Mentes Sombrias

Mentes Sombrias Alexandra Bracken

Resenhas - Mentes Sombrias

lia 24/07/2023

Uma boa distopia adolescente
Decidi ler o livro após assistir o filme da adaptação e querer uma sequência, ao ler essa obra notei o quanto o filme é semelhante, o livro se aprofunda muito mais em assuntos não abordados no filme, desenvolve as relações de uma maneira extremamente satisfatória e tem uma premissa muito boa, eu recomendo a leitura.

Deza Farias 13/06/2023

@???????????????????
?????????????????
?????? ???????? | Alexandra Blacken | p. 384 | 4.0/5 ?
???????????????????
????????: morte de criança, violência, pressão psicológica, abuso sexual. (+16)

"?????? ???????? ?????? ? ?? ???????? ??? ????? ?? ?????? ????????????"

Um Estados Unidos distópico onde crianças e adolescentes começam a ter poderes inexplicáveis, depois de uma doença misteriosa,
e o governo que se sente ameaçado manda construir campos para reabilitar esses adolescentes.
É neste cenário que conhecemos Ruby, uma garotinha de dez anos que está sendo mandada para o acampamento do governo para uma reabilitação.
O governo designou esses campos fazendo os pais acreditar que seus adoráveis filhos poderiam ser reabilitados e voltariam ao normal. Mas infelizmente quando a Ruby chega a Thurmond um dos campos da Virginia não é bem assim.

As crianças são separadas por cores; verdes, azuis, amarelas, laranjas e vermelhas. Cada cor representa tipos de poderes e o perigo. Algumas das crianças são somente super inteligentes, outras conseguem controlar a eletricidade e o fogo, outras têm super força, algumas conseguem controlar mentes.

Ruby já aceitou o seu destino depois de tantos anos trancada na instituição. Até que ela recebe um bilhete de quê se passar mais um dia ali será morta. Eles descobriram o verdadeiro poder dela. Numa fuga implacável ela conhece outros adolescentes que estão a procura do "fugitivo" muitos acreditam que ele é uma lenda. Mas Liam e seu grupo acredita que ele possa ser o passaporte para casa. E Ruby mesmo temendo fazer novas amizades, sabendo o poder destrutivo que tem, se juntar a eles nessa odisséia. Será que com tantas pessoas querendo recuperar esses adolescentes eles chegaram aos seus destinos? A aventura é de tirar o fôlego.

Eu gostei muito do livro, a escrita é muito fluida. Os personagens são bem desenvolvidos. Adorei a Ruby, uma adolescente forte e destermida. Gostei da forma como romance foi trabalhado. O livro é bem ambientado.
O final fica em aberto por ser uma quadrilogia, isso que me chateou o fato de não ter a sequência traduzida aqui no Brasil.

Lori 26/05/2023

Uma distopia como qualquer outra distopia
A história começa com uma doença misteriosa, onde a maioria das crianças morrem e as sobreviventes adquirem habilidades especiais. Com medo, o governo manda as crianças para campos de concentração, nos quais são forçadas a trabalhar, participar dos estudos para entender como a doença funciona ou mortas se forem consideradas perigosas.
Para quem lê distopia, normalmente sabe que esses mundos pós apocalípticos somente acontecem nos EUA, nenhum deles se preocupa em dizer as consequências disso no resto do planeta. Esse detalhe sempre me incomoda. Sei que o escritor(a) entende mais sobre sua cultura e quer retratar seu país no livro, contudo, seria bom alguma vez alguém explicar as catástrofes em outros lugares. Nem que seja apenas um parágrafo. Até, aqui tudo bem, não é algo que me faça tirar pontos.
A escrita é bem tranquila, porém o restante da história parece ser um grande livro de recorte de outros livros. A ideia de uma doença é boa, contudo deveria ser melhor trabalhada. Não se tem uma explicação adequada do porquê certas crianças morreram e outras ganharam poderes. A Ruby ganhou muito suco de protagonismo. O Bolota é o agraciado pela inteligência, então porque a Ruby resolve tudo? Ela deveria ter atenção ao seu poder, não fazer o trabalho dos outros.
É um livro bem adolescente, sem muita profundidade e um misto de histórias que já ouvimos falar. Por ter visto o filme eu já sabia do plot, talvez isso tenha estragado minha experiência. O final é bom e nos deixa com gostinho de quero mais. A escritora só precisa melhorar nas perguntas que ficaram sobre a doença e tirar um pouco o protagonismo da Ruby.

biana 23 05/05/2023

Assisti a adaptação desse filme em 2018 quando lançou então eu já sabia o final, portanto não lembrava da história (ainda bem KKKK). Eu amei a experiência de poder ler este livro, extremamente maravilhoso, eu amei a escrita da autora, amei a Zu, Ruby, Bolota, Liam:), e como sempre o livro é muito melhor que a adaptação

nana' 04/05/2023

Distopia é a minha nova obsessão
Só de ler o título eu já sabia que um acontecimento marcante aconteceria, prendendo a minha atenção. Para mim, a autora prometeu e entregou tudo nesse livro, contendo cenas emotivas, chocantes e violentas, causando um certo interesse pelo livro. Achei que a violência e os pensamentos da personagem principal (que acredito ter sofrido pressão psicológica) afetam na indicação da classificação etária da obra, que seria de, no mínimo, catorze anos para cima. Fora as violências e esses temas mentais, não reclamo de nada senão a sociedade, que foi muito bem imposta e criticada ao decorrer do livro.

lorwyana 09/04/2023

Uma boa leitura.
Assim que eu acabei o livro eu fui direto assistir o filme e percebi que ambos são diferentes, o que não necessariamente é ruim (apesar de achar o livro melhor que filme).
O livro tem uma boa história e uma boa premissa e ele parece cumprir bastante do que promete: um mundo distópico pelo ponto de vista de uma adolescente.
Tem algumas partes do livro que podem ser um pouco entediantes mas nem mesmk isso fez com que se tornassem um leitura ruim. Adorei como a protagonista age de acordo com a idade e mesmo estando isolada por muito tempo ela ainda tem consciência de suas ações, além de também ter adorado o romance com o Liam (eu simplesmente o amo) e a amizade dela com todos.

