Prince Of Thorns

Prince Of Thorns Mark Lawrence

Resenhas - Prince Of Thorns

Victor 04/06/2021

Vingança ??
Aliada ao ódio, esses são os principais combustíveis do personagem principal, Jorg.

Esse foi um dos livros que comecei sem antes ver nenhuma resenha, eu tinha até outra imagem da história dele em minha mente.

Começando pelas partes amargas, a história não me prendeu tanto. Compreendi a proposta do autor, as intenções, mas não me senti tão atraído por elas.

Como os diálogos são construídos em torno de homens sem instrução secular, é normal conter palavras de baixo calão, cenas pouco higiênicas e gírias. Hahaha.

O livro é bom, capítulos curtos - o que facilita o andamento da leitura - e tem um foco principal em batalhas, lutas viscerais e frases de efeito ditas pelo Jorg. Inclusive, ele tem um gosto refinado pela literatura.

Aqui a vingança e o sentimento de "fazer justiça" formaram o caráter do personagem, além de formarem sua personalidade e alimentarem sua gana pelos objetivos.

Você estará diante de um anti-heroi, que te deixará muito puto com algumas ações e até que satisfeito com outras. É bem visível como o autor torna ele mau e ainda quer que você goste dele mesmo assim. Estilo Jamie Lannister.

Bom, comigo não rolou...

Não superou minhas expectativas, que eram altas. Também não é ruim, a ponto de não merecer ser lido ou reconhecido.

Se você gosta de algum dos temas citados aqui, let's go!

Karina.Fernandes 06/10/2020

Meu Deus esse livro pinga sangue.
E a primeira vez que leio um livro que o personagem principal e um anti-herói, e gostei bastante.
Jorg não tem amor por nada e ninguém. O que ele tem e ódio e muita sede de vingança. Então ele não se importa em acabar com tudo e todos que atrapalhar seu caminho.
Fazia tempo que eu não lia uma fantasia medieval e gostei bastante da Trilogia dos Espinhos. Pretendo ler os outros dois livros ainda este ano.

Alexandre Nabhan 22/04/2020

Coisa de doido kkkk
"Errou por um par de anos - eu lhe diria mas ele já não ouvia mais... levem está cabeça, deixe essa barriga gorda para os corvos. 15 anos, se tivesse 15 não estaria devastando vilarejos, quando chegasse aos 15 já seria Rei."

É essa frase que nos faz pensarmos "que isso gente, de qual é a desse muleque" kkkk

A história é muito envolvente, acontece muitas coisas, ela
passa um pouco o sentimento de aventura, os cenários
vão desde cavernas à estradas assombradas e mais.
Feiticeiros, mortos vivos e humanoides deformados ajudam
a compor a aventura, mas o que sem dúvidas trás o diferencial é o protagonista.

A cada capítulo desse livro mais eu repetia a frase "Esse muleque é maluco". E é assim que eu defino Jorg Ancrath. Outras pessoas colocarão adjetivos mais pesados que sei que ele merece, mas eu vou ficar com esse pela forma com que ele resolve seus problemas.

Jorg é um príncipe de um reino que é cercado de inimigos, e quando ainda muito novo um desses reinos fez um ataque, que leva a vida de sua mãe e irmão mais novo, tudo isso aos 9 anos de idade, ele se salvou por ter caído e ficado preso em uma moita de roseira brava, isso vai marcar ele pelo resto de sua vida, e nas próprias palavras de Jorg "naquele dia, eu passei por uma porta da qual eu não posso regressar."

Jorg é cruel, não tem afeição por ninguém, ele é muito esperto e estudioso também, sempre vai estar acompanhado de um livro e uma espada. Ele quer muito se vingar, a ponto de se juntar a um bando de bandidos um mais louco que o outro, ele é tão maluco que ganha o respeito e se torna líder deles. E juntos eles vão em busca dessa vingança.

O livro é fluído e rápido, eu teria lido muito mais rápido, mas a situação em que me encontro não permitiu. A historia é muito boa e o universo é muito interessante, neste livro nós vemos apenas um cap da história de Jorg, tenho certeza que os próximos livros vão expandir muito mais.

