O Sangue dos Elfos

O sangue dos Elfos
A saga do Bruxo Geralt de Rívia #3
Andrzej Sapkwski
Pag:400

O terceiro livro da saga é uma continuação mais focada em Ciri e Yennefer, explorando como elas se conheceram. Apesar de ser mais político entre humanos, elfos, anões e Nilfgaard, e ter menos ação de Geralt, foi uma leitura bastante empolgante da qual não consegui desgrudar. Podemos ver com mais profundidade do que na série o motivo pelo qual o bruxo não quer se envolver nas guerras e não toma partido, assim como seu olhar sobre o povo elfo e sua intenção de preservar aquela cultura.
?Ser neutro não significa ser indiferente ou insensível. Você não precisa matar seus sentimentos. Matar o ódio dentro de si é o suficiente.? ? Geralt

Um desafio para alguns leitores pode ser a extensa exploração de detalhes políticos, culturais e históricos do mundo fictício criado por Sapkowski. Embora esses elementos enriqueçam o cenário e contribuam para a profundidade da história, em determinados momentos, podem tornar a leitura um tanto intrincada, especialmente para aqueles que buscam uma experiência mais direta e centrada nos personagens principais. No entanto, eu pessoalmente adorei aprender mais sobre os elfos, dríades e anões.
Além disso, alguns leitores podem sentir que o ritmo narrativo é mais lento em comparação com outros volumes da série, o que pode impactar a experiência de leitura, principalmente para aqueles que esperam uma ação mais imediata e intensa. Por outro lado, é importante ressaltar que "Sangue dos Elfos" também apresenta momentos de grande impacto emocional, desenvolvimento de personagens e reviravoltas na trama. Detalhes sobre o sangue de Ciri e como ela está ligada a esse universo são aprofundados. A construção do mundo é notável, e Sapkowski demonstra sua habilidade em criar personagens multifacetados. Conhecer Kaer Morhen, o treinamento de Ciri com Yennefer e a explicação da magia do caos foram mais empolgantes do que na série.
Em resumo, enquanto alguns leitores podem apreciar a profundidade e a complexidade de "Sangue dos Elfos", outros podem achar desafiador lidar com a densidade da narrativa e a extensão dos elementos descritivos. Este livro amarra todas as histórias dos contos anteriores e começa a dar mais sentido ao desenrolar da saga. Foi muito emocionante acompanhar a evolução de Ciri neste livro, e mal posso esperar pelo próximo!

"Se a capacidade de aproveitar as experiências e tirar delas conclusões acertadas fosse decisiva, já teríamos esquecido há muito tempo o que é uma guerra. Mas experiências e analogias nunca detiveram nem deterão aqueles que desejam guerrear." Yennefer
Um assassinato será sempre um assassinato, independente dos motivos e das circunstâncias. Assim, todos aqueles que matam ou preparam um assassínio são delinquentes e criminosos, não importando quem sejam: reis, príncipes, marechais ou juízes. Ninguém que planeja ou comete uma violência tem o direito de julgar-se melhor do que um simples criminoso. Porque toda violência, pela própria natureza, leva inevitavelmente ao crime.
Apesar de se tratar de um livro fantasioso, o autor consegue lidar com muitas questões reais, como racismo e genocídio. Há uma semelhança notável entre Nilfgaard e os nazistas, assim como impérios medievais nos quais os reinos se unem para enfrentar o inimigo.

@kahlendo

Dai Solyom 05/01/2024

Finalmente mais um pouco da Ciri
Mais um pouco da história do Bruxão concluída.

Não tem como ler e não imaginar aqueles cenários extraordinários do jogo.

Eu que fiz m* de primeiro jogar o game, depois ver a série e por último ler os livros, o que faz eu me confundir as vezes com as sutis diferenças entre eles.

Em O SANGUE DOS ELFOS nosso querido Geraldão fica um pouco de escanteio e cede espaço para o protagonismo da Ciri.

Adorei o treinamento dela em Kaer Morhen, e também como pupila da Yennefer.

Ansiosa para o que ainda está por vir.

Personagens femininas incríveis ?

Izabella 31/12/2023

A condição é que a frase contenha pelo menos uma migalha de
? sentido! Essa frase que deu título a resenha marca o tom do livro, que continua com um tom irônico apesar dos assuntos sérios que são abordados.

O livro já não se trata da coletânea de contos e enfim temos uma história linear com uma passagem de tempo considerável.

Foi interessante acompanhar o treinamento de Ciri e alguns pontos que outras fantasias deixam de lado.

Gosto do livro e da história, mas fico com a impressão que falta um clímax, algo para prender o leitor. Apesar de adorar o universo construído, não é um livro que me marcou.

