Todo dia

Todo dia David Levithan

Resenhas - Todo Dia

Farneis 17/02/2022

Todo dia sou uma pessoa diferente. Eu sou eu, sei que sou eu, mas também sou outra pessoa. Sempre foi assim.
prettydepressedgirl 11/08/2022minha estante
simplesmente meu livro favorito.

-Koraline 26/06/2021

Juro que tentei
Todo Dá é um romance adolescente bem diferente, em que A (uma entidade, acho), acorda todos os dias no corpo de uma pessoas diferente, e aos 16 anos se apaixona por Rihannon. Acho que o meu maior problema com esse livro é o fato de que A parece estar mais apaixonado pela situação miserável de Rihannon do que pela própria garota, afinal, ele passou apena algumas horas com ela e já sente um amor que não entendi de onde veio. A escrita é bem fluida e os capítulos são bem curtos, e o livro teria um ótimo potencial para trabalhar assuntos relacionados à identificação de gênero e aceitação do próprio corpo, se não tivessem sido desfocados pelo desenvolvimento do relacionamento dos dois, além, é claro, de toda a problemática de abuso que A faz outras pessoas passarem. Fiquei um pouco curiosa com o final, e queria saber, vale a pena ler os outros dois?
Nôra 26/06/2021minha estante
Então kkkkkkkkkk eu só li esse, eu gostei, teve umas coisinhas que me incomodou, mas achei um livro diferente, agora assim por relatos o livro dois é cansativo por ser o ponto de vista da Rihannon de tudo oq aconteceu no livro 1, aí fica a seu critério e o livro três é novidade com o desfecho final e o ponto de vista de ambos

Madu 27/06/2021minha estante
Eu gosto muito desse primeiro volume, mas quase todas as resenhas que eu vi sobre as continuações é que são péssimas e desnecessárias

Valéria Medeiros 27/06/2021minha estante
Vale a pena! Eu gostei!

Fer 27/06/2021minha estante
Nossa eu tive um sério problema com esse livro também! A temática é interessante, a escrita é boa, tem um potencial muito bom, mas achei tantos problemas nele, achei que perdeu totalmente o foco, não gostei

-Koraline 27/06/2021minha estante
aaaah, obrigada meninas, então nem vou tentar, especialmente pelo segunda ser a mesma história por outra perspectiva

Malu 25/11/2021minha estante
Eu gostei muito do livro, mas isso também me incomodou, parece que ele de fato tá apaixonado nessa situação da Rihannon e não por ela de fato, pelo menos não no início.

Ãngela 15/11/2022minha estante
O segundo livro é uma perspectiva dela sobre tudo isso, acho bem legal, eles acabam trazendo outras problemáticas como depressão e tentativa de suicídio. No último o autor traz um arremate para tudo, como funciona tudo isso!? Tem mais seres como A!?

Gustavo 20/10/2013

Resenha Todo Dia (Blog Leitores Compulsivos)
Recebi este livro através da parceria com O Grupo Editorial Record, foi uma surpresa, pois eu li o livro Will & Will do autor David Levithan em parceria com o John Green, e adorei, então fiquei com vontade de ler obras separadas dos dois autores, do David e do John, então eu recebi este livro do David Levithan e comecei a ler, uma coisa eu posso dizer: o livro é perfeito. Com certeza um dos melhores de 2013.

Somos apresentados primeiramente ao personagem do livro, que é chamado de A. Sim, o nome dele é A, digamos que ele não possui um nome, nem uma aparência fixa, pois todos os dias, A é uma pessoa diferente, ele não sabe como isso acontece, ele não reconhece os fatores desta transformação e nem os motivos para este acontecimento, A simplesmente é obrigado a mudar de corpo todos os dias, e o maior desafio desta rotina não é a preocupação com a aparência do novo hospedeiro, a aparência dos indivíduos é o menor dos problemas para A, lidar com a vida, os fatos, os sentimentos da pessoa é o maior problema para A, mas depois de tantos anos, ele já se acostumou a entrar e sair sem se importar com nada, uma de suas regras é viver a vida do individuo de forma normal, sem alterar nada e sem se apegar a nada, pois no outro dia, ele será outra pessoa, outro corpo.

Mas a regra de não modificar em nada a vida de seus hospedeiros é quebrada no dia em que A conhece Rhiannon, quando A acorda no corpo do namorado de Rhiannon, ele percebe que tem alguma coisa diferente, e quando ele se encontra com Rhiannon tudo muda, a vontade de poder amar é mais forte, e A luta para que aquele dia seja um dos melhores em sua vida e na vida de Rhiannon, mas ele sabe de que nada adianta, pois esta paixão, este amor nunca durará mais de 24 horas. Nos próximos dias, A vai acordando em outros corpos, mas não consegue esquecer Rhiannon, por mais que ele tente, o amor que ele sente por ela vence todas as barreiras, e então A resolve quebrar as regras, resolve mudar todos os empecilhos e obstáculos, e de alguma forma ele tenta alcançar o sentimento e a liberdade de Amar, uma coisa que todos os humanos normais podem e não se incomodam em utilizar, o poder e a liberdade de Amar era o que A mais queria, e para isso ele colocará a vida de varias pessoas em risco, ele ultrapassará as fronteiras do certo e do errado para amar, será possível A conseguir amar? Rhiannon aceitará A como ele é? E quando ele acordar no corpo de uma mulher, como será para Rhiannon? Mistérios, segredos e romance, nesta incrível aventura, que fará você questionar o sentido da vida e do amor.

