Uma Questão de Segundos

Uma Questão de Segundos Harlan Coben

Resenhas - Uma Questão de Segundos

Cássio Ulisses 23/10/2013

Mais um bom livro da nova série
O segundo livro da nova série Mickey Bolítar segue o mesmo jeito do Refúgio, é uma maneira diferente de contar a história para quem se acostumou com o Myron e seu amigo Win. Mas para quem é fã do Harlan Coben, vai gostar desse livro.

Gabi 18/08/2013

Harlan Coben é mestre!
M.B. Representações, Myron Bolitar Representações, agora com sua representação mais importante. Seu sobrinho Mickey Bolitar. Como o pai de Mickey, Chad Bolitar, irmão de Myron, morreu em um acidente de automóvel, e sua mãe, Kitty Bolitar, uma famosa ex-tênista está internada em uma clínica para dependentes químicos, o não menos famoso Myron Bolitar é o representante legal de Mickey, de quem vem tentando conquistar a simpatia, enquanto Mickey apenas tenta suportar a presença do tio morando na mesma casa. Na verdade, aparentemente, a única afinidade que une os dois é o amor pelo basquete, uma das coisas mais importantes na vida de Mickey e Myron. Para quem não leu ou não lembra, Mickey e sua mãe aparecem no livro “Alta Tensão”, já resenhado neste blog, onde descobrimos o motivo de Mickey odiar tanto o tio.

A série Myron bolitar, de Harlan Coben, já é um sucesso neste blog, e acreditamos que em outros blogs também. Temos agora o que parece ser uma nova série com Mickey Bolitar, temos também todos os ingredientes conhecidos nas histórias de Myron: tensão, mistério, ação, histórias intrigantes, bom humor, amizade, e um pouco de romance também. É perceptível que a história, com personagens adolescentes é contada por um adolescente, mas o humor é o mesmo. É quase como se fossem histórias de Myron Bolitar quando jovem.O primeiro livro “Refúgio” mostra Mickey tentando começar uma nova vida em uma nova escola, mais uma das muitas que ele frequentou por conta da vida nômade que levava com seus pais, sempre viajando, morando em vários lugares e nunca conseguindo fazer amizades duradouras. Isso por causa do trabalho do pai, que é um dos motivos de intriga na história.

Neste segundo livro “Uma Questão de Segundos”, temos um pouco do que aconteceu durante a Segunda Guerra mundial, o que era de se esperar pois os personagens da família de Myron são descendentes de origem judaica. Mesmo não tendo menções a religião, costumes, etc, é mencionado que os Bolitar são judeus, portanto assuntos referentes ao Holocausto são quase obrigatórios. Os acontecimentos da guerra não se referem diretamente a família Bolitar, mas tem um impacto muito forte na vida de Mickey desde que ele conheceu a Dona Morcega, a temida Dona Morcega, e ela disse que o pai dele não morreu. Dona Morcega é uma senhora reclusa que todos evitam, apesar de quase ninguém a ver, e que vive em uma casa velha que mais parece assombrada. Mickey está determinado a descobrir o que ela quis dizer com isso e tentar desvendar o mistério do passado do pai e da relação com Dona Morcega. Novamente temos a presença de Ema e Colherada que seriam as versões adolescentes de Esperanza e Win. Juntos eles vão se envolver por conta própria em uma nova investigação que é como se fosse uma espécie de continuação da história anterior, com novos mistérios e perigos ainda maiores. Até os próprios amigos de Mickey tem lá seus mistérios particulares. Ema e Colherada são dois solitários na escola, com personalidades “diferentes” dos colegas, digamos, “normais”, são rejeitados pela maioria e buscam refúgio em seu próprio mundo. Os dois tem um papel muito mais importante na história, e na vida de Mickey.

