A Garota do Penhasco

A Garota do Penhasco Lucinda Riley

Resenhas - A Garota do Penhasco

RhannaP 11/10/2022

Após muito tempo de uma ressaca literária, tomei coragem para voltar a ler. No fim, escolhi o livro perfeito para ganhar uma nova ressaca! Tive que parar para refletir várias vezes durante a leitura. Esse é o primeiro livro da Lucinda que eu leio, e confesso que estou com medo de todos os outros terem o mesmo padrão. Nunca vi tanta morte em um livro, e eu senti todas elas, sofri em todas. Foi tudo muito próximo do nossa realidade, foi duro e de muita reflexão.
O livro tem uma escrita leve e envolvente, mas a leitura em muitos momentos se torna pesada pelas tragédias e reviravoltas que se desenrolam. Foram muitas histórias, ora no passado, ora no presente, o que pode deixar o leitor um pouco confuso, mas no final eu achei que a autora conseguiu deixar tudo bem explicadinho, com poucas pontas soltas.
No fim, eu concluo o livro com uma bela dor de cabeça e muito reflexiva. Foi muito positivo e também muito triste.

Leda Marun 09/07/2023

Sem palavras. Comovente, envolvente e mais uma vez, Lucinda não deixou a desejar. A gente se apega demais nos personagens ??. Recomendo!

lizgatinha 14/12/2022

deveria ser mais reconhecido
eu simplesmente AMO este livro, peguei ele no tempo que me encadeei na leitura e a forma como fluiu foi fantástica, notando que é um livro grande.
As tragédias, os personagens, a forma que o passado e o presente se completam.
O final me machuca demais, mas quando acabei, a sensação de conforto tomava minhas veias.
A escrita é incrível, nunca li outros da autora, mas tenho certeza que são de mesma perfeição

bzrallen 11/01/2023

Livro sensível e instigante
Que leitura maravilhosa. Primeiro livro de Lucinda Riley que li e me surpreendi com a sensibilidade e leveza da sua escrita. Esse livro é incrível e ao mesmo tempo é comovente.

Janaina.Borges 31/01/2023

A Garota do Penhasco
Grania Ryan após um aborto espontâneo abandona seu amor Matt em Nova York e volta para sua terra Natal na Irlanda. Lá ela conhece a pequena Aurora órfã de mãe que desperta seu amor maternal. Mas o que ambas não sabem é que o passado pode estar se repetindo já que as famílias Ryan e Devonshire têm fortes laços de família mal resolvidos.

Thamyres 06/03/2023

Sobre o livrooo
O livro aborda a história de duas famílias que acabam se conectando ao longo dos anos por meio de mulheres fortes.
Grania é uma mulher forte mas muito orgulhosa.
Aurora é uma garotinha órfã,dona de um entusiasmo incrível.
No decorrer do livro, Grania aprende com a pequena e aprende sobre o amor em algumas das suas faces.
A história é linda, o início do livro me deixou um pouco entediada mas a partir do quarto capítulo a história se torna mais envolvente. Super índico,vale muito a pena!!!

Let 01/04/2023

EU ME APAIXONEI TANTO POR ESSE LIVRO, todo mundo deveria ler Lucinda Riley.

A menina do livro eh apaixonante, como elas se conectam nao da p explicar

Cacaudia 29/04/2023

A história em si e muito bonita, fala de um amor que transcende gerações, que une famílias e que fortalece mulheres.
Só achei que a construção da personagem principal não foi tão bem feita.
A autora quis passar a impressão de que a personagem é um mulherão, mas sério, faltou muito pra isso.
A personagem é chatinha, sem graça, não passa nem perto do mulherão que era pra ser.
Mas mesmo assim a história das famílias e muito bonita.

