Todo dia

Todo dia David Levithan

Resenhas - Todo Dia

mars 18/11/2020

todo dia
reli porque não lembrava da maioria dos acontecimentos e acho que essa segunda leitura foi muito melhor que a primeira.

sou apaixonada por A de todos os jeitos, formas e pensamentos. tudo nela é incrível e penso que se todos nós trocássemos de corpo todos os dias o mundo seria menos egoísta.

achei o enredo um pouco arrastado do meio pro fim mas adorei os últimos capítulos e até chorei... ops.. quer dizer... entrou um cisco no olho

eu_vieiramanda 24/02/2023

No início fiquei meio confusa, sem entender corretamente sobre o que se tratava, mas interessante a abordagem do tema feito pelo autor.

Fran 15/10/2021

Todo Dia tem uma premissa que não é assim tão original, mas que pode ser considerada popular — afinal, o tema da troca de corpos é bem comum. Ainda assim, o livro se dispõe a abordá-la de um modo menos convencional, coisa que o torna interessante… ao menos superficialmente.

O livro é contado pelo ponto de vista de A, uma entidade que a cada dia acorda no corpo de alguém diferente, sem qualquer controle sobre isso. Ele inicialmente se apresenta como muito gentil e compreensivo, sempre tentando respeitar ao máximo as vidas que ocupa e fazer o melhor que pode pelo dia delas, coisa que é muito mais admirável ao se levar em conta a realidade que ele precisa enfrentar. A possui uma empatia surpreendente, sempre se esforçando para entender as particularidades dos outros e nunca os julgando desnecessariamente.

No entanto, toda sua existência passa por uma reviravolta quando ele conhece Rhiannon, uma personagem que é um tanto controversa. Embora A fique constantemente a endeusando durante a história, é muito difícil ver nela todas as supostas qualidades que tem. A primeira impressão que temos de Rhiannon é que ela é uma garota comum sem muita personalidade, e logo passamos a ter certeza disso. A característica nela que chama a atenção é o fato de estar em um relacionamento tóxico, mas nem mesmo isso é muito citado. O ponto que acaba mesmo se destacando a seu respeito é como possui um claro preconceito em relação a algumas das pessoas nas quais A passa o dia, seja em relação ao corpo em si ou a escolhas pessoais delas.

A relação entre A e Rhiannon é o que dita a história, que começa assim que eles se conhecem. Fica claro que a intenção era usar a ideia do amor à primeira vista, tema complicado de se trabalhar, coisa que acaba não sendo diferente aqui. Pouco convincente até mesmo para um livro com público alvo adolescente, os sentimentos de A passam longe de amor e se parecem muito mais com obsessão.

Em relação a Rhiannon, é difícil saber o que ela realmente pensa. Sensata em alguns momentos, acha que eles não se conhecem há tempo o suficiente para falar em amor, e em outros resolve agir de modo contrário. Apesar de ter aceitado a situação dele tão facilmente — fato inclusive um pouco estranho —, vive fazendo reclamações e exigências sobre o que sabe que ele não pode controlar. Ela chega mesmo a gostar dele, ou acaba só se acomodando por agora ter alguém que a trata bem? Não fica claro.

Em resumo, o relacionamento deles não é dos mais saudáveis, e acaba fazendo mais mal do que bem para os dois. Como A é nosso narrador, podemos ver mais claramente como isso o afeta. As opiniões de Rhiannon sobre os corpos que ele assume passam a influenciar e muito suas próprias, de modo que A aos poucos vai mudando seu jeito de ser e passa a encarar algumas dessas pessoas com um desprezo que antes era inimaginável. Ele deixa de lado vários de seus ideais e não hesita em abandonar seu modo de vida para simplesmente ir observá-la de longe, o que é no mínimo perturbador.

Apesar de tentar propor um enredo diferente, não consegue fugir da realidade de um típico romance adolescente. E como esse é o grande foco, acaba sendo deixado muito pouco espaço para abordar o que supostamente era o ponto de interesse na história: a existência de A. Esse assunto ocupa uma parte minúscula do livro, e acaba sem qualquer desenvolvimento satisfatório.

Todo Dia possuía potencial para seguir por caminhos pouco explorados, mas fica evidente que o objetivo era se manter no mais tradicional. Infelizmente, mesmo como romance não é um livro assim tão bom, com personagens que acabam trazendo à tona o pior um do outro. Ao menos, a dinâmica da troca de corpos combinada a capítulos curtos o livram de ser tedioso e até mesmo tornam a leitura um pouco divertida, porém existe pouco a se aproveitar fora disso.

site: https://blogvestigiosliterarios.wordpress.com/2021/09/29/todo-dia/

Emy 07/06/2021

Eu amei esse livro, entrou pra minha lista de favoritos, achei super fluido e rápido de ler.
Amei ver A lidando com os diferentes corpos, como a Rhiannon lidava com os diferentes corpos.

