Gélido

Gélido Tess Gerritsen

Resenhas - Gélido

CGarrido 24/12/2014

Mais um bom livro da autora! Boa estória e com uma reviravolta ao fim. Para quem gostar do gênero policial e de uma leitura sem compromissos, recomendo mais este. A leitura flui e prende.

Arca Literária 18/06/2014

Gélido
Sempre amei histórias com suspense, enredo surpreendente com sensações diversas. Assim conheci os livros de Tess Gerritsen - essencialmente as histórias de Rizzoli e Isles - policial casada, com filha pequena e médica legista que tem um caso com um sensual padre. Interessante não? Múmias, seitas, duplicidade de personalidade e muitos outros temas são tratados nessas histórias com toque especial para a medicina e seus termos. Aprendemos muito com essas histórias, são intrigantes, informativas e nos deixam a pensar cada vez mais no que pode estar escondido na alma e corpo de um ser humano.

No último romance lançado no Brasil da dupla Rizzoli e Isles - GÉLIDO - Isle, tentando fugir do amor e tesão que sente pelo seu padre, pois com ele tem um caso, mas não podem estar juntos definitivamente e isso incomoda Isle. Tirando um tempo para si mesma, ela vai passar um final de semana nas montanhas nevadas com amigos, fica presa e isolada numa vila de uma seita estranha, onde corpos são encontrados estressados e ninguém entende o porque de suas mortes. Meninas de doze anos são oferecidas ao líder da seita para seu deleite sexual, ele a tudo controla, será ele o assassino? Um jovem chamado Rato, quase um animal, salva Isle e dá para ela sua vida enquanto o padre e Rizzoli enterram um corpo achando que é Isle.

Quem é quem nessa história? Quem é o mal e quem é o bem? O padre vai abandonar tudo e ficar com Isle? Ela vai perceber finalmente que seu amor é impossível? Como vai Isle descobrir o que matou todas aquelas pessoas da vila, se esta sendo procurada e até dada como morta?

site: www.arcaliteraria.com.br

Anne K 18/03/2014

MARAVILHOSO
Como sempre Tess é perfeita. Gélido é magnífico. :))

Edmund 25/02/2014

Muito bom.

Lu 26/12/2013

Excelente!
Eu adoro os livros da Tess Gerritsen. Porém, depois de "Clube Mefisto" e "Corrente Sanguínea", confesso que cheguei a pensar que uma das minhas autoras favoritas estivesse ahn... amolecendo? Inclinando-se para os romances de suspense, ao invés dos aterrorizantes thrillers médicos que ela me fez aprender a amar.

A resposta da autora foi este impecável "Gélido". E soou algo como 'Bitch, I'm fabulous!".

Sim, Tess, você é. E o segredo está na precisão da narrativa de Gerritsen. Mesmo eu, uma carioca que sonha em ver a neve um dia, me senti repensando meus planos de esquiar em Aspen. Suas descrições de Kingdon Come são, com o perdão do trocadilho, de arrepiar os cabelos. A atmosfera do livro é sinistra, melancólica e sufocante. É perturbador pensar que, mesmo comunidades tão pequenas e pacíficas possam esconder segredos tão terríveis. E pensar que a decisão de viajar com um grupo de acompanhar uns amigos durante um final de semana possa acarretar acontecimentos tão terríveis. Uma decisão muda tudo.

Mas não são apenas as descrições de cidades cobertas de gelo que se destacam. A construção da dupla de protagonistas é igualmente precisa. São boas pessoas, mas não são perfeitas. São pessoas comuns, com qualidades e defeitos. E é muito bonita a amizade das duas e a forma como foi construída ao longo da série. Por sinal, acho que é uma das melhores séries de livros do mercado, porque mesmo depois de tantos livros, consegue se manter interessante. O equilíbrio entre as investigações e a vida das personagens é essencial aqui. Porque ajuda a enriquecer as personagens. A vida é feita de conflitos pessoas e profissionais.

E por isso a nota é de cinco estrelas. Acho que é um livro impecável naquilo que se propõe: fazer o leitor ficar hipnotizado diante do livro, roendo as unhas enquanto torce pelas protagonistas. É uma leitura interessante, inteligente, com personagens bem construídos e uma história montada com capricho.

