Todo Dia

Todo Dia David Levithan

Resenhas - Todo Dia

Angela 21/07/2017

A
Consciência, sentimento, um desejo reprimido, uma alma que veio a este mundo de forma diferente, para mudar a vida das pessoas com as quais têm contato, ou apenas nós mesmos, uma amostra de como somos volúveis?

O personagem principal do livro Todo dia (que se autodenomina “A”), escrito por David Levithan, acorda todos os dias em um corpo diferente, com a mesma idade que a sua, tendo acesso às memórias da outra pessoa, mas mantendo a própria consciência, podendo tomar decisões.

Habitando os mais variados corpos de adolescentes com 16 anos, “A” consegue nos mostrar como é viver um dia da vida de outra pessoa. O exemplo mais literal do “se colocar no lugar do outro”. Não vou resenhar a obra e nem tentar compreender a mensagem que o autor quis passar aos leitores, não é uma interpretação de texto.

Pensei em consciência, sentimento.

Mais ou menos na metade da história cogitei que o personagem expressasse os desejos reprimidos destes jovens. No dia da “invasão” eles fugiam de suas rotinas, faziam o que, no recôndito de suas mentes, sentiam vontade de fazer. Pode ser que seja isso mesmo, há tantas vontades sendo reprimidas, tantos “eus” escondidos por medo do julgamento que, se fosse possível, muitas pessoas gostariam de ser, pelo menos por um dia, elas mesmas com outra forma de pensar, com uma liberdade diferente. Ou um corpo capaz de ir além das barreiras que o dia-a-dia vai impondo.

Considero a possibilidade de “A” existir, como um Ser realizador de desejos, um Anjo investido de poder de mudança, um empurrãozinho do Destino ou um Bagunçador (não sei se essa palavra existe, mas gostei dela) de cabeças. Você e eu podemos ter tido um dia que parece em branco ou um borrão que lembramos apenas como um déjà vu.

Ou então, o personagem reflete como o ser humano é mutável em muitas das suas ideias e ações, de como algo, que até então era inviolável, pode ser descartado ao despertar pela manhã. Esse fator humano amedronta, mas também abre um mundo de possibilidades.

Leiam o livro, recomendo. É sempre bom analisar as perspectivas. É ainda mais importante se colocar no lugar do outro.

“A” tem muito para ensinar, é um personagem adorável. Deve ser porque ele reconhece as diferenças entre as pessoas, e sabe respeitá-las.

site: https://razao-e-emocao.blogspot.com.br/2017/07/a.html

Maria.Fernanda 14/07/2017

Todo dia-David levithan
Todo dia é contado em 1° pessoa, pelo A, que como ele próprio se denomina ele é um hospedeiro pois cada dia está em um corpo diferente, e isso é desde sempre. O primeiro dia ( o livro se passa por dias ) somos apresentados ao Justin o primeiro corpo que, A vive por um dia. A história é muito envolvente que não dá vontade de parar de ler. Quero um novo livro e que esplique sobre o que, A é como, e o por que ele é assim.

Vitor 06/07/2017

Um dia, uma Vida. Todo Dia
Resenha do meu blog. ( Não me julguem ;-;)

Assim que ele abre os olhos, é preciso que ele descobra em que corpo está – Se é alto ou baixo, rico ou pobre, homem ou mulher- porém essa é a parte mais fácil de se identificar. O mais difícil vem sobre os sentimentos do corpo no qual ele está. Ele pode estar em um quarto no qual ache particularmente bonito, mas de início, não pode saber se o corpo no qual está, gosta deste quarto. Além disso, diversas vezes ele precisa ''Acessar’’ a mente dessa pessoa (Acessar está relacionado a uma ‘’ habilidade especial’’ no qual ele pode, por exemplo, saber se o corpo no qual ele está possui alguma alergia, ou qual língua ele se comunica, etc.)

