Cidade dos Etéreos Ransom Riggs

Resenhas - Cidade Vazia

sah 05/09/2020

MARAVILHOSO
Eu simplesmente amei esse segundo livro, vários cenários diferentes e tiveram muitas coisas q me surpreenderam, e como terminou foi incrível! Já até comecei o terceiro livro

Milla M. 07/09/2020

Genial o universo criado por Ranson Riggs. Ler o primeiro livro me levou a querer ler todos os demais.

Quintal 07/09/2020

Jesus, como descrever Ransom Riggs?

Esse autor é o meu xodó, todos os personagens dessa história são desenvolvidos de forma *tão* linear sem atropelar as coisas, que faz com que você se sinta um amigo de longa data deles e vendo seu crescimento aos poucos.

É ÓBVIO, esse livro tem defeitos mas essa série tem uma importância tão grande pra mim que eu não consigo dar menos que 5 estrelas.

Esse livro junta TUDO que eu amo, personagens cativantes e super diferentes entre si, uma estética impecável que dá a impressão que o autor pensou EXATAMENTE em como ele quer que você imagine os personagens, fantasia... ENFIM TUDO.

É uma daquelas histórias que te ajuda a se espelhar nós personagens (sim estou falando de você srta. Peregrine) e a crescer com eles. Já é a melhor releitura que eu fiz.

Juju 15/09/2020

Peculiar
Achei esse livro bem melhor que o primeiro. A história e mais interesse e com um que de aventura e suspense. Única coisa que me incomoda na saga são os capítulos que, a maioria, tem mais de 15 páginas.

Mandy Barros | Entre Telas e Livros 18/09/2020

Mais revelações
O casal me eatressou um pouco e sem a srta peregrine eu senti que dramas vieram sem necessidade, mesmo assim é muito interessante.

Leandro 21/09/2020

Excelente
No segundo livro da série "O orfanato da srta Peregrine para crianças peculiares" continuamos exatamente onde o primeiro livro termina. Achei o livro um pouco mais dinâmico que o anterior, mas sem perder a sua essência. Gostei muito. Louco para iniciar o terceiro.

Marcos de Mello 21/09/2020

O livro 2 dessa saga não deixa a desejar em nenhum ponto.
Ele vem amarrando alguns pontos em aberto do primeiro livro e apresentando mais do mundo peculiar.
Ver o desenvolvimento dessas crianças faz com que nos apeguemos as personagens.
Que livro cheio de eita atrás de vixi

Pri 23/09/2020

Um mundo peculiar
Quando eu concluí a leitura de O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares no final do ano passado, fiquei louca para ler a continuação e tratei logo de comprar Cidade dos Etéreos.

"— Eu acredito em você, Jacob. Não o conheço há muito tempo, mas sinto que conheço seu coração, e ele é forte e verdadeiro: um coração peculiar. Eu confio em você."

Cidade dos Etéreos tem início exatamente no ponto em que terminou o anterior. Jacob e as crianças peculiares estão partindo da ilha de Cairnholm, em pequenos barcos a remo, rumo à costa do País de Gales. Apesar de conseguirem resgatar a srta. Peregrine das mãos dos acólitos, a diretora está ferida em sua forma de ave, portanto não consegue transformar-se novamente em humana. Sendo assim, a fenda temporal não pode ser reiniciada e a ilha não é mais um local seguro.

"Também me despedi, em silêncio, de um lugar que me transformara para sempre, de um lugar que, mais que qualquer cemitério, guardaria para sempre a memória e o mistério de meu avô. Meu avô e aquela ilha estavam completamente interligados, e me perguntei, agora que os dois não existiam mais, se um dia eu entenderia o que tinha acontecido comigo: o que eu havia me tornado; o que estava me tornando. Eu tinha ido à ilha para solucionar o mistério que era meu avô e acabara solucionando meu próprio mistério."

A esperança de encontrar ajuda para trazer a ymbryne de volta os move adiante, apesar de todo medo e cansaço. Agora estão livres no ano de 1940 e, pela primeira vez em um século, as crianças peculiares não sabem o que esperar do dia seguinte. Porém, atravessar o oceano revolto não é nem de longe o maior perigo que terão que enfrentar.

"Eu estava ali por um motivo. Havia algo que eu precisava fazer, não apenas ser; e não era fugir ou me esconder, muito menos desistir no instante em que as coisas começassem a parecer aterrorizantes e impossíveis."

Em terra firme, precisam esconder-se dos etéreos e acólitos enquanto partem para Londres, cidade que está dominada por eles e imersa no caos da Segunda Guerra Mundial. Somente lá conseguirão encontrar outra ymbryne, a única forma de ajudar a Srta. Peregrine. Com o tempo se esgotando e a vida em risco, a cada minuto uma nova decisão precisa ser tomada.

"— Não tem a ver com destino. Acho que existe um equilíbrio no mundo, e às vezes forças que não compreendemos intervêm, botando mais peso no lado certo da balança. A srta. Peregrine salvou meu avô, e eu estou aqui para ajudar a salvá-la."

Apesar da situação complicada em que se encontram, as crianças depositam em Jacob a confiança de que tudo pode ficar bem. Isso graças ao seu poder peculiar de sentir a presença e ver os etéreos, que são invisíveis para todos. A grande questão é que ele acabou de descobrir que é um peculiar e ainda está aprendendo o que consegue fazer. Será que conseguirá deixar nove crianças e uma ave em segurança, em uma cidade infestada com monstros? Até onde irá sua coragem e seu desejo de permanecer ao lado de Emma?

"Eu também sentia: o medo, o peso dos horrores que tínhamos visto se repetindo infinitamente como em uma desagradável fenda temporal toda em minha mente. Mas não dá para se sentir mal o tempo todo, quis dizer. Rir não piora as coisas, assim como chorar não as melhora. Não significa que você não se importe ou que tenha esquecido. Só quer dizer que você é humana — mas eu também não sabia como dizer isso."

Jacob evoluiu muito do livro anterior para esse. No meio peculiar, o rapaz se descobriu. Ele é sensato, inteligente, curioso, extremamente corajoso e está completamente apaixonado por Emma. Dessa vez, conseguimos conhecer muito mais as crianças protegidas pela Srta. Peregrine. Emma é a líder, a mais madura e muito corajosa. Ela também gosta de Jacob, mas reluta em se envolver demais, o que é totalmente compreensível, já que são de mundos diferentes. Mas o que eu acho mais esquisito nisso tudo é que ela amava o avô de Jacob! Como ele pode nunca levar isso em consideração? Haha As outras crianças são todas especiais ao seu próprio modo e é tão legal! Meu preferido continua sendo Millard, o garoto invisível. Ele é divertido e inteligente. Enoch é o mais irritante, com seu pessimismo exagerado e os ciúmes que começa a demonstrar. Bronwyn teve maior participação e é uma fofa, bem mãezona, protetora e coração mole. Enfim, se eu ficar falando de todos vou acabar levando muito tempo. O fato mais relevante é que, mesmo os muito novos, como Olive, têm seus rompantes de ousadia e inteligência. Às vezes é difícil lembrar que, por mais que sejam crianças e adolescentes, os peculiares já tem mais de um século de vida.

"(...) Apesar da curiosidade, apesar de meu avô, apesar da dívida que tínhamos para com a srta. Peregrine, a verdade é que eu estava ali por um único motivo: desde o dia em que conheci Emma, soube que queria fazer parte de qualquer mundo ao qual ela pertencesse. Será que eu era louco? Ou será que meu coração fora conquistado fácil demais?"

O enredo desse livro consegue ser bem diferente do anterior, já que, além de estarmos inseridos de vez no mundo peculiar, também somos transportados para o meio da Segunda Guerra Mundial. Eu acho maravilhoso quando temos esse acesso à fantasia e conhecemos mais sobre tudo que o autor criou. Principalmente porque algumas das coisas nem mesmo as crianças peculiares sabiam. Haha Ainda assim, também temos o contato com o mundo real, mesmo que seja no passado. A história acaba sendo recheada de drama, além de ter bastante ação.
O livro todo é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Jacob. Sobre a diagramação, tenho apenas elogios. Fiquei completamente encantada pelo trabalho da editora. As fontes usadas são bastante confortáveis e as páginas são amareladas, de papel suave. Os detalhes internos (e externos) estão maravilhosos. Todas as folhas possuem detalhes em marrom, nem que seja somente a borda inferior onde fica a paginação. Todo início de capítulo é bem marcado por uma página marrom com padrões desenhados. E as fotos — o livro é repleto delas, claro — recebem destaques especiais. Além de ser um livro de capa dura em um tom azul bem bonito, diferente da sobrecapa que a recobre. Amei demais e quero essa série completa para ficar embelezando minha estante! Hahaha
Só preciso reafirmar que essa série me pegou de jeito e sem dúvida está entre minhas preferidas atualmente. Recomendo a todos a leitura, capaz de cativar diversos estilos de leitor (desde que se interessem minimamente por fantasia, certo?). O autor fez uma obra fantástica e esse livro é ainda mais interessante que o anterior.

site: https://www.sigolendo.com.br/2020/08/resenha-cidade-dos-etereos.html

mar.anab 28/09/2020

achei chato
o livro so ficou bom nas últimas 10 paginas quando eu ja tava de saco cheio, ele é muito lento, nao sei se vou continuar a serie

@ruthlunang 01/10/2020

Cidade dos etéreos
Menino, eu tô passada com esse livro. A revelação do final me deixou perplexa.

Porém, uma coisa que me incomoda é que eu não consigo gostar dos protagonistas (Jacob e Emma). Acho que o romance entre os dois surgiu do nada e é muito forçado. Sem esse romance, creio que iria gostar muito da Emma, mas o Jacob tem a personalidade de uma banana e acaba estragando o desenvolvimento da coitada. Além da motivação pra ele ficar com as crianças peculiares, que foi o "amor" por Emma, e não pela história do avô, uma pessoa que ele conheceu a vida inteira. E o fato de ele fazer questão de enfatizar isso é o que me faz gostar dele menos ainda e me faz pensar que ele não é muito esperto.

Os outros personagens compensam e muito, na minha opinião. Adoro o Millard, a Bronwyn, e ate o Enoch (me julguem). Espero que com a descoberta de uma nova faceta de sua habilidade o Jacob se torne um pouquinho mais interessante e pare de ser tão bobalhão.

Fora isso achei a história incrível e cheia de ação, não consegui parar de ler até terminar. Muito ansiosa para o próximo.

Abraão 01/10/2020

Esse livro é realmente um imersão no mundo peculiar , com todas essas fotografias e fendas temporais , o mundo peculiar é realmente explorado. O plot twist da narrativa do Jacob em relação a sua peculiaridade AAAAAA eu amei , simplesmente perfeito.

Mari 04/10/2020

Perfeito, é até difícil descrever muito esse livro. Conseguiu me transportar pra esse mundo tão diferente e maravilhoso que é.

Jess Cavalcante 05/10/2020

Cidade dos Etéreos
Este segundo livro me cativou mais, teve explicações sobre como surgiu os "poderes" das crianças. Fluiu mais, não foi tão arrastando o enredo.
O romance do casal, ainda acho meio forçado, sem muito emoção.

Amo o Millard, kkkk

O final foi inesperado, gostei de ser surpreendida. Espero o que próx seja ainda melhor.

Menina.Jasmim 05/10/2020

Cidade dos Etéreos
No fim de O Orfanato da Srta Peregrine, as crianças peculiares conseguem salvar a diretora e escapar dos Etéreos para então começarem sua fuga em mar revolto. Por sorte, todos conseguem chegar inteiros a uma praia, não sem antes virarem suas canoas e perderem grande parte de seus pertences. Menos o livro de contos peculiares. Em um primeiro momento, as crianças acreditam que os contos são apenas histórias da carochinha para ensinar aos pequenos lições de moral, mas o que parecia ser um conto de fadas, na verdade, conta muito mais universo dos peculiares do que eles poderiam imaginar. Da praia, os garotos seguem pela floresta, fugindo novamente dos etéreos e chegam oportunamente a uma fenda temporal narrada no livro de contos peculiares e surpreendentemente habitada apenas por animais. Ali deveria estar a última Ymbryne não capturada, mas claro que eles não teriam a sorte de encontrá-la em casa são e salva. Sua viagem então continua em direção a Londres, onde as coisas ficam ainda mais complicadas.

Cidade dos Etéreos foi uma leitura bem agoniante e envolvente. Os garotos estão sempre em fuga, mesmo que haja momentos para se respirar, o livro de fato nunca afrouxa a tenção. Seja a expectativa dos Etéreos alcançarem as crianças, seja os perigos da guerra… Todos os momentos parecem gritar conflito. E o fim deixa um gostinho de que nada vai dar certo.

A trama se desenrola por muitos e muitos cenários. Os personagens andam de um lado para o outro, sem muito tempo para ficarem em um lugar só. Isso deixou o livro muito mais dinâmico, mas o autor fez de forma a não deixar o leitor cansado de tanta mudança. A história flui muito bem nesse formato, além de servir também ao propósito de apresentar mais o mundo dos peculiares, não ficando preso apenas à dobra da Srta Peregrine e às poucas informações dadas no primeiro volume.

O livro é narrado por Jacob, o garoto que não sabia que era peculiar, mas que consegue fazer muito mais do que imagina. A escolha do narrador foi bem acertada e o autor soube trabalhá-lo bem. O protagonista é o personagem que mais conhecemos e o autor não se foca muito nas outras crianças de forma desnecessária, mesmo que cada um tenha seu momento de brilhar. Às vezes nem mesmo lembramos de todas as crianças do grupo até surgir uma fala dela parágrafos mais a frente, o que para mim foi uma ótima maneira de tratar tantos personagens sem confundir o leitor.

Assim como no primeiro livro, Cidade dos Etéreos para em um momento crucial, deixando o leitor com muita vontade de matar o autor e correr para ler a continuação. O universo criado por Riggs é incrível e bastante detalhado e espero em breve poder continuar a história dos peculiares.

Uma ótima indicação para quem gosta de fantasia, mas prepare o coração porque são muitas emoções.

site: https://ultimasfolhasdooutono.tumblr.com/