Casa das Estrelas

Casa das Estrelas Javier Naranjo

Resenhas - Casa das estrelas

BadWolf 18/05/2020

@jdb.literario no Instagram
O livro é um minidicionário escrito por crianças. De início, elas dizerem o significado das palavras era muito fofo e muito engraçado como a criança que disse, por exemplo, que chuva "É Jesus fazendo xixi", mas quando chegamos em algumas palavras como em "Violência" que Javier Ignácio (6 anos de idade) fala que é "Alguém pega uma menina e faz amor" a gente nota que também é uma crítica a sociedade.
O que estamos ensinando às nossas crianças? Será que sabemos de fato como elas absorvem as informações? Diversas vezes no livro elas falam que determinadas palavras significam exatamente o oposto do que são. Eu senti que o autor quis nos dizer para termos atenção com as coisas que dizemos às crianças e ao mesmo tempo mostrar que crianças são o reflexo das pessoas com quem convivem.

nat 31/03/2021

O livro é um minidicionário escrito por crianças e eu fiquei encantada a cada página. As crianças são os serzinhos mais puros desse mundo, tanto nas partes bobas como ?a chuva é jesus fazendo xixi? e nas partes que nos faz repensar sobre o que estamos ensinando a elas.

Cami 22/08/2020

Tão fofo quanto triste.
Não dá pra descrever o misto de sentimentos ao ler esse livro. O coração aquece ao mesmo tempo que aperta ao ler algumas definições. Temos muito a aprender com as crianças.

Mari 06/06/2020

Genial!
Ao serem perguntadas sobre o signifcado de diversas palavras, crianças das mais distintas idades expõe seus pontos de vista sobre coisas, sentimentos, adjetivos e muito mais. Algumas respostas são cômicas, mas também vemos aquelas que nem parece que uma criança respondeu...

L 06/04/2014

Trechos para guardar
Distância

Alguém que se vai de alguém.

-Juan Camilo Osorio, 8 anos.

Instante

É a única coisa que alguém pede a uma pessoa.

-Leidy Johana Garcia, 10 anos.

Tristeza

Sentir

-Juan Eduardo Atehortúa, 10 anos.

Vazio

Alguém que está sozinho.

-Yesenia García, 7 anos.

Estar vazio e sem ninguém pra confiar.

-Camila González, 7 anos.

Sem ninguém dentro.

-Maurício Osorio, 7 anos.

Mãe

É pra mim um coração, é uma terra pra mim.

-Yamile Gaviria, 7 anos.

A mãe é a pele da gente.

-Ana Milena Hurtado, 5 anos.

Amor

É quando batem em você e dói muito.

-Viviana Castaño, 6 anos.

O que cada coração reúne para dar a alguém.

-Lina María Murillo, 10 anos.

ifavbook 03/01/2021

Impressionante.
Um suspiro diferente para cada definição. Devo dizer que uma boa parte delas me chocou, me deixando apenas com uma pergunta: eu estaria preparada para ter conhecimento da bagagem e das vivências de algumas dessas crianças?

Nas restantes coisas, as crianças são, verdadeiramente, o espelho mais nítido e purificado de uma sociedade.

mikele | @respiropalavras 06/03/2020

simples e inspirador
"Casa das Estrelas" possui uma sensibilidade e inocência que só as crianças são capazes de transmitir. Parece não ser interessante ler um livro cheio de palavras cujas definições provém da imaginação das crianças, mas, você pode se surpreender.

É impressionante como durante a leitura nós navegamos entre diversas sensações. Algumas definições nos fazem rir, umas aquecem o coração e outras nos deixam em completo silêncio, sentindo o peso das palavras.

Podemos aprender muito com os pequenos, mas poucas vezes nos damos essa chance. Ao considerarmos que eles são "mini-humanos", nós os limitamos e não absorvemos o que podem passar.

O livro também mostra, de maneira um pouco mais sutil, como até mesmo dentro de um assunto em comum cada pessoa tem sua própria perspectiva, isso porque temos vivências diferentes que refletem diretamente sobre a maneira que enxergamos as coisas, situações e pessoas.

"Casa das Estrelas" te faz refletir e dar mais valor aos detalhes. Um livro simples, sensível e acolhedor. Amei a experiência!

Roh Matos @somaisumparagrafo 02/06/2021

@somaisumparagrafo
Amor: ?O que cada coração reúne para dar a alguém.? ? Lina, 10 anos.

Este livro reúne pequenas definições das palavras através do olhar das crianças. O organizador, Javier Naranjo é um colombiano poeta e professor, que em suas aulas para o ensino primário ao trabalhar com criação literária e jogos de palavras teve a brilhante de ideia de pedir para que seus alunos escrevessem no caderno o significado de algumas dessas palavras e o resultado culminou nessa linda obra, que toca e emociona o leitor por sua sensibilidade.

???

Felicidade: ?A felicidade é quando o amor, a paz e as coisas boas estão juntas.? ? Carolina, 10 anos.

Por meio dos pequenos verbetes de definições e significados das palavras segundo esses pequenos seres, somos inseridos em um universo às vezes puro, outros lúdicos e até mesmo cruéis. É tão louco pensar que uma atividade ?simples? como essa pode proporcionar uma ambientação tão rica de conhecimento. Ao sermos inseridos nas vivências dessas crianças conseguimos conhecer um pouco sobre seus sentimentos e isso nos é poético e revelador. Do seu jeitinho, esses pequenos têm muito a nos dizer e nos ensinar. Como leitora e professora, essa experiência foi única e marcante. Vale ressaltar que essa edição está um espetáculo, com capa dura e ilustrações muito belas.

?Ainda que pareça excessivo para os adultos que somos, sem a voz da crianças, não há descoberta possível, nem poesia, nem paraíso, nem dor, nenhum conhecimento, nenhuma comunhão.?

Jeane Correia 07/10/2020

De acordo com o prólogo do livro Javier Naranjo que também é professor, disse que faltando pouco para terminar uma aula ele pediu aos estudantes que escrevessem o que era criança em seu caderno...Ele riu um bocado com as respostas e a partir daí começou a transcrever os significados das palavras, assim ele teve essa brilhante ideia de fazer um apanhado de significados das palavras para as crianças.
Conforme a Folha de São Paulo no livro você encontra 500 definições para 133 palavras que foram recolhidas durante 10 anos nas escolas que o professor trabalhou. Claro que eu não contei quantas definições tinha por isso pesquisei aqui para mostrar para vocês.
O livro é lindo, e faz a gente rir bastante, mas também deixa a gente de cabelo em pé com alguns significados....É um livro leve e que de fato você ler muito rápido.
Vou citar aqui algumas palavras e o significado delas:
Felicidade - A felicidade é quando o amor, a paz e as coisas boas estão juntas. (Carolina Haayen, 10 anos)
Político - Alguém que faz promessas e nunca cumpre. ( Roger de Jesús Valencia, 9 anos)
Professor - É uma pessoa que não cansa de copiar. (Maria José García, 8 anos)
Sexo - Há três tipos de sexo: o do amor, o da mulher e o do homem (Daniela Hernandez, 10 anos)

Lara 29/08/2021

Universo é a casa das estrelas
Um livro tão simples mas com tanto afeto! É incrível conhecer o mundo através dos olhos das crianças e perceber como seus discursos que são, muitas vezes, ignorados pelos adultos carregam tanto significado. Algumas definições te fazem rir, outras te fazem refletir sobre como perdemos essa inocência bonita ao longo da vida e outras te fazem ficar com um nó na garganta, angustiada por não ter mais detalhes sobre o que se passa na vida e no ambiente familiar dessa criança. Recomendo para todos, é um livro encantador que vai permear os seus pensamentos por algum tempo!

Vanda 19/08/2021

Pureza definida em palavras
A pior parte do livro é quando acaba.. por outro lado fico a pensar que um dia todos nós ja fomos tão inocentes assim, nem lembro mais.. queria a parte 2 desse livro

osouzawesley 10/12/2020

Criança sabe muito.
O livro é um pequeno dicionário sobre algumas palavras, como o subtítulo diz "O mundo visto pelas crianças". Este livro faz a gente dar boas risadas com algumas respostas que essas pessoinhas deram para definir algumas palavras, enquanto outras nos fazem pensar o que aquela criança pode ter vivido ou o quão aberto os pais dela foram para ensinar sobre um determinado assunto. De qualquer forma é um grande aprendizado e nos dá uma visão muito melhor sobre o mundinho dos nossos pequenos, e que devemos ser sinceros com eles sim.

Recomendo muito essa leitura!!

luísa 22/06/2020

extremamente fofo e ao mesmo tempo exige extrema interpretação do leitor. prova que as crianças são uma mistura de complexidade gigantesca e simplicidade de espírito

Marcio 24/03/2020

Perfeito
Excelente para relaxar ente leituras!