Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

Débora Letícia 25/04/2021

Sombras e ossos. Vamos de resenha!
Sombra e Ossos, o primeiro volume da Trilogia Grisha escrito por Leigh Bardugo, publicado pela editora Planeta Minotauro e recentemente adaptado para serie na plataforma da Netflix devido ao seu grande sucesso.

A história narrada pelo ponto de vista da Alina Starkov, uma órfã que perdeu seus pais muito cedo assim como Maly seu grande amigo. Maly e Alina crescem servindo o exército, Alina como cartografa e Maly como rastreador de sucesso sendo o melhor entre todos. Com o passar dos anos ambos desenvolvem uma amizade forte, cheia de cumplicidade e confiança.

Alina desajeitada e com uma aparência um pouco fraca possui sentimentos que ultrapassam a barreira da amizade por Maly, mas o mesmo ainda não se encontra ciente deste sentimento. Em uma de suas missões seu regimento faz uma viagem pela Dobra das Sombras um lugar sombrio onde possui criaturas horríveis comedoras de homens. Durante a travessia Maly é ferido por uma dessas criaturas e Alina ao ver seu amado ferido perde o controle na tentativa de protege-lo e libera o seu poder. E assim sua história começa a mudar d’agua para o vinho.

Ela possui um poder incrível sendo a única que pode salvar o mundo que vive. Então, assim que descoberta é levada imediatamente para o pequeno palácio onde começa a treinar e se desenvolver juntamente com os Grishas.

Os Grishas são a elite magica de Ravka, eles são responsáveis por guardar e lutar por aquele mundo. São um pouco esnobes, fúteis e preocupados com a aparência. São liderados por Darkling, um conjurador das trevas muito forte que ajuda a Alina a desenvolver mais os seus poderes com intuito de livrar Ravka das trevas.

O livro vai se desenvolvendo de uma forma que vai nos surpreendendo de acordo que se passada cada capitulo. Podemos sentir o medo, a angustia, os traumas de Alina de uma forma tão próxima ao ponto de nos identificar com algumas situações que ela vive. A autora torna uma personagem fraca em uma personagem forte imponderada que vence seus medos e que não tem medo de encarrar o desconhecido.

A história é tão bem construída que podemos sentir o desespero dos personagens principais. O livro traz à tona várias reviravoltas o que faz ficar angustiado juntamente com os personagens.

Possui um excelente desenvolvimento. Tanto os personagens principais quanto os secundários são bem explorados o que te prende mais na história. E é sim, um livro muito bom, que te faz querer saber mais sobre a história. Recomendo, é uns dos melhores livros de fantasia que já li.

Gabi 24/06/2021

Bom, com potencial para melhorar
Existem muitas críticas sobre esse livro e eu sinceramente comecei a ler com um pé atrás, mas ele não é ruim. Tem um desenvolvimento lento? Tem, mas tem potencial de melhorar.
Sombras e ossos é sobre a Alina Starvok uma órfã que foi criada como camponesa e após ir ao Primeiro exército juntamente com seu amigo de infância Maly descobre ser uma Grisha, mas uma Grisha com "poderes" raros, uma Conjuradora do Sol.
Assim que ela revela seu poder ela entra na mira do Darkling, ela é a esperança para a Guerra acabar, assim como a Dobra das sombras que foi feita pelo Herege Negro onde poucos sobrevivem a travessia.
Ao decorrer do livro a Alina faz novos amigos e reconhece um sentimento de pertencimento aos Grisha, mas será que eles são seus amigos mesmo? Todos merecem sua confiança?
Eu amei, achei o plot legal e creio que os próximos livros podem se desenvolver melhor!!!!

Thânia Deak 29/04/2021

Sombra e Ossos
Alina Starkov é uma garota comum. Trabalhar como cartógrafa no Exército e tenta esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele. Quando ela e Maly é atacado na Dobra por monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do imaginava e descobre que tem poder. Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.
Kah 29/04/2021minha estante
É ruim gente

Gigia 30/04/2021minha estante
Eu li que do meio pra frente fica melhor... Mas eu confesso que parei por uns dias...

Queria Estar Lendo 15/04/2022

Resenha: Sombra e Ossos
Sombra e Ossos, o primeiro volume da Trilogia Grisha, é uma viagem fascinante por um mundo fantástico criativo e sombrio. Esse livro consagrou a Leigh Bardugo como uma das minhas autoras favoritas, e hoje vou contar porque!

