Cidade dos Etéreos Ransom Riggs

Resenhas - Cidade Vazia

Menina.Jasmim 05/10/2020

Cidade dos Etéreos
No fim de O Orfanato da Srta Peregrine, as crianças peculiares conseguem salvar a diretora e escapar dos Etéreos para então começarem sua fuga em mar revolto. Por sorte, todos conseguem chegar inteiros a uma praia, não sem antes virarem suas canoas e perderem grande parte de seus pertences. Menos o livro de contos peculiares. Em um primeiro momento, as crianças acreditam que os contos são apenas histórias da carochinha para ensinar aos pequenos lições de moral, mas o que parecia ser um conto de fadas, na verdade, conta muito mais universo dos peculiares do que eles poderiam imaginar. Da praia, os garotos seguem pela floresta, fugindo novamente dos etéreos e chegam oportunamente a uma fenda temporal narrada no livro de contos peculiares e surpreendentemente habitada apenas por animais. Ali deveria estar a última Ymbryne não capturada, mas claro que eles não teriam a sorte de encontrá-la em casa são e salva. Sua viagem então continua em direção a Londres, onde as coisas ficam ainda mais complicadas.

Cidade dos Etéreos foi uma leitura bem agoniante e envolvente. Os garotos estão sempre em fuga, mesmo que haja momentos para se respirar, o livro de fato nunca afrouxa a tenção. Seja a expectativa dos Etéreos alcançarem as crianças, seja os perigos da guerra… Todos os momentos parecem gritar conflito. E o fim deixa um gostinho de que nada vai dar certo.

A trama se desenrola por muitos e muitos cenários. Os personagens andam de um lado para o outro, sem muito tempo para ficarem em um lugar só. Isso deixou o livro muito mais dinâmico, mas o autor fez de forma a não deixar o leitor cansado de tanta mudança. A história flui muito bem nesse formato, além de servir também ao propósito de apresentar mais o mundo dos peculiares, não ficando preso apenas à dobra da Srta Peregrine e às poucas informações dadas no primeiro volume.

O livro é narrado por Jacob, o garoto que não sabia que era peculiar, mas que consegue fazer muito mais do que imagina. A escolha do narrador foi bem acertada e o autor soube trabalhá-lo bem. O protagonista é o personagem que mais conhecemos e o autor não se foca muito nas outras crianças de forma desnecessária, mesmo que cada um tenha seu momento de brilhar. Às vezes nem mesmo lembramos de todas as crianças do grupo até surgir uma fala dela parágrafos mais a frente, o que para mim foi uma ótima maneira de tratar tantos personagens sem confundir o leitor.

Assim como no primeiro livro, Cidade dos Etéreos para em um momento crucial, deixando o leitor com muita vontade de matar o autor e correr para ler a continuação. O universo criado por Riggs é incrível e bastante detalhado e espero em breve poder continuar a história dos peculiares.

Uma ótima indicação para quem gosta de fantasia, mas prepare o coração porque são muitas emoções.

site: https://ultimasfolhasdooutono.tumblr.com/

Márcia 07/10/2020

Incrível
Tão bom quanto o primeiro, superou minhas expectativas.
Achei que ia ser enrolado e arrastada a leitura, mas foi leve e fluida.
Os personagens cada vez mais cativantes e uma história que deixa a gente com gostinho de quero mais.

Júlia 07/10/2020

Ainda bem que acabou
Eu sinceramente não gostei, o livro é cansativo, poderia ser bem mais curto. Sei que é um livro infantil mas realmente este segundo livro não me prendeu, o final é interessante e até ficou uma vontade de ler o próximo... Porém não sei se vale a pena, já que este eu não parei no meio porque realmente me incomoda deixar livros incompletos.

Emilly Marrichi 07/10/2020

O desenrolar do enredo é incrível
O desenrolar da narrativa no segundo livro me surpreendeu demais, positivamente. No primeiro livro acredito que foi deixado alguns ganchos que se encaixaram perfeitamente no segundo, não achei que em momento algum a narrativa ficou menos empolgante. E o final é surpreendente.