Apesar de ser bom ter lido os livros anteriores mencionados, aliás muito recomendável, cada história é única, os acontecimentos relacionados com a história anterior são mencionados e não necessitam de grandes explicações, não se perde nada a não ser o fato de não ter lido livros bons e divertidos. O final nos mostra que muita coisa vai acontecer, muita coisa interessante e empolgante. Aguardemos os próximos livros que com certeza muitos vão querer acompanhar.

site: http://ilusoesnoturnas.blogspot.com.br/2013/08/resenha-uma-questao-de-segundos-harlan.html

ValGouveia 11/07/2013

Uma Questão de Segundos
Primeira vez que dou 4 estrelas pra um livro do Harlan.
Tenho todos os lançados no Brasil. Já li todos. E pra todos dei 5 estrelas.
Mas o Uma Questão de Segundos, pra mim, deixou algo a desejar.
A história ficou meio embolada, indefinida. Claro que também pelo final, que deu a entender o "segue no próximo livro", mas ainda assim, senti que o livro não ficou "completo".
O que achei de mais surpreendente foi a revelação do segredo da origem da Ema, mas até isso achei confuso. A mãe dela foi "jogada" no meio da história, sem mais nem menos.
Apesar de tudo, gostei do livro.
Simplesmente pelo fato de ser Harlan Coben, que pra mim, é O MELHOR do gênero.
Sou apaixonada por ele

Valdirene.Perez 21/04/2014

Excelente continuação, lí em 3 horas, ansiosa pelo final.

01/07/2014

"Quando você não sabe quem é o inimigo, sua vida pode mudar de uma hora para outra."
Em "Uma Questão de Segundos", Mickey Bolitar precisa correr contra o tempo para proteger aqueles que mais ama.

Até os 15 anos, ele não levava uma vida comum e já havia morado em vários países por conta do trabalho beneficente dos pais. Quando enfim se estabeleceram nos Estados Unidos, seu pai falece num acidente de carro e sua mãe acaba numa clínica de reabilitação. Por consequência disso, Mickey vai morar com seu tio Myron.

Mickey descobre que está sendo vigiado pelo Abrigo Abeona, uma organização secreta, e então, começa a investigá-la.

Intrigado e em busca da verdade, Mickey recorre a sua vizinha dona Morcega, uma idosa misteriosa e reclusa. Porém, as respostas que ele obtém só fazem com que suas dúvidas aumentem. Quando ela mostra a foto de um nazista que perseguiu a família dela, Mickey reconhece o paramédico que anunciou a morte de seu pai. Isso faz com que surjam uma série de dúvidas, levando Mickey a crer que seu pai possa estar vivo.

Em meio a isso tudo, na cidade de Kasselton, a mãe de sua amiga Rachel Caldwell é morta e a menina baleada, num suposto assalto a sua casa.

Temeroso de que o incidente tenha ligação com o Abrigo Abeona, Mickey junta-se a seus amigos Ema e Colherada para descobrir quem é o culpado.

Mesmo com o perigo a espreita, Mickey não desiste de seu objetivo e quanto mais investiga, percebe que nada é o que parece ser e que tudo pode mudar em uma questão de segundos.

