Casa das Estrelas

Casa das Estrelas Javier Naranjo

Resenhas - Casa das estrelas

Eduarda 18/05/2020

@jdb.literario no Instagram
O livro é um minidicionário escrito por crianças. De início, elas dizerem o significado das palavras era muito fofo e muito engraçado como a criança que disse, por exemplo, que chuva "É Jesus fazendo xixi", mas quando chegamos em algumas palavras como em "Violência" que Javier Ignácio (6 anos de idade) fala que é "Alguém pega uma menina e faz amor" a gente nota que também é uma crítica a sociedade.
O que estamos ensinando às nossas crianças? Será que sabemos de fato como elas absorvem as informações? Diversas vezes no livro elas falam que determinadas palavras significam exatamente o oposto do que são. Eu senti que o autor quis nos dizer para termos atenção com as coisas que dizemos às crianças e ao mesmo tempo mostrar que crianças são o reflexo das pessoas com quem convivem.

caspaeletrica 16/08/2023

10/10: Família Jout Jout, rise up!
O livro tem por trás um professor infantil, que resolve fazer uns exercícios com seus alunos, na qual ele fala uma palavra e seus alunos a definem. A obra é uma coletânea do que eu acredito que sejam as melhores respostas.... até aí pode parecer bobo, mas é uma experiência surreal. A maioria dos trechos me fez refletir por horas, ou ficar mal ou até rir de vez em quando.

A gente tende a não acreditar nas crianças e achar que seus pensamentos não são tão válidos como o dos adultos, mas como eles vivem em mundo talvez paralelo aos nossos (já que cada idade vive em um), eles enxergam coisas que não enxergamos ou nos esquecemos de enxergar. São sinceros demais, verdadeiros demais, interessantes demais. Temos que escutar mais eles.

Um livro precioso do início ao fim que toda pessoa deveria ler pelo menos uma vez na vida.

Algumas das respostas/definições que mais me marcaram (tem umas pesadíssimas):

"Aonde as pessoas vão para perdoar Deus"
Igreja, por uma criança de 7 anos

"O que inventaram para gente não se ver no escuro"
Luz, por uma criança de 8 anos

"Quando uma pessoa está m0rta"
Adulto, por uma criança de 7 anos

"Pessoa em que toda coisa que fala, vem primeiro ela"
Adulto, por uma criança de 8 anos

"Usar."
S3xo, por uma criança de 6 anos (assustador esse??)

"É quando minha mamãe dirige um carro e uns senhores que trabalham no encanamento não tem o que comer e quebram o vidro do carro e m4tam ela e m4tam meu papai e vivo sozinho"
Medo, por uma criança de 5 anos

Gustavo 28/02/2022

Que soco no estômago
Javier Naranjo, um professor, viu que as crianças tinham um potencial absurdo de pensadores, mesmo jovens. E ele fez esse projeto, usando palavras e pedindo para crianças definirem o que elas achavam de cada uma delas.

E que cartada.

Esse é aquele livro que tu pode ler rapidinho, mas ao mesmo tempo, transporta quem lê para um estado de reflexão absurdo.

Lendo algumas das definições das crianças, eu fiquei me perguntando: O que essas crianças passaram para saber de cada uma dessas coisas?
São coisas que mesmo sem linguagens rebuscadas e super decoradas, consegue dar um soco no estômago que, sério. Curto, reto e grosso.

É um livro que é necessário ler várias vezes, porque uma só não é suficiente e nem nunca vai ser.

E vale também a reflexão de como vemos as crianças. Sempre pensamos como seres em menor escala, ou mini-pessoas. E meio que tira o status de ser humano e de criatura pensante da criança. E poder ver através dos olhos de uma criança como ela enxerga o mundo, é algo inacreditável.