Eu fiquei muito intrigado durante a leitura de Todo Dia, pois nunca me deparei com uma história deste porte, fiquei assustado no começo, tentando desvendar o porque daquilo, o que A era? Um Espirito? Um ser sobrenatural? Um Demônio? fiquei confuso tentando desvendar e entender o porque daquilo, e depois de pensar eu decidi embarcar na leitura, e não consegui parar de ler, o livro é viciante, a cada dia, um novo corpo, um novo personagem, uma nova história, uma nova casa, um dia pobre, outro dia rico, um dia magro, outro dia gordo, um dia negro e outro dia branco, um dia heterossexual, outro dia homossexual. Com a experiência de vida de A, percebemos que a vida pode ser tão simples e nós a tornamos complexa, separamos etnias, e categorias na sociedade, sendo que no fundo, somos todos iguais, e que cada um possui sua diferença interior e exterior, o que torna o mundo especial, as diferenças. Não é porque somos diferentes, é que temos que nos separar e nos distanciar. De certa forma, as mudanças repentinas da vida de A te fazem refletir um pouco sobre a vida.

E além deste teor social, o livro em si próprio é muito lindo, o amor entre A e entre Rhiannon é um amor que ultrapassa as fronteiras do normal, um amor puro e verdadeiro, será que Rhiannon será capaz de abandonar a visão e a separação das aparências? O amor chegara tão longe? O amor é mesmo capaz de ultrapassar as barreiras do tempo e das aparências? Apesar de cada dia ser um rosto e uma aparência, dentro daquele individuo, A está lá, dentro daquela pessoa, existe o amor de A por Rhiannon, será que Rhiannon é capaz de quebrar esta barreira, para alcançar e conseguir o verdadeiro amor?

Com certeza, o livro Todo Dia do David Levithan, orgulhosamente ganha nota máxima de 5 estrelas (*****) e entra para a minha lista de favoritos. Depois que você termina de ler o livro, sua vida perde o sentido kk, com certeza este livro mexerá com seu psicológico e com seu coração.

site: http://vampleitores.blogspot.com.br/2013/10/resenha-premiada-todo-dia-david.html
Beth 21/10/2013minha estante
Esta história é muito interessante e comovente. Coitado viver em vários corpos diferentes todos os dias, sem distinção de sexo. Deve ser uma barra.

Jéssica 21/10/2013minha estante
Nossa você falou tão bem desse livro que eu tenho que compra-lo,imagina viver cada dia na pele de uma pessoa?não tendo a chance de viver sua vida. Não conhecia esse autor ,mas me parece muito bom,deve ter sido bem difícil escrevo-lo tendo que descrever tantas características de tantos personagens.
Adorei a resenha!

K. 21/10/2013minha estante
Adorei a resenha e fiquei com vontade ler o livro agora, me lembrou um pouco a história de "te amarei para sempre" que também é muito bom (:

Alice G 21/10/2013minha estante
Já vi várias resenhas positivas sobre esse livro, que parece ser bem lindo e emocinante! Quero mto ler!

Rafaela Rodrigues 21/10/2013minha estante
eu gostei muito da resenha fiquei realmente intrigada com essa historia que me parece que prende o leitor do começo ao fim

Geovanna 21/10/2013minha estante
Tá okay vou começar a ler desde já, são boas resenhas que motiva um bom leitor, e essa resenha está incrivel, assim que der vou ler.

Renata melo 22/10/2013minha estante
Imagine ter que viver cada dia uma vida diferente sem ser a sua própria,e se apaixonar sabendo que amanha tem que mudar de volta,esse livro com certeza é ótimo,adorei a resenha.

Edcléia Ferreir 22/10/2013minha estante
Achei mto interessante a história, me instigou a querer ler, mto boa resenha

Nina 22/10/2013minha estante
Olá! Ainda não havia ouvido falar desse livro. Me interessou muito. Hoje a maioria dos livros tem temas parecidos e encontrar algo completamente diferente é bem legal e instigante. Parabéns pela resenha

Patricia 23/10/2013minha estante
Adorei a resenha, ansiosa pelo livro.

SINISTRO171 25/10/2013minha estante
Resenha muito boa, abordando pontos relevantes do livro, despertando o interesse dos leitores

Maristela 25/10/2013minha estante
Fiquei muito interessada.Chama a atenção o fato dele se chamar só A. Também já li muita coisa positiva sobre esse livro, o que só reforça a vontade de ler.

Diandra 25/10/2013minha estante
Ótima resenha, já estava interessada em ler algo do David e com certeza vou gostar. Gosto de livros que um algo a mais.

Hystellen 25/10/2013minha estante
Gostei...

jack 27/10/2013minha estante
Um livro muito bom, diferente de todos que li.

Ana Claudia 29/10/2013minha estante
Adorei a resenha, deu vontade de ler o livro *---*
muito bem escrita. parabens ;D

Micha 30/10/2013minha estante
Amoooo essa história! Já li em e-book, mas preciso do livro físico, tá na minha meta pra esse ano!

Belle 30/10/2013minha estante
Amei..to muitooooooo curiosa para ler, já vou colocar na minha estante...
:D

Nath 03/11/2013minha estante
Gostei bastante da resenha

Michelle Ladisl 03/11/2013minha estante
Olá!
Já li várias resenhas desse livro e todas elogiando. Estou super curiosa com a história.
O que é a era??? Ai,ai, não vale fazer isso!

Beijos

Michelle 03/11/2013minha estante
Depois de ler essa resenha, fiquei curiosa para saber: A é um homem ou uma mulher?
Fiquei tentada a ler esse livro depois dessa dúvida :)

Paulo 04/11/2013minha estante
Amei !!!!!!!!!!!

Bruno1041 07/11/2013minha estante
Nossa, que história tensa e frustante essa, hein? Estou morrendo de vontade de ler esse livro só porque tem uma pitada a lá "A Hospedeira".
Bom, tudo na história leva crer que esse livro é mesmo inesquecível e difícil de esquecê-lo.

Parabéns pela resenha. :)

Mimi 08/11/2013minha estante
Doida por esse livro....a resenha só me deu mais vontade ainda de lê-lo.

Gy 09/11/2013minha estante
Já li várias resenhas desse livro, trás uma história muito interessante... Estou curiosa para ler...

Samuel 09/11/2013minha estante
Estou louco para ler todo dia!
A editora espalhou livros aqui pelo rio e por são paulo, mas nunca achei um. Bem que eu queria!

Julielton 17/11/2013minha estante
Quando li pela primeira vez a resenha desse livro, me encantei por A, quero muito ler esse livro, com certeza é um enredo fantástico.

Gabits 20/11/2013minha estante
Li um livro a um tempo atrás que, em alguns pontos, parece ser parecido com esse... e como amei o livro que li, já me interessei por esse logo de cara!

The Serial Reader 23/11/2013minha estante
Já li dois livros do David em coautoria com a Rachel Cohn, e estou bem ansiosa para ler um só dele.

Tam 08/12/2013minha estante
Gostei bastante de sua resenha, e me deu uma vontade de ler esse livro :D

Dani Cabral 10/12/2013minha estante
Muito bom!

Camila 12/12/2013minha estante
Adorei a resenha!

Jess 16/12/2013minha estante
Muito bom espero ler logo o livro!

xx

La Lucena 23/12/2013minha estante
esse livro esta na minha lista de livros faz tempo, quero muito lê-lo e depois de ter lido essa resenha... vish

Paula Barbosa 26/12/2013minha estante
Gostei. Muito bom.

Alberto 29/12/2013minha estante
Gostei da sua resenha. Realmente você conseguiu convencer quem leu isto que vale a pena ler o livro. Parabéns!

Bárbara 30/12/2013minha estante
" Depois que você termina de ler o livro, sua vida perde o sentido" Você me definiu. Acabei de ler, porém ainda to procurando o sentido da minha vida. Eu como pensando em A, durmo, acordo... ele não sai da minha cabeça.

Lucas 02/01/2014minha estante
" Depois que você termina de ler o livro, sua vida perde o sentido" é exatamente o que estou sentindo (senão pior). Clamo a todos os anjos por uma continuação, a história é muito envolvente e infelizmente (devo admitir) segue o velho mal de terminar na melhor parte.

Camila 14/01/2014minha estante
GENTE, será que esse livro vai ter segunda parte?

Bianca Steinmetz 21/01/2015minha estante
"Depois que você termina de ler o livro, sua vida perde o sentido"
Cara, exatamente isso! Esse livro acabou comigo de um jeito que... nossa, eu fico sem palavras pra ele. Tava pensando em resenhar, mas sei que sairia uma droga, porque eu simplesmente não consigo falar desse livro e do quanto ele me tocou! Eu ainda estou curtindo a fossa que ele proporciona, foi algo além de tudo que eu já tinha lido e sentido. E cheguei à conclusão de que A é um anjo. Enfim, você descreveu praticamente o mesmo que senti!
Dei 5 estrelas pro livro, pois não podia dar mais, porque pra mim ele é 100 estrelas!
Ótima resenha!

Rapha Écool. 04/05/2015minha estante
De longe um dos meus livros favoritos... Quando terminei a leitura percebi que estava em lágrimas! Me tocou bastante a história de A + Rhiannon.
Sempre que posso volto ás paginas de "Todo Dia" para rele-lo. Ansioso pela continuação...

Ray 01/05/2021minha estante
Esse app tem que pagar pra lê?

Ceci Gomes 16/08/2021

GORDOFOBICO
esse livro ele tinha tudo para ser bom, tudo para ser gostoso de ler e trazer uma incrivel lição para todos que ousarem ler, porem, esse livro foi incrivelmente gordofobico em um capitulo, explicando em detalhes o quão nojento é ser gordo, o quao indesejavel um gordo é, o quão feio um gordo é, foi tanto que a principal nem segurar a mão dele quando tava em um corpo gordo EU ACHEI ISSO HORRIVEL E COMO UMA PESSOA GORDA PEÇO QUE NÃO PERPETUEM ISSO
Li 16/08/2021minha estante
Nossa, sempre quis ler esse livro, mas depois de saber disso perdi a vontade total, que nojooo

Saionara 16/08/2021minha estante
Obrigada por avisar!

Barbie grew 16/08/2021minha estante
Nossa... Desestimulei total pra ler...

Mel 16/08/2021minha estante
Credo, que coisa mais ridícula...

Luene 16/08/2021minha estante
Nossa, pessimo!

Bianca Martins 22/08/2021minha estante
Siiim, eu achei horrível. Fiquei pensando que o autor iria trabalhar algo no assunto, mas ele foi só piorando... fora a hiper sexualização e fetichização do corpo feminino preto... nojento.

ju 26/09/2021minha estante
sim!!! e nao vi ngm comentando sobre isso, achei que só eu tinha percebido.. além um cap todinho de pura gordofobia, ainda tem transfobia (nos quais parecem que não conseguem respeitar os pronomes de uma pessoa trans), além de umas falas racistas e homofóbicas mais ?estruturais? que ngm deu importância

Mavis 29/07/2023minha estante
sim meu deus do céu, achei que só a menina era podre transfóbica e que o personagem principal se salvava mas esse capítulo me deixou extremamente chateada

Canoff 04/12/2023

E se você acordasse num corpo diferente todo dia? !SPOILERS!
Observação antes da resenha: Nomeei a personalidade como “Andrew” porque seria difícil escrever e ler uma resenha com o nome apresentado no livro (A). Portanto, quando menciono Andrew, refiro-me a A.

Desde a infância, um pensamento me acompanha e ressurge sempre que paro para refletir sobre a vida: e se eu pudesse trocar de corpo com alguém do meu círculo social por um dia? O que faria se tivesse acesso irrestrito ao corpo de uma pessoa com quem tenho contato diário? E se essa pessoa também pudesse usufruir da mesma oportunidade e tivesse acesso irrestrito ao meu corpo, à minha vida? Esse pensamento já me acompanhou em momentos de insônia, reflexão, tédio, mas nunca consegui encontrar respostas para ele. Acredito que não seja o único a ter pensado nisso ao longo da vida. Eu estabeleceria princípios morais? Definiria limites?

Em “Todo Dia”, de David Levithan, essa fantasia é desenvolvida de forma ímpar. “Andrew” é uma personalidade que acorda todos os dias em um corpo diferente e precisa seguir a vida da respectiva pessoa sem ser descoberto e sem alterar drasticamente sua existência. A maneira como David escreve o livro faz com que enxerguemos essa personalidade como um jovem de 16 anos, mas ao longo da história, ele incorpora meninas e meninos em diferentes realidades, com rotinas, opiniões, características e contextos familiares distintos. Andrew não tem uma sexualidade definida; ele age apenas conforme necessário, pois seu objetivo é passar 24 horas sem causar problemas e sem mudar totalmente a vida de seus hospedeiros, já que só tem o controle por um dia.

Para não ser descoberto, Andrew apaga todos os indícios de que a pessoa perdeu o controle de sua própria vida. No entanto, ao controlar Nathan, Andrew perde a noção das horas e precisa fazer com que Nathan durma antes que o dia termine, o que, devido à pressa, deixa resquícios. Após vários dias, diversos corpos e diferentes realidades, Andrew, agora como uma menina, recebe um e-mail de Nathan dizendo que lembra do que aconteceu e que irá descobrir o que aconteceu com ele. Isso resulta em reportagens por todo o país, blogs comentando sobre o “menino possuído pelo Diabo”, religiosos alimentando a notícia diariamente, e Andrew sem saber como amenizar tudo isso.

Um dos pontos importantes deste livro é que, por ser antigo, eu imaginava que não fugiria muito da heteronormatividade. No entanto, me deparei com Andrew incorporando jovens gays, bissexuais, trans e outras especificidades encontradas quando falamos em características humanas. Acredito, claro, que esses personagens poderiam ter sido desenvolvidos de maneira mais aprofundada, pois, pensando agora, parece que David quis forçar a inclusão de minorias, mas não se planejou adequadamente para isso. A escrita é fluida, a maioria dos personagens são bem construídos, os diálogos são muito bons e a forma como Levithan conduz a narrativa faz toda a diferença. Embora o livro não tenha tido um final esperado, consigo facilmente considerá-lo um dos melhores livros que já li. Não sei se a boa experiência se deu pelo fato de eu ter um certo contexto com esse pensamento, mas não posso tirar o mérito do autor em ter escrito um livro tão bom e com uma premissa tão única.
Gabi.Vicente 18/12/2023minha estante
Que resenha incrível! Conseguiu descrever exatamente essência desse livro, amei desfrutar dessa leitura também.

Iluvitoria 24/12/2023minha estante
Eu acharia q estava em biblioteca da meia noite

AnaJu76 19/07/2021

Desde o começo eu já soube que ia amar, e eu não tava errada, esse livro expandiu minha mente de tantas maneiras diferentes, eu já tinha visto o filme, mas o livro é com certeza melhor, esse livro merece muito mais reconhecimento, leiam

Mavis 29/07/2023

Livro transfóbico e gordofóbico.
Se você está pensando em ler esse livro, leia pelo menos o início dessa resenha.

No capítulo/dia 6.023 temos a presença de um personagem homem trans.
Apesar de parecer esforçado, dava pro autor melhorar o tipo de apresentação onde ele diz mais de uma vez ''Biologicamente mulher, mas do gênero masculino.''.
Existe o seguinte diálogo envolvendo Rhiannon (menina por quem nosso personagem principal é perdidamente apaixonado sabe-se lá o porquê):

''–? Mas você é alguma coisa diferente. Nem sei com quem estou lidando hoje.
–? Meu nome é Vic. Sou biologicamente mulher, mas do gênero masculino.
Rhiannon suspira.
–? Nem sei o que isso quer dizer.
Começo a explicar, mas ela me interrompe.''

E momentos depois na mesma conversa ela repete ''Então você é uma garota que é um garoto?''. Ela questiona isso mais de uma vez, dessa mesma forma desrespeitosa e não querendo ouvir o Vic, quando ele tenta explicar. Sério, que preguiça.

Não muito depois desse capítulo, no dia 6.025 pra ser mais exata, temos a apresentação de um personagem gordo, o Finn. Deixo aqui algumas frases que nosso ''querido'' autor resolveu colocar:

''Não é que eu seja um gordo forte. Não sou um jogador de futebol americano. Não. Sou gordo. Do tipo flácido e pesadão.''
''O tamanho dele é resultado de negligência e preguiça, de uma falta de cuidado que poderia ser patológica se fosse um pouco meticulosa.''
''Sou imenso.''
''O julgamento rola solto. É possível que estejam reagindo à coisa em que Finn permitiu se transformar.''
''Se eu estivesse em um corpo diferente, esta seria a hora em que eu me inclinaria e daria um beijo nela. Se eu estivesse em um corpo diferente, ela veria o que queria ver.'' isso é dito depois de que a menina que ele gosta, o evita por conta do seu peso.

Em alguns momentos, o autor também julga interessante enfatizar a numeração de roupa que o personagem usa e o quanto fica ''ridícula'' (ele realmente usa essa palavra) algumas peças, somente pelo fato de ele ser gordo.

Como se isso tudo não fosse suficiente, o romance que se apresenta é muito sem sal, fraco mesmo. Nosso protagonista fica rapidamente apaixonado por uma personagem que não tem NADA pra entregar, e não to exagerando, é realmente nada. Boa parte do livro, me esforcei para entender o motivo desse amor incondicional que fazia ele querer refletir toda a sua existência, tendo como única inspiração a presença dela. E não faz sentido algum, visto o tanto que ele já passou, ela ter sido a escolhida.

Enfim, a ideia é boa e a leitura é rápida porque os capítulos são curtos e existe bastante diálogo por toda a história. Mas se eu soubesse desses detalhes, jamais teria dado 1 real para esse livro.
uhshu97 29/07/2023minha estante
obrigado pelos avisos!!

darling 29/07/2023minha estante
fiquei MUITO incomodada com esse livro tbm, me decepcionei bastante pq o david é meu escritor fav

Pqueiroz 29/07/2023minha estante
Ótimo saber tudo isso! Definitivamente retirado da minha lista. ?

Angelito? 29/07/2023minha estante
Obg por avisar, assim já sei que é pra fica longe

Maria14241 29/07/2023minha estante
tem um tempo que queria ler, mas agr n mais, obg vai poupar meu tempo

Sah Ollie 29/07/2023minha estante
Pior que quando li eu gostei muito e nem notei esses detalhes, como hj eu notaria. Tem uns livros que gostei na adolescência, por exemplo, que tenho te medo de reler e odiar rs.

Mavis 29/07/2023minha estante
é gente.. muita decepção :( esperava que ele fosse um 5 estrelas favoritado mas foi só desastre

Jenickson 19/05/2020

Profundo, reflexivo e romântico.
Comecei a ler aleatoriamente, depois de ler um resumo e ter me interessado. Li a história e simplesmente amei.
Estar todos os dias não só em um corpo diferente, mas em uma mente diferente, uma alma diferente, em jeitos diferentes, personalidades diferente, é algo que nos proporciona enxergar a fundo como as pessoas se sentem, pensam e agem em relação a tudo.
A nos trás muitas reflexões que podem nos tocar de forma tão intrínseca, que chega a nos emocionar.
Recomendo a história a todos.

Obs.: Assisti ao filme, que é absolutamente ridículo (e não, isso não é uma opinião, é uma constatação). Não criem expectativas!
Italo 19/05/2020minha estante
Realmente é muito lindo S2

Pdrosaleitor 19/05/2020minha estante
Eu assisti o filme e quero ler a história com mais detalhes, achei a proposta genial!

Jenickson 19/05/2020minha estante
Você vai gostar muito mais do livro. É beeeem mais interessante.

Pdrosaleitor 20/05/2020minha estante
Obrigado pela resenha!

Aione 19/08/2013

Sinto como se tivesse perdido as palavras para descrever minha experiência com Todo Dia. Fui arrebatada de tal forma que precisei de alguns minutos para me recompor após finalizar a leitura e ainda não sei muito bem como começar essa resenha, porque acho que nada do que eu disser será suficientemente fiel para reportar tudo o que senti, pensei e vivi junto de A, protagonista dessa obra de David Levithan. Tentarei começar da parte mais fácil e objetiva, distanciando-me das emoções em um primeiro instante.
Primeiramente, a proposta do autor foi extremamente criativa. A não tem corpo, acorda a cada dia em um diferente hospedeiro. Não sabe o porquê de ser assim, só sabe que essa é sua vida. Assim, tal premissa já é suficiente para instigar o leitor a continuar a leitura pela própria curiosidade de descobrir o que ela lhe reserva, sem contar o fato de que, com isso, diferentes histórias e situações serão narradas. Ainda, a escrita de Levithan é impecavelmente construída, sendo ao mesmo tempo fluida, convidativa e recheada de frases de impacto. Acho que nunca marquei tantos quotes em um só livro, porque cada frase me parecia incrível e brilhante, merecedora de ser destacada. Talvez, a maior característica tanto da história quanto da escrita do autor seja a sensibilidade nelas presente.

“Não sei como isso funciona, nem o porquê. Parei de tentar entender há muito tempo. Nunca vou compreender, não mais do que qualquer pessoa normal entenderá a própria existência. Depois de algum tempo é preciso aceitar o fato de que você simplesmente existe. ”
página 8

David Levithan conseguiu, com maestria, destacar diferentes pontos de reflexão. Primeiro, ao fazer de A alguém sem corpo, desvincula-o de um gênero. A é a essência, não é homem ou mulher, apenas existe de acordo com a vida que habita a cada dia, sempre havendo a separação entre ele e seu hospedeiro. Há dias em que vive como um garoto que gosta de garotas, outros nos quais vive uma garota que gosta de garotas. Nada disso, entretanto, importa para ele, porque o que ele é não é definido pelo que ele mostra ser e, com isso, consegue passar com clareza sua mensagem, bem como a dificuldade em que temos de aceitar tal ideia. Ainda, há também a forte distinção entre a essência e o corpo, nem sempre feita por nós, o que torna mais difícil compreender, por exemplo, muitas doenças que acometem uma dessas partes. Também, explorou o conceito de passado, presente e futuro, mostrando que apesar de ser importante viver o agora, porque ele é a única coisa real entre os três, são os outros dois que contribuem na construção do que somos e dos laços que criamos. Sem um passado e um futuro, somos apenas nômades em nossas próprias vidas.

“- É só que, sei que parece um modo horrível de se viver, mas eu já vi muitas coisas. É muito difícil ter uma noção verdadeira do que é a vida quando se está num único corpo. Você fica tão preso a quem você é. Mas quando quem você é muda todos os dias, você fica mais próximo da universalidade. Mesmo os detalhes mais triviais. Você percebe que as cerejas têm gosto diferente para pessoas diferentes. Que o azul parece diferente. (...) Você aprende o valor de um dia, porque todos os dias são diferentes. (...) Ao enxergar o mundo de tantos ângulos, percebo melhor a dimensão dele”.
páginas 93 e 94

Não bastasse ter achado Todo Dia brilhante por seu desenvolvimento de modo geral - o que inclui a criatividade de sua premissa e as reflexões construídas ao longo do enredo - foi seu romance que me arrebatou desde o momento em que apareceu. O amor sentido por A foi incrivelmente real, sincero e intenso, e foi impossível permanecer imune a ele. Quando o livro terminou, precisei de vários minutos para me recompor, porque as lágrimas continuaram teimando a cair, e tenho certeza de que esse foi um dos livros que mais mexeu comigo dentre todos os que já li.
Acredito que o único ponto que poderia ser considerado como "negativo" foi o fato de muitas perguntas não terem sido respondidas, tanto sobre a própria situação de A, quanto sobre o relacionamento inicial de Rhiannon, a garota por quem A se apaixona, e Justin, o primeiro corpo habitado por A no enredo. De qualquer maneira, isso não chegou a afetar a minha opinião sobre o livro nem o impacto que ele teve sobre mim. Tais respostas pareceram irrelevantes, contrapostas ao efeito geral da obra em mim.
Não sei o quão clara consegui ser, e provavelmente ainda deixei muito de fora para ser dito. Contudo, acredito que o mais forte indicador do que Todo Dia foi para mim é exatamente esse misto de pensamentos, palavras e sentimentos arrebatadores, possíveis apenas quando uma obra verdadeiramente nos toca. Tentar transpor tudo o que pensei sobre ele será, talvez, tirar parte da mágica que ele poderá trazer para cada um que ainda o deseja ler. Assim, finalizo dizendo que esse foi, provavelmente, o melhor livro que li esse ano e um dos melhores lidos em minha vida, um daqueles que me marcou para sempre. Recomendo, recomendo e recomendo.

site: http://www.minhavidaliteraria.com.br/2013/08/resenha-todo-dia-david-levithan.html
Thaynan 23/08/2013minha estante
Uau! Já tinha me interessado apenas por ler a sinopse, e depois de ler sua resenha essa vontade só aumentou... Obriada Mi, suas resenhas sempre são incríveis...

Isabela Xavier 28/08/2013minha estante
Sua resenha é simplesmente tudo o que pensei sobre esse livro. Fiquei apaixonada pela história e pelo A. É um dos livros mais diferentes que já li, e certamente um dos meus preferidos. Como você disse, parece mesmo que durante a leitura há uma espécie de magia. Eu também gostaria de conhecer as respostas que A procurava, e de entender, junto a ele, como tudo aquilo funcionava. Mas tudo bem, essas dúvidas não fazem o livro ser menos brilhante nem menos marcante.

* 12/09/2013minha estante
Esse livro terá uma continuação??

Lea Yasnaya 27/09/2013minha estante
Nossa! Só me faltaram as lágrimas de vontade de ler esse livro.

Mariana 06/03/2014minha estante
Uau. Sua resenha me deixou louca para ler esse livro. Eu o comprei no final de 2013 e emprestei pra minha avó, que ainda não me devolveu. Rs
Suas resenhas são msm maravilhosas. Vira e mexe qdo nao sei o que ler, venho olhar suas resenhas.

Helder 16/05/2014minha estante
Sua resenha é perfeita. Também fui arrebatado por este livro. Incrivelmente inteligente e incrivelmente bonito. Como não acreditar o amor de A?? Faltam estrelas aqui no skoob para ele. Também recomendo a todos.

Bianca Steinmetz 21/01/2015minha estante
CARAMBA, me senti exatamente assim! Até por isso não consigo resenhá-lo... Todo dia é excepcional e eu estou acabada. Não tem como viver depois desse livro! O tanto que ele tocou em mim, é de outro mundo... Enfim, faço das tuas palavras as minhas:
"Assim, finalizo dizendo que esse foi, provavelmente, o melhor livro que li esse ano e um dos melhores lidos em minha vida, um daqueles que me marcou para sempre. Recomendo, recomendo e recomendo."

Luiza932 24/08/2021

Esse livro me surpreendeu TANTO, não daria tudo isso, estava desanimada para começar ele, ficou mais de um ano parado na minha estante, e confesso que a maior parte disso foi pq a capa é feia kkkkkkkk mas se arrependimento matasse? DEVOREI essa livro, a escrita é tão maravilhosa!! a gnt consegue ver um pouco da vida de cada um, teve uma narração de A no corpo de um drogado (que agonia ler aquilo), teve em uma garota com depressão (que dor ler aquilo) e em muitos outros que fazem a gnt entender um pouco mais sobre a vida!! o final, não sei nem o que falar, não estava esperando por isso, mas ao mesmo tempo não foi ruim, porque da para entender o motivo de A fazer isso, o que só me fez o amar mais, mesmo no fundo querendo um outro final.
xelaoloc 24/08/2021minha estante
adoro esse livro (ele tem continuação, mas o dois é bem parado, que mostra a visão da menina la; e o três demora pra ficar bom, mas esse primeiro é o mlr)

Luiza932 24/08/2021minha estante
nem sabia que tinha continuação ? kkkkkkk achei que acabava assim msm. vou procurar ent e ver se vou ler ou nem kkkkkk obgg

xelaoloc 25/08/2021minha estante
dnd :> os nomes são Outro Dia e Algum Dia

Okayalaniss 21/06/2022

Frases favoritas
"Observamos as árvores, o céu, as placas, a estrada. Sentimos um ao outro. O mundo, nesse exato instante, consiste em apenas nós dois."

"Caminhamos de mãos dadas pela praia enquanto o sol mergulha no céu. Não estou pensando no passado. Não estou pensando no futuro. Estou cheio de gratidão pelo sol, pela água, pelo modo como meus pés afundam na areia, pela sensação da minha mão ao segurar a dela."

