Cidade dos Etéreos

Cidade dos Etéreos Ransom Riggs

Resenhas - Cidade Vazia

Junior.Almeida 04/03/2017

Espetacular
O segundo volume da saga da Srta. Peregrine e seus peculiares me surpreendeu completamente. Uma trama que promete várias aventuras e reviravoltas inimagináveis. Vale muito a pena a leitura. Novas aventuras, novos personagens e muita amizade e companheirismo.

Maria.Carolina 05/03/2017

Mais agitado que o primeiro, mais aventuras em mais lugares, diferentes fendas, mas tao envolvente quanto o primeiro!

Attraverso le Pagine 06/03/2017

O segundo livro da trilogia peculiar começa exatamente onde termina o primeiro: os peculiares fugindo da ilha de Cairnholm (que tentei descobrir se realmente existe, mas não consegui. Se alguém souber, nos avise) para tentar salvar a Srta. Peregrine e escapar dos etéreos. Para isso, os peculiares pegam barcos atracados na baía e navegam em direção ao continente. No meio da travessia, eles enfrentam soldados e uma baita tempestade, que os faz perder quase todos seus pertences, exceto um livro que contém contos peculiares e que descobrimos através de Milliard que não são apenas histórias para crianças dormirem. Esse é um ponto muito interessante, pois esse livro é o Contos Peculiares, que foi lançado recentemente pela editora Intrínseca.
A história toda mostra Jacob e os outros atravessando várias fendas para tentar salvar a Peregrine e, assim, tentar salvar o mundo peculiar. Em mais de 300 páginas, o autor apresenta vários personagens novos, conta a história de cada peculiar conhecido do leitor, mostra o quanto Jacob se sente preocupado com os pais e o mais legal, descreve a Londres de 1940 e seus bombardeios, o que nos deixa com um sentimento de medo e aflição por todos que passaram pela Segunda Guerra Mundial. Torna-se cansativo pelo fato de que Riggs enrola muito para chegar ao desfecho da história assim como no primeiro volume.
Quanto à estética do livro, continua impecavelmente incrível e lindo. O livro é azul, de capa dura e escrito em letras bonitas “Perplexus Anomalous”, que descobrimos o significado ao longo do texto. No início, temos um resumo de cada peculiar e de cada não peculiar e, ao final, podemos ler uma pequena entrevista com o Ransom Riggs, onde ele conta um pouco do processo criativo do livro e das imagens - que são perfeitas, como sempre.

(Resenha por Moony)

site: http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/2016/11/resenha-livro-cidade-dos-etereos-ransom.html

Zinhah 10/03/2017

Cidade dos Etéreos - A incrível mente de Ranson Riggs
Em primeiro lugar,se você viu o filme mas não leu os livros, esqueça tudo que viu e leia os livros. A história é muito mais clara nos livros, e também muito mais interessante.
Segundo, se você leu o livro e gostou desse filme, ouso dizer que você não leu o livro direito. Leia de novo!
Terceiro, senhor Tim Burton, eu odeio você por ter estragado a primeira história de fantasia que eu realmente gosto.

Depois do desabafo, vamos a resenha...
Esse livro parte do ponto final do livro anterior, onde as crianças conseguem salvar a senhora Peregrine das garras do acólito(Dr. Golan) . Mas a senhora Peregrine está presa em forma de ave e não consegue retornar a forma humana pois está ferida. Sendo assim, também não consegue protegê-los nem reiniciar a fenda.
E como apenas uma ymbryne poderia ajuda-la a voltar a forma humana, eles partem em uma busca sem fim por uma outra ymbryne.
Porém,como os acólitos e/ou etéreos vem capturando as ymbrynes, essa se torna uma tarefa extremamente difícil.
Partindo desse ponto da história, eles passam por várias fendas temporais à procura de uma ymbryne, por esse fato conhecem diversos peculiares diferentes e é claro passam por muitas confusões. Aliás, tenho que dizer que eles são muuuuuuuito azarados.
Por fim, depois de muitos problemas, eles conseguem encontrar a unica ymbryne que ainda não foi capturada pelo acólitos. Ela os ajuda na recuperação da senhora Peregrine.
E quando a senhora Peregrine FINALMENTE retorna a sua forma humana...(Achou mesmo que eu ia contar né?! kkkkk,)

