Garota, Interrompida

Garota, Interrompida Susanna Kaysen

Resenhas - Garota, Interrompida

Dalila79 13/01/2024

"Talvez eu apenas flertasse com a loucura."
Winona Ryder me fez descobrir o filme. Após vários e vários meses, a coincidência quase inimaginável pra mim: também possuo transtorno de personalidade limítrofe. Também sou Borderline.
E não há uma linha deste livro que eu não compreenda perfeitamente.
A dúvida sobre a sanidade. A internação e o convívio com pacientes num hospital psiquiátrico.
Susanna Kaysen - a autora - cuja história do livro é verídica, foi interrompida como eu. Não sei se é algo que se supera, porém, nós duas encontramos algo dentro de nós e continuamos.
O trecho que mais me impactou:
?Na verdade, eu só queria matar uma parte de mim: a parte que queria se
matar, que me arrastava para o dilema do suicídio e transformava cada janela,
cada utensílio de cozinha e cada estação de metrô no ensaio de uma tragédia.?

Garota, interrompida já é um dos meus livros favoritos da vida!

Only the Gabi 12/01/2024

"Minha vida, interrompida durante a música dos 17 anos"
Amo livros iguais a esse, que mostram o passado de alguma pessoa, como um diário. Um livro que te faz pensar e por isso indico muito ele

"Na verdade, eu só queria matar uma parte de mim"

"Queria seguir sozinha em direção ao meu futuro"

"Não quero atravessá-la de
novo"

Alexwnce 06/01/2024

É bom, só não é tão aprofundado.
"Os lunáticos são como os rebatedores escalados em uma partida de beisebol. Muitas vezes, a família toda é louca, mas, como não se pode mandar uma família inteira para o hospício, um de seus membros é declarado louco e internado"

Honestamente, eu não sabia exatamente o que esperar no começo, só li pela recomendação de uma pessoa, mas acabou me surpreendendo em vários aspectos.
Esse livro me deixou sem palavras até o final dele, Pois retrata de assuntos muito pesados e eu recomendo ver a lista de gatilho antes de ler.
? Eu acho que esse livro não aprofundou tanto as personagens que aparece nele. A Lisa parece ser a única personagem que começou a ser aprofundada mas nunca passou disso.
? Gosto como foi mostrado de forma realista e sem romantização como é ter um transtorno mental, em nenhum momento eu senti que estavam romantizando algo, o que é raro nesse tipo de livro.
? Susanna é a personagem principal mas até o meio não vi ela como alguém tão importante para a história, não estava me conectando. Do meio para o final percebi como ela é uma personagem realista e que apesar de seu transtorno de personalidade ela consegue viver sua vida normalmente, isso pode inspirar várias pessoas e dar alguma esperança, como aconteceu comigo.
? Esse livro nos faz ver como eram os hospícios há um tempo atrás, que ainda bem não existem mais. Na maior parte do tempo você vê como não são tratados como humanos, sendo "acalmados" por remédios a força, forçando alguns a fazer eles fazerem tratamento de choque e até mesmo os colocando em solitárias. Me senti tão frustrado, com medo e com raiva por todos os personagens serem maltratados assim, até mais que os personagens, me irritava como eles já estavam acostumados com essa situação e achavam normal quando não deveria ser.
Enfim, não vou me aprofundar, mas o livro é bom independente de tudo. Recomendo para pessoas que estão bem com sua saúde mental e estáveis, ou pode te dar gatilhos e você ficar mal, porque realmente é bem realista.

Bela || ðð 06/01/2024

Uma obra que faz você pensar
O que dizer desse livro? Nem sei por onde começar. Não achei que fosse gostar tanto, achei a leitura rápida e fácil. Adoro esse tipo de livro

camila1856 05/01/2024

Leitura que faz refletir
Por incrível que pareça, nunca vi o filme porque queria ler o livro antes, também não li sinopses e não sabia nada da história, e me surpreendi. Apesar do tema, é uma leitura leve e rápida. Um livro profundo, real, e muito reflexivo. Além de ser um um pouco divertido também. Ele me pegou de uma forma diferente, por ter pessoas próximas a mim com problemas psicológicos, e ele fez com que abrisse mais a minha mente e entendesse mais como funciona na cabeça de quem de fato vivencia isso. Amei! Já quero muito ver o filme, acredito que essa história de fato tenha ficado muito boa visualmente. :)

pie 03/01/2024

Tão bom quanto o filme.
Achei que ia chegar aqui na resenha do livro falando como o livro tinha sido muito pior que o filme mas, apesar de ser bem diferente do filme (que é um dos meus favoritos) é um livro muito bom. Me rendeu belas risadas e gostei muito das filosofias que ela tem. Resolvi ler por ser bem curtinho e achei bem legal.