A história segue o ponto de vista de Alina Starkov, uma órfã refugiada, que serve o exército como cartógrafa. Ela foi criada ao lado de outro órfão, Maly, que viveu e cresceu como seu melhor amigo - mais velho, no entanto, ele se destacou como um incrível rastreador, galanteador e bem apessoado, enquanto Alina vive solitária e desajeitada nas sombras.

Quando seu regimento faz uma viagem pela Dobra das Sombras - o Não Mar, um lugar dominado por escuridão e por criaturas terríveis - Alina perde o controle ao ver Maly ser atacado, e é descoberto que a garota não é uma humana comum.

Ela especial, uma conjuradora de um tipo de poder que aquele mundo precisa desesperadamente. Alina é, então, levada até o Pequeno Palácio para ser treinada junto aos Grishas - a elite mágica de Ravka, os responsáveis por guardar e lutar por aquele mundo.

Os Grishas são liderados por Darkling, o conjurador das trevas, aquele que acredita e fará de tudo para guiar Alina até a extensão de seus poderes mágicos, já que ela é a única daquele mundo capaz de acabar com as sombras da Dobra, e assim, livrar Ravka do domínio daquelas energias sombrias.

"Eu sempre tinha sido uma ninguém, uma refugiada, de uma vila sem nome, uma menina magrela e desajeitada se movendo sozinha pela escuridão adensada."

O desenvolvimento desse livro é fantástico. Pelos olhos de Alina, convivemos com seus medos, com as ameaças e com o desconhecido. Assistimos o crescimento de uma garota franzina em uma jovem determinada. Leigh constrói não só um incrível crescimento da protagonista, como daqueles ao seu redor. Em determinado momento do livro, tudo vira de cabeça para baixo e o desespero das páginas chega até você.

Darkling é outro personagem bem explorado e trabalhado pela autora. O sombrio e misterioso conjurador das sombras é o responsável por guiar Alina até o palácio, e também o responsável por incentivá-la e acreditar em seus poderes.

Falar mais sobre ele é entregar demais sobre a história, mas basta dizer que o papel que ele cumpre é bem desenvolvido.

A mitologia e universo mágico criados pela autora são o mais fascinante. O universo dos Grishas, as origens de seus poderes e de seus nomes e cargos e divisões entre poderes são riquíssimos. Bardugo construiu toda uma trama em cima da inspiração na Rússia czarista; costumes, cultura, arquitetura, geografia. Se você conhecer um pouco de História, vai encontrar familiaridade no Grishaverso.

Todo o conflito político e as tramoias dentro da corte são muito bem explorados, e dá a sensação de que está crescendo para se tornar algo muito maior, mais grandioso e perigoso para o mundo. A relação do Darkling com a Alina é essencial para o desenvolvimento de ambos os personagens - e digo relação não apenas nas faíscas românticas, mas também a questão dos seus poderes.

É tudo muito cativante. Acho que esse é o melhor termo para descrever Sombra e Ossos. Leigh Bardugo te fisga, e você não para de ler até chegar ao fim.

Essa história tem personagens secundários ricos em carisma - Genya e Zoya, dois mulherões! Uma pena que a participação da Zoya seja relegada a da "megera" porque a Alina tem que ser aquela "garota diferente das outras", mas dá para sentir a força da Zoya no pouco que ela aparece. Maly, que é muito importante para a Alina, pelo que significa para ela, pelo que um é capaz de fazer pelo outro, se torna uma peça central mais para a metade do livro.

Com um final arrebatador, Sombra e Ossos se estabelece como uma das minhas fantasias favoritas, e abre alas para uma sequência que com certeza vai fazer tremer na base.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2014/12/resenha-sombra-e-ossos.html

julialleite_ 21/03/2021

Pq eu demorei tanto pra ler??
A história é super envolvente, e o final em aberto me deixou louca pra já começar segundo.
Achei mto bom q Alina não ficou reclamando o tempo inteiro que nem Mare (RQ).
Achei Maly bem sem sal padrãozinho, tô doida pra q Alina largue ele. Genya icônica maravilhosa ?.