Recomendado!

Hester1 28/03/2016minha estante
Gostei da sua resenha. Também acho que o mais atraente na série, além das estórias fantáticas, são as pessoas comuns, com seus erros, defeitos e infortúnios que a autora retrata.

Ricardo Tavares 06/04/2016minha estante
Esse foi o livro da Tess Gerritsen que li mais rápido. Comecei a leitura no dia 05/04/2016 e acabei hoje, não consegui parar, a trama é muito envolvente e não deu para largar o livro até o seu desfecho. Considero que as mortes dos companheiros de viagem foi uma ruptura na história que coloca a Dra. Maura numa fuga alucinante. Apesar das mortes mal explicadas, a trama é bem elaborada e o foco na médica legista e seu drama com o padre Daniel deu um toque diferente e uma nova perspectiva que nos permitiu conhecer melhor a "Rainha de Gelo". Esse merece, certamente, uma nota 5. Ansioso para ler os próximos livros da dupla Rizzoli e Isles..

Janaina.Borges 18/02/2020minha estante
Minha proxima leitura.

Lu 18/02/2020minha estante
Que bom ! Tomara que você goste!

Lucas.Wijk 17/12/2013

Um excelente suspense
Nunca tinha ouvido falar de Tess Gerritsen, quando, de repente, minha namorada me presenteia com este livro, por causa de uma citação de Stephen King na capa recomendando-o. Tive uma ótima surpresa ao me deparar com um suspense maravilhoso, tão bem escrito que pensei que estava assistindo um filme.

Gélido é um livro que consegue prender a atenção do leitor com todas as forças, é tão bem escrito que faz com que nos sintamos dentro do livro, sentido os medos das personagens, e ficando aflitas com a situação em que se encontram.

A autora escreve muito bem, e conseguiu criar um ambiente perfeito para um suspense de primeira mão. As personagens são muito bem construídas em seus mínimos detalhes e extremamente carismáticas. Uma vez em suas mãos, você não consegue mais parar de ler o livro, seja por curiosidade ou por aflição.

Recomendo esse livro a todos que gostam de um bom suspense. Assim como Stephen King, eu também digo "Tess Gerritsen é leitura obrigatória em minha casa", com certeza irei ler outros de seus livros!
Camila 31/10/2014minha estante
Eu sei do que você tá falando. Virava a noite porque não conseguia parar de ler esse livro. Bom de mais!

FabiBraga 21/08/2017minha estante
Li em 2 dias! Teria lido em 1 se não tivesse meus afazeres! rsrs realmente só conseguimos respirar no final!

Carla.Zuqueti 02/12/2013

Diferente
É inverno e a Dra Marua Isles está em uma conferência em Wyoming, quando encontra um antigo colega de faculdade. Em um clima sedutor, aceita entrar em uma aventura por montanhas e florestas com um grupo de amigos recentes, porém, algumas coisas não dão certo. Tempestade de neve, estradas bloqueadas, veículo atolado e o grupo acaba preso em uma comunidade religiosa perdida no meio do nada, onde coisas estranhas acontecem.

O livro é bem diferente dos livros anteriores de Tess Gerritsen, sem os "serial killers" de plantão, com muito mistério e dramas pessoais.
É bem interessante. Não tem toda ação que os outros livros da autora apresentam, mas pe uma história muito bem construída, mistérios e reviravoltas, que me fizeram ler rapidamente.
Recomendo!

mvdamato81 21/11/2013

Excelente!!!
Ótimo livro! Tess Gerritsen mais uma vez nos oferta um excelente livro que mescla suspense, investigação policial e ação. A trama se passa numa pequena localidade em um estado secundário nos EUA chamado Wyoming onde nossa brilhante Legista, Dra Maura Isle, vai a um congresso médico por alguns dias. Isso seria perfeitamente normal mesmo ela tendo estado de certa forma desapontada e mais afastada de seu affair o padre Daniel, em constante conflito entre o amor carnal e o amor da Santa Madre igreja! mas as coisas saem do programado quando ela reencontra um antigo amigo de faculdade que se tornou Patologista, que a convida a um passeio junto aos seus amigos numa estação de esqui após o congresso. Eles se perdem nas montanhas e encontram uma vila aparentemente abandonada. Aí que as coisas acontecem..... Texto muito bem construído, trama concisa com personagens fortes. Suspense e surpresas do início ao fim. Nada de diferente de se esperar de Tess. Vale muito a pena.

