Doutor Sono

Doutor Sono Stephen King
Stephen King

Resenhas - Doutor Sono

Pedro 31/01/2021

Ainda melhor do que O Iluminado!
Pra quem tem receio de continuações, eu recomendo demais a leitura de Dr Sono. É um livro muito mais fluido do que a obra original, até porque nós temos um King mais maduro.
Parem de perder tempo e vejam o que aconteceu com o garotinho Danny Torrance.

joaoggur 06/02/2023

Stephen, o King.
A influência da obra ?O Iluminado? na cultura pop é estrondosa. Uma geração de leitores ficou marcada com as detalhadas descrições do alcoolismo de Jack Torrance, o protagonista; e, sem dúvida alguma, uma geração de cinéfilos reverenciaram a obra prima de Stanley Kubrick. A cena de Danny, o filho médium de Jack, andando de triciclo pelo Hotel Overlook é uma das mais conhecidas do cinema. O que será que acontecera com ele após o trágico final da trama? É isso que ?Doutor Sono? desenvolve.

Os eventos desse livro se dão após o final de O Iluminado. Danny, agora Daniel, tal qual seu pai, se tornou um adicto no álcool, levando uma vida epicurista e beberrona. Isso muda quando, por volta dos anos 2000, ele se torna um frequentador dos Alcoólicos Anônimos. E, por volta da mesma época, consegue a receber mensagens de uma criança, que tal qual ele? é ?iluminada?.

Stephen King tem um estilo muito próprio de escrita. Seus livros nunca podem ser devorados. Precisam ser entendidos e calmamente saboreados. Ter já experiência com o autor me faz saber que, em cada momento em que involuntariamente julgo monótono, tenho a plena certeza que será sucedido por algo apoteótico e capaz de explodir cabeças.

Recomendo Doutor Sono para quem já tem certa experiência com o King, além para os apaixonados por essa história.

Frank.Cabral 06/06/2020

Um fim perfeito para a história de O iluminado
Assim que li O iluminado senti vontade de ler a sequência e saber o que acontecia com o então menino, Danny Torrance.
Ao começar a leitura, o livro me prendeu de cara mostrando que a escrita de King sempre é muito boa. Com um inicio com muitas informações e detalhes que complementam de forma esclarecedora a continuação da família Torrance, o livro mostra que veio para fazer jus ao primeiro livro.
Com muita diferença na escrita devido ao momento e ao amadurecimento do King na sua vida, o livro aborda mais personagens e diversos cenários que afloram a imaginação e enriquecem a leitura fazendo criar gosto por diversos personagens que são muito bem apresentados pelo escritor. O desenrolar da história com os personagens é simplesmente magistral e King não falhou ao escrever Doutor Sono.
Recomendo a todos a leitura desse livro, principalmente aos fãs de O iluminado, pois o fim é perfeito e como deve ser concluído. Uma leitura que vale a pena a todos que amam as obras de King.

alice 04/02/2022

Você vai lembrar o que foi esquecido...
"Hora de dormir, velhinho. Durma bem. Sonhe com um dragão e me conte de manhã."

Doutor Sono é a continuação de um dos meus livros favoritos da vida: O Iluminado. Confesso que tive muito receio de iniciar a leitura e me decepcionar, mas, a curiosidade em saber sobre a vida de Danny Torrance após os acontecimentos no Overlook me fizeram iniciar essa leitura e só posso dizer: que bom que fiz isso.

Dan Torrance se junta a Abra Stone para derrotar um grupo de criaturas bizarras que se parecem com humanos mas que andam pelo mundo há muito (muito) tempo e no meio disso tudo, Dan precisa lidar com seus próprios demônios interiores: o vício na bebida, o temperamento explosivo que herdou do pai e os fantasmas do seu passado.

O livro funciona muito bem, a interação entre a Abra e o Danny é tão boa que na minha opinião, deixaram a Rose da Cartola como uma simples coadjuvante e a transformaram em uma vilã na maioria das vezes, irritante.

King abordou e retratou o vício do Dan de forma realista, a angústia dele sempre que a vontade de dar um gole surgia e a força para resistir a esse impulso me deixavam aflita e cada ano que ele passava sem beber me deixaram orgulhosa, senti todas essas coisas como se fosse uma amiga próxima dele.

Doutor Sono tem personagens maravilhosos, cativantes e um enredo que apesar de ser assustador possuí momentos de superação e relacionamentos de aquecer o coração. É mais uma história sobre superar seus medos, tendo em mente que as coisas feitas no passado sempre permanecerão lá e que é preciso viver apesar disso. Falar sobre essas coisas pode (na maioria das vezes) diminuir o peso delas.

Ah, o trabalho do Danny no asilo é tão bonito, não foram poucas as lágrimas que caíram enquanto eu lia esse livro.