Essa é a vida de A, uma pessoa sem gênero, que todo dia acorda em um corpo diferente desde o início de sua vida.

Ele sempre achou que isso fosse normal, pelo menos até os 5 anos de idade, quando começou a perceber que seus pais (ou os pais do corpo no qual ele estava hospedado) faziam planos para outros dias. Foi nesse ponto que A começou a criar 2 regras para que pode-se viver em paz:

1-Nunca criaria laços com ninguém, pois sabia que no dia seguinte essa pessoa sumiria de sua vida, e com essa regra, ele evitaria de sofrer com saudades de outras pessoas.

2-Ele nunca interferiria de forma alguma na vida de outra pessoa, pois não achava certo o fato de que, além de estar roubando a vida de uma pessoa por 24 horas, inda pudesse, de alguma forma criar problemas futuros a ela.

O livro começa quando A está no corpo de um menino chamado Justin. Esse menino não liga para as pessoas ao seu redor, seja seus pais, seus amigos ou até mesmo sua própria namorada. O seu dia segue normalmente, até que A encontra a namorada de Justin, Rhiannon. Depois de uma breve conversa, ela o convida para ir jantar. A sabe que deve recusar, pois é algo que Justin nunca faria, mas ao mesmo tempo, algo dentro dele diz para ele ir. Justin não se importava o suficiente com Rhiannon, e por isso, ele decidiu dar ao menos 1 dia perfeito para ela.

Assim que o dia acaba, ele acorda em outro corpo como de costume, mas seus sentimentos ainda são os mesmos com Rhiannon, e de alguma forma, A vai tentar concretizar o seu amor com ela.

Minha opinião:

O livro Todo Dia, do autor David apresenta um enredo muito, muito interessante. Para mim, esse foi um dos livros que mais me prendeu. Simplesmente não conseguia parar de ler. A história do livro é algo que, pelo menos para mim, é inédito. Nunca vi uma história com o tema parecido, e acho que esse foi um dos fatores que me levaram a lê-lo em tão pouco tempo.

Outra coisa muito legal a respeito do livro, é como o A, e os outros personagens que ele se relaciona, mostram sua reação de acordo com o corpo que ele está. Um exemplo disso é a própria Rhiannon, que em diversas vezes no livro, hesita em beijar A pelo fato de ele está no corpo de uma menina, ou em um exemplo mais especifico, apenas pelo fato de ele ser gordo. São esses fatos que nos deixam cada vez com mais raiva de Rhiannon, mas se olharmos direito, ela reage do mesmo modo que nós reagiríamos se estivesse em seu lugar, e isso infelizmente é a nossa realidade, sempre julgamos a pessoa pelo que vemos, e mesmo quando tentamos fazer o contrário, a parte física acaba sempre tendo um destaque maior do que a parte interior.

Além disso, esse foi um dos poucos livros que realmente me fizeram chorar, mas não vou entrar muito no assunto para evitar SPOILER.

site: https://umlivroumasvidas.blogspot.com.br/2017/07/resenha-todo-dia.html
Cah 06/07/2017minha estante
Acabei de terminarmos. É simplesmente MARAVILHOSO

Cah 06/07/2017minha estante
Acabei de terminar. É simplesmente MARAVILHOSO.

Vitor 11/07/2017minha estante
Que bom que gostou =D é um livro muito bom mesmo

cintiarock 14/07/2017minha estante
Chorei tb.

cris.leal.12 06/07/2017

Seria maravilhoso se não fosse o final...
O livro conta a história de "A", um ser sem um corpo próprio que toda manhã acorda em um corpo diferente. Não há qualquer aviso sobre quem ele será ou onde estará. "A" pode acordar no corpo de uma menina ou de um menino e ali permanece por 24 horas. "A" tenta não se apegar ao seu hospedeiro, evita ser notado por ele e não interfere na sua vida, até o dia que ele desperta no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. "A" se apaixona por ela e a partir daí as regras pelas quais tem vivido não fazem mais sentido, pois "A" passa a desejar estar ao lado dela, dia após dia, todo dia.

