Cidade dos Etéreos

Cidade dos Etéreos Ransom Riggs

Resenhas - Cidade Vazia

Verônica 27/11/2016

O orfanato da Srta. Pergrine - Livro II: Cidade dos etéreos - Por Pensamento Literário
A literatura me surpreende pelas suas mais diferentes narrativas, nos presenteando com seus frutos, e florescendo através de estórias únicas e maravilhosas.
Para quem não recorda ou não acompanhou minha resenha da primeira obra dessa trilogia ao ler a mesma fiquei com receio, pois nem sempre o livro em evidência no mundo dos blogueiros me entusiasma. Enfim, o anterior acabou me surpreendendo e deixando aquela ansiedade em ler a continuação.
No antecedente conhecemos Jacob que após uma morte estranha do seu avô polonês e através de suas últimas palavras é encorajado em saber mais sobre a vida tão reclusa de seu parente, partindo então para uma viagem com seu pai para o País de Gales. Lá ele encontra o orfanato que seu progenitor cresceu e com isso descobre que as estórias narradas em sua infância são reais e que pessoas especiais existem. Entretanto esse mundo acaba sofrendo um grande impacto e ele e as crianças vão à busca de uma fenda temporal (que nada mais é do que um lugar seguro para esses seres enigmáticos), além de terem que salvar a Srtª. Peregrine responsável por esses meninos e meninas. A partir desse momento a aventura começa.
Ao contrário do primeiro livro da obra esse já se inicia com bastante ação. Todas os peculiares procuram por respostas e segurança e no meio se deparam com vários contratempos que impedem de prosseguir, além disso as viagens temporais nos dão um breve paradigma sobre a II guerra mundial. Vemos com olhos infantis as marcas deixadas por essa revolução tão sanguinária, um massacre em busca de um ideal tão mesquinho.
Em meio a tudo isso alguns personagens que não ganharam muito destaque são deixados para trás e somos apresentados a outros. Também temos uma visão panorâmica de outros “clãs” e somos impactados por surpresas boas e más.
No meio de toda essa trama Rason Rigss seguiu como o mesmo tipo de narrativa, usando como característica ilustrações bizarras e antigas para dar veracidade ao texto. Portanto, mesmo com todas essas novidades consegui gostar do enredo. Ele não foi melhor ou pior que seu antecessor, simplesmente igualável seguindo o mesmo ritmo. Já comprei o último volume dessa trilogia e estou ansiosa para saber em como o autor vai terminar toda essa ficção.

Por fim, indico esse livro para todos que se identificam com o estranho e pretendem ler uma aventura simples e incomum. O sobrenatural e o insano se mesclam com a pureza e com a inocência, transcendendo em sentimentos contraditórios, cuja adrenalina é a base para os enigmas propostos. Por isso, vale a penas mergulhar nas 358 páginas desse exemplar.

site: http://pensaliterario.blogspot.com.br/2016/11/resenha-o-orfanato-da-srta-pergrine.html

Samantha @degraudeletras 27/11/2016

Cidade dos Etéreos
Então, finalmente eu li o segundo volume da trilogia, estória que se passa depois da complexa escolha que Jacob teve que fazer ao final do primeiro livro (é, sem spoiler).
A narrativa de Cidade de Etéreos continua em primeira pessoa, então vemos tudo aos olhos de Jacob, só que com mais aventuras e novos personagens. Como livro introdutório, o primeiro volume da trilogia foi espetacular, pois inseriu o leitor no universo peculiar sem tornar as descrições cansativas, além de tornar tudo mais próximo da realidade ao rechear o livro com fotografias. Nessa continuação não é diferente, além das fantásticas fotografias estranhas, os peculiares passam por perigos e mostram-se cada vez mais unidos e maduros.
As crianças peculiares precisam viajar ao país de Gales para salvar a srta. Peregrine, que está presa em sua forma de ave, para isso eles seguem as instruções do cachorro peculiar Addison. Durante essa viagem os pequenos passam por aventuras entre ciganos, soldados e acólitos, sempre tentando não chamar muita atenção e ao mesmo tempo correndo contra o tempo.
Numa crescente sucessão encalços, o leitor chega até a se perguntar se as crianças peculiares conseguirão finalmente ficar em paz e é nesse misto de curiosidade e peculiaridades que Rangsom Riggs prende o leitor de maneira surpreendente até o final de A cidade de Etéreos e deixa um enorme gancho para A biblioteca das almas, terceiro e último volume da série.

