Nada

Nada Janne Teller

Resenhas - Nada

Filipe.Mello 05/09/2021

Antes não fosse nada
Odiei! Com todas a células do meu ser! Odiei!

Esse livro só tem uma estrela e não metade de uma, porque a proposta é interessante. De resto, joga fora.

O livro começa por uma caminho em que pensa: vai ser muito fofo e vai ficar falando sobre o sentido da vida e tals, mas que ódio.

Esse livro conseguiu ir para caminhos cada vez mais absurdos envolvendo roubo, intolerância religiosa, estupro, mutilação e assassinado. Odiei!

leticia 04/09/2021

tirou meu niilismo deixando apenas o niilismo
achei q ia ser um livro fofinho sobre encontrar significado na amizade ou sei la, nao tava preparada pra Isso

stephen king temos visitas

Damien 01/09/2021

Wtf essa capa?????
Sério, to até agora tentando entender o motivo dessa capa, nada tem a ver com o conteúdo do livro.

Mas falando sobre o livro em si, creio q tenho muito oq digerir sobre oq acabei de ler. É um desses livros q tem um efeito bola de neve tão catártico q ao término da leitura é até difícil entender oq achamos.

Apesar de não ter me sentido tão capturado pela história devido a minha antipatia pelos personagens e tbm por achar q ele poderia ter ido mais além nas discussões, devo reconhecer q é sim uma leitura bem rica e q abre infinitos debates e questionamentos.

É difícil restringir esse livro a apenas uma temática, quando encontramos diversos assuntos relevantes durante a leitura. Seria sobre crueldade humana? Sobre o quão podre a humanidade é? Sobre o ódio? Sobre a deterioração q a vingança trás à nossa mente? Sobre a vida? Sobre mostrar o quão supérfluos nós somos?

Acho q, no fim das contas, esse livro intitulado Nada, na vdd, é sobre tudo.

Vic 27/08/2021

Nada do que eu esperava...
Li o livro rapidinho pois ele é bem curto, e me surpreendi com o caminho que levou. De início achei que seria algo quase fofo mas com uma pegada séria porém de repente se tornou uma leitura pesada com muitos acontecimentos absurdos e horríveis. Talvez a intenção seja mostrar a parte podre do ser humano e a obsessão das pessoas em serem algo mais, de todo modo, choca o leitor.
É um bom livro mas não recomendaria diretamente. É aquilo né, quer ler? Leia por própria conta e risco.

Kim 21/08/2021

Macabro
A proposta do livro é muito interessante. Porém é desenvolvido de uma forma absurda. Que crianças malucas são essas e precisava mesmo dessas cenas violentas?

Gabritchka 20/08/2021

O último a surtar apaga a luz.
Esse livro é uma narrativa sobre o passo a passo da autodestruição. Ou um passo a passo do que se deve fazer para EVITAR a autodestruição. De como cada personagem se destruiu (primeiro) e, logo após, contaminou todo o seu círculo social mais próximo ao disseminar as instruções.

Esse livro é um verdadeiro caos, um caos interior que transborda e torna tudo o que compõe seus arredores exteriores, igualmente, caótico. É como um alerta sobre os perigos de colocar a teoria à frente da prática. É perigoso pensar demais e viver de menos. Se trancafiar na lógica fria aliada à falta de vivência.

Para deixar as coisas mais claras, para mim o livro soou como um grande grito de : para de tentar palpar o significado de estar vivo. Não adianta. Você só tem como significar sua existência limitada por dias, indefinidamente, numerados, vivendo-a de fato. Tem coisa que não tem como ser definida.

O livro se passa, desde a primeira linha, como uma espécie de suspense estoico-niilista. Só que a resposta esperada no fim deste thriller não é ?quem matou coronel Mostarda, em que cômodo e com qual instrumento?, mas sim qual é a resposta definitiva no que diz respeito a qual é o sentido da vida. Para os personagens, o significado é definir um significado e provar que há provas cabais palpáveis que materializam o sentido da vida. Não, não é spoiler, isto está explicitado desde a primeira linha.

