Holocausto brasileiro

Holocausto brasileiro Daniela Arbex




Resenhas - Holocausto Brasileiro


1980 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Saah 19/02/2024

Muito triste e pesado
Mais um livro pesadíssimo porém necessário da Daniela Arbex. Que crueldade tudo que foi relatado, até chocante saber que essas coisas aconteceram com as pessoas.
comentários(0)comente



nina460 17/02/2024

.
Impossível não se impressionar com o jornalismo investigativo da Daniela e se impressionar que uma atrocidade dessa é capaz de acontecer no Brasil. Gosto como ela conta cada detalhe que pode e não deixa escapar nada, mas pra quem quer ler tem que ter um estômago, justamente por ela não deixar nenhum detalhe de fora e ainda ter fotos.
Raissa.Morais 17/02/2024minha estante
Simmmm




Helen Moya 16/02/2024

?Ignorados de tal? milhares de pessoas que perderam não só suas identidades, mas sobretudo o direito de existir. ? Como pessoas, não mais como corpos sem palavras, eles, que foram chamados de DOIDOS, denunciam a loucura dos NORMAIS.
comentários(0)comente



Camila Goi 15/02/2024

A leitura é pesada, muito bem escrito, amei o prefácio da Eliane Brum. Em vários momentos me senti angustiada com os relatos e demorei pra terminar de ler.
comentários(0)comente



Isabella2061 15/02/2024

Não sou uma boa referência de leitora, mas finalizei esse aqui em dois dias de tanto choque!!!! terminei chorando e com o coração doido.
comentários(0)comente



Sophia.DaAvila 14/02/2024

Náusea
Esse livro me deu náusea. Se você não tem estômago para injustiças e barbaridades, não leia. Mas se você se interessa por saber uma história real de terror, leia pois vale a pena.
comentários(0)comente



Joyce 14/02/2024

Lembrar o passado para não repetí-lo
Definitivamente, todas as pessoas deveriam ler este livro. É um capítulo da história brasileira que precisa ser mais divulgado, poucas pessoas sabem desse passado infame da nossa história. Foi o livro que li com mais dor em toda minha vida, um nó na garganta que não descia.
Me assusta pensar como falta humanidade para as pessoas no trato com o outro, como demorou tanto tempo para fazerem algo?
Ao menos, houve esforços significativos na luta antimanicomial e muita esperança em meio ao caos. Recomendo fortemente a leitura
comentários(0)comente



Bela 13/02/2024

O livro mais doloroso que eu já li na vida. Daniela Arbex trouxe algumas das várias histórias que compõem esse passado de uma forma que atravessa, dói, fica difícil de respirar. São realidades difíceis de se acreditar. É preciso respirar fundo a cada capítulo lido.

Daniela ganhou mais uma admiradora. Simplesmente um nome gigantesco ao nosso jornalismo brasileiro.
comentários(0)comente



laiscunhaf 12/02/2024

Sem palavras
É chocante tamanha maldade do ser humano.

Sou de Minas, e não fazia ideia desse capítulo sombrio da nossa história.

[2022]
comentários(0)comente



Rianne.Brito 12/02/2024

Tristeza sem fim
O livro descreve os horrores que aconteceram no hospital psiquiátrico de Barbacena, se é que pode chamar aqui de hospital... a definição exata é campo de concentração. Deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas.
comentários(0)comente



Mateus.Risso 11/02/2024

Auschwitz Mineira
Ler "Holocausto brasileiro" é caminhar por uma linha tênue entre a incredulidade e o silêncio. Incredulidade pois por momentos esqueci que os procedimentos e torturas descritas com rigor de detalhes não eram ficcionais (talvez uma maneira de meu cérebro aliviar a absorção dos horrores com que me deparei na obra jornalística).

Já o silêncio, meu principal companheiro no deleite do livro, estava sempre presente conforme avançava no enredo, uma mistura de respeito e compreensão da dor espalhadas pelo Colônia.

Pra fechar, a coletânea de imagens compiladas no livro recheiam todo o horror descrito. Muitas vezes as fotos me causaram mais repulsa que as descrições textuais.

Recomendo o livro pra quem quer algo forte, um livro que exprime uma luta incansável contra as ações manicomiais e que nos ajuda a entender um pouco das discriminações sociais frequentemente convividas.

"Uma sociedade que não conhece seu passado está fadada a repeti-lo"
~ Edmund Burke
comentários(0)comente



Duda França 11/02/2024

Resumo do livro Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex
Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é de Holocausto Brasileiro, um livro escrito pela jornalista Daniela Arbex, que aborda a triste realidade do Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais.