Raffafust 08/07/2014

Em mais uma história do sobrinho de Myron Bolitar, Mickey, o autor Harlan Coben nos leva de novo ao aprendiz de detetive, ao meu ver um personagem interessante mas longe de genialidade do tio.
Dessa vez Mickey leva um enorme susto ao perceber que em uma foto na casa de Dona Morcega - sim, recomendo ler primeiro Refúgio e depois esse! - o homem que atendeu seu pai após o acidente é um carrasco da Segunda Guerra Mundial. Mas como pode alguém ter a mesma cara anos depois? Para variar Dona Morcega age misteriosamente e só deixa Mickey ainda pior tentando descobrir quem é aquele homem. Já que no livro anterior ela havia avisado que Brad ( pai dele) ainda estava vivo ele fica pensando se realmente o pai não está escondido em algum lugar. Em " Uma questão de segundos" Mickey mal tem tempo de pesquisar a verdade já que leva um susto ainda maior ao dar boa noite para Rachel Caldwell - a gostosona da escola de quem é ligeiramente afim - e acordar sendo interrogado já que a amiga quase morreu baleada e a mãe dela foi assassinada. Taylor - o insuportável ex namorado dela - ganha o troféu inconveniente tentando tirar proveito da situação para aparecer.
Claro que Coben não nos poupa suspense e como o faz bem nos envolve na atmosfera de " qualquer um pode ser o culpado" nos fazendo ver que nada é o que parece, nem mesmo Ema, a amiga que sofria bullying no primeiro livro mas que esconde um segredo e que Mickey descobre nesse livro. Colherada, o amigo inseparável também é parte importante da história assim claro como o tio famoso Myron que nesse livro parece estar tendo melhor relacionamento com o sobrinho. A mãe em tratamento não tem tanta atuação mas continua lá como um trauma na vida do jovem de 15 anos que investiga como alguém de 30 e chega a ter que responder a lei nessa história.
Claro que adoro a parte que envolve os nazistas e o segredo já desvendado no primeiro livro de quem era de verdade a Dona Morcega, mas ainda não sei qual minha relação com essa personagem, na escala de amor e ódio!
Comparado com o primeiro livro esse não é tão surpreendente, mesmo tendo incêndio, tiros e um final bom ainda achei aquém do " mestre das noites em claro".

Marcos Ogre 02/08/2014

Tem que ser muito mané pra cair na mesma armadilha duas vezes
É vergonhoso dizer, mas, ainda assim, é um fato: Harlan Coben conseguiu me prender, da mesma maneira, na sua mesma armadilha. Não está compreendendo? Pois já lhe explico: minha experiência com o segundo livro foi praticamente idêntica à que eu tive com o primeiro, por mais incrível que pareça. Novamente queimei minha língua.

Basicamente, posso dividir isso em duas razões. Primeiramente, a repetição de antigos mesmos erros. Embora menos frequentes e mais maquiadas, ainda existem certas cenas e resoluções de planos que se mostram muito improváveis, ou baseadas sobre coincidências, quase como a resolução de um plano que vemos em alguma daquelas séries infantis da Disney. Isso acaba infantilizando um pouco a história, tornando-a mais difícil de parecer real.

Em contraste, às vezes essa dificuldade de crer nos fatos que Coben está nos expondo se baseia no fato de ele tornar muito adultas certas atitudes dos personagens. Sim, eu sei que é totalmente contraditório. Mas já vou esclarecer. Em certas partes qual eu não vou especificar pra não dar muito spoiler, os personagens centrais são capazes de fazer coisas que... Ah, simplesmente não condizem com a idade que têm. Vovê não consegue ler aquilo e imaginar jovens de 14/15 anos fazendo tal, o que me fez forçar meu cérebro a visualizar os personagens com uns 18/19 anos para, pelo menos, conseguir tirar proveito das cenas.

Mickey continua sendo um personagem chato e egocêntrico, diminuindo os outras - mesmo que involuntariamente - comparando-os com si mesmo, ainda que não tenha nada a ver com o que está sendo dito. Ele tem sempre que nos lembrar que é alto, forte, bonito e talentoso. Ainda por cima sua cisma com o tio - que é um personagem que me agrada muito - continua, entretando podemos notar que ele está mais maduro e realista em relação a isso.

Seus "parceiros do crime", imagino, são os que tem uma melhor evolução no enredo. Ema está claramente mais útil, ou, pelo menos, de uma maneira mais crível. Colherada, por sua vez, continua com suas piadinhas, mas não exageradamente, de modo que podemos vê-lo como de fato um jovem extrovertido, mas natural. E corajoso.