JAlia372 28/12/2023

Lhfudupdupfpufufpfoucivigigfiffifi office. Jpcviufugghhvfui vcjiombghkonvghhkknnvgiiiiiiiioooooooopppppp

Isabelly200 25/12/2023

"O Sangue dos Elfos", obra de Andrzej Sapkowski, encanta os leitores ao aprofundar-se nos intricados meandros da trama, misturando habilmente elementos épicos e políticos. Sapkowski tece uma narrativa rica, onde a magia e a mitologia se entrelaçam com personagens complexos. A prosa envolvente do autor mantém um ritmo cativante, mantendo o leitor ansioso por cada página. Com reviravoltas surpreendentes, o livro se destaca pela construção de um mundo fantasioso profundo e pela abordagem madura dos dilemas éticos. "O Sangue dos Elfos" é uma leitura obrigatória para os amantes de fantasia, merecendo aplausos pela maestria narrativa, resultando em uma experiência literária inesquecível.

Tiago641 21/12/2023

Ótima fantasia.
Após os livros dos contos, que nos inserem nos personagens e suas histórias, temos o Sangue dos Elfos, livro de leitura fluída, e que é capaz de nos inserir num mundo vívido e eficaz no que propõe, Jaskier é o personagem destinado a tornar algumas cenas mais cômicas, é divertido ler suas passagens, neste livro também temos algumas discussões sobre as políticas do mundo em questão e as dúvidas e descobertas a respeito do que é a Ciri, pra quem é fã de fantasia com certeza não pode deixar de ler a série do Geralt.

h4gatha 18/12/2023

Cadê o carpeado? ?
Primeiro romance da saga e me surpreendeu muito positivamente. Tinha ouvido falar que esse livro era chato e se enrolava bastante, mas não foi a perspectiva que eu tive

mesmo que não tenha ação 100% do tempo, sangue dos elfos se segura muito bem na construção de mundo, diálogos, intrigas políticas e personagens (que continuam sendo o ponto forte de the witcher.)

outra coisa que me ajudou muito a tornar a experiência mais agradável foi a melhora quanto a misoginia que era muito presente nos livros de contos, personagens femininas não são objetificadas e colocadas em situações bizarras como em o último desejo e espada do destino

tô ansiosa pra continuar

EuSouRose 10/12/2023

"A intolerância e a superstição sempre pertenceram ao grupo dos mais ignorantes do populacho e, pelo que me parece, jamais serão desenraizadas, já que são tão eternas quanto a própria ignorância. Onde hoje se erguem montanhas, um dia haverá mares; onde hoje se agitam mares, um dia haverá desertos. A ignorância, no entanto, continuará sendo ignorância."

Continuando a jornada do bruxo Geraldão, li O Sangue dos Elfos, de Andrej Sapkowski.

Gostei demais desse livro. Apresentou uma parte do passado dos outros seres que permeiam a trama, principalmente elfos e anões e como eles foram oprimidos pelos humanos. As tramas políticas se multiplicam e a guerra é iminente.

Mais um excelente livro da saga do bruxo Geralt de Rívia. Em breve pretendo ler Tempo de Desprezo.

Raquel.Corteze 07/12/2023

Livro 3
Geralt de Rívia é um bruxo. Um feiticeiro cheio de astúcia. Um matador impiedoso. Um assassino de sangue-frio, treinado desde a infância para caçar e eliminar monstros. Seu único objetivo: destruir as criaturas do mal que assolam o mundo. Um mundo fantástico criado por Sapkowski com claras influências da mitologia eslava. Um mundo em que nem todos os que parecem monstros são maus e nem todos os que parecem anjos são bons.A espada do destino é o segundo livro da saga do bruxo Geralt de Rívia e terá continuidade com O sangue dos elfos.

Vanderlei.Augusto 26/11/2023

Este é o primeiro livro do romance propriamente dito. Nele temos um vislumbre do início do treinamento de Ciri em Kaer Morhen, a preocupação dos bruxos por verem em Ciri um poder que não conseguem auxiliá-la, pedindo assim ajuda para "rostos conhecidos".
No desenrolar da história há toda uma tensão por um conflito que está para acontecer. Tudo parece ser inevitável, os peões foram colocados no tabuleiro da geopolítica.
Por estar familiarizado com o game essa leitura tem se mostrado muito prazerosa.

Sara :) 23/11/2023

Acho que esse foi um dos meus favoritos da série. No começo não gostei muito da inserção da Siri, mas com esse deu pra entender os motivos e a importância dela daqui em diante. E amei a forma que a retrataram, com todo o cuidado. Fofo ?? percebi que os casos do bruxo ficam em segundo plano, mas td bem.

AgnesFarias 12/11/2023

Meio entediante para meu gosto
Gostando muito do universo de The Witcher, mas demorei muito e terminei esse terceiro livro na força do ódio. Estava muito entediante todo o papo de guerras...

Prico 12/11/2023

Mudança
Nesse livro começam as mudanças, a guerra se aproxima e as movimentações começam. Aqui temos a Ciri aprendendo magia, a lutar e os laços fraternos se estreitando.
Ansiosa pela continuação.

Amanda 29/10/2023

Primeiro romance da saga
Primeiro romance da saga, pois os anteriores foram apenas contos. Ao longo de todo livro senti um tensão crescente. Algo grande estar por vir no próximo livro.