E falando neles... bora pro proximo.
Arcanjo 22/04/2020minha estante
Eu tenho esse livro parado na estante já há alguns anos. Preciso de ânimo pra iniciar a leitura.. o último da DarkSide judiou demais de tão ruim.

Alexandre Nabhan 22/04/2020minha estante
Se o seu ultimo foi o senhor dos Dinossauros, faz sentido kkkkk, o primeiro livro da quela saga é uma confusão só, mas não da nem pra comparar, aqui é tudo muito direto, você não se perde na história, fora que ele é bem rápido, um acontecimento a tras do outro sem enrolação.

Arcanjo 23/04/2020minha estante
KKK. Esperto você. Pelo amor, o que era aquilo? Bom, vou nem entrar no demérito que foi. Enfim, tenho muita vontade de ler esse aí. Já faz uns bons anos que está na minha prateleira, me encarando.

Alexandre Nabhan 23/04/2020minha estante
Esse eu curti bastante e a maioria das resenhas sobre essa saga são boas, tô loco para pegar a continuação agora. Mas ele sim, depois me diz o que achou

Arcanjo 23/04/2020minha estante
Pode deixar. Eu peguei a trilogia tudo junto. Tava num preço acessível.
Foram os primeiros livros da DarkSide que eu peguei. Tenho um certo carinho pelas edições. Espero ter o mesmo apreço pela estória também.

Alexandre Nabhan 23/04/2020minha estante
Eu tenho o primeiro e o último kkk, mas o segundo já está chegando, e realmente essas edições são muito bonitas.

Arcanjo 24/04/2020minha estante
Primeiro e último.. ué KKK.

Cê já viu a edição limitada em volume único? É top. Pena que não vendem mais.

Alexandre Nabhan 24/04/2020minha estante
Vi sim bonito de mais, eu até cheguei a ver uma na Saraiva dentro de uma caixa, peguei ela folheie, mas ela estava toda rechaçada klkkk, mas é bonito de mais

Arcanjo 24/04/2020minha estante
Putz.. KKK. Eu queria ter pego ela também, ficar com as duas (olha o espírito consumista KKK). Mas eu tive receio de a estória ser um lixo e eu ficar com duas edições de um livro ruim.
E outra, cara, eu sempre me perguntei se eles realmente conseguiram colocar todos os três livros lá, porque a quantidade de páginas da trilogia separada e do volume único parece meio discrepante. Se não me engano tem uma quantidade menor de páginas, pelo que eu notei. Mas Posso estar falando algo muito absurdo KKK.

Alexandre Nabhan 24/04/2020minha estante
Hoje eu me arrependo muito de não ter comprado ela, também queria ter os dois na coleção, e hoje quem tá vendendo tá cobrando um absurdo, mas sobre as páginas eu acho que deve ter dado tranquilo, porque nas versões separadas, muitas páginas são em branco ou mapas, e vários mapas se repetem, como é uma versão única, eles devem ter tirado um pouco disso.

Arcanjo 25/04/2020minha estante
De fato, pode ser isso mesmo. Não me atentei a este detalhe.

Então.. sobre ter as duas edições na estante, é mais algo pra colecionador.. eu gostaria, lógico, mas não compro a preços abusivos. Prefiro esperar caso a DarkSide lance novamente.

Alexandre Nabhan 25/04/2020minha estante
Eu faço isso também, por isso que eu tenho o 1 e 3 o tres kkkk, promoções, mas o 2 tá chegando, ainda mais agora que eu terminei Nevernight Mano aquele livro é um abuso, não sei se vou o que eu escrevi, a Edição é horrível e eles tão cobrando 70 conto no último

Arcanjo 25/04/2020minha estante
AAH, legal.. conseguiu pegar o volume 2 num preço daora então? Muito bom.

Mano, eu vi sim. Não li muito sobre a história, eu li mais sobre as suas reclamações a respeito da edição.. e sei lá, parece ser aquele tipo de edição bem porca, pra economizar. Eu ficaria ferrado também. Eu acho que tenho um certo TOC sabe com essas coisas.. tipo, tudo pra mim tem que estar padronizado, organizado. Me incomoda ver algo assim, ao ponto de eu querer algo e não pegar, esperar uma edição mais caprichada.

Só que há livros que a única opção é a edição esdrúxula que eles lançam, né.. não tem pra onde correr.

Angelica.Vanci 10/02/2020

Anti-herói impactante
Você quer um livro que te atinja com tudo, que te deixe até confuso com o ritmo frenético dele? Se a resposta for sim. Com certeza esse é o livro pra você. Prince of Thorns te joga no meio da estória e não explica nada. Acompanhamos o destino de Jorg e sempre tem uma surpresa nova a cada página, as cenas de ações são rápidas e dinâmicas, e provavelmente você vai ter até que voltar pra entender o que aconteceu, mas confiem em mim vale a pena. E pra quem gosta de um anti-herói determinado vai se apaixonar pelo jeito do Jorg. Era um livro que eu não dava muito coisa mas que me fisgou de um jeito que já virou favorito.

Andre 21/01/2022

Eu as vezes não consigo me conectar com um livro e nunca sei se é o livro ou é eu que não tava no clima. Prince of Thorns tem partes boas e definitivamente irei ler o próximo.

Stitcha 30/08/2022

Um dos piores
Misericórdia não tem nem condições de eu continuar a ler a trilogia, esse livro é terrível.
Desenvolvimento péssimo e personagens piores ainda.
Credo deu preguiça de escrever.

Pep0 08/02/2023

Jorg queria ser hardcore, mas sua mãe não deixou
Gente, esse livro é a MATERIALIZAÇÃO desse meme, juro.
Uma criança de 14 anos que só pensa em vingança e lidera um grupo de mercenários.... muito estranho.
Sério, um bando de homens mais velhos e fortes e violentos, seguindo um garoto maltrapilho? Não faz sentido nenhum. Sem contar que o Jorg não pensa como um adolescente de 14 anos. Com 9 ele lia livros super complexos de filosofia grega que eu, estudando direito aos 21 anos, tenho dificuldades de compreender.
E isso não é justificado, sabe? Ele só é f*da por ser f*da. O Jorg que quer ser hardcore.

Falando em Grécia, a construção do mundo é esquisitíssima. Tem Europa e Igreja Católica, mas também há monstros, necromantes, fantasmas e outras bizarrices. Meio sem pé nem cabeça; os elementos não combinam.

A linguagem é truncada e a narrativa não tem muita linearidade, o que confunde bastante o leitor. Excesso de floreios irritante e uma filosofia esquisita.

Não recomendo a leitura. Foi um dos piores livros de fantasia que já li. Tenho certeza de que há Dark Fantasies mais bem escritas que essa.
Sophia Sophia ;) 07/05/2023minha estante
Hahaha!! Exatamente

felicia_tcb 05/09/2021

Decepcionante...
Eu estava com expectativas bem baixas antes de ler esse livro...mas consegui me surpreender negativamente...

O protagonista não tem nenhuma motivação convincente pra agir do jeito que aje, os personagens são rasos, os cenários não muito mal descritos...

Minha impressão é que o autor decidiu montar seu universo com todos os elementos de fantasia que ele curte, mas não houve nenhuma conexão entre eles, foram simplesmente jogados na história, sem contexto e sem desenvolvimento. Sem contar que dá pra contar nos dedos as batalhas que fizeram sentido.

Numa das resenhas o leitor descreveu a história como sendo um RPG mal mestrado, e sinceramente, não consigo descrever melhor do que isso.