Tenho que dizer o quanto tem de outras histórias misturadas nessa história.
Parece que o Riggs pegou várias histórias conhecidas e adoradas por vários fãs, juntou todas elas em um livro, mas de uma forma muito criativa.
Pense comigo, essa história de fenda temporal não é novidade. Ela vem das histórias de viagens no tempo. Onde no fim o personagem central, que descobre que pode viajar no tempo, se apaixona por alguém em uma das suas viagens, e depois não quer mais retornar ao seu tempo de origem já que não saberia mais viver sem aquele alguém pelo qual está apaixonado.
Quantos filmes já não existem com pessoas que nascem com poderes?
Nesses filmes. sempre tem aquele cara que ninguém da nada, e de repente ele se torna o mais poderoso de todos.
Sempre tem a super protetora, a figura materna, que nesse caso é interpretado por duas personagens, sra. Peregrine e em certos momentos a Emma.
E a tal evolução do poder do Jacob é muito a cara do Harry Potter falando com a cobra lá no filme.(Não,não sou fã do Harry Potter. Podem me julgar!)
Mas como eu disse, o Riggs conseguiu misturar tantas histórias de uma forma tão criativa e envolvente, que você passa o tempo todo querendo saber o que acontece depois ou como eles se salvam dessa situação.
É muito legal também, ver as crianças evoluindo e aprendendo a se virar sozinhas, pois nas condições da Peregrine, ela não pode fazer nada por eles.
É ela agora que precisa ser protegida por eles.
Eu não sei os outros, mas eu ficava desconfiada de todos os personagens novos que apareciam, por que esse livro é todo cheio de surpresinhas.
Tá sempre acontecendo alguma coisa na história.
Eu sinceramente achei alguns personagens meio desnecessários, mas creio que eles tenham algum papel de importância no próximo livro.
Esse livro também fala mais dos contos peculiares. E nossa, eu fiquei querendo muito ler os Contos, coisa que não tinha interesse antes. mas graças a esse livro com certeza lerei.
Eu consegui ler o livro todo com um trilha sonora na minha cabeça, porque ele é uma história em constante movimento.
Também tem um certo drama entre o casal Jacob e Emma, mas diferente dos outros casais que a gente lê nos livros, eu realmente entendi o ponto de vista da Emma.
Ela não foi fútil, pelo contrário, foi muito maduro da parte dela tomar uma decisão tão dolorosa.
Mas normalmente a maturidade perde para o amor não é? (Deixando a romancista fanática falar rs)
E o amor dos dois é tão puro e genuíno, apesar estranho, que a gente torce pra que eles fiquem juntos apesar de tudo. Mas só vamos saber no próximo livro.
Dei 5 estrelas porque faz tempo que não me empolgo com uma história assim.

Thiago 14/03/2017

Mais personagens...
A trama continua com personagens incríveis e muitas aventuras. Achei o autor muito enrolado para chegar ao final do livro...gostei mais do primeiro livro...vou ler o terceiro livro com muita expectativa!

Filho Amado 17/03/2017

O escritor deu uma boa viajada no começo aqueles animais peculiares são ridículos, mas depois a historia voltar a ter aquela emoção do primeiro livro.

Bruna.Batista 28/03/2017

Um livro muito melhor que o primeiro, que era meio água morna. As enrascadas em que se envolvem Jacob e seus amigos peculiares são realmente de tirar o folego e pensar a cada vez, "é agora chegou o fim deles", mas aí eles conseguem superar e seguir novamente em frente. Um livro muito bom, com novos peculiares entrando em cena e muitas aventuras.

Ingrid Feitosa 01/04/2017

Incrível
Crianças viajantes do tempo, lutando contra acólitos e etereos, buscando salvar outros peculiares e suas ymbrynes ..
O segundo livro que mostra o "desenvolvimento" de Jake com sua peculiaridade, o leitor vivencia o desespero junto com essas crianças.. e em nenhum momento para de te surpreender, pois os pequenos peculiares começam a descobrir histórias que até então lhes eram desconhecidas. Passam por vários sufocos e só faz te querer devorar o livro de uma só vez, como um verdadeiro etéreo kkkk
Um ótimoo livro, super recomendoo