Anna Araújo 22/01/2021

Melhor do que eu pensei.
Substimei a história, gostei bastante da coisa de ter um corpo diferente a cada dia, o romance existe porém não é uma coisa tão melodramática como eu acreditei que fosse ser. Existem alguns pontos que eu espero que sejam melhor trabalhados nos próximos livros.

Marina.Bonaldo 03/04/2020minha estante
A Rihannon é um. Porre mesmo. O segundo livro é a mesma história do primeiro, mas contada aos olhos dela. Acho que pra explicar pq ela tinha essa resistência

Mia 04/04/2020minha estante
eu queria ter força de vontade pra tentar ler esse segundo livro, mas desaninei muito enquanto lia 'todo dia'.

Nadja Maria 16/11/2021

Eu amei !
A premissa desse livro me atraiu muito e cada história ia me prendendo mais a leitura ! Esse primeiro livro eu gostei muito! Diferente de tudo que já li! Espero gostar dos outros!

sami 28/10/2021

A, isso não vai dar certo!
sinto que esse livro tinha tudo para ser uma obra incrível e acabou sendo nada para mim.

a premissa é muito boa e interessante, nunca tinha visto, até então, essa parada de trocar de corpos e achei bem legal no início. porém parece que o autor não soube desenvolver isso direito, em vez de focar na razão e o porque de A trocar de corpos todos os dias na verdade o foco inteiro do livro é em um romance adolescente sem fundamento nenhum, que estava fadado desde o princípio ao fracasso.

os personagens não me cativaram...além disso, o livro tem várias falas que fiquei bem incomodada.

é um livro que você começa de um jeito e termina do mesmo jeito, porque não responde pergunta nenhuma, não tem nenhuma reviravolta mirabolante, não tem nada! kkkkkk

não indico, tem outros livros melhores por aí (minha opinião).

e você? vamos conversar
naluisafabri 28/10/2021minha estante
bomba

hirna 12/11/2021minha estante
Eu gostei do primeiro livro, apesar de todo o lance do romance, eu gostei, sei lá, eu gosto dessa coisa de uma pessoa deixar a outra pra ser ela mesma kkkkkkk. Mas o segundo livro foi bem chato pq não tinha mais nada de interessante, pq a graça pra mim estava em qual corpo A acordava, e no outro livro é só a Rhiannon sendo imbecil e fazendo cagada com uma alma/espírito, sei lá, boba/o apaixonada/o. Enfim, frustração é a palavra.

sami 12/11/2021minha estante
pois é amg eu esperava mais do livro

Biel 31/12/2021minha estante
Eu gostei tanto do livro. Apesar dos capítulos serem repetitivos, eu gostei bastante de conhecer cada corpo que o A habitava. Claro que esse livro não é perfeito, tem um capítulo que pode servir de gatilho pros mais sensíveis ??

DAbora311 21/11/2020

" Eu sempre fico impressionado com pessoas que sabem que algo está errado mas ainda insistem em ignorar, como se isso, de alguma forma, fizesse com que os problemas? desaparecessem."

Vitoria 02/03/2022

INCRÍVEL
Que livro maravilhoso! Diferente de tudo que eu tinha lido, ótimo para ressaca literária, não me dava vontade de parar de ler. É lindo ver o amor de A com Rhiannon embora seja um pouco egoista também, a única parte ruim é que o final ficou super em aberto.
Biel 07/04/2022minha estante
Amei esse livro. Um dos melhores do ano passado ????

Victoria 22/05/2021

Todo dia, todo corpo
Não entendo como não virou um fenômeno mesmo com o lançamento do filme, dado que é um romance com muito açúcar e mel para se derreter e apaixonar-se. A é alguém que todo dia acorda em um corpo diferente, as vezes menina, as vezes menino, e no dia que acorda como Justin, apaixona-se por Rhiannon, será que é possível ficar com alguém tendo um corpo diferente a cada dia e Rhiannon estaria disposta a viver uma relação assim?
Apenas leia e flutue nesse romance bem tranquilo.
Madu 22/05/2021minha estante
Eu acho que esse livro já teve o hype dele, mas já tem um tempo

Madu 22/05/2021minha estante
Gosto muito inclusive

gabi 14/05/2022

lindo fofo
amei demais esse livro. a escrita consegue ser simples e eu me apeguei facilmente à história. queria só ler mais um capítulo depois do outro pra saber a próxima vida e história de A. é leve e fácil, gostei muito

Blogueirinha Nerd 31/08/2020

Uma premissa muita criativa: como seria viver trocando de corpo todo dia?
O livro tem vários aspectos muito interessantes com o personagem principal tendo que, literalmente, ver a vida por diferentes pontos de vista todos os dias.
Só esperava um pouco mais do final... Quem sabe nas continuações algumas questões que senti falta sejam abordadas?