Algo engraçado é que nesse livro as crianças descobrem que os contos peculiares vão além de uma coletânea de estórias infantis e que na verdade ela esconde informações secretas sobre o mundo peculiar. Esses contos também foram publicados aqui no Brasil pela Intrínseca.

site: https://degraudeletras.wordpress.com/

Edianara.Lino 27/11/2016

Reviravolta surpreendende
Oh Finalmente consegui terminar de ler esse livro, depois de tanto tempo, não é que seja ruim, mas é um pouco cansativo, creio que em algumas partes em enrola demais. Quero deixar expresso que só não dou 5 estrelas para este livro, porque o casalzinho principal desta história me irrita demais, achei que ia ser menos do que no primeiro, porém não. E o porque deu não gostar deles? Simplesmente acho a coisa mais sem sentido, para mim todo esse amor é apenas um reflexo de uma história lá do passado que devia ter terminado. Por fim, a história em geral é muito boa, adoro os personagens secundários, que não são tão assim, pois possuem seus encantos e peculiaridades. Posso dizer que no ponto ápice da história houve uma reviravolta que me surpreendeu muito, mal posso esperar para começar a ler o 3º terceiro livro logo.

Bruno 28/11/2016

Cheio de surpresas.
Um livro que se mantém na mesma pegada do livro anterior, mas com um pouco mais de ação e com algumas ocasiões que iram deixar você no mínimo surpreso.
Recomendo a leitura.

Gabriel 29/11/2016

Uma continuação bem explorada...
Primeiro de tudo gostaria de contar que demorei quase três semanas pra ler esse livro por que as 100 primeiras páginas são bem chatas e arrastadas e quase dei 3 estrelas. Mas lá pela página 100 a coisa muda muito e a famosa "síndrome do segundo livro ruim" para por aí.
Gostei bastante desse livro, até um pouco mais do que o primeiro, que é bem legal mas não tem nada assim "AH MEU DEUS, QUE FODA", e adorei todas as coisas novas que ele exploraram (muito legais os animais peculiares!). Um passatempo bem gostoso e a escrita do Ramson é maravilhosa. Mal posso esperar pra ler o próximo (e o biblioteca das almas), mas vai ficar só pra 2017.