Karina Oliveira 02/04/2017

Cidade dos Etéreos
Achei que o livro começou bem arrastado, mas necessário. Amei essa edição da Intrinseca, pois traz uma conversa com o autor sobre o processo de escrita do livro o que ajuda a entender o porque foi tão arrastado no início.
Esse livro começa exatamente onde termina o primeiro. As crianças conseguem chegar ao continente em posse dos Contos Peculiares, ai começa a jornada para encontrar uma Ymbryne que possa ajudar a srta Peregrine a voltar a sua forma humana.
Não vou dar spoiler, mas durante a narrativa muitos fatos ocorrem de forma absurda, em diversas ocasiões as crianças escapam dos acólitos de forma absurda, mas em Biblioteca das Almas Ransom Rigg explica tudo de forma maravilhosa. Vale a pena ler a sequência.
Durante Cidade dos Etéreos as crianças vivem o desafio de ter que fazer tudo sozinhas, descobrem novos peculiares e fendas.
Com relação aos poderes, temos que lembrar que apesar de essas crianças terem vivido tantos anos, ainda são crianças, superprotegidas e que nunca trabalharam no desenvolvimento de suas habilidades (achei bacana o autor não focar nisso, senão pareceria uma copia de X-Man rsrsrs).

J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 03/04/2017

Cidade dos Etéreos: Do Rascunho a Obra-Prima
Para mim O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é uma obra com sentimentos bem contraditórios pois é fantástica, mas o modo de escrita e os rumos confusos pelos quais a história passa deixam a desejar. Mas, felizmente, isso se acaba em Cidade dos Etéreos.
Continuando após os eventos em que terminou o último livro, Jacob e seus amigos peculiares se veem em uma missão para salvar sua diretora e isso faz com que passem por ovas aventuras no coração da Londres da 2° Guerra Mundial.
Diferente do primeiro livro essa história se abre de maneira incrível, a cada novo capitulo, divididos de maneira muito regrada, um novo cenário, uma nova sub-trama e uma nova descoberta nascem e nos encantam. Abandonando totalmente o mistério e, principalmente, as dúvidas por parte da realidade, Jacob se desenvolve de maneira visível, muitas vezes sendo apenas espectador, mas tornando-se líder pouco a pouco, e mergulhando no mundo peculiar sem se deter por nada.
As fotos, que no primeiro livro seguravam a história, no segundo se tornam apenas um “a mais”, já que a identidade da trama passa a ser forte o suficiente para se auto sustentar.
Mais realista Cidade dos Etéreos, nos dá, muitas vezes, um tapa na cara, por mostrar cenas muito ficcionais com uma realidade crua da Guerra, fazendo paralelos incríveis a perseguição nazista e a destruição que o combate criou. As crianças peculiares se tornam um símbolo dos horrores da batalha, mas também uma esperança e uma ideia de resistência.
Enfim, o que começou com uma trama local e, aparentemente simples, em O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares se abre de forma estupenda em Cidade dos Etéreos. Foi a partir deste livro que comecei a amar o mundo peculiar e a ter certeza que a até a mais bela arte pode nascer da tragédia do mundo.

PorEssasPáginas 03/04/2017

Resenha: Cidade dos Etéreos - Por Essas Páginas
O primeiro livro dessa série, O Lar das Srta. Peregrine para Crianças Peculiares (resenha aqui) foi muito bom. Mas esse é um daqueles casos raros em que o segundo livro da série é ainda melhor. Em Cidade dos Etéreos nós temos os mesmos personagens peculiares que nos encantaram no primeiro volume (e alguns novos) e o mesmo ar de fantasia, mas há muito mais aventura, mistério e cenas emocionantes que no primeiro. As crianças enfrentam uma dura jornada de amadurecimentos e nós, leitores, também. Uma história que envolve e angustia na mesma proporção, deixando-nos sedentos pelo final dessa aventura.

Obs.: essa resenha pode conter spoilers do primeiro livro da série.

Cidade dos Etéreos começa exatamente de onde terminamos em O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Após um ataque de etéreos e acólitos ao refúgio dos peculiares, no qual Jacob e seus amigos conseguiram resgatar a Srta. Peregrine e fugir da ilha, as crianças estão viajando em barcos para longe de Cairholm, em busca de uma cura para sua diretora, que está permanentemente na forma de uma ave. Jacob decide abandonar sua própria era, sua vida anterior e seus pais para ajudá-los; com sua habilidade rara de sentir e ver os etéreos, o grupo deposita uma enorme esperança nele, mas Jacob se sente inexperiente e apavorado com a situação. Mesmo assim, eles seguem em frente, apesar dos perigos e adversidades.