Araggorn 02/10/2013

Gélido e sombrio!
Gélido é mais um livro da dupla Jane Rizzoli e Maura Isles, escrito pela rainha do crime Tess Gerritsen.

A autora é muito elogiada por Stephen King e está história tem muitas características de King.

A legista Maura Isles triste com o seu relacionamento com o padre Daniel, viaja para uma conferência. Ela encontra-se com um antigo colega de faculdade e seus amigos. Doug a convida para saírem juntos numa aventura pela montanha gelada. Eles sofrem um acidente e têm que se abrigarem num vilarejo abandonado.

Um história com muito suspense e clima sombrio. Uma trama de mistério com clima fanático religioso. Nesta história podemos ver como a amizade entre a detetive Jane e a legista Maura é forte. Vemos isso quando Jane percebe que a amiga encontra-se num lugar ermo e distante, podendo estar até morta. Vemos, assim, lágrimas comoventes nos olhos da fria policial, que vê Maura como uma grande aliada e amiga. Duas pessoas que já passaram por muitos perigos juntas e criaram laços inquebráveis.

Jane viaja ao lado do marido para a gélida localidade. Junta com Gabriel, marido companheiro e experiente agente do FBI vai testemunhar mortes e muitas emoções. Gabriel será parte fundamental na investigação.

Livro com clima de Stephen King. Gostei demais!!

site: http://siriguelasaltitante.com.br
Márcia Naur 15/12/2013minha estante
Realmente a Tess acertou em Gélido. Adorei sua resenha.

Luara Cardoso 01/10/2013

Arrepiante!
Não sei quanto a vocês, mas eu sou uma pessoa extremamente medrosa. Passo longe de filmes de terror, e qualquer música de suspense me deixa nervosa, com aquele pressentimento de que vou tomar um susto a qualquer hora. Quando li a sinopse de Gélido, pensei que ia ser apenas mais um livro policial. Porém, a tão bem falada autora Tess Gerritsen me surpreendeu: ela criou um thriller tão empolgante que, apesar do meu medo e dos vários sustos que levei, eu não conseguia parar de ler.

Maura Isles é uma médica-legista. Em uma convenção, ela reencontra Doug, um amigo de faculdade. Os dois começam a relembrar os velhos tempos, até que resolvem fazer uma pequena viagem em grupo depois da convenção. Quando eles sofrem um acidente de carro no caminho, acabam parando em Kingdom Come, um pequeno assentamento que estranhamente não possui habitantes e está isolado de todo o mundo. Agora, Maura terá que passar por grandes provações para sobreviver ao local. Enquanto isso, Jane Rizzoli fará tudo ao seu alcance para saber o paradeiro de sua amiga.

Maura fechou a janela e olhou para a noite. Não via qualquer luz, nenhum sinal de que outra pessoa no mundo estivesse vida, a não ser eles. (...)
- Muito bem, eu não estou em pânico. Temos comida e lenha. Não vamos morrer de fome nem de frio. – falou ele, dando um tapa nas costas de Arlo. – Vamos lá cara. É uma aventura. Podia ser pior.
- Quão pior? – contestou Arlo.
Ninguém respondeu. Ninguém queria.
p. 61/62

Gélido foi um livro que só me deixou respirar quando cheguei à última página. Como foi o primeiro livro da autora Tess Gerritsen que li, não sabia o que esperar. A única coisa que tinha conhecimento era a série de livros que tinha dado origem à série de TV policial Rizzoli & Isles e por causa dela tirei algumas conclusões. Só que nem de longe elas fizeram diferença quando me deparei com a trama excelentemente desenvolvida pela autora.