O livro revela a história de milhares de pessoas que foram internadas à força nessa instituição psiquiátrica e submetidas a condições desumanas e tratamentos cruéis. Arbex expõe a negligência e os abusos sofridos pelas vítimas, muitas das quais eram consideradas "indesejáveis" pela sociedade.

O livro traz também imagens que ajudam a ilustrar a terrível situação enfrentada pelos internos do Hospital Colônia, contribuindo para criar uma compreensão mais profunda e impactante da história.

É importante ressaltar que as imagens são utilizadas com o objetivo de conscientização e denúncia, buscando dar voz às vítimas e ampliar a discussão sobre saúde mental e direitos humanos.

Após o fechamento do Hospital Colônia de Barbacena, parte de suas instalações foi utilizada para outros fins, como a criação de um centro de atenção psicossocial. No entanto, grande parte do complexo acabou abandonada e em estado de deterioração.

Inclusive, foi anunciado um projeto de revitalização da área, visando transformar o local em um memorial da luta antimanicomial e em um centro de referência em saúde mental. A proposta inclui a preservação de parte das edificações originais, a criação de espaços culturais e educativos, além de iniciativas voltadas para a promoção da saúde mental e a conscientização sobre os direitos das pessoas com transtornos mentais. E assim o hospício deu lugar ao "Museu da Loucura".

A obra de Arbex é um poderoso testemunho da barbárie vivida por tantas pessoas no Brasil, e serve como um alerta para que tais atrocidades nunca se repitam.

Se você é um leitor que se interessa por essa temática, recomendo a leitura do livro para entender melhor esse capítulo sombrio da nossa história.
comentários(0)comente



Tatiana427 10/02/2024

Holocausto brasileiro
Um livro que todos os brasileiros deveriam ler... Nele Daniela com o apoio dos sobreviventes, funcionários , psiquiatras e fotógrafos que participaram desde fato histórico, traz um recorte das atrocidades que aconteceram durante o período de oitenta anos em Barbacena , Minas gerais no Hospital psiquiátrico Colônia de Barbacena ocasionando a morte de 60 mil internatos.
Os pacientes em sua maioria eram negros, pessoas em situação de rua,
mulheres que tiverem uma gravidez fora do casamento, homossexuais , pessoas com deficiência e inimigos políticos, com o tempo passou a receber crianças ou seja os indesejáveis para o “padrão “ aceito para sua época, principalmente vindo do Rio de Janeiro para uma limpeza social ,onde os tratamentos no Hospital Colônia foram comparados aos de um campo de concentração devido a desumanização , muitas
mortes ocorreram devido a fome, falta de recursos, agressões , uso de materiais não descartáveis, tratamentos com eletrochoque ,esgoto aberto, convívio com ratos e pombos, em uma gestão precária com um exemplo de um médico para quatrocentos pacientes , profissionais incapacitados , onde até mesmo os próprios pacientes cuidavam uns dos outros e da “limpeza” e organização desde caos.

São histórias chocantes, desde a venda dos corpos para universidades, até a separação familiar, recortes desta historia podemos assistir no documentário de mesmo nome disponível em: https://youtu.be/jIentTu8nc4?si=ojJSJFNbIxYhw8iQ

Assim como todo esse movimento se deu inicio para manifestos antimoniais no Brasil, É importante destacar que a Reforma Psiquiátrica no Brasil é um processo contínuo e ainda está em andamento, pois infelizmente continua enraizado em algumas mentes que encasulando o indivíduo se resolve de “problemas”. Ela reflete uma mudança de paradigma na abordagem da saúde mental, priorizando a inclusão, a
cidadania e a qualidade de vida das pessoas com transtornos mentais em oposição ao modelo tradicional de hospitalização prolongada.
Precisamos refletir e tomar ações para melhorias.
#holocautobrasileiro #danielaarbex #psicologia #livrospsicologia
comentários(0)comente



alicepachecons0 08/02/2024

A leitura desse livro é carregada de emoções, como raiva, tristeza, incredibilidade e pesar. A história do Colônia é muito pesada, e um inferno para aqueles inocentes pacientes que tem marcado em suas mentes e corpos o trauma de sobreviver naquele lugar. Acho que O Holocausto Brasileiro é um choque da realidade do país, da psiquiatria, medicina e sistema de saúde brasileiro.
comentários(0)comente



Stephanys27 08/02/2024

Que tristeza foi ler esse livro, um misto de angústia e revolta.
Um relato impressionante, muito cru e bem escrito, e as imagens então... Deixa tudo mais real e sofrido.
comentários(0)comente



1980 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR