As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

Andailson Lima 06/03/2024

"? Que agora haja um fim!"
Estava muito empolgado para ler As Crônicas de Nárnia, eu conhecia os filmes e os achava incríveis.

Inicialmente valeu muito a pena, O Sobrinho do Mago e O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa foram os que mais gostei de toda a saga; os outros (exeto o final de A Última Batalha), deixaram a desejar para mim.

Essa leitura foi envolta de uma mescla de sentimentos para mim. Gostei em alguns momentos, em outros achei superarrastado e não queria ler mais.

As estórias, de cada livro, são no geral bem simples, o que era de se esperar de um livro destinado ao público infantil.

Contundo, os livros trazem algumas referências bíblicas e mensagens nas entrelinhas, como exemplos: o momento de tentação para comer o fruto proibido no jardim e como há pessoas que se aproveitam da fé dos outros.

Ao longo da leitura, tive dificuldades para terminar o livro. Ele não é ruim, mas já tava cansado de lê-lo. Por isso, só conseguia ler pouquíssimas páginas dele ao decorrer dos dias.

Mas consegui terminar e, sério, eu não esperava aquele final. Foi realmente uma surpresa para mim. Surpresa essa que me fez mudar uma pouco da percepção negativa que eu estava tendo ao final da leitura por conta do cansaço.

O que Aslam disse, nos últimos parágrafos, me fez rir um tempo depois de assimilar tudo. O pior é que eu não devia ri daquilo, não era pra ser cômico.

Enfim, acho que posso dizer que a leitura me agradou no final (mesmo com o desinteresse que senti pelo livro em alguns momentos de leitura).
Ray 06/03/2024minha estante
????

Dani 10/03/2024minha estante
Nossa, sim! Comigo foi exatamente assim também. Em alguns momentos estava lendo só porque não abandono, mas a vontade não existia mais, até que o final mudou tudo e deixou uma impressão bem positiva. Ainda bem que não desistimos do livro! Haha

Francisco240 20/01/2022

Magnanimamente Maravilhoso???
As crônicas são mais que perfeitas.
Diversas histórias que são contadas no meio da trama vão complementando as partes umas das outras no decorrer das sete crônicas que são narradas no volume em questão.
A narrativa é muito fluida, os personagens são carismáticos, e de longe a minha crônica favorita é a última que tem por título "A última batalha". O livro é é construído tendo como base a terra de Nárnia na qual todos os personagens tantos seres místicos, elficos, monárquicos são postos no enredo sempre fazendo apologia a mitologia judaico-cristã ou fazendo apologia ou menção a trechos bíblicos.
Sem a menor dúvida A história é muito bem construída; todos os pontos são muito bem amarrados e acabou por se tornar uma de meias histórias favoritas.
andreeea 20/01/2022minha estante
quero muito ler ?

Francisco240 21/01/2022minha estante
Leia

Francisco240 21/01/2022minha estante
É incrível! Eu não sou muito fã de fantasia e super amei

Gabi.Martins 10/04/2023minha estante
O final da Suzana pegou todos nós, nunca esperaria isso!

Gabi.Martins 10/04/2023minha estante
Ótima resenha, li ano passado e tive as mesmas opiniões, ler ele como ficção e não focando na finalidade cristã é a melhor forma de acompanhar as histórias e aventuras.

Mykaele1 12/01/2023

Eu demorei 3 meses pra terminar esse livro e se eu soubesse não teria nem começado, super educativo colocar crianças lutando, arrancando cabeças de pessoas...
Licekjkj 12/01/2023minha estante
Ksskskks, nesse ponto de vista é bem ruim mesmo mas se vc ver no ponto de vista de que as crianças são independentes e que junto com o Aslan (retratado como Deus) e seguindo os seus conselhos

Bru Coelho 12/01/2023minha estante

Licekjkj 12/01/2023minha estante
Elas ficam mais fortes, o livro até que é bom

Letícia 12/01/2023minha estante
Fora a quantidade de machismo

Renato.Araujo 12/01/2023minha estante
ah se manquem, só não ler

Maria 12/01/2023minha estante
Nossa fiquei deprimida agora ??

Eugabrams 12/01/2023minha estante
Tem toda uma simbologia por trás da história, não são apenas crianças arrancando cabeças

Mykaele1 13/01/2023minha estante
Eu sei de toda a simbologia do livro, gostei de várias coisas, mas por ser infantojuvenil é violento, e ponto gente. Opiniões!

Bru Coelho 13/01/2023minha estante
Oi, Miki. No livro ?Como cultivar uma vida de leitura?, do Lewis, o autor explica um pouco sobre esse fato.

Renato.Araujo 13/01/2023minha estante
Então miki.... meio q não hoje em dia crianças vêem coisas pior e fazem coisa pior, e esse livro se não me engano a faixa etária é de 12 pra cima

Bibi 04/08/2021

???
Não tenho nem o que reclamar de Nárnia sou simplesmente apaixonada não nego que agarrei um pouco no segundo livro é no penúltimo mais o resto foi uma leitura muito calma é leve eu recomendo super, super
Pedro, Caspian por favor casem com minha pessoas ?
mejubss 04/08/2021minha estante
amg,ele tem qts pags?

Victor Silva 30/05/2020

C.S. Lewis cria uma obra fantástica,emocionante e inspiradora.
Tendo usado bases cristãs para sua construção literária,o autor nos remete a situações de reflexões sobre atitudes morais,dentre outros assuntos. Como cristão senti cada referência de Lewis ao cristianismo de forma pessoal e íntima. Perfeito!

Vinícius 30/10/2010

" [...] Inclino-me a quase afirmar como regra que uma história para crianças de que só as crianças gostam é uma história ruim. As boas permanecem. Uma valsa da qual você só gosta enquanto está dançando não é uma boa valsa." (Três maneiras de escrever para crianças, Lewis)

Que fantástica obra escrita por C.S. Lewis, direcionada para crianças com um toque religioso, principalmente na criação e no fim do mundo, é apreciada pelo mundo todo não só por crianças, e também por adultos e até senhores de cinquenta e três anos.

O livro é bem extenso e as letras são pequenas nesse volume único, e a cada capítulo ou história você encontra desenhos muito bem ilustrados por Pauline Baynes. São sete histórias (agrupadas nesse livro por ordem de preferência do autor) que narram as mais diversas aventuras nas terras de Nárnia, um fantástico mundo repleto de animais falantes, faunos, dríades, anões, centauros, gigantes, dragões, paulamas e muito mais.

Nárnia recebe visita de crianças londrinas em tempos difíceis, chamadas por Aslam, onde se aventuram mundo a fora, salvando o reino muitas vezes.

" [...] Mas quatro crianças brincando podem construir um mundo de brinquedo que dá de dez a zero no seu mundo real. Por isso é que eu prefiro o mundo de brinquedo. Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista. [...]" (A cadeira de prata, Brejeiro)

Recomendo a todos os amantes da fantasia, e até aos que não gostam, com certeza vão se apaixonar por essa história da mesma forma que eu me apaixonei.
Raquel T Moura 31/10/2010minha estante
Ótima resenha! Espero encontrar logo um tempinho pra ler essa história. Boa recomendação =)

Mateus 01/01/2011minha estante
Cara, vc resenha super bem sim! Concordo plenamente com vc, Nárnia é incrível *-* (agora tem 5 "joinhas" na sua resenha HUSAHUSAUH)

anaruths 02/02/2011minha estante
Muito boa sua resenha! Eu nao lembrava de como essa citação do brejeiro era tocante.

Maria 03/08/2022

Meu protegido
Nárnia é uma coleção de livros com o total de 0 defeitos, maravilhoso do início ao fim. A escrita é surpreendente, e cada história te prende de uma maneira única. Nárnia sempre vai ter um lugar em meu coração.

Jules 04/04/2020

Resenha a respeito da edição, não das obras
Alguns eventos dos livros perdem seu impacto se lidas em ordem cronológica, dessa forma, a disposição das crônicas no livro acabou se tornando incômoda pra quem quer ter a experiência proposta por Lewis, ou seja, a leitura na ordem de publicação. As letras são pequenas, mas no geral isso não atrapalhou a leitura. As ilustrações das capas de cada crônica e antes de cada capítulo são lindas. Embora o livro tenha muitas páginas, o livro é leve e maleável, o que facilita a leitura. Recomendo a edição.

Clara3871 06/09/2021

“Acho que todos nós temos um país secreto, que, para a maioria, é apenas um país imaginário”
O que falar sobre esse clássico? eu tenho uma opinião formada para ele kkkk e espero n ser julgada.
esse é o tipo de livro que não foi para mim, mas que isso não significa que ele seja ruim, por que eu mesma reconheço que são cronicas incriveis e que é um clássico muito bom, porem ele não foi para mim :(
talvez seja por que eu não peguei muito a escencia da coisa ou talvez por que a escrita/historia não me cativou tanto. eu literalmente arrastei a leitura desde dezembro até agr (setembro)
ainda não vi os filmes, mas eu acho que talvez eu tenha uma experiencia melhor com eles. foi isso
woskxn 06/09/2021minha estante
clara vê os filmes, eu particularmente amo os filmes bem mais que os livros kkk

Almeida dos Santos Policena 07/04/2021

Foi um livro muito importante na minha vida e o foi o que me fez gostar do gênero, lembro até hoje quando a professora propôs o projeto de leituras e eu adolescente quis pegar o maior só por causa da capa também, eu tenho essa mania até hoje de escolher livros pela capa, eu sempre fui cristã, mas na época não sabia da simbologia do livro descobri só depois que terminei, mas já naquela época eu sempre chorava quando Aslam aparecia na história.

readsmor 27/07/2020

Incrível
Cada palavra desse livro me encantou e me deixou mais apaixonada pelo o universo de Nárnia. Como cada conto se conecta e as referências bíblicas me fizeram ficar muito encantada com tudo. Com certeza um livro que passarei para os meus filhos e ler para eles. Incrível, incrível e incrível.
Aísha Tuany 27/07/2020minha estante
Concordo, senti exatamente a mesma coisa. Esse eu nunca vou tirar da minha estante ?

mimi 25/08/2020

O MELHOR LIVRO DO MUNDO apaixonada por esse livro demais, tanto que é a terceira vez que li todas as crônicas.
Mari 25/08/2020minha estante
Amo de paixão.

Nyx5 31/01/2022

As Crônicas de Nárnia
Demorei basicamente 6 meses para terminar esse livro, não por ser ruim, mas sim, porque é uma leitura para ser apreciada. As lições que cada uma das crônicas trazem, uma ambientação extremamente nítida e bem descritiva, apesar de nem sempre conseguir me apegar aos personagens tendo em vista a escrita sucinta do autor em alguns contos.

?Nada acontece duas vezes da mesma maneira.?

Apesar de tudo, os personagens são cativantes, sobretudo os quatro reis e rainhas de Nárnia! O universo é apaixonante, não importa a idade que tenhamos, para os amantes de fantasia como eu, cada detalhe é espetacular.

? Nem tudo está perdido como parece? sabe, coisas extraordinárias só acontecem a pessoas extraordinárias, vai ver é um sinal que você tem um destino extraordinário, algum destino maior do que você pode ter imaginado.?

Em alguns momentos a leitura foi enfadonha, e de certa forma lenta, porém, satisfatória.
Lewis foi cirúrgico em fazer analógias e metáforas entre Nárnia e nosso mundo "redondo feito uma bola"!
Enfim, adorei a experiência e vou carregar a Lúcia, o Edmundo, o Pedro, Suzanna, Caspian, Eustáquio (a quem aprendi a amar) assim como todo povo de Nárnia para sempre.

?Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um Narniano, mesmo que Nárnia não exista?

Um livro para crianças, sejam elas de corpo, alma ou coração!

?Gente grande tem mania de dar explicações sem graça?
Tatiane Pires 31/01/2022minha estante
Amo! ????

Rafael Kerr 31/01/2022minha estante

Almeidz 09/02/2021

Um ótimo livro e devido ao fato de que eu seja cristão, tornou a leitura bem com um Q a mais. No entanto, é um livro infantil, amaria muito mais se tivesse lido na minha infância/adolescência. Como diz o C.S Lewis: "Suas fantasias para crianças e fantasias para adultos terão muito mais coisas em comum uma com a outra do que com o romance convencional ou com o que as vezes se denomina "romance da vida infantil"."
Por isso, ler essa obra pode ter sido um pouco cansativo em determinado momento mas é extremamente gratificante ter lido e acompanhado o início e fim da Nárnia. Obra para todos conhecerem e aproveitarem um pouco desse incrível mundo, sejam cristãos ou não.
ferrerovini 24/02/2021minha estante
gostei também, apesar que vi algumas coisas problemáticas, talvez interpretei de forma errada. O início de Nárnia é incrível e o desenvolvimento dos irmãos Pevensie é magnífico, mas para mim (apenas minha opinião que não é a verdade absoluta) a história começa a cair quando eles saem de cena, o penúltimo livro eu parei e voltei após umas semanas e o último livro eu parei 4 vezes e só terminei pois queria saber o final, e o final... difícil além do último livro ser arrastado possui algumas linhas que podem ser interpretadas como racistas, intolerância religiosa além de misoginia (CLARO é um livro escrito em 1953, eu entendo todo o contexto histórico) mas fora isso que talvez nem seja o maior problema é só ?filtrar? eu esperava mais que apenas o fim, fiquei frustrado com a história, com os personagens, principalmente os narnia os que me pareciam extremamente burros. Sempre me perguntava ?Como é possível eles não perceberem o que está acontecendo debaixo dos focinhos deles?? mas OS PRIMEIROS... INCRÍVEIS AMO PRÍNCIPE CASPIAN, é maravilhoso! Só queria um final diferente.

Almeidz 24/02/2021minha estante
Bom, realmente o início é incrível e toda construção para mim é sensacional. Creio que até o 3° livro tá num ápice muito bom e depois continua com um bom nível mas caindo, realmente. Os últimos se tornaram um pouco desgastantes e maçantes pra mim, demorei mais do que pretendia para terminar. Olha, quanto às problemáticas realmente não sei te dizer, talvez já quisesse terminar para saber o final e não percebi ou não li direito, mas sempre que começo algum livro e procuro vê sua publicação original tento, como você, filtrar logo também. Achei um final interessante, demorado e enrolado um pouco mas dentro da proposta do C.S foi aceitável, muita referência cristã e a alusão com o paraíso final era esperado. Enfim, é um livro que vejo muito aberto para opiniões, gostos e como disse, se eu tivesse lido mais novo iria gostar muito mais dessa viagem.

ferrerovini 24/02/2021minha estante
sim, totalmente ainda amo Nárnia, queria que existisse, é um universo fantástico magnífico, amo a mitologia, Aslan, centauros, sereias, faunos sou apaixonado em tudo isso, queria mais também, mais aventuras e mais batalhas!