Aqui vão algumas das melhores definições do livro:

- Morte:
"Forma de não existir e estar em um lugar incerto.
(Melissa Palacio, 12 anos)"

- Poesia:
"Expressão de reprimidos.
(Eulalia Vélez, 12 anos)"

- Suicídio:
"É alguém se matar por instinto.
(Mary Luz Arbeláez, 9 anos)"

- Terra:
"Cimento de carne de onde o homem nasceu.
(Alejandro López, 9 anos)"

- Vida:
"A vida é trabalho, amargura e liberdade.
(Walter de Jesús Arias, 10 anos)"

- Violência:
"Alguém pega uma menina e faz amor.
(Javier Ignacio Ramírez, 6 anos)"

"É quando as crianças e as pessoas estão violadas.
(Tatiana Ramírez, 7 anos)"

"Se fizerem violência no país, eu vou embora.
(Yeny Andrea Rodríguez, 8 anos)"

"Parte ruim da paz.
(Sara Martínez, 7 anos)"

Para Casa Das Estrelas, eu dou cinco estrelas e um coraçãozinho.

Jag Luz 05/06/2022

Um mini dicionário feito por crianças
De A a Z você aprende a profundidade do maravilha do mundo da pureza infantil, conceitos wuevte fazem rir, refletir e chorar.

Renata 26/02/2023

Casa das estrelas...
Como mãe de uma criança de 10 anos, pensei várias vezes qual seria a resposta do meu filho para algumas palavras, ao mesmo tempo que me questionei várias vezes em que condições algumas crianças vivem, é triste imaginar que nem todas crianças são amadas e respeitadas como deveriam ser.

" AMOR
É quando batem em você e dói muito.
( Viviana Castaño, 6 anos) "

" MORTE
É uma dor pra mim, porque me da medo deixar minha mãe sozinha; porque lá na minha casa brigam muito com facas.
(Jorge Andrés, 7 anos) "

nat 31/03/2021

O livro é um minidicionário escrito por crianças e eu fiquei encantada a cada página. As crianças são os serzinhos mais puros desse mundo, tanto nas partes bobas como ?a chuva é jesus fazendo xixi? e nas partes que nos faz repensar sobre o que estamos ensinando a elas.

Fabio.Nunes 31/05/2023

Sensacional
Casa das estrelas - Javier Naranjo
Editora: Planeta, 2019

Tá com dúvidas sobre que presente dar a alguém? Essa pessoa é alfabetizada? Então dê este livro.

A obra é um compêndio de definições dadas por crianças a inúmeras palavras, tudo organizado por Javier Naranjo.

Quanta sensibilidade, quanta graça e quanta dor a gente percebe com as definições dadas. Numa mesma página eu gargalhava e me emocionava.
Como diz o autor, "as crianças estão mais próximas da experiência poética que os adultos, cheios como estamos de deveres que nos negam a contemplação, pois sempre há algo a fazer".

Para comprovar o que eu disse:
"É o fruto do trabalho, mas há casos especiais" (dinheiro).
"É o que precisamos para sobreviver na violência" (espírito).
"É um encontro de toda a vida" (família).
"O lar é algo que de repente se separa" (lar).
"Calor de onde vem toda a família" (lar).
"A mãe é a pele da gente" (mãe).
"É como bicicleta, quando se desocupa brinca com o cachorro" (mãe).
"É quando Deus nasceu" (tempo).

Esse livro veio em excelente hora e mudou meu humor para melhor. Recomendo fortemente.

Vanessa2056 27/04/2022

Tem algumas frases fofas, outras engraçadas, outras que você não entende nada e tem algumas poucas que dá vontade de chorar.

Mas é muito legal ver a inocência das crianças, mesmo se tratando de situações difíceis como violência e morte.

É interessante.

anicca 21/03/2022

Quem precisa de "soma" quando se tem essa preciosidade aqui?
Que livro mágico, sério.

Achei legal de verdade! Mal havia terminado, já pensava em quantas outras vezes não iria ler os verbetes e, por minutos, encarar o mundo através dos olhos dos pequeninos alunos de Javier. Muito bom kkkkkkkkkkkkkkk *enxuga o canto dos olhos*.

Eu poderia me valer de muitos outros ? e igualmente elogiosos!! ? adjetivos para descrever essa leitura, mas... a verdade é que não os tenho comigo no momento. Ainda assim, consigo reconhecer algo: é uma verdadeira viagem conversar com crianças. Quase sempre elas apresentam considerações superespirituosas e que fogem totalmente às normas impostas por nós, os adultos. (Ora, quantas vezes não soltamos boas gargalhadas após se manifestarem?)

Mas Casa das Estrelas vai além de demonstrar todo o charme e perspicácia infantil: evidencia o quanto, por um motivo ou outro, tais características são relegadas a um segundo plano. E bom, nos inspira a repensar nossas atitudes, né? Convida especialmente os educadores a assumirem uma postura mais colaborativa ao invés de se renderem à coercitividade sob o pretexto de as crianças "dependerem de um norte para fazer certo".

Por fim, tenho na manga um poema que dialoga intimamente com o presente e belíssimo livro, chama-se "As cem linguagens da criança" e foi composto pelo educador e jornalista italiano Loris Malaguzzi:

As cem linguagens da criança

A criança
é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem
modos de escutar
de maravilhar e de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
para descobrir.
para inventar.
para sonhar.
A criança tem
cem linguagens
(e depois cem, cem, cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e de não falar
de compreender sem alegrias
de amar e de maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir um mundo que já existe
e de cem roubaram-lhe noventa e nove.
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas
que não estão juntas.
Dizem-lhe enfim:
que as cem não existem.
A criança diz:
Ao contrário, as cem existem.

Rosana Miyata 22/05/2022

Um livro de leitura rápida. Eu particularmente gostei muito de ver um pouco o mundo pelos olhos das crianças. Tem algumas definições que as crianças deram que são bem fortes e impactantes, por vezes achamos que as crianças são "ingênuas" e não entendem das coisas, mas por este livro é possível ver que elas entendem e sabem muito mais do que podemos imaginar, há muitas coisas afetando-as que não prestamos ou não damos o devido valor. Recomendo a leitura.

Nathália 10/11/2021

A forma como as crianças enxergam as coisas é surreal!
Ganhei esse livro de uma aluna muito especial. A primeira vista pensei: parece livro infantil... Mas assim que fui lendo, fui me apaixonando por tudo que cada criança dizia. A forma como elas dão significado pras coisas como beijo, namoro, deus, violência, guerra... é profunda! Algumas definições inclusive me fizeram perceber que algumas crianças passavam por alguns problemas em casa (como violencia, por exemplo) apenas pelas palavras que elas usavam.
Enfim, recomendo!

mikele | @respiropalavras 06/03/2020

simples e inspirador
"Casa das Estrelas" possui uma sensibilidade e inocência que só as crianças são capazes de transmitir. Parece não ser interessante ler um livro cheio de palavras cujas definições provém da imaginação das crianças, mas, você pode se surpreender.

É impressionante como durante a leitura nós navegamos entre diversas sensações. Algumas definições nos fazem rir, umas aquecem o coração e outras nos deixam em completo silêncio, sentindo o peso das palavras.

Podemos aprender muito com os pequenos, mas poucas vezes nos damos essa chance. Ao considerarmos que eles são "mini-humanos", nós os limitamos e não absorvemos o que podem passar.

O livro também mostra, de maneira um pouco mais sutil, como até mesmo dentro de um assunto em comum cada pessoa tem sua própria perspectiva, isso porque temos vivências diferentes que refletem diretamente sobre a maneira que enxergamos as coisas, situações e pessoas.

"Casa das Estrelas" te faz refletir e dar mais valor aos detalhes. Um livro simples, sensível e acolhedor. Amei a experiência!

Camila.Pizzoni 22/08/2020

Tão fofo quanto triste.
Não dá pra descrever o misto de sentimentos ao ler esse livro. O coração aquece ao mesmo tempo que aperta ao ler algumas definições. Temos muito a aprender com as crianças.

Lara 29/08/2021

Universo é a casa das estrelas
Um livro tão simples mas com tanto afeto! É incrível conhecer o mundo através dos olhos das crianças e perceber como seus discursos que são, muitas vezes, ignorados pelos adultos carregam tanto significado. Algumas definições te fazem rir, outras te fazem refletir sobre como perdemos essa inocência bonita ao longo da vida e outras te fazem ficar com um nó na garganta, angustiada por não ter mais detalhes sobre o que se passa na vida e no ambiente familiar dessa criança. Recomendo para todos, é um livro encantador que vai permear os seus pensamentos por algum tempo!