Terminei na força do ódio, pq não consigo abandonar livros, e não recomendo. Ouvi dizer que a continuação é melhor, mas não me sinto motivada a continuar.
TigreBranco 17/07/2022minha estante
Parte disso faz sentido, outras é explicada no "King of Thorns"

Alisson Augusto 04/08/2016

De quem é o problema?
Enquanto eu lia Prince Of Thorns e já nos primeiros capítulos começavam a construir uma opinião sobre o livro, optei por vir até o Skoob e ler algumas resenhas. E me deparo com mais uma centena delas e na maioria são todas tão favoráveis, enaltecendo o autor, sua história (?) e sua escrita (?) que eu me peguei pensando a mesma coisa durante o restante e termino da leitura deste livro: de quem é problema? O problema é do livro ou é meu? Porque eu não gostei nem um pouco, nem do autor, nem da história e nem da escrita. Dos mais de 45 capítulos, se eu escolher 2 que realmente gostei pode ser considerado uma vitória.
Quais foram os meus problemas com o livro... Digo, qual foi meu maior problema com o livro, para simplificar a coisa toda: Jorg. Sim, o personagem principal, o bad boy, o rebelde. Sendo o único personagem verdadeiramente construído (?) durante o livro, eu esperava bem mais. Sua ideologia não me desceu, seus modos não me desceu, suas falas e atitudes menos a ainda. Não saia da minha cabeça a imagem daqueles garotos pré-adolescente raivosos que estão quebrando todos seus brinquedos porque a mãe tirou o celular por um final de semana. Sério. Sou apaixonado por personagens verossímeis, daqueles que dão impressão de que você vai esbarrar um dia com eles na rua de tão real é a construção do autor. Mas com o Jorg a história é outra - eu acredito em fada do dente, do que nesse garoto com ar de rebelde. Há, mas ele sofreu um trauma muito grande, por isso tornou-se assim. Cara, não. Esse papo não cola, pelo menos pra mim.
Isso sem dizer das situações impossíveis que o autor vai encaixando ao longo do livro. "Perai, se o garoto precisa enfrentar um exercito, por que não colocar um ser mitológico chegando em um cavalo, sem explicação nenhuma, para ajuda-lo" (isso não ocorre no livro, é só um exemplo).
Sei lá, eu sei que há pessoas que amam esse livro, mais pra mim não foi mesmo. E olha que sou apaixonado por ficção-fantástica!
E não custa dizer que essa "resenha" é mais um desabafo mesmo, porque poxa, a única coisa que valeu a pena na compra do livro foi a belíssima edição da DarkSide.
Francisco 16/10/2016minha estante
Estou na metade do livro e estou com a mesma impressão. Depois de ler Azincourt, do Bernard Cornwell. Esse príncipe ficou ainda mais deplorável.

Andri 17/10/2016minha estante
Concordo em tudo. Faço minhas tuas palavras e fiz uma resenha negativa também. Não é pra mim essa leitura.

Mayara Manzi 17/11/2016minha estante
Eu tô lendo os primeiros capítulos ainda e achei a escrita confusa... tem hora que não sei o que está acontecendo mesmo voltando e relendo... mas vou continuar para ver no que dá.

Ketlen S. 27/11/2016minha estante
Oh concordo com você, tantas resenhas falando coisas boas, mas para mim achei o livro tão chato e olha que adoro fantasias, esse Jorg pior ainda aff...

Wesley.Millan 06/02/2020minha estante
Faço minhas suas palavras.

Dayane 05/06/2020

Principe dos espinhos
O livro é fantástico, em todas as accepções da palavra, não há um mocinho bonzinho e nem vilões malvadões, o livro é recheado com personagens elípticos e extremamente complexos (o que eu amo) o que eu posso dizer sem dar spoiler é que se vc gosta de herói bonzinhos esse não é o livro pra vc, o mocinho ta mais para um vilão e mesmo assim vc acaba gostando dele - ou entendendo ele na pior das hipóteses (ou seria melhor), esse livro é de fantasia mas acaba mostrando uma realidade que outros não trazem, a realidade da guerra, das mortes, das escolhas. È o livro de fantasia mais real que ja li. Cinco estrelas é pouco pra ele, eu daria 8 asteroides e 4 planetas no mínimo.