É uma narrativa sobre o desespero humano obcecado por provar que a humanidade faz sentido. Que abrindo mão do que importa para exibir o seu objeto de importância ao grande público, você chega a definição material do sentido da vida. E em se tratando disto, é óbvio que não tem como tudo não se transformar em um grande surto caótico. É interessante de se presenciar, é valioso de se tirar a lição de ?cuidado ! Talvez você esteja se afastando de viver para provar a terceiros que sua existência é rica de sentido. Não faz sentido.?

E o interessante é que falta amor. Como uma busca por definição de significado não enaltece o amor ? Pois é, não tem como faltar amor sem sobrar o vazio que leva ao ódio. Não tinha como o final ser outro em se faltando amor. Para mim, tudo nesse livro é memorável e valioso. É só entender o que o autor quer passar, que é o reverso do que se deve fazer. Não é sobre incentivo à autodestruição, é sobre conhecê-la e entendê-la o suficiente para jamais levá-la a cabo.

Dani Dias 18/08/2021

Tenso
Comecei a ler pra afugentar pensamentos niilistas ?achando que seria esse o intuito do livro ? mas concluí a leitura sendo muito mais niilista kkk

Sarinha 13/08/2021

a coisa mais caótica que li nos últimos tempos
Quer uma leitura muito agradável pra te prender, mas depois fica perturbadora talvez até demais, mas não dá pra largar? Leia este livro. Eu fiquei enojada. A capa literalmente não tem nada a ver com o que aconteceu ou com os personagens. Leitura pra terminar um dia

NÃO ACREDITO QUE ELES FIZERAM TUDO AQUILO AAAAAAAAAAAAAA

Taísa 12/08/2021

Nada mesmo
A premissa é bacana e achei q ia trazer reflexoes sobre o sentido da vida, mas o desenvolvimento só trouxe situações bizarras com violência gratuita.
Filipe.Mello 05/09/2021minha estante
Essa resenha me define. Extremamente arrependido de ler esse livro.

yaxmiins 27/07/2021

Premissa boa, execução ruim
Adorei a premissa do livro em nos permitir refletir sobre a vida e os significados que temos para continuar vivendo. Achei sensacional a ideia da pilha de significados, porém, a história tomou um rumo macabro e que não me agradou, pois estava esperando que esse assunto fosse tratado com certa leveza. No entanto, entendo onde a autora quis chegar com toda essa bizarrice. Os caminhos percorridos em busca de significados para nossa existência são caminhos muitas vezes assombrosos e frustrantes. O livro é um soco no estômago e também requer estômago para lê-lo.

Dy 16/07/2021

doidera
gente o que foi esse livro?? a premissa é ótima, pena que a execução não foi tão legal. A pilha de significados tinha tudo para dar certo, porém ao usar muito da violência e extremismo ficou estranho. E o destino de Pierre? esperava mais. Fora que a escrita é um tanto cansativa.

Jessica 16/07/2021

Você começa a morrer no instante em que nasce.
É um livro extremamente rápido de ser lido, mas não é digerido na mesma velocidade.
Um grupo de adolescentes tenta convencer um colega de que a vida tem significado e nessa busca, as coisas saem COMPLETAMENTE do controle. O ideal do grupo é construir um pilha de significados, dessa forma Pierre (o colega crente de que viver não tem significado algum e de que nada importa), seria convencido e pararia de gritar aos quatro ventos de que tudo o que faziam era uma grande bobagem.
Infelizmente, no livro fica muito claro o quanto o desejo por vencer o colega se transforma em loucura e a história toma um tom mórbido e grotesco.
É uma história macabra, que traz a tona as partes mais cruéis e desumanas em uma pessoa.

"Choramos porque havíamos perdido algo e ganhado algo. E porque perder doía tanto quanto ganhar. E porque sabíamos o que havíamos perdido, mas ainda não conseguíamos pôr em palavras o que havíamos ganhado."