Cheio de momentos de tensão e adrenalina, fiquei inquieta por todo o livro. A autora nos cerca de mistérios e não tem quem não fique curioso para saber o que realmente aconteceu em Kingdom Come. Toda essa atmosfera envolve o leitor desde as primeiras páginas e, por mais que sejam dadas várias pistas, todas as nossas teorias vão por água abaixo quando tudo é finalmente revelado. Isso se deve à narrativa (que é feita em terceira pessoa) que consegue conduzir tão bem o leitor que isso não dá margem para que ele descubra o que vai acontecer no fim. E isso é um ponto super positivo!

Os personagens são os grandes responsáveis por isso. Maura Isles é contida, fria, assim como é o padrão dos médicos-legistas. Se vendo em uma situação aterrorizante, ela consegue tirar a melhor avaliação possível do que acontece, o que a tornou uma protagonista forte e que não chega a irritar de modo algum. Seu conhecimento médico não assusta os leitores leigos, pois todas as informações passadas no livro são bem explicadas. Jane Rizzoli é uma policial determinada e é através de sua teimosia que conseguimos descobrir várias respostas. A autora criou personagens marcantes e que, mesmo com uma série tão extensa, continuam fazendo um grande sucesso.

Não estavam sós naquele vale.
p. 167

Com uma ambientação fria, um caso misterioso e muitas surpresas, Gélido é extremamente indicado, principalmente para os fãs de thillers. Para quem não gosta, vale encarar o medo e sair um pouco da zona de conforto nas leituras. Conseguiu me conquistar e, por mais que eu tente encontrar algum ponto negativo, não consigo. Tess Gerritsen conseguiu me encantar logo de cara e com certeza buscarei mais livros dela.

A série Rizzoli & Isles já conta com oito livros publicados no Brasil, sendo Gélido o oitavo. São livros independentes, ou seja, podem ser lidos fora de ordem sem nenhuma perda para a leitura. São eles:

1. O Cirurgião
7. Relíquias
8. Gélido

site: Blog Estante Vertical - http://www.estantevertical.com.br/

Joshua 25/09/2013

Gélido me deu calafrios...!
Após a leitura satisfatória de Desaparecidas, quinto volume da série Rizzoli & Isles de Tess Gerritsen, sempre fiquei com vontade de ler outro livro da autora, já que a primeira experiência tinha sido ótima. Decidi então ler Gélido, oitavo livro da saga e recente lançamento aqui no Brasil pela Editora Record, e sim, mais uma vez pude comprovar o quão a autora é sensacional, tanto na escrita, narração, quanto na construção dos seus personagens e no mistério. Gélido me deu arrepios!

Na trama, com um foco maior na patologista Maura Isles, a médica-legista viaja para Wyoming em um inverno rigoroso para um congresso médico, e lá reencontra um antigo amigo de faculdade, Doug Comley, que a convida para um passeio, juntamente com sua filha Grace e dois amigos, Arlo e Elaine. Na estrada, o grupo acaba sofrendo um acidente de carro devido à nevasca, e perdidos, sem terem contato com mais ninguém, decidem se abrigar no vilarejo Kingdom Come, que estranhamente está vazio. À medida que eles permanecem lá, fica ainda mais óbvio que algo de ruim aconteceu as pessoas que moravam ali, e que eles precisam sair o quanto antes para não serem as próximas vítimas. Enquanto isso, sua amiga, a policial de Boston, Jane Rizzoli, recebe a notícia do desaparecimento de Maura, e então decide investigar ao lado do seu marido Gabriel, um agente da FBI. Só que ela não esperava que no meio de tanto mistério, descobrisse um envolvimento de uma seita e segredos do passado que nunca deveriam ter sido levados à tona.

"- Ser focada não é um defeito - disse ela, em defesa própria - É a única forma de se conseguir alguma coisa neste mundo."

A atmosfera de Gélido é fria, e chega a ser inquietante enquanto vamos acompanhando o desenrolar da história, que fica ainda mais com cara de filme de terror quando os personagens ficam presos em Kingdom Come. Tess tem uma escrita direta e uma narração descritiva que nos faz sentir, tanto no cenário, como na pele dos personagens, vivendo as emoções, e igualmente, o desespero humano. Como a protagonista, queremos saber o que aconteceu á tal vila, principalmente a razão para que simplesmente as pessoas tivessem "evaporado", deixando jantares intocados na mesa, janelas abertas em uma época de puro frio... São essas perguntas que movem Gélido, e autora não poupa páginas para nos dar uma dose de terror.