Jaíne 01/12/2016

Peculiarmente maravilhoso!
Na resenha que fiz sobre a"O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares", citei que a mudança de editora relacionada a publicação dos próximos livros da série me preocupava, já que o O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares fora publicado inicialmente pela Leya, enquanto os demais livros seriam publicados pela Intrínseca.
Atualmente, para quem quiser, já tem a versão do primeiro livro escrito também pela Intrínseca, mas voltando ao foco da minha preocupação... Leya e Intrínseca são excelentes editoras, porém, cada editora tem seu estilo e era essa troca súbita de estilos que me preocupava. Algo que mudou drasticamente foram os estilos da capa. Na versão da Leya, capa "mole" normal. Já nas versões da Intrínseca, capa dura, com uma cor neutra. Sim, cor neutra, o desenho da capa em si, é na verdade um simples papel envolvendo o livro, você o retira e fica com uma capa toda neutra, com o título do livro estampado na lateral. Eu, particularmente, não gostei desse estilo de capa.
E esta, é  a única crítica que tenho a respeito da publicação do livro pela Intrínseca. No demais, tudo muito bem escrito e bem colocado. Acho que a maior diferenciação da versão da Leya, foi a capa mesmo.
Agora, saindo do foco troca de editoras, vamos falar deste livro em si!
Cidade dos Etéreos é a continuação direta da intrigante história das crianças peculiares apresentadas no primeiro livro. Nada de saltos no tempo, a história se inicia exatamente onde havia sido terminada no livro anterior. Com as crianças peculiares em seus barquinhos, no mar, perdidos, desamparados e com Jacob vendo sua antiga vida sendo deixada para trás.
A história se baseia numa busca incessantes por segurança (já que os acólitos estão no encalço das crianças) e na busca pela cura da Srta Peregrine que está presa em sua forma de ave.
Ainda temos a constante presença de imagens se intercalando a história, o que é muito, muito, muito legal! (Essa técnica deveria ser mais utilizada por aí).
Temos muita ação e pelo menos eu, esperava a todo tempo a chegada do momento que o título do livro "Cidade dos Etéreos" faria sentido, ou seja, o momento que eles finalmente entrariam no covil dos inimigos.
Talvez esse momento em si, não tenha exatamente chegado, pelo menos, não do jeito que eu imaginava que seria... Mas o final... O acontecimento narrado exatamente na última página do livro é de cair o queixo. De tão peculiar que é.
O livro tem ação, mistério, drama e romance tudo na medida certa. Para você que leu O Orfanato da Srta Peregrine e ainda não leu Cidade dos Etéreos, leia agora, mas já aviso, no momento que terminar a leitura desse segundo livro, vai querer ler o próximo imediatamente. Além de querer ler os "Contos Peculiares" imediatamente também.
Aliás, uma observação rápida, eu achei que esse "Contos Peculiares", era algo meio a parte e sinceramente, o famoso "Ah, já que a história rendeu, vamos jogar mais esse livro aí pro pessoal comprar", pode realmente ter sido por isso, mas olha, o "marketing" que rola desses contos dentro do próprio Cidade dos Etéreos, fazendo menções rápidas a eles e contando alguns desses contos, me deixou extremamente curiosa e interessada em lê-los também...
Enfim, ao final de tudo isso, só tenho a recomendar o livro, até o momento estou sendo sempre surpreendida positivamente.
E ah, tem uma entrevistazinha bem legal com o Ranson Riggs nas últimas páginas, mas NÃO a leiam sem ter terminado a leitura do livro, tem spoillers!
Bem, é isso galera, até a próxima!

Para ler a essa é outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br

Eugênia 04/12/2016

Decepção
O universo que esse cara criou é genial, por isso insisti em ler esse segundo livro, mas é impressionante como ele não consegue construir a história (não que a leitura seja difícil, na verdade é bem fácil), pois o romance é péssimo, as cenas de ações vão na mesma linha, os personagens não são bem construídos, não todos, e tudo mais... Tem coisas legais, claro, mas são momentos pequenos que se perdem nesse livro.

Alana 07/12/2016

Resenha para o Blog Colecionadores de Livros
(...)
descobri que o livro tem um desenrolar meio lento, com muita coisa dando errado, com o esperado desenvolvimento das personagens demorando e, ainda mais frustrante para mim, que os considero os X-men desnorteados, tanto poder só é lembrado de ser usado nas situações mais extremas. Por tudo isso, a leitura foi mais lenta, porém, nos últimos capítulos, as páginas voam. Sim, acontecem algumas reviravoltas, o autor soube pregar uma boa surpresa (que embora um bom fã não vá gostar, mas um apreciador da leitura vá parabenizar o autor pela perspicácia) e isso nos faz correr desvairados para saber o que acontece e, de repente, o livro acaba hahaha sim, foi uma louca experiência a ação que invadiu as entrelinhas!
(...)

site: http://colecionadoresdelivross.blogspot.com.br/2016/11/resenha-cidade-dos-etereos-2-ransom.html

Fabíola 08/12/2016

Perplexus Anomalous
Primeiramente seria relevante falar que o trabalho da intrínseca foi de extremo bom gosto e elegância. Adoro livros com capa dura e a escolha dos títulos foram interessantes.
___________________
Ao decorrer da história você poderá descobrir o significado do título.
Quando li a obra anterior: O lar da Srta Peregrine para crianças peculiares, gostei mas não me surpreendeu. Mas essa continuação achei muito boa! Repleta de ação, Riggs mergulhou mais afundo sobre as especificidades de cada peculiar, entrou nos cenários da época o que realmente auxiliou na conexão com o desenvolvimento do texto e o mais surpreendente levantou questões para reflexões reais... não farei spoilers (quem quiser saber basta olhar as páginas 261 e 345).
___________________________
Por fim, o final do livro... inesperado e bem escrito. Já estou ansiosa para ler o terceiro livro: Biblioteca de almas.