Fernando 11/09/2018

Quando o livro se parece mais com uma faca enferrujada...
Prince of Thorns foi simplesmente a melhor definição de como não criar grandes expectativas para um livro. Sinceramente levei uma facada de Jorg (assim como ele faz com quase todo mundo) e paguei o preço pela ingenuidade.
O erro, para mim, já começa na idade do protagonista. Não consegui ler em nenhum momento acreditando que era um moleque de 14 anos que fazia tudo o que estava escrito. Algo inconcebível. Sério, como o grupo dele, formado por gente bem mais velha, segue à risca, e muitas vezes até mesmo teme um pirralho como se fosse a maior das ameaças. Simplesmente não dá para engolir isso.
Em seguida temos a narração que é confusa demais. Muitas vezes o leitor nem sabe o que está acontecendo. É a mesma coisa que acontece quando apenas ouvimos o som que sai de um filme e não vemos as cenas. Sabemos o que possivelmente está se passando, mas não temos certeza do que. Claro que em alguns momentos a narração até melhora, apenas para piorar de novo no próximo capítulo (ou parágrafo).
Em terceiro está o próprio protagonista e seu bando. A ideia de descrever a mente de um psicopata não funcionou da maneira como deveria. Se tornou forçado demais. Isso sem contar nos infinitos personagens secundários completamente descartáveis que o leitor se esquece por falta de carisma e profundidade. Salvo Makin, que de certa forma tem, mesmo que raso, singelas camadas de desenvolvimento.
Enfim, o livro tinha um enorme potencial, enorme mesmo, mas caiu em falhas terríveis, buracos na estrada que condenaram toda a obra. Dispensável é o melhor termo que poderia dar a ele. Dizem que os próximos livros são bem melhores, mas confesso que ainda não decidi se vou lê-los ou não. O trauma desse me assusta.
Se Jorg queria se mostrar como o príncipe dos espinhos, parabéns meu chapa, conseguisse, porque ler esse livro foi o mesmo que ser perfurado por roseiras-bravas.
Leitura não recomendada.
Izzy 06/12/2018minha estante
Realmente descreveu o que eu sinto lendo esse livro. Não sei porque continuo.

herbizin 15/06/2021

Prince of Thorns
Primeiro livro da Trilogia dos espinhos. Mark Lawrence fez um ótimo trabalho nessa obra. A linguagem? Estupenda.

Guerras? Temos. Sangue? temos. Caos? Temos também.

Príncipe Honório Jorg Ancrath (Jorg para os "íntimos"), não tenho palavras para descreve-lo. Com apenas catorze anos, já possui uma história de vida muito assustadora, mas ele não se deixa abalar (as vezes).

Eu super ansiosa para ler o próximo livro.

Maíra Batista 31/10/2019

Confuso e decepcionante
Eu realmente nem sei como começar a falar desse livro. Ele tem todo pra ser uma história sensacional, mas a escrita é chata, os personagens são rasos, a gente não consegue criar empatia por nada nessa história. Falando em história, ela é muito confusa, primeiro que vc não sabe se é um mundo de fantasia ou alguma coisa pós-apocalipse, porque do mesmo jeito que existe magia e necromantes, existe os filósofos famosos, os acontecimentos são completamente aleatórios, num momento eles tão no lugar X do nada estão no Y com cabeças rolando, a parte da magia que cerca Jorg é completamente confusa e solta np ar.
Terminei a leitura com a força do ódio mesmo, é um livro MUITO ruim e sem condições de ler os outros livros, a vida é muita curta pra perder com leitura bosta.

Filipe 29/07/2015

Vazio como Jorg.
Uma premissa interessante, mas que não chega a lugar algum. O livro não é chato, você chega ao fim sem problemas, ele é apenas ruim. Este primeiro volume da trilogia dos espinhos é um livro fraco, com personagens mal desenvolvidos e uma trama fragmentada, vazia. Lawrence nos entrega um romance com um anti-herói com motivos duvidosos, uma ambientação medieval e futurista, que pra mim foi o mais interessante do livro, mas que não se desenvolve, personagens secundários fracos e acontecimentos rápidos e sem substância, assim como seus pequenos capítulos. Espero que os demais volumes evoluam, as vezes acontece, mas tenho sérias dúvidas.