Yas (@vestigiosdesolitude) 14/07/2021

Não se engane com a capa, ela não tem nada a ver com o livro kkkkk não é um romance, nem nada desse tipo!!!
Acho que não tenho condições de fazer uma resenha pra esse livro ?, mas fiz minha própria interpretação dessa história e acredito que todos que lêem vão acabar tendo sua própria também, nenhuma será mais certa que outra, apenas interpretações diferentes e com a mesma importância.
Bem acabei lendo até o fim, na curiosidade de como ia desenrolar essa história, acabei acertando o palpite quanto ao final, ainda no meio do livro, mas a leitura, valeu a pena pra mim. Foi uma leitura rápida, o livro tem poucas páginas e traz algumas reflexões bem interessantes.
A história traz assuntos como o sentido de estar vivo, o que é estar vivo, qual a importância de está aqui, a necessidade de encontrar um propósito, um significado, o seu lugar no mundo. Vejo como se os personagens estivessem em processo de transição entre infância/ adolescência, e todas as verdades cruéis, questionamentos e pressões que cercam esse momento, que deveria ser levado de maneira saudável e bem conduzida, o que na maioria das vezes não ocorre, causando grandes prejuízos a essas pessoas.
Enfim, é difícil colocar em palavras tudo que foi lido e a minha interpretação pessoal, mas vou deixar alguns Quotes aqui em baixo pra vcs ?
? QUOTES:
"Deveríamos ser algo na vida. ?Algo? queria dizer ?alguém?, e, mesmo que ninguém falasse isso em voz alta, tampouco era algo não dito."
"Porque tudo só começa para acabar. Você começa a morrer no instante em que nasce. E isso vale para tudo."
"É tudo um grande teatro, tudo fantasia, fingindo ser o melhor exatamente nisso."
"Dentro de poucos anos, vocês estarão mortos e esquecidos, então deveriam começar a se acostumar."
"O edifício era tão cinza, feio e quadrado que eu mal conseguia respirar; e, de repente, era como se a escola fosse a vida; a vida não deveria ter essa aparência, mas tinha."
"éramos todos tão modernos e conhecedores da vida e do mundo que sabíamos muito bem que tudo se tratava mais de como as coisas pareciam ser do que de como de fato eram. De qualquer forma, o mais importante era se tornar algo que realmente parecesse ser algo."
"Mesmo que aprendam algo e que pensem que são bons, sempre haverá alguém melhor que vocês."
"Mas você vai perceber que é um palhaço em um circo inútil, onde todos tentam convencer uns aos outros de que é fundamental vestir-se de um jeito esse ano e de outro jeito no ano seguinte. E então descobrirá que a fama e o grande mundo estão fora de você e que você está vazia por dentro e que, aconteça o que acontecer, isso nunca vai mudar."
"O melhor que podemos fazer pelo futuro do mundo é morrer!"
"um calafrio percorreu meu corpo enquanto eu pensava em quantas pessoas diferentes podem haver dentro de uma só pessoa."
"nossos sorrisos desapareceram, substituídos por uma máscara exatamente como aquela que os adultos usavam. Isso nos mostrava, claramente, que talvez não houvesse muita coisa que realmente importasse."
"Os dias se pareciam. E, embora esperássemos ansiosos pelo fim de semana, ele sempre nos decepcionava e então era segunda-feira e tudo recomeçava. E isso era a vida e nada mais. Começamos a entender o que Pierre Anthon queria dizer. E começamos a entender por que os adultos tinham aquela aparência."
"Ele tinha culpa por perdermos a vontade de viver e de ter um futuro e por nossa confusão completa em relação a tudo."
"Morrer é fácil porque a morte não tem sentido ? gritava ele. ? E a morte não tem sentido porque a vida também não tem. Mas divirtam-se!"

Nathaliacostad 08/07/2021

Nada
Com um capa completamente sem relação com a história, um menino percebe que a vida não tem sentido e resolve passar seus dias em cima de uma árvore.

O livro se inicia com um grupo de alunos de uma escola tentando provar para esse colega que a vida não é um monte de "nada" e resolve iniciar uma pilha de objetos que contenham significados. Entretanto, o que começa como uma ideia boa se torna macabra, egocêntrica e vingativa. As crianças se mostram cada vez mais sádicas e, enlouquecidas, cometem algo inimaginável no fim, sem mostrarem nenhum tipo de remorso.