Eu comecei a ler o livro já sabendo do final dele e um pouco do que iria acontecer nos outros e vou ter que confessar que isso é o que me faz sentir vontade de ler o resto da saga.

Celine.Macario 06/03/2023

Comecei a ler esse livro pois amo o filme e comprei o livro na época e esqueci ele, revi o filme um dia desses e fiquei com vontade de iniciar a saga e ver como ela continua. A adaptação do filme foi muito boa, tem aquele típico omissor de detalhes mas o filme trouxe bastante coisa do livro, e a leitura do livro foi bem esclarecedora e cheia de detalhes que eu gostei muito. Preferi o final do livro, pois realmente se encaixa com a história e traz algo mais real para tudo.

Nih. 03/03/2023

Devia ter continuação.
Tanto o livro quanto o filme são magníficos, pelo menos ao meu ponto de vista foi ótimo e eu adorei. Sai chorando de ambos, e realmente adoraria uma continuação para o meu coração sair quentinhoKKKKK

liliblck 26/02/2023

Nem tem muito o que falar
Um mundo distópico em que uma doença acaba acometendo crianças e sucessivamente matando-as, e as que sobraram adquirindo poderes dos mais variados, e sendo levadas a um tipo de campo de concentração, em que lá são divididas em cores: verdes: os inteligentes; azul: telecinese; amarelo: eletricidade; vermelho: manipula fogo; e os laranjas: manipula a mente.

Eu assisti o filme umas 400 vezes antes de entrar na minha era de leitora, e depois que eu entrei quis ler todos os livros da série mentes sombrias. Por ter assistido muito o filme não achei o livro muito interessante, até pq não muda quase nada do filme. Mas eu super recomendo ele para quem ta na faixa etária de 12 á 15 anos, é um livro gostoso de ler e que no final deixa com uma vontade de quero mais.

dystopian girl 22/02/2023

Tiverem preguiça quando fizeram o filme.
Simplesmente perfeito, a narração, construção de mundo e relações interpessoais. So estou triste por ter lido tudo tão rápido.

Alessandra.Goncalv 18/02/2023

Bacana
Não é um livro que inove em termos de distopia, mas é uma leitura agradável.
Tem personagens cativantes, os seus momentos de tensão e conflito nas horas certas, e termina com gosto de querer mais.

Realmente uma pena nenhuma editora traduzir os outros livros.
Jaque 19/02/2023minha estante
Eu gostei muito desse livro. E até hoje esperando pelos outros dois. Será que algum dia vem aí a continuação por alguma editora daqui?

Camila.Alcantara 05/02/2023

Mentes Sombrias
Eu gostei muito da leitura. Me envolvi bastante com os personagens, a evolução da Ruby é nítida. Por ser um volume único, achei que teve "vilões" demais, os pobe não tinha um minuto de paz. E ainda por cima, esse final que pra mim foi extremamente decepcionante.

Laisa.Ruiz 23/01/2023

Análise:
??????: Mentes Sombrias
?????: Alexandra Bracken
???????: 384
??????????: 2018
???????: Intrínseca

?? ?????? ?? ?? = 5 - PERFEITO + ?
?? Amo demais, assisti o filme é fiquei louca para ler e devo dizer que não me decepcionei. A escrita é boa e história é ótima, vemos o amadurecimento da Ruby e dos outros personagens e ficamos de cara com algumas coisas.
?? Eu amo o Liam e o jeito protetor dele... Meu Deus gente vcs precisam ler!!
?? E já quero pedir a dona @intrínseca investir nos próximos volumes, pois preciso de respostas.

+ Resumo:
Em algum ano no futuro dos Estados Unidos, onde o presidente é um idiota temos uma epidemia de Niaa.
Você deve estar se perguntando: O que é Niaa? A resposta é bem simples, uma doença que só afeta crianças e adolescentes, os matando ou lhes dando poderes.
A protagonista Ruby Daly nos conta a trajetória de sua vida e como a epidemia afetou toda uma geração.
Ruby começa com apenas dez anos de idade e na noite de seu aniversario descobre seus poderes, na manhã seguinte é enviada para o acampamento de "reabilitação" (que nao passa de uma fachada para um organização que faz teste com as crianças), onde as crianças são divididas por cores:
Verde - super inteligência
Azul - telecinese
Amarelo - eletrocinese
Vermelho - controle do fogo
Laranja - controle de mente
Para dificultar a vida da nossa heroína descobrimos que ela é laranja (a cor mais temida e poderosa), mas ela da um jeito de manter sua identidade escondida se infiltrando entre os verdes.
Seis longos anos se passam e em uma tarde Ruby vai parar na enfermagem e ali consegue escapar com ajuda de Cate, mas como tudo que é bom dura pouco ela se vê em uma armadilha r na fuga conhece três pessoas como ela, (com poderes, não laranjas) Liam - azul (crush), Bolota - verde e Zu - amarela.
A viagem dos quatro se torna uma aventura enquanto eles dirigem até o Fugitivo ( um laranja que escapou de um acampamento e criou um abrigo para as crianças) e em direção ao futuro.

?? Classificação: +13
?? Gatilhos/ Aviso de Conteúdo: