Holocausto brasileiro

Holocausto brasileiro Daniela Arbex

Resenhas - Holocausto Brasileiro

2021 encontrados | exibindo 286 a 301

Caroline Laia 23/08/2023

Esse livro é um serviço a sociedade
"Enquanto o silêncio acobertar a indiferença, a sociedade continuará avançando em direção ao passado de barbárie. É tempo de escrever uma nova história e mudar o final. "

Um livro extremamente necessário, todos devem conhecer a história que se passou no Holocausto Brasileiro, essas pessoas esquecidas e negligenciadas por todos os lados não passaram por aquilo em vão, graças a almas bondosas depois de muito falar conseguiram implementar a reforma no tratamento psiquiátrico.
Meu muito obrigada a autora e todos aqueles que lutaram para que essa situação fosse modificada !

Tete 21/08/2023

Um depósito desumano
Quem me conhece sabe o quanto eu procuro ler livros sobre a Segunda Guerra e foi o título que me chamou a atenção. Mas fiquei impactada, pois, diferente da guerra, essa atrocidade aconteceu por anos a fio, quase 80 anos de descaso com mais de 60 mil seres humanos.

Após ler o livro, também assisti os documentários:
- Em nome da Razão (1979), de Helvécio Ratton. https://www.youtube.com/watch?v=cvjyjwI4G9c
- Documentário Holocausto Brasileiro (2016), Armando Mendz, Daniela Arbex. https://www.youtube.com/watch?v=5eAjshaa-do&t=160s
- Livros 63: Holocausto Brasileiro - Entrevista com Daniela Arbex (2013), UNIVESP. https://www.youtube.com/watch?v=FHUTKRpU0bg&t=0s

O trem da loucura foi comparada aos trens que levavam aos campos de concentração, mas a diferença é que os trens da Alemanha não duraram tanto tempo como os de Barbacena. Os trens da loucura levavam várias pessoas, doentes ou não, para o Colônia. O Holocausto Brasileiro é uma parte da história que não deve ser esquecida, mas foi necessário uma jornalista para trazer a tona essa história, há muito deixada as traças, assim como seus milhares de "pacientes".

O livro conta as histórias dos sobreviventes, tecendo, em conjunto, a história do próprio hospital. São histórias comoventes, que, em vários momentos, me fizeram chorar em público. Pessoas que foram internadas por serem tímidas, ou agitadas demais, alcoólatras, que perderam documentos, ou ainda que sofreram abusos sexuais, ou até mesmo foram internadas porque seus maridos não as queriam mais. É um misto de revolta e tristeza pela vida daqueles que foram, por anos a fio, tratados como escória.

A combinação do livros e dos documentários nos traz um choque que não há palavras para explicar, só podemos manter o silêncio, um silêncio dolorido e ensurdecedor. São vidas perdidas pelo descaso do Governo, da Medicina e da Sociedade. Pessoas que viram as denúncias no maior jornal do Brasil, O Cruzeiro, mas que em pouco tempo foi esquecido. Pessoas que conviviam com o Manicômio, mas que achavam aquilo "normal". Funcionários que, ou por medo, ou por necessidade, preferiam se calar. O descaso de todos foi a ruina de muitos.

Foi uma leitura difícil. Foi difícil assistir os documentários. É impossível ler e ouvir as histórias sem se emocionar. Isso tudo só mostra o quão necessários registrar esses momentos para que a história não seja esquecida, não seja apagada e, o mais importante, não seja repetida.

Cantiga que Sueli Rezende, paciente do Colônia, canta no documentário Em Nome da Razão.
"Ô seu Manoel, tenha compaixão
Tira nós tudo desta prisão
Estamos todos de azulão
Lavando o pátio de pé no chão
Lá vem a boia do pessoal
Arroz cru e feijão sem sal
E mais atrás vem o macarrão
Parece cola de colar balão
Depois vem a sobremesa
Banana podre em cima da mesa
E logo atrás vêm as funcionárias
Que são as putas mais ordinárias"
(REZENDE, Sueli . 2013 p. 126).

Juliana2623 21/08/2023

Livro muito bom, apesar de ter que ir e vir na leitura por conta da mistura e quantidade de personagens, a autora conseguiu retratar bem tudo o que se propôs a fazer. A indignação tomos conta dos meus sentimentos do início ao fim. Um livro que deveria ser obrigatório nas escolas.

Daniela263 21/08/2023

Leitura triste mas necessária
Que leitura dolorida. Nascida e criada em Juiz de Fora, indo para Barbacena anualmente, conhecia o hospital como um ?manicômio que não tratava os pacientes bem?. Nunca imaginei que se tratava de um campo de concentração e extermínio ali, do lado de casa, por tanto tempo, até outro dia.

Trabalho jornalístico fantástico!!

?Ontem foram os judeus e os loucos, hoje os indesejáveis são os pobres, os dependentes químicos, e, com eles, temos o retorno das internações compulsórias temporárias.?

60 mil vidas perdidas. Vítimas de uma ?cultura higienista de um país que segrega os considerados diferentes.?

Ligia139 20/08/2023

Desumano
Esse livro retrata as piores atrocidades e crueldade dos seres que nem podem ser chamados de humanos,o que aconteceu dentro daquelo lugar foi monstruoso ,muito triste.

