O Sangue dos Elfos

O Sangue dos Elfos Andrzej Sapkowski

Resenhas - O Sangue dos Elfos

Nícolas_Moura 13/10/2023

O sangue dos Elfos
Aprofundando-se nas tensões políticas entre humanos, elfos e anões, "O Sangue dos Elfos" aborda questões complexas, como preconceito e xenofobia, de maneira perspicaz e emocional. A luta dos elfos para preservar sua cultura e identidade em face da crescente hostilidade humana adiciona uma dimensão social significativa à história.

Além disso, o livro continua a explorar o relacionamento entre Geralt e Yennefer, bem como a evolução da relação entre Geralt e Ciri, a jovem garota com um destino misterioso que se torna uma peça-chave na trama. Essas relações complexas e cheias de emoção adicionam uma profundidade incrível à narrativa.

Sapkowski também brilha ao descrever o mundo em que a história se desenrola. Seja nas florestas densas, cidades movimentadas ou campos de batalha sangrentos, o autor pinta imagens vívidas e atmosféricas que transportam o leitor para o mundo de Geralt.

Em resumo, "O Sangue dos Elfos" é um livro cativante, que mistura magia, aventura, política e drama pessoal de uma forma que é impossível não ficar envolvido. Se você é fã de fantasia, este livro é uma leitura obrigatória. A obra de Andrzej Sapkowski é uma contribuição inestimável para o gênero da literatura fantástica e oferece uma experiência de leitura verdadeiramente gratificante.
Fabio 16/10/2023minha estante
Otima resenha, Nicolas!???

Simone361 08/10/2023

Geralt e a maravilhosa Yen
5 estrelas com.toda certeza!!!
Neste livro, vemos uma notável evolução na narrativa e na história. O autor Sapkowski escreve de forma mais linear, deixando de lado a necessidade de contos com finais felizes.

A trama se concentra nos protagonistas que já conhecemos dos livros anteriores, montando uma história coesa com uma sensação de livro completo. Os contos anteriores, embora essenciais para a compreensão da história, agora parecem mais uma introdução.

A trama é mais concentrada, mitologicamente rica e bem trabalhada, permitindo um desenvolvimento mais profundo dos personagens, como Ciri, Geralt e Yennefer.

A participação de Jaskier é equilibrada, e a ação é bem executada, criando um clima envolvente e obscuro. Este livro é excelente, e mal posso esperar pelo quarto volume.

Sarah.Santos 08/10/2023

Estou virando fã de mais uma saga...
O autor soube aproveitar toda a ambientação construída nos livros anteriores e investe no formato de romance, com uma trama mais elaborada. A história foca em Ciri, uma garota que foi prometida à Geralt como pagamento. Além de ser tema de uma grande profecia que promete mudar o mundo, ela parece ter grandes capacidades mágicas e é também a sucessora do trono de Cintra ? um país localizado em posição estratégica de um conflito militar, entre o reino de Nilfgard e outros vários reinos. Geralt vai fazer de tudo para proteger a garota nesse ambiente de guerra, enquanto tenta manter a neutralidade natural dos bruxos.

Mais um lido da série The witcher, e pra mim que nunca joguei os jogos, achei INCRÍVEL, já quero o próximo.

JP_Felix 19/09/2023

Que livro bom, véi
Honestamente, não tenho um exemplo de narrativa tão profunda, marcante e boa quanto a de The Witcher. Nunca vi diálogos passarem um tom narrativo assim, sem um A do narrador. É algo tão simples, mas tão único um personagem dizer algo tipo "é, eu sei como você é. Oh, pare com esse olhar de donzela ofendida" (diálogo ilustrativo). Já passa a personalidade de quem gala e a reação de quem ouve, além de que os diálogos são ótimos e passam bem as ideias.

Os conceitos aqui também são muito bem construídos e explorados em troca de sacrificar o estilo de contos. Vemos aqui, por exemplo, um arco em que Geralt fala porque é neutro acerca das coisas do mundo, mesmo Tris julgando-o por isso. Então vemos na pele o que significa tomar um lado, principalmente por nenhum lado ser preto no branco e objetivamente bom ou mal, há mais elementos e questões. O termo "sangue dos elfos" quer dizer bem mais que ascendência e descendência, quer dizer história, peso histórico, consequências de ações irracionais e erros do passado... A cena da flor, meu amigo... O peso dessa cena é muito maior do que qualquer coisa que pudesse ser construído visualmente na série

Digo e repito, a narrativa de The Witcher e tão marcante, tão única, que acho impossível ser adaptada em um filme ou sério. "Ah, mas os jogos...". Os jogos não adaptam, eles continuam, são extras com outras estruturas adequadas e pegam os conceitos. Mas os livros são simplesmente fenomenais, são a mais pura expressão de literatura.