Agora, a segunda razão: eu acabei o livro (após odiá-lo) adorando-o loucamente. Como eu mesmo disse na resenha de Refúgio, todo o resto é incrível. A trama principal é muito mais madura, e liga bem a história com o pano de fundo fixo (o mistério do Abrigo Abeona). As cenas de tensão são muito bem construídas, e sempre há uma nova pista ou característica que você só consegue entender depois de várias páginas, sem contar que ele deixa pontas enormes para serem esclarecidas no próximo livro (que já foi lançado lá no exterior).

A mensagem que fica é que Harlan Coben, sabe, sim, a hora de brincar e a hora de falar sério. Ele demonstra muito bem seu talento na segunda metade de Uma questão de segundos, enriquecendo sua escrita em cenas dramáticas ou de tensão. Resumidamente, podemos realmente classificar a série Mickey Bolitar como um ótimo thriller policial YA bem construído (mesmo que com alguns furos e probleminhas). Estou ansioso pela continuação.

site: http://pensadoremserie.blogspot.com.br/

Bia 08/05/2020

Sem graça
Depois de ler dois livros do autor, esse me decepcionou. Talvez a minha expectativa estivesse alta. Tirem suas próprias conclusões.

Diego 23/10/2014

Uma questão de segundos é continuação do primeiro livro da série: Refúgio, logo o autor começa de onde parou no último livro (que não tinha um final concreto) e continua com a narrativa, acrescentando uma história de suspense, novas informações sobre os personagens e nos contando um pouco mais sobre o misterioso Abrigo Abeona, mais ainda sem revelar por completo e sim deixando o leitor ainda com mais dúvidas e expectativas para a revelação que deve vir aos poucos nos próximos livros da série sobre essa organização.

Outra coisa que continua nesse livro é a maneira da escrita do Harlan, que é totalmente diferente dos outros livros dele, mas continua com o mesmo padrão encontrado em Refúgio. Uma das explicações é que essa série é voltada para o público mais jovem, logo os personagens e seus comportamentos podem ser um pouco imaturos e desajeitados de modo que vamos acompanhando a evolução deles, e acredite: Mickey mudou um pouco nesse livro. Mas o fato de que a narrativa seja diferente não faz com que ela seja ruim, pelo contrário, o autor consegue muito bem lidar com isso.

Falando em Mickey, dessa vez, o personagem principal está envolvido em uma trama que coloca em risco a sua própria vida e a de seus amigos também, a Emma e o Colherada. Rachel, a amiga bonita e rica do Mickey, é baleada em um suposto assalto e sua mãe é morta, mas o autor do disparo não é encontrado e a história fica mal contada. Nosso protagonista logo resolve ajudar a amiga e descobrir o que está por trás desse crime, mas as consequências para isso são extremamente perigosas assim como as pessoas envolvidas. Será que esse acontecimento tem alguma relação com o Abrigo Abeona?

Em busca de respostas, Mickey se envolve com pessoas perigosas, está correndo um grande perigo de vida, mas também acontecem algumas coisas boas na vida do garoto. Isso porque, o jovem está mais próximo do seu tio, Myron Bolitar (que tem uma participação maior nessa história), descobre algumas coisas por trás da vida da sua misteriosa amiga Emma que são bem reveladoras. Além disso Dona Morcega também tem um papel nesse livro, mesmo que seja pequeno, mas que nos deixa o leitor bastante curioso, com medo e confuso e com ainda mais dúvidas sobre o Abrigo Abeona. Afinal, quem é o inimigo do Mickey?

Com uma história envolvente, personagens bem construídos e revelações importantes o segundo livro da série Mickey Bolitar consegue ser melhor que o primeiro e nos deixa com ainda mais expectativas para a continuação da série. Certamente Uma questão de segundos é um livro de mistério e suspense que os jovens irão adorar ler.

Izandra 24/02/2015

Magnífica continuação, do exato ponto onde o livro anterior terminou.
Aí fica a crítica: foi desnecessário. Pelo número de páginas dos dois volumes, daria tranquilamente pra ser um único. Aliás, desconfio que com o terceiro também.
A história é muito bem escrita e ainda não vi nenhum furo no enredo; tudo está muito bem entrelaçado.