É difícil falar de um livro realmente bom e que acertou em cheio em todos aspectos - mesmo tendo uma leve caída no suspense da metade pro final, mas nada que tenha estragado a leitura. Além de nos dar calafrios - principalmente se você ler num dia frio, o que foi o meu caso - a autora teve total cuidado com a parte técnica do livro, usando termos médicos nada forçados e que até os leitor mais leigos irão se adaptar. Isso se deve porque a autora, antes de se tornar escritora, era médica, ou seja, ela tem uma grande gama de conhecimentos.

"Maura não queria deixar a garota mais apavorada do que já estava. Assim, não disse nada a ela sobre o que acabara de ver na floresta. Elaine, contudo, teria de saber. Precisavam estar preparadas, agora que sabia a verdade.
Não estavam sós naquele vale."

Quanto à Maura Isles, a personagem que passa pelo "sufoco" todo, ela é o tipo de mulher reservada e bastante cuidadosa, e por ser legista, ela é fria e calculista - sendo até apelidada de Rainha dos Mortos - e nos momentos de tensão tenta usar, mais do que tudo, a lógica. Por tratar sempre de coisas esterilizadas no trabalho e ter uma fixação por limpeza e ordem, aqui vemos uma Maura que pra lutar pela sua vida não atenta para a sua higiene ou organização, tornando-se quase em uma selvagem. Já Jane Rizzoli, por não ter tanta influência nesse livro, não vemos tanto dela por aqui, mas é quem usa todas as suas forças para procurar por sua amiga, até mesmo quando todos desacreditam que ela esteja ainda viva.

No fim, Gélido é aquele livro que te surpreende pelo desfecho que coloca todas as suas teorias inicias na geladeira. Em um emaranhado de tantos mistérios e segredos, o leitor acaba sabendo o tanto que os personagens sabem, e fica difícil prever o final, mas Tess prova com maestria ao finalizar a história, dando aquela sensação de "caso fechado". Como Stephen King diz, e eu sou de mesma opinião, "Tess Gerritsen é leitura obrigatória...".

"Maura olhou para o relógio e viu que eram quatro da manhã. Já estava quase na sua vez de tomar conta do fogo, de maneira que era melhor permanecer acordada até amanhecer. Quando ficou de pé para se espreguiçar, seus olhos perceberam um brilho refletido, ao lado do fogo. Aproximando-se, viu que havia gotas de água no chão de madeira. Depois percebeu, na região de sombras, uma leve camada branca. Alguém tinha aberto a porta, deixando entrar uma raja de neve. Ela caminhou até a porta, onde a neve ainda não havia derretido, e olhou para o pó fino. Marcado nele, via-se uma única marca de sola de sapato."

Então não perca tempo e corra para ler a série, que pode ser lida independente da ordem cronológica. A saga policial Rizzoli & Isles é composta pelos livros, em sequência, O Cirurgião, O Dominador, O Pecador, Dublê de Corpo, Desaparecidas, O Clube Mefisto, Relíquias e o último lançado, no Brasil, Gélido.

E quer saber mais? O blog fez uma entrevista exclusiva com a Tess Gerritsen. Clique aqui e leia na íntegra!

site: www.pensamentosdojoshua.blogspot.com

Rosana 15/09/2013

Tess Gerritsen - Gélido
Olá!

Gélido realmente vai congelar você na história. Eu não consegui largar o livro até que cheguei a última página.

Mais uma história de Rizzoli e Isles, mas dessa vez a detetive e a legista não estão resolvendo um crime juntas. Gélido é o oitavo livro da série Rizzoli e Isles

Para quem não sabe, Rizzoli & Isles foi adaptado para TV e passa no Brasil às quartas-feiras, no canal Space e é muito boa a série. Teve contrato renovado para quinta temporada que estreará em 2014.

