O Lobo do Mar

O Lobo do Mar Jack London

Resenhas - O Lobo do Mar

Meowth 13/05/2020

Ghost - o inferno náutico
Jack London nos gruda as páginas com tanta maestria, não se vê o tempo passar!
Uma aventura que se transforma em um completo inferno.
Um homem erudito, que nunca levantou uma colher sequer é carregado por esse inferno e aprende na marra a andar com as próprias pernas.
O destino?
O outro lado do globo a procura de peles de focas.
O desafio?
Sobreviver nas mão do infernal C
capitão Lobo Larsen.
Vale apena cada segundo de leitura!

elfojonas 21/03/2023

A ficção mais real que já li
Que livro sensacional, muito me impressionou a riqueza de detalhes do personagem principal. Eu poderia jurar que se tratava de uma história real, escrita em um diário que mais tarde foi compilada em um livro.

Uma história quase perfeita, onde eu tiraria apenas algumas coisas que senti darem uma "barriga" à história.

Todos os personagens muito bem construídos e tendo seu peso na história.

Um livro com bem mais de 100 anos que não deve ter perdido nada de seu encanto e que rivaliza com grandes clássicos atuais.

Ah, como é bom ler algo assim, desperta em nós uma vontade de conhecer mais e mais histórias bem escritas.

Estou feliz por ter conhecido esse clássico, ficará na memória para sempre.

Natália 10/10/2021

Wolf Larsen, que criatura detestável.
LEITURA CONCLUÍDA ?

Finalizei agora "O Lobo do Mar". Esse livro incrível escrito pelo escritor estadunidense Jack London.

Resenha:
Após visitar um amigo, o intelectual Humphrey van Weyden sofre um naufrágio ao voltar para casa a bordo da escuna Martinez. Conseguiu ser resgatado pelo Ghost, um navio de caça às focas, comandado pelo tirano Wolf Larsen.
O capitão do Ghost comandava seus marujos com mão de ferro, tirania e muita brutalidade, mantendo-os sob seu poder através do medo. A tripulação tinha medo de seu comandante, que usava de sua força bruta contra eles. A tripulação sequer tinha o direito de não mais servi-lo se assim fosse a vontade deles como marujos, pois tinham medo da represália de Wolf Larsen.
Sua tirania atingiu o resgatado Humphrey. Ao perceber que Humphrey era um intelectual que vivia da renda deixada por seu pai e que nunca havia precisado trabalhar, Larsen o faz trabalhar de maneira obrigatória e bastante exaustiva no navio, para que ele "aprendesse a andar com as próprias pernas".
O Lobo do Mar é muito mais que um romance de aventura. O cotidiano no navio é retratado de maneira bastante naturalista, com a violência fazendo parte do cenário. É um livro que leva o leitor a refletir a respeito das concepções de mundo e de vida tão antagônicas de seus personagens principais, com a brutalidade e tirania de Wolf Larsen, e a civilidade e bondade de Humphrey van Weyden. É um livro que nos faz refletir sobre as condições humanas.

Um livro excelente que recomendo demais.

Luana.Padilha 11/03/2020

Uma aventura em alto mar
Nos deparamos com dois lados, um personagem grosseiro e outro nobre ambos no mesmo navio onde encontramos diálogos sobre vida, amor e terror
Leitura gostosa

Karine.Campos 09/02/2020

Surpreendeu, mas...
"...queremos viver e nos mover, embora não tenhamos razão nenhuma para isso, pois ocorre que é da natureza da vida viver e se mover, querer viver e se mover. Não fosse por isso, a vida estaria morta. Você sonha com a imortalidade por causa dessa vida que está dentro de você. A vida que está dentro de você está viva e quer seguir vivendo para sempre."

O Lobo do mar é um livro denso com personagens fortes uma belíssima discussão sobre a vida e sobre a importância de valores, tem uma personagem feminina forte, decidida e que me fez querer continuar a leitura.... Por todos esses detalhes eu entendo o seu valor literário e o porquê de ser considerado um clássico.

Confesso que me surpreendi com a violência retratada na história, não pela violência em si, mas por acreditar que era um livro mais infantil.

Agora você vai me perguntar o porquê do mas no título desse texto.

Apesar da obra ser grandiosa ela não me conquistou. Não sei se isso aconteceu por causa do uso excessivo de termos técnicos que tornaram a leitura bem cansativa, ou por ser um livro bastante descritivo apesar de eu amar os livros do King que são muito descritivos também, ou ainda devido a brutalidade excessiva do personagem Wolf que me fez abomina-lo, ou ainda, porque precisei ler em um tempo muito curto para participar do debate da obra, ou se não foi no momento ideal da minha vida mas simplesmente não rolou!

Entretanto indico a leitura para qualquer amante da literatura e digo sem medo de errar O Lobo do Mar vai te surpreender e vai fazer você repensar e pensar em muitos conceitos de vida.

rodrigo.bezerra.397 28/08/2016

O mundo no mar de forma crua
Jack london é um mestre em mostrar a pequenez do homem em frente a natureza. Neste livro o homem é mostrado em todas as suas facetas na luta contra os perigos do mar e contra ele me só. Mesmo Lobo Larsen que parecia ser invencível é só mais um homem quando se trata na vida nos mares. Uma série de emoções são bem exploradas como fraqueza, amor, crueldade, força, inteligência, durante todo o percurso do protagonista em um home melhor (ou seria pior?) Sobre isso cada um deve chegar a sua própria conclusão.

Pisi14 25/08/2023

Amor, ação e heroísmo em alto mar
O mar é um cenário muito presente na literatura do século XIX, lugar de aventuras, desafios, romance e ação. Neste livro todos estes elemento estão presentes.

O espírito do romance e da aventura é uma constante nos livros de Jack London, cujos personagens parece nunca estarem parados e sempre a viver e experimentar novas descobertas, lugares, caminhos

Gisele @li_trelando 15/02/2020

Surpreendente
Diferente do que esperamos em um livro de aventura.
Pandora 19/06/2020minha estante
Muito diferente. Para mim tá sendo aquele livro que atrapalha o fluxo de leitura. Seria ele o "Autobiografia" versão 2020. Estou enfrentando ele agora no ou vai ou racha.

Gisele @li_trelando 20/06/2020minha estante
Kkkkk eu confesso que em alguns momentos fiz leitura dinâmica

Pandora 20/06/2020minha estante
E esse romance BL?!?! Essa moça que aparece no meio do caminho nem me convence. O Lobo morrendo de ciúme.

ABANDONADOPORVOCE 10/01/2024

IMPOSITOR
Personagem incrivelmente bem construído e bem alocado com o enredo, Jack London podia ter feito deste sua obra-prima, infelizmente o dinheiro falou mais alto..

BetoOliveira_autor 27/01/2020minha estante
Tô lendo o livro, ainda nas 100 primeiras páginas. Não me preocupo muito com essa coisa de spoiler, pois a leitura é singular para cada leitor. Muitas vezes a forma de contar é muito mais rica que o próprio enredo e suas tramas.
Você fez uma síntese sobre a mulher que surge no meio da narrativa. Interessante que ela desperta o amor nos dois homens, e cada passa por profundas transformações. O rejeitado, outrora impávido e brutal, definha até o fim. O outro, antes medroso e passivo, ganha coragem e enfrenta seu contendo. O que não foi capaz de fazer antes, abandonar o barco, fez depois movido pelo amor. Parece que por trás dessa melosa situação, há um forte simbolismo. Tanto o homem sofisticado como o homem bruto não escapam das forças inafastáveis das paixões.

Jessé 27/01/2020minha estante
Sim entendi esse aspecto do livro com a introdução dela, mas o meu problema com isso, é o esquecimento de outros personagens na trama. Como disse, o próprio Larsen é esquecido nas últimas páginas e tem fim meio bobo.
E como também mencionei, a qualidade dos diálogos caem muito ao meu ver. Mas foi um bom livro. Só não achei tão maravilhoso como muitos falam.

