Nada

Nada Janne Teller

Resenhas - Nada

Celeste.Vasconcelo 11/12/2021

Esse livro me fez refletir sobre o sentido da vida, não me trouxe uma resposta sobre isso, apenas mais dúvidas. E talvez seja exatamente sobre isso, buscar qual é sentido da vida,o que a gente acha que dá significado a ela e o que nos motiva a continuar.

Dayanne.abelha 10/12/2021

De 0 a 100 muito rápido
Eu to simplesmente sem nenhuma palavra para esse livro?o que foi isso que eu li???????? As crianças foram de 0 a 100 mt rápido gente! Leiam, não tem NADA que eu possa dizer sobre esse livro, mas que experiência de leitura foda, só leiam!

Livia_Labanca 28/11/2021

Gostei muita da escrita e do desenvolvimento que a história teve, porém ele me assustou demais, é um livro muito forte

tgrbrc 25/11/2021

que livro ruim
Se a intenção principal da autora era fazer um livro que fica na cabeça por mais tempo que o necessário, parabéns, ela conseguiu. Tem vários gatilhos, do tipo gore (contra animais), intolerância religiosa, uma parte que eu não me lembro muito bem mas tenho certeza de que foi estupro, fora um monte de questionamentos estranhos que às vezes me dão raiva.
Sinto que perdi um tempo precioso da minha vida (horas relevantes em que eu totalmente poderia estar fazendo outra coisa) lendo esse desserviço à humanidade.

Akemi 23/11/2021

Intenso demais
Li sem ler a sinopse, eu só sabia dessa busca pra provar que existe um significado e jurava que era uma história fofinha sabe? Do nada tudo toma um rumo tão macabro que eu fiquei em choque e tem alguns gatilhos. Li algumas resenhas e entendi um pouco melhor o final sobre perdermos a cabeça quando contestam algo importante para nós mas mesmo assim não entra na minha cabeça como (*******SPOILER******) a Agnes compara a perda de um tamanco com um DEDO?! E só foram contar pra alguém quando tomou essa proporção? Acho que os personagens surtaram com algo que na vida real todo mundo ia olhar e falar "ah ele endoidou ignora" e pronto não teria todo esse alvoroço horripilante, achei meio vago o fato do Pierre só dizer que nada tem significado, aparentemente não tem motivo algum...pensando bem talvez essa parte seja uma questão que o livro deixa de propósito por conta do nada tem significado, nem importa e bla bla bla.

Br_biah 16/11/2021

Caótico
Foi do início ao fim uma tortura.
O livro é um questionamento sobre o significado/valia da vida, e sobretudo, sobre crianças que realizam atos desumanos e bastante cruéis. A maldade enraizada de uma forma tão sombria que me causou nojo e angústia.

KRG 13/11/2021

Não amei mais também não odiei
Como o próprio título diz, foi realmente assim. Tem partes do livros que realmente me fez refletir e também como me fez odiá-lo... Pq pra mim fizeram umas coisas muito banais, e quem quiser ler esse livro eu digo que tem gatilhos!!!
Fora isso a escrita e fluida, oq te faz querer terminar no mesmo dia e saber o final do livro.

fernanda3033 09/11/2021

janne teller precisa de intervenção
esse foi o livro mais repugnante que eu já li na vida. comecei a ler achando que traria questionamentos filosóficos ou qualquer coisa que valesse a pena dedicar meu tempo mas não trouxe absolutamente NADA de bom. a autora tentou ser profunda e falhou miseravelmente, usando uma premissa boa para atrair os desavisados. não consigo acreditar que uma merda dessas ganhou prêmios, porque nem para provocar uma mísera reflexão ou debate relevante serve. é só violência gratuita.

que perda de tempo (e saúde mental).

juhmarcks 28/10/2021

????
cada vez que eu penso nesse livro, abaixo a nota que eu acho que ele merece. esperava um livro que me fizesse repensar sobre quais coisas tem valor pra mim e sobre a importância dessas coisas, que agregasse algo ao meu caráter, qualquer coisa positiva, mas recebi surto, personagens irritantes, estupro, assassinato, mutilação, sacrilégio, intolerância religiosa... dei 1,5 pela ideia e premissa serem boas, mas foi MUITO mal executado.

Bel 17/10/2021

misericórdia, o que aconteceu aqui? eu não sei o que dizer foi tudo muito oposto do que eu esperava e macabro, mas no geral eu gostei da experiência, no final tudo faz sentido e ao mesmo tempo não faz, tipo que?

Julia.Goulart 05/10/2021

Visceral
Realmente esse livro é super pesado, mas estranhamente familiar/nostálgico? Eu não tenho palavras para descrever o que senti ao ler... Tanto a busca pelo significado como a falta dele revelam o que há de mais sórdido dentro dessas crianças. E fica cada vez pior...
4 estrelas, porque esse livro revirou minha barriga e foi angustiante, ao mesmo tempo que sentia o quão real as emoções de cada personagem eram e não conseguia parar de ler .

Mari 29/09/2021

Qq foi isso?
Eu amei. Favoritei porque eu me identifiquei com o Pierre Anthon, eu pensava exatamente como ele.
Mas com certeza esse é um livro que ou você ama ou odeia!

Não indico! Fica pra vcs se devidirem!

mwrrie 24/09/2021

redenha nada // mt atrasada
li pra escola e achei até que bem legalzinho, acho q era p mostrar q a vida tem significado mas sai achando q nd vale a penakkkk. Não leria se n fosse p escola.

Maria Luiza 10/09/2021

Você começa a morrer no instante em que nasce.
(Sério, estou até agora tentando entender o motivo dessa capa, nada tem a ver com o conteúdo do livro)
É um livro extremamente rápido de ser lido, mas não é digerido na mesma velocidade.
Um grupo de adolescentes tenta convencer um colega de que a vida tem significado e nessa busca, as coisas saem COMPLETAMENTE do controle. O ideal do grupo é construir um pilha de significados, dessa forma Pierre (o colega crente de que viver não tem significado algum e de que nada importa), seria convencido e pararia de gritar aos quatro ventos de que tudo o que faziam era uma grande bobagem.
Infelizmente, no livro fica muito claro o quanto o desejo por vencer o colega se transforma em loucura e a história toma um tom mórbido e grotesco.
É uma história macabra, que traz a tona as partes mais cruéis e desumanas em uma pessoa.

"Choramos porque havíamos perdido algo e ganhado algo. E porque perder doía tanto quanto ganhar. E porque sabíamos o que havíamos perdido, mas ainda não conseguíamos pôr em palavras o que havíamos ganhado."
O último a surtar apaga a luz.
Esse livro é uma narrativa sobre o passo a passo da autodestruição. Ou um passo a passo do que se deve fazer para EVITAR a autodestruição. De como cada personagem se destruiu (primeiro) e, logo após, contaminou todo o seu círculo social mais próximo ao disseminar as instruções.

Esse livro é um verdadeiro caos, um caos interior que transborda e torna tudo o que compõe seus arredores exteriores, igualmente, caótico. É como um alerta sobre os perigos de colocar a teoria à frente da prática. É perigoso pensar demais e viver de menos. Se trancafiar na lógica fria aliada à falta de vivência.

Para deixar as coisas mais claras, para mim o livro soou como um grande grito de : para de tentar palpar o significado de estar vivo. Não adianta. Você só tem como significar sua existência limitada por dias, indefinidamente, numerados, vivendo-a de fato. Tem coisa que não tem como ser definida.

O livro se passa, desde a primeira linha, como uma espécie de suspense estoico-niilista. Só que a resposta esperada no fim deste thriller não é ?quem matou coronel Mostarda, em que cômodo e com qual instrumento?, mas sim qual é a resposta definitiva no que diz respeito a qual é o sentido da vida. Para os personagens, o significado é definir um significado e provar que há provas cabais palpáveis que materializam o sentido da vida. Não, não é spoiler, isto está explicitado desde a primeira linha.

É uma narrativa sobre o desespero humano obcecado por provar que a humanidade faz sentido. Que abrindo mão do que importa para exibir o seu objeto de importância ao grande público, você chega a definição material do sentido da vida. E em se tratando disto, é óbvio que não tem como tudo não se transformar em um grande surto caótico. É interessante de se presenciar, é valioso de se tirar a lição de ?cuidado ! Talvez você esteja se afastando de viver para provar a terceiros que sua existência é rica de sentido. Não faz sentido.?

E o interessante é que falta amor. Como uma busca por definição de significado não enaltece o amor ? Pois é, não tem como faltar amor sem sobrar o vazio que leva ao ódio. Não tinha como o final ser outro em se faltando amor. Para mim, tudo nesse livro é memorável e valioso. É só entender o que o autor quer passar, que é o reverso do que se deve fazer. Não é sobre incentivo à autodestruição, é sobre conhecê-la e entendê-la o suficiente para jamais levá-la a cabo.
@aleitoradelivros 07/01/2022minha estante
Melhor resenha!