Eu realmente faço resenhas mto ruins senhor
ju 21/03/2021minha estante
Vou te acompanhar pra ver sua reação ao último livro. Visto que no primeiro foi igual a minha hahahahahaha

julialleite_ 21/03/2021minha estante
aaaaaaaa

ELENTYA 04/10/2021

Oq eu achei de Sombra e Ossos da Leigh Bardugo
Nossa eu tava esperando um livro chato com uma protagonista mais chata ainda.Toda resenha que eu lia reclamavam tanto desse livro,falava que era uma leitura maçante e a Alina era uma sonsa,porém o livro me surpreendeu DEMAIS,eu simplesmente amei!
Amei a Alina e não achei ela nem um pouco sonsa como falavam.Sim,teve momentos em que ela me irritou mas foi algo tão breve que eu nem dei bola.
Eu peguei spoiler do plot então acabou não me impactando tanto,mas msm assim quando tu lê aquilo dói um pouco.
Confesso que não entendi muito pq a galera shippa TANTO a Alina com o Darkling,tipo eles tiveram tão poucos momentos e as interações deles eram bem rasas q nem deu pra se apegar muito. Gostei muito do Maly mas sinto que ele não aceita muito a Alina e os poderes dela.Acho que ele ainda acha que ela pode voltar a ser aquela Alina magricela e fraca que ficava suspirando quando ele falava.Me irritou saber que no fundo ele sabia da paixão dela por ele e mesmo assim insistia em ficar com outras e falar pra ela sabendo q isso a magoava.No fundo ele realmente não aceita ela ser uma Grisha e tenta ignorar isso e acha q ela devia fazer o mesmo.
Mas enfim,gostei muito e por isso to dando 5 estrelas,me surpreendeu e me prendeu até a última pagina.Ansiosa pro próximo.

Leticia640 13/09/2021

Uma fantasia leve e boa para te tirar de uma ressaca literária, mas não espere muito dos personagens
dicas_books 13/09/2021minha estante
Sobre os personagens: isso só no primeiro livro... O segundo tem cada coisa...(ou devo dizer príncipe perfeito e Alina maniaca?...) enfim o segunda é PFTO

Duda 30/12/2021

Eu simplesmente amo essa trilogia, e não tenho ideia do porquê as pessoas odiarem tanto. Para mim, ela é fantástica.

Alina é uma personagem interessante, que ao longo dos livros evolui de uma forma que nos perguntamos onde está a garotinha cartógrafa que nós conhecíamos.

Embora esperado pela maioria das pessoas, quando li pela primeira vez, eu caí igual uma patinha na do vilão. Um desgraçado, mas eu amo um vilão bem escrito.

Gosto muito da escrita da Leigh, mas o que deixa a desejar em seus livros são os tamanhos dos capítulos. Torna muito cansativo.

Rita 28/02/2023minha estante
O Maly da série é mil vezes melhor

annacsfraccaro 19/02/2022

Achei legal, mas nada de uau!
Gostei da escrita da autora, achei bem envolvente.
Porém, a história tem uns pontos fracos e muitas brechas que não foram esclarecidas ainda.
Achei que a história foca muito no romance ao invés de focar na parte fantástica de história.
Então, para mim a história seria muito melhor se fosse 85% fantasia e 15% romance e não o contrário.
Eu nunca tinha lido um livro com essa temática fantástica, por isso preferia que a história focasse nisso e não no triângulo amoroso entre Alina, Darkling e Maly.
Espero que os próximos livros o foco seja a parte fantástica e tenha só algumas migalhas de romance.

Liduina 01/05/2021

Achei fantástica a criação desse universo. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado. Amei os personagens e a história é bastante fluida.

Alberto 22/04/2021

Enredo com altos e baixos
Eu fui mais um que resolvi ler porque gostei do trailer da série da Netflix que adaptará este livro. Achei que o livro só ficou bom mesmo após o 15º episódio (de 22). Até então, estava achando mais ou menos. Achei que poderia ter mostrado mais sobre o conflito, que deve ser explorado melhor nos outros dois livros. Como a parte final foi bem interessante, fiquei curioso com a sequência.

Nath 20/06/2023

Gostei bastante da história, uma leitura fácil.
Começa de um jeito um pouco clichê uma órfã desengonçada que de repente descobre um grande poder e que pode mudar o rumo do mundo em que vive.

KruschRm 18/04/2021minha estante
Concordo com vc metade do livro foi bem arrastado e a outra metade foi super corrida... estou esperando que ocorram melhores justificativas pro vilão no próximo livro

Bia 18/04/2021minha estante
nossa sim, o romance do Maly é da Alina é bem ruim

helenaslodk 18/04/2021minha estante
simm, pecou muito no desenvolvimento; to até com medo do próximo livro q tem uma nota mais baixa que esse primeiro

KruschRm 18/04/2021minha estante
Vish, o pior que não é um livro ruim, tipo me prendeu, só não é tão bem construído

cellybooks 18/04/2021minha estante
KKKKKKKKKK concordo com tudo. Acabei a triologia hoje e ainda não aceitei o final.