Garota, Interrompida

Garota, Interrompida Susanna Kaysen

Resenhas - Garota, Interrompida

555shinemoon 14/09/2022

"Para muitas de nos, o hospital era tanto um refugiu quando uma prisão"
O livro é pesado, então se vocês quiserem ler, pesquisem os gatilhos, na verdade, sempre que vamos consumir algum conteúdo cinematográfico ou da literatura, devemos checar a classificação indicativa e se há algum gatilho, mais voltando ao assunto, a leitura é bem fluida, li bem rápido e gostei. Além da Susanna relatar sua vida no hospital (ou ate fora dele),tem vários capítulos que fazem a gente refletir sobre as coisas.

ana del rey 13/09/2022

?Alguma vez você já confundiu um sonho com a vida real??
Conheci a obra através do filme e me surpreendi por ser um relato real de uma garota que foi internada em um hospício em 1967. O filme torna tudo mais intenso e traz bastante coisas diferentes diante do que realmente aconteceu (em outras palavras, não é fiel à obra) mas o livro não deixa de ser bom por isso, é curto, super rápido de ler e você se pega refletindo sobre os questionamentos da Susanna e vendo a insanidade/loucura de outra perspectiva. De fato é uma leitura interessante.

Steph 11/09/2022

Um bom livro
Adorei conhecer um pouco mais sobre a história da autora. O livro tem um aura triste, envolta de incertezas e "loucura."
Fiz algumas marcações muito interessantes. É curto, narrado em primeira pessoa, e super rápido de ler. Vale a pena reservar algumas horas para conhecer a obra ?
Clarus 11/09/2022minha estante
e essa vírgula no nome do livro gente

Steph 11/09/2022minha estante
É proposital. Pra ser incômodo mesmo. A vírgula Interrompe onde não precisava interromper ?

taissa 06/09/2022

garota, interrompida
"A garota e sua música vivem em outro tipo de luz, a luz caprichosa e encoberta da vida, que só permite que nos vejamos e aos outros imperfeitamente, e raras vezes.",

Lili 03/09/2022

No começando eu estava achando o livro muito interessante, a leitura estava me prendendo mas depois começou a ficar cansativo e com uma narrativa que me deixou confusa.

Soy Zequinão 25/08/2022

Gostei mas não achei maravilhoso. Bem forte e impactante. Não acontece nada de muito interessante, até porque é a história da autora no período em que esteve internada na clínica psiquiátrica.

Aline Maia 14/08/2022

Insosso
Hoje eu tive um tempo livre entre compromissos e li esse livro de uma vez. Achei muito chato... Promissor, mas um porre.

A escrita de certa forma fluiu e foi bem interessante ver a perspectiva confusa da protagonista. Mas no momento em que a narrativa se propôs a ser mais "organizada" o livro ficou bem chato... Senti que rolou uma sugestão de aprofundar a história mas que não deu certo porque não teve reflexão. Ficamos com a impressão de que a autora carrega mágoa sobre seus anos de cárcere e tentou passar isso quando destrinchou os relatórios clínicos. Mas isso foi apresentado de maneira rasa.

Meu interesse foi ficando cada vez menor a medida que o tempo passava. Realmente imaginei que iria me deparar com uma experiência cheia de reflexões ou algo pelo menos minimamente profundo. Mas logo que finalizei a leitura a única coisa que pensei foi "por que esse livro é tão aclamado e super elogiado?"

A adaptação cinematográfica é superior e bem mais interessante.

elle37 14/08/2022

Fui introduzida a história pelo filme, gostei muito do livro. Eles se dão de forma bem diferente, então o fato de eu ter assistido primeiro não afetou de forma nenhuma minha leitura, a história é interessante mesmo para quem está familiarizado com ela e com as pessoas nela presentes. Achei interessante o fato dele ser um relato real, coisa que só descobri quando fui procurar sobre o livro e descobri que a autora é a protagonista. A leitura é bem fluída, mas em certos momentos essa fluidez não é tão presente. A obra retrata a vivência de mulheres com transtornos mentais na década de 1960. É uma experiência bem interessante de se ter, recomendo a leitura.