É muito interessante ver como as crianças se unem em um grupo por um motivo comum. É também muito bom ver que, apesar de Jacob ser o protagonista, todos elegem Emma naturalmente como líder e é ela quem toma as decisões mais importantes na história e, junto com Bronwyn, protege o restante do grupo. Nesse livro, nós convivemos e conhecemos mais as crianças peculiares e são elas as donas de suas próprias histórias e aventuras. São elas que precisam salvar sua diretora e enfrentar os inimigos e perigos. E todos ajudam, todos contribuem e mostram seu valor, de uma maneira ou de outra, e ler essa jornada de aventuras, crescimento e amadurecimento desses personagens me deixou muito satisfeita.

Aliás, talvez seja exatamente por este motivo – e pelo fato de que o livro inteiro é uma aventura empolgante, cheia de descobertas e sem quase nenhuma pausa para respirar – que eu gostei mais deste livro do que o primeiro. Na obra anterior, estávamos conhecendo aquele mundo junto com Jacob, que duvidava de si mesmo e de sua sanidade, e as crianças estavam sob a tutela da Srta. Peregrine, tratados como frágeis, indefesos e submissos. Porém, agora, elas precisam se virar sozinhas e amadurecer para salvar a própria Srta. Peregrine. Todos precisam confiar em si e uns nos outros e, a todo instante, precisam se provar, utilizando suas habilidades e inteligência para passar pelos perigos.

A aventura não para, intercalada apenas com as descobertas incríveis – como a dos Contos Peculiares, que acabou virando também um livro da série -, mas também por interações e cenas emocionantes, de arrancar lágrimas do leitor. Cada personagem é especial e único. Os cenários se intercalam, cada um mais criativo que o outro, mas o principal é o ano de 1940, em plena Segunda Guerra Mundial, uma época terrível e dolorosa da nossa história. A leitura segue um ritmo sôfrego, sem pausas para respirar, e logo você se vê no final, ansioso por chegar à conclusão e ler o último livro da série, Biblioteca de Almas.

A edição, como a anterior, é maravilhosa. Uma capa dura lindíssima, com uma capa removível. Preferi ler sem ela e, pessoalmente, gosto mais da série sem essas capas, apenas na capa dura mesmo. Dentro, a diagramação é impecável, sem erros, com uma fonte confortável, detalhes em todas as páginas e, claro, as incríveis fotos peculiares, nas quais o autor se baseou para criar sua história. Aliás, o processo criativo de Ransom Riggs, descrito na entrevista do final do volume, é um dos mais curiosos que já encontrei; o primeiro livro inteiro foi feito a partir das fotos enquanto o segundo foi moldado por elas.

Cidade dos Etéreos não é simplesmente a segunda obra de uma série, uma obra de interligação, como costumamos ler. É muito mais que isso. É um livro único, especial, com uma história emocionante e uma aventura eletrizante, da qual você não vai conseguir desgrudar. Essa série é mesmo peculiar (e fantástica!).

site: http://poressaspaginas.com/resenha-cidade-dos-etereos

Guilherme Pedro 04/04/2017

Incrível

Por que demorei tanto para ler a continuação do orfanato da srta. Peregrine? Esse livro tem um roteiro bem diferente do primeiro volume. Nele, as crianças ingressam em uma viagem rumo a lugares perigosos para salvar sua tutora, Peregrine. A todo momento são perseguidos por acólitos e etéreos, até mesmo em locais onde esses seres não conseguiam antes entrar: fendas do tempo!
Achei esse livro mais envolvente que o primeiro. Ransom conseguiu criar uma trama envolvente e que segue um sentido usando fotografias aleatórias, e isso é incrível! E eu amei a maneira como Jacob vai descobrindo mais sobre seu eu peculiar. Não sei se com o final totalmente diferente do filme, desejo ver a adaptação cinematográfica.
Se eu indico? Gente, larga o que vocês estão fazendo e vão ler esse livro já!