pela capa: esse livro não aborda nenhum romance e nem sequer uma relação de amizade. Segundamente, se você é sensível, talvez não seja uma leitura adequada para você pois a escrita é bem crua e aborda alguns tópicos pesados.

Esse livro foi uma das leituras mais diferente que já fiz na vida. Não foi uma leitura prazerosa, não foi um livro que engoli em um dia. Apesar de conter poucas páginas, li aos poucos pois o que ele aborda não é tão fácil de ler assim. Acredito que esse livro será considerado polêmico para muitos.

Muitas partes do livro me causaram estranheza e me questionei o porquê, não conseguia ver sentido na pilha de significados. Mas acredito que objetivo da autora foi colocar para nos refletir sobre a vida, o que nós damos importância, como lidamos com ela e o mais importante: o que somos capazes de fazer para defender aquilo que acreditamos.

Bia 05/06/2021

Que livro doido! Nunca iria imaginar o rumo que a história levou, e quanto mais bizarra ficava, mais eu queria saber quando ia acabar.

Carol lina 04/06/2021

o famoso "não julgue o livro pela capa"
Antes de ler a sinopse, pela capa, achava que era mais um romance curtinho e direto ao ponto, aqueles sem enrolação, mas ao ler a sinopse e ver uma youtuber falando sobre me interessei ainda mais pela tematica, o que eu não imaginei é que seria como ele é...
A leitura é bem fluida, a historia bem interessante, mas nunca havia lido algo parecido, por mais que seja narrado por uma criança, em algumas partes da historia eu fiquei :O
Ao longo da historia surgem uns questionamentos que realmente faz qualquer um parar pra pensar, o que é legal, mas o final foi um pouco, sei lá, absurdo, inesperado, mas o livro é bem legal, sim. Recomendo.

Jyane.M 03/06/2021

Sem noção e superficial em tudo que tenta ser
O livro tenta passar uma mensagem que no fim das contas não tem desenvolvimento e é superficial. Tem muita coisa exageradas e chega a ser até ridículo kkkk nota DÓ. No fim a leitura pra mim foi meio blé e ridículo, só terminei pq já tava na metade msm.
Br_biah 17/08/2021minha estante
Tô tentando continuar porque também estou na metade, mas não sei se irei conseguir. Muito caótico!

Jyane.M 17/08/2021minha estante
Aí amg eu te entendo, não indico muito kkk no final é só isso q foi até agora msm lento e só continua o q começou desde o inicio do ciclo da pilha...

Amanda Sodré 27/12/2021minha estante
Concordo totalmente! Achei o mesmo. Pensei em desistir da leitura, mas só continuei tbm pq estava no meio do caminho. Foi caótico! Pior livro que li esse ano. Detestável e desnecessário

nomundodesalem 02/06/2021

Resenha por @nomundodesalem
#ResenhadaSalem⁣

Nada // Janne Teller // 128 Páginas // 4,0 ⭐⁣

🌳⁣

Certo dia, Pierre Anthon, um dinamarquês estudante do sétimo ano tem um surto e passa a dizer que nada importa. Desde então Pierre abandona a sala de aula e passa a viver seus dias nos galhos de uma ameixeira e todo dia na ida e na volta de seus colegas a escola ele tenta⁣
os convencer de que nada da vida importa, e ele faz isso jogando ameixas em seus colegas.⁣

Os colegas cansados de não conseguir fazer Pierre desistir e descer da árvore, começam fazer uma pilha de objetos que significam muito para cada um deles na forma de persuadir Pierre e mostrar o quão errado ele está.⁣

O problema é que a pilha que começou com algo simples acaba por cada vez ficar mais sombria e acaba saindo do controle e vira um competição macabra.⁣

🌳⁣

"Morrer é fácil porque a morte não tem sentido. E a morte não tem sentido porque a vida também não tem."⁣

Pois esse livro você pode julgar pela capa, já que ao olhar a capa você pensa que o livro se trata de um romance, mas de romance ele não tem nada.⁣
E mesmo lendo a sinopse o livro não parecer ser tão bizarro como ele realmente é, e falo isso pois foi o primeiro livro que li que algumas cenas me fizeram ter nojo o suficiente para ficar enjoada ao ponto de querer ⁣
botar tudo para fora.⁣