Rafaella 22/01/2014

" - Mãe, eu estou ajudando a divertir uma garotinha solitária, não estou me mudando para lá. Qual é o problema?
- Já lhe disse antes e vou dizer de novo: aquela família é um problema para esta. E eu diria que você já tem problemas suficientes na sua vida sem precisar acrescentar os deles.
- Ora, tenha dó, mãe. Aurora é uma criança sem mãe que acabou de se mudar de volta para cá e não conhece ninguém. Ela está sozinha! - disse Grania em exasperação. - Até mais tarde.
Grania saiu batendo a porta atrás de si e Kathleen suspirou.
- Sim - sussurrou para si mesma -, e você é uma mãe sem filha." Página 53

A garota do penhasco me conquistou logo no início, pois vi que na história a dança tinha parte fundamental na construção do enredo. De tanto que perturbei a Ju do Blog Literata ela me mandou de presente, aqui fica a minha gratidão, carinho e amor para a Ju *.*

Tudo começa, ou volta a acontecer, quando Grania Ryan volta para a casa de seus pais na Irlanda. Nos primeiros dias ela conhece uma garotinha no penhasco perto da fazenda, mas a mulher não sabia que suas famílias são ligadas a gerações. Aurora Devonshire perdeu sua mãe muito cedo e seu pai quase não fica com a garotinha, pois sofre de dores de cabeça frequentes. Um dia Grania encontra Aurora na beira do penhasco e consegue tirá-la de perigo e desde então a vida das duas começa a se entrelaçar.

Grania saiu de Nova York depois de perder o filho que esperava de seu companheiro, Matt. Quando chega na casa de seus pais, não conta tudo o que a levou abandonar Matt, mas eles sabem que o problema é bem maior do que a perda de seu filho. Abalada, Grania começa a desenvolver um instinto maternal por Aurora e decide (por insistência da menina) ensiná-la a fazer esculturas. Quando Alexander, pai de Aurora, conhece Grania em uma de suas idas a Casa de Dunworley, percebe que ela seria a pessoa ideal para cuidar de sua filha enquanto ele estivesse fora. Por sua vez, Kathleen Ryan não apoia a decisão da filha de ir ficar de babá da menina, pois a vida de muitas pessoas já foi prejudicada por causa da família Lisle.

A ligação entre Grania e Aurora começa a ficar mais forte e Kathleen decide dividir com a filha as histórias de um passado conturbado para ambas as famílias e tudo começou com a pequena Anna, uma garotinha órfã que tinha o sonho de se tornar uma bailarina famosa. Quando Aurora desenvolve a mesma paixão pela dança, Kathleen acredita que a história está para se repetir e sua filha será a maior prejudicada.

O livro é narrado em terceira pessoa, mas existem algumas passagens narradas por Aurora em primeira pessoa. A construção da história ficou impecável, com exceção do final que não ficou muito claro para mim (não posso dizer o que foi, pois será um spoiler gigante). A capa é muito bonita e mostra aos leitores a essência do livro, mas ficou faltando um pouco de revisão incluindo em uma frase da capa - O caso de amor entre Grania Ryan e Lawrence Lisle - Os personagens não tiveram qualquer interação na trama e são de séculos diferentes. Esse é o primeiro livro da editora em que a falta de revisão atrapalha, o que me deixou surpresa já que a revisão de todas as obras que li publicadas pela Editora Novo Conceito contam com uma revisão impecável.

A garota do penhasco foi o primeiro livro da Lucinda Riley que li, apesar de ter em casa A casa das orquídeas, e fiquei encantada com a obra que está na minha lista de favoritos e melhores livros lidos em 2013. Sem dúvidas o livro consegue passar ao leitor toda a complexidade das relações entre a família Lisle e Ryan, além de ter me feito chorar diversas vezes durante a leitura. Recomendo A garota do penhasco para todos que querem viajar em uma trama envolvente e misteriosa ao longo das gerações, para então serem surpreendidos com um final que poderá trazer um rio de lágrimas à tona. Preparem-se para uma leitura inesquecível.