@Estantedelivrosdamylla 06/08/2019

Maestral
Sabe aquele livro que você tem vontade de sair em todas as esquinas falando que todo mundo deveria ler? Pois bem, este é um deles. "O lobo do mar" foi uma surpresa para mim, pois achei interessante a sinopse mas não esperava muito, visto que não sabia de como é aclamado pela crítica, dessa forma entrei nesta jornada de forma "ingênua".

Jack London desde os primeiros capítulos hipnotiza com sua forma de narrar uma estória, é encantador, literalmente!! Fiquei vidrada na dinâmica das palavras e na forma maestral da sua escrita. Não consegui desgrudar do livro.

Em alguns momentos ele fala sobre a embarcação na qual se encontra o personagem principal, e claro que existem termos que, para um leigo como eu, são totalmente desconhecidos, porém não é um livro enfadonho que passa muito tempo descrevendo detalhes irrelevantes, pelo contrário, não cansa, é empolgante e possui uma estória maravilhosa.

A estória e os personagens me encantaram. A forma como a filosofia foi introduzida, os conceitos trazidos por Wolf Larsen e Humphrey, as discussões entre eles e a forma como cada um levava sua vida, era fantástico. Os opostos, o moral e o amoral, o civilizado e o primitivo, o materialista e o humanitário. Ideias que nos levam a questionar os conceitos que regem a sociedade.

E por fim, um desfecho que não deixou a desejar, que só me fez querer um pouco mais de Jack London.

Valerya insta @leslivres_ 07/02/2020

A imortalidade...
Trata-se de um livro perfeito. Bom para todos os gostos.
Nele temos divagações filosóficas sobre a vida, terror, aventura e romance.
Uma obra escrita em sua perfeição!

Andréa 12/07/2010

A vida na sua realidade mais bruta
Uma aventura no mar onde a luta pela sobrevienvia física é travada junto à luta pela sobreviência moral. Quando duas pessoas tão diferentes como Humper e o Capitão Lobo Larsen, têm que conviver em um pequeno mundo cercado pelos mistérios e perigos do mar, a vida ensina a cada um deles o quão cruel ela pode ser. Humphrey, um homem habituado aos livros que nunca precisou se preocupar em ganhar a vida, após o naufrágio do navio em que viajava, é resgatado, mas se vê obrigado a trabalhar em uma escuda habitada por caçadores de foca e um capitão auto-ditada apaixonado por literatura, mas que despresa a vida como se cada ser humano fosse apenas mais uma gota no oceano. Além de se habituar ao trabalho físico, Hump precisa ignorar preceitos morais de uma vida civilizada que não encontra espaço junto ao cruel Capitão Lobo Larsen. A vida na sua realidade mais bruta é o que Humphrey tem que enfrentar, mesmo quando consegue escapar das mãos de Lobo, porém, a vontade de viver transforma o homem das palavras em homem de ação que não mede esforços para lutar pela sua vida e daquela que assim como ele, se vê presa nas mãos de um homem capaz de matar por simples prazer ou desprezo. Sem dúvida o forte do livro são os diálogos sobre a vida travados entre esses dois personagens tão diversos. A natureza humana nos é apresentada por London com uma realidade que chega a chocar e que nos faz refletir se somos ou não moldados pelo meio em que nascemos e vivemos.

Balvss_Leiturinhas 18/04/2024

É um romance clássico que retrata a vida dura e desafiadora dos pescadores de focas no mar de Bering. A narrativa é rica em detalhes e oferece uma visão fascinante da vida marítima da época. No entanto, alguns leitores podem achar a história um pouco arrastada e densa em certos momentos, o que pode dificultar a leitura. Além disso, a caracterização dos personagens principais pode parecer um pouco rasa. A leitura é interessante para quem gosta de aventuras em alto mar.

(@jr__barboza) 20/04/2020

107.O Lobo do Mar - Jack London (1904)
Tres destinos cruzados à bordo do Ghost, um Capitão orgulhoso Wolf Larsen, um homem que sempre dependeu de seu pai Van Weyden, e uma mulher que mudou o destino dos dois para sempre Maud Brewster.