É um livro que precisa ter estômago e cabeça para entender o que a autora quer dizer com ele, comigo funcionou muito bem e por incrível que pareça me prendeu muito, mas muito mesmo.⁣
Sim, talvez possua algumas pontas soltas, questões de como: Se o Pierre achava que nada importava por que ele acabava se importando tanto em que as pessoas se importavam? Como é que se passaram 4 mêses e ele ainda estava lá na ameixeira? E os pais dele, que não viram e nem se importaram que o menino não estava mais na escola?⁣
Fica aí uns questionamentos. ⁣
O que mais gostei foi que a autora conseguiu me passar que o significado da coisas é totalmente relativo.⁣

Foi um livro que eu não achava que seria tudo isso mas no final acabou sendo ótimo para se pensar em várias coisas.⁣
Indico demais a leitura⁣

Um beijo, Salem 🧙🏻‍♀️

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

Dry 01/06/2021

"Você começa a morrer no instante em que nasce"
É horrível dizer que gostei desse livro, iniciei acreditando tratar-se de um romance devido a capa, e estar a procura de algo mais leve... Mais o que encontrei aqui foi totalmente o oposto. Esse livro realmente foi inexplicável, forte, e absurdo, eu entendi a mensagem da autora.. sobre correr atrás do vento, e sei que o descontrole na busca pelo significado foi proposital.. apesar de não tornar mais fácil digerir a história. Adolescentes cometendo coisas horríveis, e principalmente o quanto um ser pode influenciar outro a cometer atrocidades..

RobertaToussaint 20/05/2021

Qual o sentido da sua existência?
"? Morrer é fácil porque a morte não tem sentido ? gritava ele. ? E a morte não tem sentido porque a vida também não tem. Mas divirtam-se!

Sobre o livro: Nojento, repugnante, violento e cheio de gatilhos."

Vou apenas começar dizendo que não tenho nenhum problema com o fato do livro ser sombrio, violento e com niilismo extremo. Eu também não tenho nenhum problema com o questionamento filosófico sobre a vida ter significado ser uma questão importante, embora, eu pessoalmente não entenda o niilismo existencial.

É  um romance descomplicado para os padrões filosóficos, mas suas implicações perturbadoras irão ressoar tanto com adolescentes quanto com leitores mais velhos. Com apenas poucas páginas, Nada,  mostra um olhar arrepiante e inesquecível para a depravação humana e nossa busca desesperada por significado em um mundo sem sentido.
Este é um livro imperdível, juro.

Um dia, Pierre Anthon, um dinamarquês do sétimo ano percebe que nada importa. Ele declara essa revelação ?A Terra tem quatro bilhões, seiscentos milhões de anos, e você vai chegar a cem no máximo! Nem vale a pena se incomodar,? a seus colegas de classe, e sai da escola, passando a residir em uma ameixeira próxima de onde joga ameixas em seus colegas no caminho de ida e volta para a escola.

Ele não pode estar certo, pode? Algo deve importar. A narradora Agnes e o resto dos colegas de Pierre Anthon certamente pensam que sim - e, ainda assim, eles não conseguem se livrar desse fiapo de dúvida. E se apesar de tudo o que lhes foi dito, apesar de tudo em que gostariam de acreditar, nada realmente importasse? Eles têm idade suficiente para ter medo da pergunta, apenas jovens o suficiente para não ter uma resposta.

Eles decidem provar que ele estava errado da única maneira que sabem: pegando as coisas que mais importam para eles e empilhando-as em uma serraria abandonada. O ?monte de significados?, como eles chamam - isso vai mostrar a ele! Mas seu projeto rapidamente sai do controle; os alunos tentam superar uns aos outros exigindo itens cada vez mais valiosos, transformando uma missão honesta em um perigoso jogo de vingança pessoal

Ao focar no drama entre as crianças, Nada, permite que seus temas fervam sob a superfície da história sem perder o ímpeto da trama. Tudo se transforma em uma palavra inefável (sempre quis usar essa palavra rs): "significado". É inerente? Está imbuído? Pode ser vendido? Perdido? Ocupado? Destruído? A busca por respostas custará caro a esses alunos e, no final das contas, pode ser tudo em vão. Pierre Anthon, entretanto, está rindo em sua ameixeira...