Juliane 10/08/2022

Demorei muito para ler apesar de ser um livro pequeno. Tem muitas partes lentas, que fazem a leitura ser cansativa. A parte que eu mais gostei foi o final, os questionamentos da sanidade humana, a compreensão do problema da protagonista foram as partes mais interessantes. Li por recomendação, então meio que também recomendo, mesmo não sendo um livro na minha zona de conforto.
alice 13/08/2022minha estante
foi bem a gab que recomendou

Juliane 19/08/2022minha estante
Menina, vi agora
Vc está certa

ste 10/08/2022

uma história mais sincera do que o filme.
lendo o livro me senti muito mais abraçada do que vendo o filme, o filme é como uma romantização de um certo modo, enquanto o livro é como um desabafo. achei ótimo, gostei muito desse livro.

camyle 10/08/2022

A repulsa sempre tem um quê de fascinação
conheci o filme primeiro que o livro e por isso, estava esperando uma outra história. mas isso não foi motivo para decepção. eu gostei muito do livro. e durante a leitura descobri que era um relato sobre a vida da autora, o que tornou tudo um pouco mais pesado. é um relato bem sincero de como foi ser uma jovem nos anos 60 com um transtorno. sobre como eram vistas como quebradas. é um conteúdo sensível, não recomendo a leitura para quem possa ter gatilhos. mas é uma ótima leitura.

Marcia 08/08/2022

Minhas impressões sobre o livro
Estou louca? Sou normal? O que é ser normal?
E foi nesse cenário, ano de 1965, que  passei "internada" no Hospital Psiquiátrico McLean em Cambrige- Massachusetts através do livro "Garota Interrompida" de Susanna Kaysen.
Trata-se da biografia da autora onde ela relata toda sua experiência, suas dores, decepções, angústia e progressos no período em que ficou internada por quase 2 anos. Aos 18 anos foi diagnosticada com Transtorno de Personalidade Limítrofe ou Borderline como muitos conhecem, após tentativa de suicídio.
Durante a leitura vamos conhecendo não só as dificuldades, os problemas de Susanna como das colegas internadas la. Conhecemos a rotina do hospital, a relação médico x paciente ; enfermeira x paciente ; paciente x paciente e paciente x família/visita.
Um livro muito bom, que me mostrou e ensinou muito e de forma bastante clara.
" Para muitas de nós, o hospital  era tanto um refúgio quanto uma prisão. Embora estivéssemos afastadas do mundo e de todas as confusões que adorávamos aprontar nele, também estávamos afastadas das cobranças e das expectativas que nos haviam enlouquecidas..."
Valeu!! Rumo a novas aventuras.
Sinopse da editora Garota interrompida é um novo clássico que fala sobre a passagem da adolescência para a vida adulta. A personagem principal, Susanna, termina o ensino médio, mas não sabe que caminho seguir, o que para os pais já seria um problema. Mas a jovem se confunde ainda mais quando ela se envolve com um professor e tenta se matar. Seus pais a convencem de passar um tempo em Claymoore, um hospital psiquiátrico, onde ela conhece outras jovens, com problemas maiores e distúrbios grandes, mas suas diferenças irão uni-las. Agora cabe a Susanna usar esta experiência para se encontrar e superar seus medos ou ser esquecida

Bella.Novaes 08/08/2022

intenso como o borderline é
o livro me prendeu bastante, é de fácil entendimento e as coisas que a Suzanna passou no hospital junto com as outras meninas é intrigante e ao mesmo tempo preocupante. gera uma certa agonia e incômodo mas você quer saber cada vez mais como era a vida lá.
gostei que explicou o que é o borderline, como é, as características e nuances, é importante que outras pessoas conheçam esse transtorno e a dificuldade de lidar com ele.

Giovanna 06/08/2022

uuh
muito bom a leitura nao te afoga ela te abraça e fala vamo, facinha. É doido da minha parte me identificar com uma ?doida??