"Todo Dia" é um livro que mostra que o amor não tem limites. Não importa em que corpo "A" está, seja ele homem ou mulher, gordo ou magro, branco ou preto, um adolescente feliz ou problemático, suicida ou drogado, ainda assim ele ama Rhiannon. Mas, e ela? Será que conseguirá conviver com um namorado que apresenta um corpo físico diferente a cada dia?

O livro é uma história de amor sobre um amor impossível, extremamente bem escrito e agradável de se ler, mas com um final decepcionante para o que começou como uma história promissora. O autor criou expectativa sobre uma possível mudança da situação de "A", que acabou não acontecendo e ficou devendo mais informações sobre ele/ela. Afinal, "A" é o quê? Uma entidade? Um fantasma? Uma alma? Um ET? Fiquei sem saber!

site: http://www.newsdacris.com.br/2014/02/eu-li-todo-dia.html

Mariana.Grimes 19/06/2017

Todo Dia
Todo Dia, do David Levithan, conta a historia do "A", que é um "ser" (podemos chamar assim) que desde do dia em que nasceu habita um corpo diferente, porém, desde que tenha a mesma idade referente ao "A", que no caso é 16; um dia ele/ela (como já deu pra notar o "A" não tem sexo definido) ou seja, um dia "A" pode ser homem no outro mulher, gay, gordo, e por aí vai, até que um dia o "A" acorda no corpo do Justin, um garoto muito bocó, meio play boy, só que, Justin tem uma namorada, chamada Rhiannon, e o "A" de apaixona por ela, e a partir da aí, todos os dias quando o "A" acorda na manhã seguinte, ele/ela tenta fazer de tudo para ver Rhiannon, o que é muito difícil, já quê tem dias que ela acorda a horas de distância da cidade onde Rhiannon mora.
Depois de uns três dias após ter conhecido Rhiannon, e ter tentado ficar próximo dela, o "A" decide contar a Rhiannon o que acontece com ele/ela (isso não é spoiler) conta o fato de quê todo dia é uma pessoa diferente, ela se assusta no inicio, mas após um tempo, decidem tentar um relacionamento...
O livro é realmente incrível, com um monte de frases reflexivas, que nos colocam pra pensar, onde mostra como é estar no lugar do outro, e que pequenas ações podem mudar o mal estar de uma pessoa, mas este não é a principal moral da historia, Todo Dia mostra que não devemos dar tanta importância para a aparência, pois Rhiannon se apaixona por "A", mesmo ele/ela mudando de aparência todos os dias, ou seja, ela se apaixonou pelo que "A" era de verdade, pela sua personalidade, ignorando que um dia ele/ela era transexual, ou uma garota patricinha, ou uma com depressão, porque Rhiannon sabia que dentro daquele rótulo que as pessoas colocam umas nas outras, existia uma pessoas linda, não com olhos claros, cabelo loiro, ou corpo definido, mas sim uma pessoa capaz de fazer atitudes lindas.

Garotas Devorando Livros 03/06/2017

Cardápio de hoje: Todo dia
[...]

A história é muito bem construída e surpreendente a cada página, não sei vocês, mas eu não tinha a menor ideia do que poderia acontecer no final. Mesmo com a minha super imaginação fértil, tive varias ideias mirabolantes mas nenhuma delas chegou perto do que foi o verdadeiro final (não, eu não vou ser spolhuda e contar pra vocês).

[...]

site: http://garotasdevorandolivros.blogspot.com.br/2017/05/resenha-todo-dia-david-levithan.html

Giovana.Salvador 14/05/2017

Deveria ser obrigatório para geral. Aceite a diferença e viva !