"Que história é essa sobre o instante em que você se apaixona? Como uma medida tão pequena de tempo pode conter algo tão grande? De repente, percebo por que as pessoas acreditam em déjà vu, por que acreditam em vidas passadas; por que não há meios de fazer com que os anos que passei na Terra sejam capazes de resumir o que estou sentindo. O momento em que você se apaixona parece carregar séculos, gerações atrás de si ? tudo isso reorganizado para que essa interação precisa e incomum possa acontecer. Em seu coração, em seus ossos, por mais bobo que saiba que é, você sente que tudo levou a isso, que todas as flechas secretas estavam apontando para este lugar, que o universo e o próprio tempo construíram isso muito tempo atrás, e agora você acaba de perceber que chegou ao local onde sempre deveria ter estado."

"Uma coisa é se apaixonar. Outra é sentir alguém se apaixonando por você, e sentir-se responsável por esse amor."

"Quando você experimenta algo grandioso, o momento persiste em toda parte para qual você olha, e quer ocupar todas as palavras que você diz."

"A bondade tem a ver com quem você é, enquanto a gentileza tem a ver com o modo como quer ser visto."

"Apaixonar-se por alguém não significa que você saiba como a pessoa se sente. Significa apenas que você você sabe como você se sente."

"Parte do amadurecimento envolve a certeza de que o sentido de realidade não é inteiramente fundamentado na própria mente."

"Na minha experiência, desejo é desejo, amor é amor. Nunca me apaixonei por um gênero. Apaixonei-me por indivíduos."

"É isso que o amor faz: que você queira reescrever o mundo. Que você queira escolher os personagens, construir o cenário, dirigir o roteiro. A pessoa que você ama senta de frente para você, e você quer fazer tudo que estiver ao alcance para tornar isso possível, infinitamente possível. E quando são apenas vocês dois a sós num sala, você pode fingir que é assim que as coisas são, que é assim que serão."

"Queria que o amor conquistasse tudo. Mas o amor não conquista tudo. Ele não pode fazer nada sozinho.
Ele depende de nós para conquistar em seu nome."

xelaoloc 05/04/2021

Todo Dia?
"O passado não me ofusca, nem o futuro me motiva. Concentro-me no presente, porque é nele que estou destinado a viver."

A é um espírito sem corpo, e, todos os dias a 00:00, elu é transportado para outro corpo, não importa o status, personalidade, gênero ou aparência, A acaba pegando "emprestado" o corpo do indivíduo até que o dia acabe, não conseguindo ficar num corpo por mais de 24hrs, mesmo que tente??

Mas isso não era exatamente um problema, vivendo assim a vida toda, A consegue fingir ser quem esperam que o corpo seja, nunca revelando quem é de verdade -- alguém além de um corpo; até que conhece a namorada do garoto que elu era no dia e se apaixona?

Pela primeira vez em seus +6.000 dias vividos, A revela sua história a Rhiannon e ambos tentam manter uma relação, mesmo com a troca de corpos do espírito.

"É isso que o amor faz: que você queira reescrever o mundo. Que você queira escolher os personagens, construir o cenário, dirigir o roteiro. A pessoa que você ama senta de frente para você, e você quer fazer tudo que estiver no alcance para tornar isso possível, infinitamente possível. E quando são apenas vocês dois a sós numa sala, você pode fingir que é assim que as coisas são, que é assim que serão."

Eu li esse livro à um tempo, mas continua um dos meus favoritos?

O livro é muito gostosinho de ler, te prendendo na curiosidade de saber que tipo de vida e escolhas A vai fazer na próxima página; você realmente entra na vida da personagem que muda de corpos.

Recomendo para quem quiser trazer a fantasia para o mundo real, com situações bem reais ou confusas, como o amor entre os dois, enquanto tentam se encontrar, dia após dia após dia?

licaschreave 27/12/2021

?foi obra do diabo?
Eu acredito que coloquei muita expectativa sobre esse livro esperava uma coisa e acabei recebendo outra
Acho que esse livro não é totalmente recomendado pra todo mundo pois é CHEIO de gatilhos sobre diversos assuntos e ate arrisco dizer que não gostei da maneira cm o autor tratou certas coisas

-personagens
passei raiva com ?A? e achei em alguns momentos muito incoerente as atitudes (obv que poderia ser essa a ideia do autor pra mostrar que quando estamos apaixonados fazemos/agimos de maneiras bobas e sem pensar)

-até fiquei com um pouquinho de vontade de continuar essa trilogia de livros mas ao mesmo tempo prefiro ler outras coisas

Não tenho muito o que falar sobre apenas não gostei tanto sabe?

Yas 23/10/2020

Favoritado
Esse livro me mostrou tanta coisa, é aquele livro que me faz lembrar o motivo de eu gostar tanto de ler, amei demais e quero muito ler o segundo livro