Sanessa.Zuanazzi 20/08/2023

Impactante
Um livro impactante, que te leva a questionar sobre aquilo que te ensinaram na escola... o quanto deixaram para trás sobre a história de nosso País e as atrocidades cometidas em nome dos poderosos e das elites. Recomendo.

Nii 18/08/2023

Doloroso,mas necessário
Textos jornalísticos não são muito do meu gosto,mas a escrita da Daniela me encantou demais,uma escrita de forma sensível e totalmente necessária pro tema. Sobre a história do Colônia eu não tenho palavras,só senti uma dor,tristeza imensa lendo os relatos,a maldade humana é terrível,me partiu o coração.

Franciele.Puhl 18/08/2023

Sentimentos de A a Z
O foco principal não é o que faziam com os pacientes, como eles chegavam lá(apesar de retratar), mas que existia um lugar para as pessoas serem discriminadas, abandonadas pelas famílias, tratadas pior que animais, serem desumanizadas e tava tudo bem(não estava).
O livro também traz a história em geral dos sobreviventes da colônia, ou de seus funcionários, como chegaram lá e o que tinham.
Também nos faz refletir, será que a história não está se repetindo? Primeiro com os judeus, aí com as minorias, e depois ? Quem serão os próximos?

Barb 17/08/2023

Chocante, mas necessário
Como alguém que já ouviu do próprio pai que iria me "internar" quando fiquei com depressão, posso dizer como este assunto ainda é recorrente e tratado com tanta banalidade. É justamente por isso que este livro é tão importante, ainda hoje a gente não tem nem noção sobre algumas coisas e acabamos ficando alheios de como elas realmente são ou foram. É absurdo pensar que isso aconteceu no século passado, e que ainda deve acontecer por aí. Por mim, deveria ser livro obrigatório em ensino médio.

Mendonca_mai 14/08/2023

Uma realidade tão cruel e inimaginável
Antes de ler este livro, eu estava completamente alheia à atrocidade que ocorreu no Hospital Colônia de Barbacena. Estava totalmente despreparada para o que encontraria e, a cada página virada, revelava-se uma realidade que mal podia acreditar; minha perplexidade só aumentava. Não é uma leitura prazerosa, não tem como ser. A crueldade é tão intensa que não parece real. Sinceramente, me faltam palavras para descrever este livro e tudo o que eu senti em relação a ele.

Esta obra mergulha de forma profunda nos horrores e abusos que se desenrolaram no Hospital Colônia de Barbacena, localizado em Minas Gerais, Brasil. Através de investigações minuciosas, ela revela as condições extremamente angustiantes que afligiram os pacientes psiquiátricos ao longo das décadas em que o hospital esteve ativo. A autora dá vida às histórias pessoais, rostos e nomes, tornando impossível não sentir empatia por aqueles que sofreram nas mãos do sistema.

Este livro merece receber mais reconhecimento. É exatamente o tipo de leitura capaz de transformar qualquer pessoa e deixar uma marca tão profunda que você nunca mais será o mesmo. Existem livros que simplesmente não dá para explicar, apenas lê-los, e este é definitivamente um deles.
Fabio 14/08/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Mai!???

Mendonca_mai 14/08/2023minha estante
Muitíssimo obrigada, Fábio! ?

Maríllia 14/08/2023

Não sei como falar muito sobre esse livro. Acredito que essa história tenha me marcado da maneira mais triste possível. Seja pela injustiça desse caso, seja pelas vítimas que ele causou, seja pela omissão do Estado ou da sociedade.
Aqui a autora faz um papel de jornalismo que é fundamental pra o enredo do país. Essa história não deve nunca ser esquecida, mas sim lembrada pelos brasileiros para que essa barbaridade nunca seja cometida novamente.
Não tenho muito a acrescentar. Tudo é dito por Daniela Arbex, desde o dia a dia do local até o futuro do Brasil. Só espero genuinamente que casos brasileiros tenham mais justiça e que crimes como esse nunca mais sejam cometido em nenhum lugar do mundo.

Livinha 13/08/2023

Tocante.
?Um povo que não conhece a sua história esta fadado a repetí-la.?
Senti uma tristeza tão profunda com os relatos descritos. Escrita de forma impecável, de forma sensível.
Gostei muito!

Erika655 13/08/2023

Dolorido e necessário
A escrita da Daniela é algo indescritível. Unindo detalhes, fatos, imagens e humanidade ela consegue resignificar tudo. É um livro difícil de engolir e processar. A história doi e ver como tudo foi incrivelmente recente é ainda mais assustador. Livro incrível e necessário.
Janaina.Borges 13/08/2023minha estante
Já tive esse livro em mãos, mas zero coragem de ler. Dizem ser muito triste e pesado.

Adrya 12/08/2023

Esse livro foi muito difícil para mim... Comecei e recomeço várias vezes pois é intragável como as pessoas podem ser cruéis. Mas esse livro nunca poderá ser esquecido. Essa história tem que ser lembrada e relembrada sempre!

Rayssa.Almeida 11/08/2023

Não sei nem o que falar sobre este livro as palavras das vítimas as fotos é tudo muito avassalador, enquanto eu lia suas histórias eu tentei imaginar a dor que eles estavam sentindo mas não consegui.... Pois a dor é inimaginável.

2021 encontrados | exibindo 286 a 301