Camix 14/12/2016

Não Julgue um Livro ou Trilogia pelo Filme
Eu realmente me surpreendi com esse Livro, o primeiro me chamou atenção pois sou muito fã de ficção, Suspense, mas esperava um pitada de terror e muito mais Aventura, achei a trama do primeiro um pouco entendiante, mas essa sequência abriu um leque de aventuras e novos mundos a serem exploradas, foi bem mais empolgante e o autor conseguiu explorar mais as Peculiaridades de cada personagem e novos cenários que deixaram o livro muito interessante!!! Não gostei do filme do primeiro livro, ainda bem q li o livro antes, recomendo essa série, portanto leia os livros sem assistir e nem comparar com o Filme, vcs não irão se arrepender!!! Ansiosa para ler o Terceiro Livro!!!

Erica.Lobo 18/12/2016

Diversão pura
A continuação da saga das crianças peculiares é emocionante!
Viagem no tempo, novas fendas, novos peculiares fazem desse livro uma prazerosa leitura!
O aproveitamento das fotografias foi novamente bem utilizado!
E uma reviravolta no final me fez ficar embasbacada!
Rumo ao terceiro e último livro da saga!

Mi 19/12/2016

Continuação do O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, Cidade dos Etéreos é regado de suspense... O mundo peculiar está correndo perigo e só resta as crianças irem atrás de tentar ajudar. Teve momentos que cheguei a pensar que seria o fim... Mas aí lembrei que tem o terceiro livro. RS
Não vou falar mais com medo de vacilar e dar spoiler.

Universo de utopia 21/12/2016

Pense numa obra bandida que sugou toda a minha vida social, em pleno feriado? Se o primeiro livro já me arrebatou, esse veio para me destruir de forma que não posso começar essa resenha sem muitos elogios, encantando-me completamente em meio a uma narrativa de muitas surpresas e reviravoltas. E o livro? Reflete um trabalho de excelência, com um designer super moderno, estilo hardcover americano de capa dura com jacket e tudo, sem contar com a textura de páginas que dá um charme de elegância.

Em curto espaço de tempo e com muito orgulho venho falar da continuação do livro escrito Ransom Riggs, publicado pela Editora Intrínseca, responsável também pelo terceiro livro... Pois é, pasmem! Existe continuação que leva o título "Biblioteca de Almas" e traz a mesma ideia dos outros livros tratando da jornada de Jacob e com um acervo de fotografias ainda mais sombrias, o que achava quase impossível... Rs

Este segundo livro é o seguimento do seu antecessor, a Srta Peregrine se encontra aprisionada em sua forma de ave, incapaz de reiniciar a sua fenda temporal, por sua vez destruída pelos etéreos, acólitos e ataques aéreos. Assim, os peculiares são obrigados a ir em busca de um novo local para a proteção de ambos e sobretudo procurar ajuda para sua tutora que se não assumir sua forma humana em três dias pode perder toda a sua essência e se transformar um animal selvagem.

Com ajuda dos Contos Peculiares, essas crianças andam de fenda em fenda, descobrindo novos personagens, um mais encantador que outro,cenários incríveis como circos, acampamentos de ciganos e aventuras cada vez mais perigosas. Quando tudo está para se resolver o autor te surpreende pela forma que te envolve num gancho que te amarrará ao terceiro livro da Trilogia.

A obra traz uma inovação para todos aqueles que sofrem de memória fraca apresentando o catálogo de peculiares, pupilos da Srta Peregrine, esclarecendo cada um de seus dons, logo no início e no final do livro o autor nos confere a uma entrevista exclusiva, trazendo as primeiras páginas do terceiro livro, que deve chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano ainda. A história está de tirar o fôlego e te conquista ao ponto de você não querer soltar o bendito por NADA! Muito bom, aconselho a leitura e não sei o que vou fazer para aguardar com tanta ansiedade a continuação da trilogia. Permitam-se apaixonar junto comigo!