Lip 07/03/2022

Doutor Sono, que história linda !
Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de doze anos com um grande poder. Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível da infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Por fim, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o Doutor Sono. Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela.

Minha opinião: Eu subestimei o King, não achei que essa continuação depois de tanto tempo seria boa, nem um pouco, achei até que seria mais pra "encher linguiça" do que outra coisa. Só que era o King e eu fui mais uma vez surpreendido pela sua incrível escrita mesmo depois de já ter lido inúmeras obras do Mestre.

SPOILER AQUI : Acabei gostando mais do Livro (óbvio) do que o filme (mais óbvio ainda), porque o diretor ou roteirista sei lá, mudou muita coisa importante da Obra original e que não fez sentido lá. Tanto que a viagem que o King dá para justificar do porque Abra chamava Dan de "Tio Dan" foi cortada do filme.

Fora que uma grande parte dos personagens do Verdadeiro Nó que são super relevantes no livro, no filme só estão lá pra dizerem que estão, porque não fedem nem cheiram. Acho que a única coisa boa do filme foi ter mudado a Etnia da Abra, porque aquela criança do filme arrebenta em todos os sentidos ! Ela é uma excelente Abra Stone.

Sobre o enredo, eu gostei de como o King conduziu as conversas de Dan com Abra, como se ele fosse alguém que quer fazer mal a ela mas que a gente sabe que não e ele mesmo sente medo ao ver que tem gente que ela conhece passando e ele não quer ficar junto dela.

OUTRO SPOILER AQUI : Outra coisa super importante pra trama do Livro é o AA, que no filme não passa de algumas reuniões mas não passa disso. No livro Dan passa 10 anos sóbrio até encontrar Abra e seus amigos Billy, Casey e Dr John Dalton o ajudam nessa empreitada porque sabem que ele está limpo. Casey nem tanto mais os dois mesmo.

OLHA SÓ MAIS UM SPOILER : não curti quase nada da adaptação (somente a atriz da Abra e a Atriz da Rose Cartola), não curtiu a bobagem que eles fizeram com alguns personagens, inclusive mataram o pai e o Billy que no livro já é um idoso de mais de 70 anos. No filme o Billy morre com um tiro num lugar que ele nem foi no livro. Fora que mataram o Pai da Abra e ele nem em casa estava com ela no livro. Até o "personagem principal, o Dan morre nessa bosta de filme e na Obra original ele não chega nem perto de morrer.

Enfim, curti muito o livro, o fato de que o poder do Dan ser lindo é incrível. O que faz ele ter a alcunha de Doutor Sono é espetacular. Vale muitoa pena e se tornou um dos meus livros preferidos do King.
Abelita.Azevedo 07/03/2022minha estante
Terminei de ler hoje! E meuuu que bom que o filme não tem nada a ver!
Eu sou completamente apaixonada pelo Danny! Mas não fiquei entusiasmada pela Abra
Como sempre os detalhes que King nos dá são um deleite
Nossa eu fiquei tão entusiasmada quando o Verdadeiro Nó começou a morrer! Hahaha
Um ótimo livro né

Flávia Menezes 07/03/2022minha estante
Lipe, que delícia de livro esse, não é? Eu também fiquei muuito surpresa com uma continuação tão boa assim. E me encantou também. E assim como você, mais uma vez fiquei frustrada com um filme baseado em uma obra do King. Acho que só a versão nova do ?IT? que se salva mesmo! ??

Lip 07/03/2022minha estante
Isso eu concordo com você, Abelita. A Abra do filme foi perfeita mesmo sendo descaracterizada mas eu vi a menina do filme como ela. Mas eu curti muito a Abra poderosa do livro também.

Lip 07/03/2022minha estante
Flavia, esse livro se tornou um dos meus preferidos. Foi incrível ler e não sei porque demorei tanto tempo pra ler. Pior que o filme não é ruim, pelo menos não todo ruim mas ele da relevância pra quem não tem a tira relevância pra quem deveria ter, ex da Conchetta que é super importante pra história e foi cortada, aliás nem aparece. E descaracterizar o Verdadeiro Nó como velhinhos pra colocar gente totalmente aleatórias que não valeram de nada foi muito ruim.

Abelita.Azevedo 07/03/2022minha estante
Sim Lipe! A Abra do filme foi muuito boa! Não conseguia pensar em outra lendo o livro
Poderosa sim e muito, depois que a gente descobre o "parentesco" só pensava como ela parecia com o Jack
E eu tinha pavor dele! HAhah

Lip 07/03/2022minha estante
Eu gostei que ela tocou o terror no Verdadeiro Nó quando ela quase 2 mil km ou mais se eu não engano conseguiu perceber a Rose. O pavor que o Corvo sentiu eu tive que rir porque amei essa parte kkkk

Kkkkkk
Eles ficaram com medo real!
Eu amei quando ela telefonou e chamou a Rose Cartola de covarde kkk
A bichinha era corajosa

Lip 07/03/2022minha estante
Eu achei engraçado a Lucy quando descobriu que Abra provocou a Rose, eu morri de rir kkkkkkkk

Marillia.Lopes 20/03/2020

Mais um Livro Maravilhoso que conheci através de uma LC, nessa continuação o king me conquistou logo de cara, o autor teve umas sacadas, usando fatos reais pra ilustrar alguns acontecimentos e com isso me envolvi muito mais com essa história!
A história em si foi eletrizante me peguem amando e odiando o mesmo personagem em diferentes momentos da narrativa. Mais uma vez me surpreendi com o quanto amei o livro do autor e pasmem a menina medrosa leu king a noite ?? felicidade define e mostra o quanto a história é envolvente!
Minha recomendação pra quem ainda não leu essa continuação é que leia o quanto antes. Essa é sem dúvidas uma das melhores continuações que já li e claro favoritei mais esse livro! .

Letícia - @letileitora 05/06/2021

Como ficou Danny Torrance após os trágicos acontecimentos do Overlook?
Doutor Sono se passa 30 anos após O Iluminado, e nessa história vamos acomapanhar os traumas e as marcas que o overlook e a iluminação deixaram na vida de Danny.
Porém, esse livro vai muito além disso.
Danny não é o único garotinho iluminado do mundo (como ja é explicado no primeiro livro, a iluminação é um tanto quando comum, porém varia o tamanho do poder de cada um), aqui vamos conhecer Abra, uma garotinha iluminada que possui um poder ainda maior do que o de Danny.
Também nos é apresentado o Verdadeiro Nó, uma seita que usa crianças iluminadas para se manterem vivos e jovens por muitos e muitos anos.

O livro é incrível, perfeito em cada detalhe, toda a ação e desenvolvimento que eu senti falta no primeiro foi entregue aqui.

A história conta com vários personagens e, como ja é de se esperar, cada um deles é muito bem trabalhado e muito necessários para a história.

Foi uma leitura super rápida que me envolveu desde a primeira página, aconteceram vários plots twists que foram me prendendo cada vez mais.

Eu admiro demais a criatividade do King, pois em cada livro que leio dele me deparo com histórias bizarras e que ele consegue convencer muito o leitor de que aquilo poderia ser real (pelo menos eu me sinto assim hahah) e acho que é por isso que as histórias dele conseguem me prender tanto e as vezes rendem até uns pesadelos hahah.

O final é perfeito, é o "encerramento" perfeito para o Danny e o Overlook, e eu não poderia imaginar algo melhor.

ATENÇÃO: o livro possui gatilhos para pedofilia (no começo apenas) e cenas bem violentas.

Mais uma grande obra do mestre, e muito melhor que O Iluminado em minha opinião.

nana 09/11/2023

Vish
Acabei faz séculos mas esqueci de concluir aqui e agora n sei o q falar so sei q o veio acertou de novo li com o meu amado e amei

Alice 24/11/2021

Mais uma obra de qualidade que eu li do Stephen King! A história é ágil, muito engajante, não é de terror, mesmos as cenas tensas não senti medo, mais ansiedade se os protas seriam mortos, mas a vilã é de respeito, bem como as motivações, confesso que o clímax não foi bem o que eu esperava mas não consigo deixar de gostar do livro por conta disso.

Luisa.Thieme 26/12/2020

Melhor do que eu imaginava
Esse livro me surpreendeu!
Não vou mentir pra você que o começo é lento e desanimador, eu não dava nada pra esse livro.
Talvez foram as baixas expectativas que fizeram eu gostar tanto.
Na minha opinião, e vejo pelas outras resenhas que ela não é única, superou o iluminado pela maior quantidade de personagens profundos e importantes. Achei muito bem construído.
Sem dúvidas King mostrou o porquê da sua fama em mais um livro: escreve bem p caralho!!

Marina Aires 23/03/2023

O maioral!!
Eu sou muito muito medrosa, e como os filmes do Stephen King é de terror nunca tinha assistido nenhum e muito menos os livros. Quando minha amiga me indicou o livro eu fiquei receossa de ler e ser terror, porem não senti em nenhum momento. Pelo contrário é um livro muito bem escrito, com suspenses muito bons e ótimos plot twist. Eu comecei o livro com uma descrença de que seria bom. Me surpreendi muito, eu não consegui parar de ler, me envolvi muito com a história. O escritor realmente teve muita criatividade para escreve lo e se todos os livros dele forem um pouco assim são incríveis. Realmente virei fã!!!