"Pela primeira vez, Grania permitiu que as lágrimas aflorassem e corressem por sua face. Estava chorando pela vida frágil e minúscula que se perdera. E, quando se aconchegou melhor para tentar dormir, horas mais tarde, sentiu-se mais calma, como se algo tivesse se partido e depois se recomposto em seu íntimo." Página 291

site: http://laviestallieurs.blogspot.com.br/2013/12/resenha-garota-do-penhasco-lucinda-riley.html

babisenberg 12/05/2015

muito bom livro
A estória flui com gosto nesse livro. Apesar de fazer alusoes a vida apos a morte e coisas do genero , é de leve e dá pra curtir o livro e a estoria sem levar isso em consideracao. A s tramas sao muito bem boladas e cativantes.

Coisas de Mineira 14/10/2019

Sabe aquela leitura que te prende do inicio ao fim? Aquele livro cativante e emocionante? Então, hoje irei falar para vocês sobre “A Garota do Penhasco” de Lucinda Riley, publicado pela editora Arqueiro esse ano. Então vamos saber mais sobre a história?

Para superar uma desilusão amorosa, Grania Ryan deixou Nova York e voltou para a casa dos pais, na costa da Irlanda. Lá, enquanto caminhava na beira de um penhasco ela conhece Aurora Lisle, uma garotinha de oito anos que mudará sua vida.

Apesar dos avisos da mãe para ter cuidado com os Lisles, Grania e Aurora se aproximam cada vez mais. Com Grania mais próxima de Aurora e o belo e misterioso pai da menina, Alexander, sua mãe decide mostrar para ela o quão próxima às famílias Ryan e Lisles já estiveram.

Sendo assim, por meio de cartas antigas Grania descobre a história de Mary, sua bisavó, e percebe a relação que existiu entre as duas famílias. Entre o passado e presente, acompanhamos a história de mulheres fortes, capazes de grandes sacrifícios por amor. Não aquele amor onde duas pessoas se apaixonam loucamente, e sim aquele amor que sentimos pelas pessoas que estão perto de nós.

Desde o primeiro livro que li de Lucinda, percebi que ela era uma autora incrível, e eu não estava errada. Como disse no início desse texto, “A Garota do Penhasco” é uma história que te cativa tanto, que você não consegue parar de ler. Na verdade, em pleno domingo, com mil coisas para fazer, eu só consegui parar de ler quando ele chegou ao final.

“- (…) Mas que importância tem, afinal, de onde venho e como me visto? – Ele a encarou. – Eu diria que é uma questão mais sua do que minha.”

E que final pessoas. Meu Deus do céu. Sou dessas pessoas que quando está lendo, entra na história e vive ela. Não sei se com todo mundo é assim, nunca perguntei a ninguém, mas, nesse livro em especial, eu fui envolvida pela leitura.

Lucinda tem um jeito de contar a história, mesclando presente e passado sem fazer com que a gente se perca nos acontecimentos, atiçando nossa curiosidade e complementando uma parte com a outra.

Aurora é uma menina cativante, nos apaixonamos por ela logo na primeira linha que a personagem aparece. Com Grania é diferente, ela nos prende por todo o mistério que faz sobre sua partida de Nova York. Isso me gerou uma curiosidade tremenda, e eu ficava me perguntando o que teria acontecido com ela e com Matt.

Ah Matt, uma coisa que gostei da história é que Lucinda também nos mostra um pouco da vida de Matt em Nova York. Não é spoiler, mas só para todos entenderem, Matt era o noivo de Grania. Então conseguimos ver tudo o que está acontecendo com ele lá, enquanto Grania está na casa dos pais. Alexander por sua vez, é aquele personagem misterioso, que faz com que a gente tenha uma pequena quedinha, porque quem não gosta de um mistério?

Mary e sua vida em um país em guerra, tomando decisões importantes que afetam a todos em sua vida. E Anna, a criança Lisle que entrou em sua vida e que consegue nos encantar como Aurora, e que também faz muitas escolhas que alteram a vida de todos na história.