A doutora Maura Isles anda muito chateada pois precisa manter seu relacionamento com Daniel Brophy que é padre em segredo e ainda dividir a atenção dele com todos que precisam dele. Ele não se decide por largar de vez a batina, e ela também não quer ser culpada por sua infelicidade com a escolha. Sabe que o relacionamento já deu o que tinha que dar, mas ainda o mantém, mas ela reluta em encerrar de vez. Assim, ela se despede não muito bem de Daniel, que a leva ao aeroporto , para embarcar para um congresso em Wyoming, onde está nevando bastante.

Lá, ela acaba se encontrando com Doug, um antigo conhecido de faculdade e farta das isatisfações que a acompanham ultimamente, ela topa fazer uma viagem com Doug , que mais parece a Poliana e vê só o lado lindinho das coisas, além de ser impetuoso, bonitão. Ele, a filha de 13 anos, um casal amigo e Maura partem e segundo o GPS, logo estaão no hotel tomando vinho, comendo bem e até esquiando.

Mas Lola, o GPS, os leva para uma estrada, no meio de uma nevasca, e Doug sempre dizendo que vai tirá-los dessa enrascada. Mas o carro atola e cai numa vala, mesmo depois de tentarem removê-lo. A neve cai sem dó nem piedade e Isle acaba encontrando ao lado de onde estavam uma placa dizendo que era uma estrada particular. Eles passam pela corrente em busca de ajuda. E acabam encontrando um pequeno vilarejo, com algumas casas, sem ninguém. Com indícios que abandonaram tudo no meio até de uma refeição. Eles estão em Kingdom Come .

Sem sinal de celular, energia elétrica uma nevasca terrível, eles entram numa das casas para se abrigarem e comer o que tiver na despensa. Daí para frente, as coisas só pioram. Ninguém foi avisado para onde iriam, assim, resgate só quando dessem falta deles na segunda. Ou seja, pelo menos dois dias. Mesmo assim, como saber que eles estaria nesse lugar. O GPS os levou sabe-se lá para onde.

Como Maura é toda certinha e muito responsável, Daniel foi o primeiro a achar estranho a falta de ligações e ela não atender o celular. Assim ele entra em contato com Jane Rizzoli, amiga e parceira de Maura, mas ela a princípio acha que Maura está querendo um tempo sozinha. Mas o tempo passa, Maura não volta no voo marcado e não devolve o carro alugado. Agora Jane e seu marido, Gabriel, agente do FBI, e Daniel vão para o Wyoming. Lá recebidos como forasteiros, logo percebem que algo estranho está acontecendo e que a polícia local está escondendo algo.

A doutora Maura Isles em um momento mais vulnerável e passando pelo seu pior pesadelo, sendo que seus amigos nem desconfiam o que está acontecendo. Esse livro A detetive Jane Rizzoli aparece menos, mas sua presença na investigação é o ponto chave. Muitos desdobramentos acontecem e muitos morrem.

Uma seita religiosa, crimes, desespero, segredos e muito suspense, desenvolvidos em uma trama muito bem construída, vão prender você do início ao fim.

Apesar de ser uma série, lê-la fora de ordem não é totalmente ruim. Os detalhes pessoais, as particularidades das personagens principais são acrescentados livro a livro.

Eu gosto de ler tudo na ordem. Mas essa série acabei lendo os livros sem ordem, infelizmente.
Série Rizzoli & Isles

O Clube Mefisto (2010) - The Mephisto Club (2006);
Relíquias (2012) - The Keepsake (2008);
Gélido (2013) - Ice Cold (2010);
The Silent Girl (2011) ( ainda não publicado no Brasil);
Last to die (2012) ( ainda não publicado no Brasil).

Tess Gerritsen abriu mão da medicina para se dedicar à literatura e criar os filhos, e rapidamente conquistou a crítica e o público com seu livro de estréia, Harvest. Ela também é autora de outras séries de suspense e thrillers médicos.

site: http://wp.me/p2SMSK-2dZ

Valdirene.Perez 22/08/2013

Sem dúvida, voce só respira no final do livro. Mas daria outro final pro Rato.