Adriana 26/02/2015

Tentando responder as dúvidas que ficaram no primeiro volume da série (Refúgio) iniciei a leitura deste livro, publicado pela Editora Arqueiro. O livro narra sequência das aventuras de Mickey Bolitar e a busca por respostas sobre o que realmente aconteceu com o seu pai, Brad Bolitar.

Dona Morcega, ainda é uma personagem marcante que ao aparecer para o Mickey ao relatar fatos ocorridos na 2ª Guerra Mundial, levando-o a acreditar que ela é uma refugiada da guerra e que esta sendo perseguida por um nazista, conhecido como o Carniceiro de Lodz.

Ao ver uma foto do carniceiro, Mickey o reconhece como sendo o paramédico que anunciou a morte do seu pai. Acreditando que o pai possa estar vivo e que foi sequestrado pelo carniceiro, Mickey insiste que o corpo de Brad seja exumado. Neste volume, percebemos uma aproximação de Mickey com o tio Miron, suavizando a relação de poucas palavras do primeiro volume. Vários são os trechos onde é possível verificar que a cumplicidade e amizade entre eles está aumentando.

Ema se mostra uma pessoa boa e uma super amiga. Mickey descobre suas origens, sua personalidade forte e se encanta ainda mais por ela. Será que esta surgindo uma paixão!?!.. Estou na torcida para que os dois fiquem juntos. Formariam um lindo casal S2! Colherada se aproxima ainda mais dos dois, tomando atitudes inesperadas e sinceras a ponto de trazer um novo ânimo para a história. Mickey, pela primeira vez, esta criando um círculo de amigos e é notável que ele esta começando a sentir bem e a ser feliz.

Rachel Caldwell, uma colega de escola, se aproxima de Mickey e ao sofrer um atentado que culminou no assassinato da sua mãe traz novas pistas ligando o Abrigo Abeona (local onde o pai de Mickey trabalhava no exterior) e Dona Morcega. No entanto, esses fatos acabam confundindo a cabeça do Mickey e novas dúvidas surgem: quem é dona Morcega?, quem é o paramédico que anunciou a morte do seu pai? E principalmente, será que Brad Bolitar ainda esta vivo?

Adorei a história, principalmente os relatos sobre os nazistas da 2ª Guerra Mundial, o que me fez ter vontade de ler mais sobre àquela época. Também, gostei da forma de como é retratada a amizade entre Mickey, Ema, Colherada e Rachel. E também, gostei da reaproximação entre Mickey e o tio. Acredito que o próximo volume, A toda prova, trará um bom desfecho para a história e estou na torcida para que Ema e Mickey formem um lindo casal e que ele e o tio se tornem bons amigos.

A capa do livro é linda e a edição perfeita. É um livro fácil e a leitura muito gostosa e divertida. Recomendo para aqueles que gostam de aventura com um pitada de suspense. Sou fã do Harlan, adoro a série de livros do Myron e estou muito animada com a continuação deste livro!

site: http://karlaoliveira.com.br/uma-questao-de-segundos-por-harlan-coben/

Jailma 23/06/2017

Uma questão de segundos
Resumindo em uma palavra: SENSACIONAL! A história é de a riqueza de detalhes impressionante, instigante e perfeita! Estou completamente apaixonada por Harlan Coben! Indicaria para alguém? Com toda certeza, ele sabe emocionar surpreender e fazer você se apaixonar pela história... Você fica viciado nos livros dele!
Recomendo, leiam todos os livros dele!

Diogo Matos 23/10/2018

Melhor que seu antecessor
Nesse livro começamos a gostar mais do personagem de Mickey, já que ele se aproxima mais de Myron e podemos perceber que eles têm mais coisas em comum do que imaginam.
A trama desse livro é bem mais interessante do que a do livro anterior. Nos tornamos mais próximos dos personagens, e tio Myron aparece muito mais nessa história. Boa leitura. Vale a pena.