Deéh 19/09/2023

Gostei do quanto aprofundou os relacionamentos...
O terceiro livro de The Witcher foi o mais profundo dos livros da saga até o momento, mostrando a construção dos relacionamentos entre a Ciri e o Gerald e com demais personagens da história.
Também começou a mostrar a origem da menina e de seu poder.
O livro possui diversas reviravoltas, separações e encontros.

Adriana 17/09/2023

Continuação muito boa
Livro muito bom, apenas um pouco parado em comparação aos dois primeiros. Entretanto, ainda assim, digno de 5 estrelas.

Lillinha.Fernandes 13/09/2023

Sangue Antigo.
Muito bom ver Ciri se preparando para se tornar o que nasceu para ser. Estou curiosa para ver como a guerra vai estourar.

Ana 09/09/2023

Ciri né
História muito envolvente, saiu do formato de contos e segue uma linearidade. Pra quem gosta da Ciri, esse livro vai ser empolgante, porque ela é o foco da história e dos interesses que movem a trama. Infelizmente pra mim isso foi o que me desagradou, mas só porque não gosto muito de criança em livros. A escrita é envolvente e os diálogos como sempre são magníficos e inteligentes. A carta da Yennefer que o diga ksks. "Caro amigo..." senti que os dois primeiros livros foram a introdução e esse livro foi o "início do meio". Empolgada para seguir lendo a saga, o mundo é interessante e vivo, os personagens são desenvolvidos e tem personalidades únicas e o autor tem muita sensibilidade para tratar de diversos assuntos. As partes mais proféticas do livro me deixaram viajando e as citações de livros do universo são muito ricas, nos dão uma noção do sentimento da sociedade, seu preconceitos e gostos. Muito vivo.

Arthur Peixoto 06/09/2023

O Arco principal se destaca...
No terceiro volume da série, vemos que o foco principal do autor foi em cima do arco principal da história, focando em Geralt, Yennefer, Ciri, Jaskier e outros personagens. A história vai tomando um rumo mais sério e perigoso, e o desenvolvimento dos personagens e seus relacionamentos também chamam a atenção do leitor. Com relato dos acontecimentos mais dinâmicos e pequenos saltos temporais, a história se torna mais empolgante. Acho que foi o melhor livro até agora.

Robim 04/09/2023

Sangue doa Elfos
Livro 3, da saga do Bruxo de Rívia. Diferente dos primeiros livros, ele não é no formato de contos. E começa uma história linear, focando na guerra entre os países e mais afundo, na guerra de "espécies" (elfos, humanos, entre outros) diferentes.
O começo da leitura foi um pouco difícil, confesso, mas com o desenrolar a história ficou instigante e muito rápida. Gosto demais da escrita do Andrzej Sapkowski, e me apaixonei pelo seu mundo e seus personagens.

Kalica.Valentin 30/08/2023

Eu estou amando conhecer mais do universo the witcher, e os livros estão sendo muito bons. Agr q o ponto de vista tá sendo dividido entre os personagens fica melhor ainda

Rafael 27/08/2023

É um livro totalmente diferente dos dois primeiros
Na minha opinião esse livro é muito mais divertido e interessante de ler para aqueles que gostam de uma história linear e para aqueles que gostam muito da Ciri. O livro conta o desenvolvimento do relacionamento da Ciri com a Yennefer e o Geralt, mostrando como eles criam o laço forte que eles possuem e como eles se identificam como uma família. Sinceramente gostei muito mais de ler esse do que os dois primeiros. Os dois primeiros servem muito bem como introdução para o que está por vir. Recomendo muito a leitura

Waleria.Araujo 25/08/2023

Leitura muito boa
Não tem nada de novo, continua uma leitura muito agradável e nem percebo que estou acabando rápido o livro.
Recomendo

Gabriel2531 21/08/2023

Livro incrível, bom finalmente começar a campanha principal de The Witcher. Achei o livro COMPLETAMENTE diferente da série da Netflix (agora entendo as críticas), são literalmente histórias paralelas. O autor desenvolve melhor a personagem Ciri e explora suas relações tanto com Geralt e os outros bruxos em Kaer Morhen, como com a Yennefer no Templo de Melitele. Me surpreendeu bastante, principalmente os capítulos 3, 6 e 7, que pra mim de longe foram os melhores. Para quem gosta de fantasia e, previamente, de The Witcher recomendo bastante. :)