As Aventuras de Pinóquio

As Aventuras de Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

Criadordej 30/10/2023

Muito criativo.
Leitura muito tranquila e divertida, cheia de cenários surrealistas e também cheia de trapalhadas.

Nayana.Colquhoun 29/10/2023

Pinóquio
A história original do Pinóquio. Tem uns trechos que não parecem muito adequados às crianças, cenas com violência e brutalidade, mas não deixa de ser uma boa história. Essa edição (wood edition) da Darkside é primorosa, lindíssima e o texto de apoio é muito interessante.

Camila.Guibor 29/10/2023

As aventuras de Pinóquio é um livro para levar para a vida. O escritor conduziu cada aventura de forma surpreendente e instiga o leitor a refletir, uma vez que trata de questões morais.

Felipe 23/10/2023

Um conto de fadas que vale a pena
Sempre tive acesso a história do Pinóquio, desde de criança, no entanto, sempre na versão infantil adaptará para crianças.

Essa foi a primeira vez que tive contato com a história original e devo dizer que muito me chamou a atenção, mais do que a própria adaptação infantil.

É claro que mesmo que seja a original, ainda assim, é um conto de fadas, contudo é uma história que vale a pena ser lida e mais do que isso, merece ser refletida, pois a mensagem da história é mais profunda do que parece, é sobre amor.

Gica Brombini 24/09/2023

PINÓQUIO: um marco para o começo da produção de literatura infanto-juvenil!
Devo começar dizendo que li "Pinóquio "apenas para realizar um seminário na matéria de literatura infantil/ infanto-juvenil. Sou estudante do quarto ano de Letras Vernáculas e, por ter lido o livro para a faculdade, minha relação com essa história foi completamente regida pela resposabilidade e pelas análises que tive que fazer ao longo da leitura - por conta disso, acho que não me apeguei a nada.
O livro é de fácil leitura, até porque, sua escrita e linguagem foram pensadas para serem consumidas por um público leitor em processo de aprendizagem. Além de instigar positivamente seus leitores a acompanharem e ficarem curiosos pelas aventuras do menino-boneco, seus capítulos eram publicadas em um jornal semanal e, por esses motivos, este é um livro que pode ser lido rapidamente, pois os capítulos são bem curtos.
Sinceramente, este não era um livro que eu tinha vontade de ler. Dentre os outros livros que serão trabalhados nesta disciplina, eu tinha interesses próprios em outras narrativas propostas, mas esta foi a leitura selecionada para o meu grupo.
Mesmo que não tenha sido uma leitura empolgante, ela não foi monótona. Foi bom para conhecer mais sobre o ínicio da criação e da popularização de livros infanto-juvenis e da literatura voltada para crianças, a qual possuía uma função moralizante muito forte para a formação do sujeito social.

Taty 16/09/2023

Me apaixonei mais pelo verdadeiro Pinóquio!
Este é o verdadeiro conto criado para contar as travessuras de Pinoquio!
Bem diferente do que foi criado pelo cinema, Pinoquio é um boneco muito malcriado, mentiroso, desobediente e preguiçoso.
Aprende durante sua "vida de pau" que é preciso ser obediente, honesto, verdadeiro e humilde para se dar bem na vida.
Enforcado, cai em armadilhas, perseguido por assassinos, preso, transformado em burro, engolido pelo grande tubarão...

Esse com certeza é muito mais interessante que o adaptado pelo cinema!!!

Ju 14/09/2023

Livro muito fofo lido durante um dos encontros do nosso grupo de estudos. Essa edição é muito linda.

Suh Oliveira 05/09/2023

Em relação ao livro físico nem há o que dizer: Lindo, perfeito e apaixonante. A Dark Side como sempre entregou livros para colecionadores mesmo.

A história original do Carlo Collodi sobre o boneco de madeira rústica cujo nariz cresce a cada mentira ainda cativa independente da idade ou da quantidade de versões lidas sobre esta linda fábula.

Patty Costa 02/09/2023

Diferente do que esperava..
Bom, pelo menos ao final ele se redimiu bem bonitinho, mas fiquei triste que a Disney nos enganou a todos durante anos!! Rsrsrs.. Recomendo o livro para qualquer pessoa! É um livro completamente diferente do que imaginava, mas a história não é ruim e vale a pena ser lida!

Carla.Vasconcelos 02/09/2023

Maravilhosa narrativa para crianças de todas as idades.... Linguagem simples, mas cheia de encantos, lições e que nos prende do início ao fim... Vale demais a leitura.

Lucas 11/08/2023

As aventuras de Pinóquio. História de uma marionete.
A história se passa na Itália, por volta dos anos de 1800.
Pinóquio é uma marionete com a alma de um menino. Ao longo de toda a narrativa, realiza inúmeras travessuras e traquinagens, que posteriormente, lhe causariam consequências. Esse mau comportamento fere os sentimentos daqueles que o amam e que zelam por ele (afinal, a marionete não é acolhida por apenas uma personagem em toda a história).
Após certo tempo, começa a se dar conta de que se não fosse um bom menino, se não estudasse, se comportasse e trabalhasse, não chegaria a lugar nenhum. Entretanto, os conselhos e a educação dados a ele de nada adiantaram, já que procurou sempre fazer as coisas do seu jeito, independentemente da opinião dos outros.
Recomendo a obra para quem busca uma leitura leve, divertida e descontraída, que ensina inúmeras lições de vida.
Durante minha experiência, ficou nítido de que é uma história destinada ao público infantil, recheada de valores e princípios. É um ótimo livro para crianças em processo de aprendizagem, pois a partir dele, irão aprender que os estudos e o bom comportamento os levarão a um bom caminho. Apesar disso, um leitor de qualquer idade pode apreciar o livro, já que a narrativa é bem divertida.

4 ESTRELAS E MEIA
Heitor172 16/08/2023minha estante
Ótima resenha, muito bem escrita!

Biblioteca Álvaro Guerra 08/08/2023

Todos nós já ouvimos falar da história mágica de Pinóquio. Agora, a coleção Clássicos Zahar traz o texto integral de Carlo Collodi em tradução que recupera o sabor da prosa divertida e sofisticada do autor italiano e faz jus às peripécias de Pinóquio em sua busca por tornar-se bondoso, bravo e honesto – um menino de verdade.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786584952027

Maressa.Pessoa 03/08/2023

Livro infantil, mas não para crianças
Além da questão de humanidade, caridade, obediência e honestidade, neste livro Collodi trata ?e trabalho, pobreza, miséria, gratidão, humildade e compaixão.

Apesar de o autor se referir a nós como "meu pequenos leitores" e "crianças", lemos sobre assassinos e como matam, sequestradores, golpistas, além de uma pitada de mutilação. Eu indicaria para todos acima de 12 anos. (Ok, talvez eu esteja exagerando, mas os sensíveis se traumatizariam)

Me lembrou muito de Os Dois Irmãos (Contos de Fadas dos Irmãos Grimm), Alice No País das Maravilhas e O Jardim Secreto.

Amei esse livro, esperava bem menos dele. Pude rir e lacrimejar (dificilmente choro), também me surpreendi. Até as partes de enrolação, se é que podemos chamar assim, teve um propósito. E eu não daria 5 estrelas se eu conseguisse apontar um erro. Presenciei o amadurecimento de Pinóquio e esse foi o ápice dele.