Nádia 02/05/2017

#resenhapomarliterario Todo dia
"Sou um andarilho, e por mais solitário que isso possa ser, também é uma tremenda libertação. Nunca vou me definir sob os mesmos critérios das outras pessoas. Nunca vou sentir a pressão dos amigos ou o fardo das expectativas dos pais. Posso considerar todo mundo parte de um todo, e me concentrar no todo, não nas partes. Aprendi a observar, muito melhor do que a maioria das pessoas faz. O passado não me ofusca, nem o futuro me motiva. Concentro-me no presente, porque é nele que estou destinado a viver.
Conhecimento é a única coisa que levo comigo quando vou embora.
Sei de tantas coisas que Justin não sabe, que nunca saberá. Sento-me na aula de matemática, abro o caderno e escrevo frases que ele nunca ouviu. Shakespeare, Kerouac, Dickinson. Amanhã, ou algum dia depois de amanhã, ou nunca, ele verá essas palavras escritas com a própria letra, e não vai ter a menor ideia de onde vieram, nem mesmo do que são.
Este é o máximo de interferência ao qual me permito.
Todo o restante deve ser feito sem deixar rastros."
Imagine como seria acordar todo dia em um corpo diferente. Como seria não ter uma vida própria, mas viver todo dia uma vida que não é sua. Não ter uma forma física que você possa expressar seu ser, mas ocupar todo dia um corpo diferente, estranho. Num dia você se encaixa noutros não, mas tem que esperar que o dia termine e torcer para que o próximo seja melhor. Não ter família, amigos, uma escola e um romance, mas todo dia ser obrigado a conviver com a família, os amigos, a sala de aula e o romance alheios. E ele, que se nomeia A, já estava acostumado com essa situação até que ele ocupa o corpo de Justin, que tem uma namorada incrível. Até que ele não consegue controlar o próprio coração e se apaixona por ela. Até que ela, sem saber, toca sua alma e o torna pleno. E é aí que começa a confusão. Pois ele não suporta a ideia de não vê-la nunca mais. De não estar com ela todos os dias. Como? Mas ele vai tentar e vai ser lindo, e vai ser triste. E vai te fazer rir, mas vai te fazer chorar também. Uma chuva de sentimentos e intensidade, nessa história linda ♡

site: https://www.instagram.com/p/7iXKWKGv0z/?taken-by=pomarliterario

Caroline Malagrino 19/04/2017

Incrível, inspirador e altamente reflexivo.
David Levithan é um autor bastante conhecido por seus livros de temática LGBT. Em Todo dia, conhecemos a história de A que não apresenta família, distinção de sexo ou aparência física, pois todos os dias acorda no corpo de uma pessoa diferente. A vive assim por anos e não sabe por qual motivo este fenômeno lhe ocorre. Seu principal desafio é lidar com a vida da pessoa em que está hospedado durante 24 horas. Para isso, criou uma regra: Não provocar modificações na vida das pessoas em que habitou. Entretanto, a sua ética é colocada a prova quando acorda no corpo de Justin, namorado de Rhiannon.
A se apaixona pela garota no instante em que a vê e ela, apesar de não saber que o corpo de Justin não está sendo habitado por sua consciência, encontra-se esperançosa, acreditando que os maus dias de seu relacionamento ficaram para trás.
No decorrer dos demais dias, A não consegue livrar-se do intenso amor que sentiu ao ver Rhiannon e decide ir ao seu encontro, mesmo estando em corpos diferentes a cada vez que a vê. A sua missão, a partir de então, passa ser lutar por esse amor tão difícil e complicado de se viver sem saber exatamente como ela reagirá em relação a sua condição.
Esta história é sobre um romance, mas também aborda temas muito relevantes e de importante discussão na atualidade, como os relacionamentos abusivos, questões de gênero, orientação sexual, etnia, condições financeiras e religião. Promove interessantes reflexões sobre o preconceito, a intolerância, o respeito e a aceitação, seja em relação aos outros, quanto a si mesmo.