jujupaludo 31/12/2023

?Recuperada. Será que minha personalidade havia cruzado aquela fronteira, onde quer que ela estivesse e seja lá o que fosse, para que eu pudesse retomar minha vida dentro dos limites da normalidade? Será que eu tinha parado de discutir com minha personalidade e aprendido a transpor a linha que separa a sanidade da insanidade??

pg. 171

Jvmaximo 28/12/2023

Leitura interessante
O filme ?Garota interrompida? é o meu filme preferido da vida. Amo cada personagem desse filme e gosto muuuuito da relação entre Susane e lisa. Amo toda a narrativa e o fim. E foi isso que me levou a querer ler esse livro. Tentei comprar ele de toda forma mas parece que sumiu da face da terra, então apelei pra um PDF na internet.
E o que eu posso dizer é que o filme se INSPIROU na obra e não é uma adaptação. Todos os personagens estão presentes, mas a trama que existe no filme é exclusivo do filme.
Mesmo assim foi bom ler uma história no mesmo universo que do filme que tanto gosto. Tem algumas poucas cenas que são estão presentes nas duas obras e tem cenas que me divertiram bastante no livro. O fim eu fiquei meio confuso.
Não acho que seja um livro que todos devam ler mas é um livro legal.

Amanda Meira 28/12/2023

Embora não seja fã de autobiografias, este livro conseguiu me envolver desde o primeiro momento, a ponto de ser lido em apenas um dia! A obra proporciona um mergulho íntimo na experiência da autora em uma instituição psiquiátrica na década de 1960.
Ao longo da narrativa, Susanna Kaysen compartilha detalhes vívidos de sua estadia na instituição, delineando suas interações com outras pacientes e os desafios emocionais que enfrentou. A história não apenas retrata de maneira honesta essa fase de sua vida, mas também aborda questões essenciais relacionadas à saúde mental, incitando uma reflexão profunda sobre a natureza da normalidade e como a sociedade lida com as complexidades do universo mental.
A narrativa é envolvente, proporcionando uma visão sensível do mundo da psiquiatria. A escrita é direta e sincera, capturando de maneira impressionante as emoções e os pensamentos tumultuados da protagonista. Este livro revela-se uma obra poderosa, explorando as profundezas da mente humana ao acompanhar a jornada de Susanna Kaysen através da doença mental e da busca pela compreensão de si mesma.

trizisreading 20/12/2023

Desordens Mentais
Esse livro é uma junção de diversos relatos vivenciados pela autora enquanto estava num centro clínico para tratamento de problemas mentais.

Desde experiências comuns cotidianas até os pensamentos que tinha acometidos por seu problema mental são relatados de maneira fluída e bastante clara.

É evidente que a autora busca comunicar ao leitor os seus pensamentos enquanto tinha uma ?crise?. São trechos de muita aflição, uma vez que podemos sentir como se a compreensão fosse deixada para trás a partir do momento que ela passava da fronteira da sanidade mental.

Ela traz também suas observações sobre suas colegas no centro clínico que, de certa forma, por serem todas ?loucas? eram compreensíveis uma para as outras.

O livro conta com muitas informações que não constam no filme, por exemplo o quadro do qual ela gostava muito e que deu origem ao título do livro. Por essa razão, gostei mais do livro.

É um ótimo livro, que nos abre a perspectiva de entender que a ?loucura? é muito mais normal do que imaginamos.
mirianbezerra 21/12/2023minha estante
fiquei interessada ?

trizisreading 22/12/2023minha estante
é muito legal. o filme é muito fiel ao livro, embora tenham cronologias diferentes, mas amei. livro de mulher doida kkkk

darlinha 28/12/2023minha estante
leu em português?

trizisreading 29/12/2023minha estante
@darlinha isso, em português

darlinha 04/01/2024minha estante
por onde vc leu amg?

bia 16/12/2023

Prefiro fingir e dizer que senti zero emoções, não entendi nada e não tenho pensamentos semelhantes

beenary. 10/12/2023

Garota interrompida em sua música.
Meu primeiro contato com a obra foi com o filme (como provavelmente ocorre com a maioria das pessoas), e não com o material original. Na adaptação cinematográfica, como esperado, as coisas ocorrem de maneira mais fantasiosa, pincelada, enquanto aqui as coisas estão um pouco mais no bruto. Tanto é que a autora poderia ter detalhado mais as coisas, mas preferiu falar superficialmente. Não é bem uma escolha ruim.

No filme é deixado em aberto o futuro das meninas que foram internadas na clínica, enquanto aqui é dito, primeira e obviamente, o futuro da autora, e depois o de algumas de suas conhecidas. Ao passo que isso trás menos esperança, também trás a sensação de se ter finalizado algo.

Tennesse Whiskey 02/12/2023

Todos deveriam ler esse livro
Foi uma leitura visceral, que deixa palpável a ideia de mente e como é a mente na perspectiva da loucura. São relatos fortes e vividos, recomendo fortemente!