“(…) – Ela apertou as mãos dele e o encarou, nervosa. – Acha que a gente precisa mesmo de um pedaço de papel para mostrar ao mundo que nos amamos? Não seria mais significativo ficarmos juntos sem precisar disso?”

Algo interessante na edição, é que alguns dos capítulos são intercalados por partes de um “livro” escrito por Aurora. Isso dá a entender que é a menina que conta a história, e a está escrevendo em forma de livro, com algumas observações que faz no “presente” em que está.

Concordo, quando a sinopse fala que esse é um enredo de mulheres fortes, não é apenas uma personagem que mostra sua força durante a história, e sim todas. Até mesmo aquelas que aparecem muito pouco e que nem sempre vamos gostar delas. Escolhas são difíceis, e quando elas afetam as pessoas que estão ao nosso entorno, acabam se tornando mais ainda.

“A Garota do Penhasco” é uma história sobre amor, sobre família, sobre amizade. Uma história sobre escolhas, encontros e desencontros. Uma história emotiva, que nos encanta, e encheu meu coração a medida que ia lendo. E a única coisa que eu posso dizer, é que esse é um dos livros mais lindos que eu li.

Agora vamos falar da capa? Não sei se todos acompanham as redes sociais da Arqueiro, mas a capa desse livro foi escolhida através de uma enquete nas redes sociais. E só preciso fazer elogios sobre ela, porque é realmente muito bonita.

Lucinda Riley nasceu na Irlanda, e já trabalhou como atriz. Seu primeiro livro foi escrito aos 24 anos e suas obras já foram traduzidas para mais de 30 idiomas e venderam mais de 12 milhões de exemplares em todo o mundo. Lucinda está na lista de autores mais vendidos do The Sunday Times e The New York Times (o que não é surpresa nenhuma, com essas histórias maravilhosas que escreve).

O que eu acho interessante sobre a Lucinda, é que em seu site ela coloca curiosidades sobre a história, como: perguntas e respostas sobre a história, as citações que outros leitores gostaram, e perguntas sobre a história para que os leitores respondam. Se quiser ver mais, clique aqui e vá até o site da autora.

“Era uma época mais sombria, em que se dava pouco valor à vida humana, em que a sobrevivência, na maioria das vezes, era tudo que importava.
Eu gostaria de dizer que aprendemos a lição.
Mas os humanos raramente olham para o passado até terem cometido os mesmos erros.”

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: www.coisasdemineira.com/a-garota-do-penhasco-lucinda-riley/

Beta Oliveira 12/11/2019

Acredito que quem ler vai se emocionar. É um livro que trata da humanidade, por isso que ressoa em nós, mesmo a gente não sendo das famílias Ryan nem Lisle.
Entendemos as escolhas e sofrimentos dos personagens, somos empáticos às dores e comemoramos as vitórias de cada um. Torcemos por final feliz, mesmo sabendo que há diferença entre vida e o mundo ideal dos livros. Então embarquem nesta trama e estejam abertos para tudo que ela oferece a quem aceita o convite.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://livroaguacomacucar.blogspot.com/2019/11/cap-1633-garota-do-penhasco-lucinda.html

Rafaelle Barreto 15/03/2020

Emoção define
Acabei de ler esse livro e estou realmente comovida por essa história, conhecendo o estilo da Lucinda Riley já esperava uma leitura profunda. Os livros dela costumam nos fazer pensar, nos fazem mergulhar de cabeça e geralmente mostram as dores do mundo com uma sensibilidade sem igual. Mas realmente nada me preparou para essa história estou tão emocionada que é difícil descrever. Só digo que vale a pena ler, o livro fala sobre crescimento, bondade, e principalmente amor. Não só amor de um homem por uma mulher, mas também sobre o amor de um pai e de uma mãe por seus filhos. Numa história entrelaça por quase cem anos.