Eu Pratico Livroterapia 18/04/2017

Todo Dia - David Levithan
Ganhei esse livro de aniversário e já estava interessada em conhecer a escrita e os temas que o autor aborda nos livros dele.

O livro, realmente, é um encanto. Levithan trata de vários temas polêmicos de uma maneira suave, tranquila e, se você para pensar o modo como ele nos mostra parece tão natural que não haveria formas de julgamento.

Quando você entende que a fase da adolescência já é difícil, pois eles (jovens) não sabem ao que eles pertencem, onde se encaixam. Não são mais crianças e nem ainda adultos, então ficam várias perguntas.

Não imaginei que iria gostar tanto e ele coloca tantas frases e questões para refletimos que ainda não tinha li em uma escrita tão desprendida e solta. Alguns temas são (sei que vou esquecer alguns, mas...rsrs): amor ou a descoberta dele, paixão, as relações entre casais do mesmo ou de sexo diferente, a amizade, enfim vários poderia discorrer, mas o amor é sempre um tema que gosto de falar. É tão genuíno, ingênuo o que eles sente... como se tudo fosse possível entre outras coisas.

A narrativa é fantástica. Não imagino outro autor abordando tão bem. É simples de entender a escrita é bem tranquila. Eu literalmente entrei na história com A e senti as aflições e decepções que ele sentiu. Não sei definir o que ele é, mas lendo você, com certeza, entenderá.

Espero e muito que vocês possam ler esse livro. Ainda estou muito encantada com ele e me apaixonei por esse livro. Doida para ler o segundo que é Outro dia.

site: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2016/08/resenha-todo-dia-david-levithan.html

Quel 15/04/2017

Todo dia – David Levithan
Autor: David Levithan
Páginas: 218
Ano: 2016
Editora: Galera
Adicione: Skoob

Sinopse: Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.
Resenha:
A bondade tem a ver com quem você é, enquanto a gentileza tem a ver com o modo como quer ser visto.

Daisy 10/04/2017

Fiquei esperando mais.
Não irei falar muito do que se trata este livro, uma vez que a maioria das pessoas já o conhecem.

Comecei a leitura com bastante expectativa é de fato o livro me impressionou. O que me deixou intrigada, foram as muitas dúvidas ao final da leitura.

"A" é um andarilho,hospedeiro,como ele mesmo se define logo de início.
Acorda todos os dias em um corpo diferente e um certo dia acorda no corpo do namorado de uma moça pelo qual se apaixona.

O final embora tenha sido muito lindinho, deixaram algumas lacunas. Talvez a resposta para elas esteja no próximo livro que pelo que pude ver, é a versão da mocinha.

Enfim,pela falta de esclarecimentos do que é e o porquê dessa condição de "A",tirei uma estrelinha.

Indico. Bjs bjs
Adainara 07/06/2017minha estante
Penso o mesmo, mas ao invés de ter tirado uma estrelinha, tirei apenas meia estrelinha kkkk Pela forma que o livro me prendeu, não consegui tirar uma inteira.

Daisy 07/06/2017minha estante
Ooow... Eu fui malvada em tirar um estrelinha mesmo. Mas eu fiquei numa espectativa para que ele explicasse mais, no fim,nem veio.

Você já leu o segundo livro?

Adainara 07/06/2017minha estante
Kkkkk foi mesmo. Eu tbm fiquei com uma expectativa, até me certifiquei de que era o fim mesmo...
Não sabia que tinha mesmo um livro de continuação, qual o nome? Você leu?

Daisy 08/06/2017minha estante
O segundo livro é Outro dia.
A mesma estória contada pela visão da Rhiannon ( não tenho certeza se o nome dela se escreve assim), por fim, eu li, e até achei legal, principalmente o final, ele é um pouquinho mais estendido que o final de Todo dia. Maaas a gente continua sem as resposta com relação a A. A coisa boa é que o autor deixou abertura para um terceiro livro,vi rumores de que se chamará Someday.
Estou arrancando os cabelos esperando por ele.

Adainara 10/06/2017minha estante
Ah, obrigadaa. Agora estou com vontade de ler ele, vai ser legal ver um pouco mais sobre ela...

Daisy 10/06/2017minha estante
Quando o ler, volta pra dizer o que achou. Assim você entra para o time das que estão esperando por Someday também hahah

Adainara 12/06/2017minha estante
Ok, vou fazer isso hahaha

Laiane 07/04/2017

O fav da vida
Meu amor por esse livro não cabe em palavras. Tudo o que ele aborda, tudo o que ele representa... E mesmo que o final tenha deixado um pouquinho a desejar, não desmerece em nada a mensagem que ele quis passar.

Emily 03/04/2017

Melhor livro, não sei nem explicar...
A. não tem gênero, não tem cor, não tem corpo, é apenas uma alma, a essência que todos temos dentro de nós, a vida em sua forma mais complexa e linda. Um personagem tão extraordinário e ao mesmo tempo tão solitário, mas que tem em si uma beleza tão grande que é impossível descrever. A cada novo dia ele ocupa a vida de alguém diferente e tem o poder de vivenciar sua existência da forma mais completa possível, adquirindo toda sabedoria que pode ter, porque é a única coisa que ele leva consigo à cada novo corpo. Além de seu amor por Rhiannnon.
?
Esse livro é muito mais do que um mero romance. É claro que você torce pelo amor dos dois, que mesmo com tantos obstáculos, a verdade de seus sentimentos é quase palpável e ultrapassa os limites que podemos compreender, mas também é mais profundo e intenso do que apenas isso, é sobre a verdadeira essência do ser humano, da importância do caráter que nos molda e que nos faz sermos quem somos, que vai muito além das aparências e de toda beleza que alguém pode ter.
?
Uma história que possui uma infinidade de lições e sabedorias que o autor nos passa a cada capítulo, a cada nova vida de que A vive por um dia, que te faz parar e refletir sobre toda sua vida.
?
Posso dizer que esse livro me deixou com sentimentos conflitantes em relação à quem eu sou e quem quero ser, ainda não sei se é algo bom ou ruim. São tantas informações, tantos novos modos de ver o mundo, jogados na sua cara de forma tão crua e direta, que sinto que não estava preparada o suficiente para essa avalanche de novos ideais e conceitos que foram jogados em cima de mim de uma vez. Ainda estou aprendendo a entender as coisas do mundo, então esse livro simplesmente chegou, invadiu minha mente e abriu meus olhos para certas coisas (grandes e importantes coisas), mas à deixou ainda mais confusa do que ela já é. Não sei se é compreensível, mas é como me sinto. Acho que me sinto como Rhiannon se sentiu com toda essa complexa situação.
?
Mas nada disso diminui o amor que eu criei por essa história, nem faz dele um livro ruim, porque acredito que seja esse o propósito do autor, nos fazer ler com a mente e o coração abertos, dispostos à aprender e absorver tudo que esse livro tem a ensinar, porque são coisas incríveis que irão quebrar barreiras e mudarão sua forma de pensar e de encarar a vida. É preciso se desprender das coisas que te aprisionam, então é bom estar pronto para isso. Estou absorvendo aos pouquinhos cada coisa que aprendi com esse livro e posso dizer que é algo extraordinário.
?
Então recomendo, mil vezes. Quero que vocês os tenham no coração assim como eu. Nota: 5/5??+??

90invencao 02/04/2017

Incrível! <3
Todo dia realmente capta o sentimento adolescente de não se encaixar, como disse Jodi Picoult, além de retratar as perdas e aprendizados que um relacionamento pode nos proporcionar.

Basicamente: chorei horrores! Mesmo que o começo tenha sido um pouco arrastado pra mim, depois eu não consegui largar.