B. A Silva 09/10/2020

Eletrizante, quero mais
Depois de ler o primeiro livro dessa série eu já estava com as expectativas muito altas. Todas foram muito bem supridas, o ambiente está maravilhosamente sombrio e espetacular, você imagina tudo ao seu redor com muitos detalhes.

Os personagens são bem mais palpáveis agora, com suas características mais amostra, todas as crianças são criveis a sua maneira, e eu amei isso.

O Jacob vai estar enfrentando um dilema que vai determinar todo o rumo da história e você aflito esperando a decisão dele, e como isso vai afetar a todos.

Eu gostei muito, está cada vez mais envolvente e eletrizante, quero mais.

Ana Rocha 09/10/2020

De tirar o fôlego
Primeiramente, a história é literalmente a continuação do livro anterior "O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", continua exatamente de onde parou no primeiro livro.

Mas nesse podemos ver muito melhor a particularidade de cada um e seus desenvolvimentos, principalmente de Jacob. O vemos evoluir junto com suas habilidades.

Surpresas que nos fazem perder o fôlego e dizer "eitas" e "Ohhhh" do início ao final.

Falando do final, foi surpreendente, nos deixando ansiosos para leitura do próximo livro.

Monica.Prupst 10/10/2020

Releitura
Reli o livro e confesso que não me lembrava de nada....
Foi uma experiência diferente, pois já sabendo o nome dos livros seguintes, eu ja tiro conclusões sobre algumas partes que antes não tinha como saber.
Bem
Ansiosa para as continuações...
A única coisa ruim é que eu descobri que serão 6 livros no total e só foram lançados 5...provavelmente vou ler tudo de novo quando o último for lançado...

Hutz 12/10/2020

Recomendo
Assisti ao filme sem saber que era baseado em um livro. Em uma dessas feiras que vendem livros a R$ 10,00 vi o livro 1 dessa série e lembrei que havia assistido a um filme com o mesmo título. Iniciei a leitura e terminei rapidamente, pois a história, embora seja um pouco juvenil, é narrada de uma forma que faz com que você queira ler mais e mais. Fotografias reais, antigas, aparecem em algumas páginas dos livros, como forma de ?ilustrar? algumas das partes narradas, já que o livro inicialmente se ?baseou? em coleções de fotografias antigas e ?peculiares?. É uma série interessante, que as vezes demora um pouco para desenrolar, mas que tem uma história instigante, com aventuras e reviravoltas. Vale a pena conhecer a história desses órfãos peculiares.

Kaylane.Barbosa 12/10/2020

Já entendi que não é de terror
Estou amando toda essa aventura da série, estou gostando muito das imagens, só acho q algumas imagens são desnecessárias, e ainda assim ele inventa algo bobo para colocar ela lá.

O romance continua horrível, dá vontade de pular páginas.
Mas todo o universo que ele criou, conpensa todo o resto, é simplesmente incrível.

@descobrinaspaginas 13/10/2020

Cidade dos etéreos | Ransom Riggs
Nos mesmos moldes do primeiro livro da série, a obra ?Cidade dos etéreos?, continua do ponto de término da primeira obra. E, diferente do primeiro livro, a continuação já começa com um ritmo rápido, cheio de ação e aventura. Você gosta de ler e sentir que está vivendo junto com os personagens? Bem, esse é o livro pra você.

Jacob e seus amigos saem em mais uma aventura e, dessa vez, não vai ser nada fácil para eles, principalmente por que o mundo está vivendo uma guerra, tanto no mundo ?real? quando no mundo dos peculiares. Para aqueles que não conhecem a primeira obra é melhor parar por aqui! Com a srta. Peregrine presa na forma de pássaro, Jacob e Emma assumem a liderança do grupo de peculiares com o objetivo de encontrar a salvação para a sua mentora.

Assim como no primeiro volume da série, Ranson Riggs faz uso das fotografias durante a narração. O que no primeiro volume realmente me agradou, nesse segundo livro achei que em determinados momentos as fotos pareceram ter sido inseridas forçadamente, me deixando um pouco incomodada ao longo da leitura. Apesar disso, o ritmo frenético, a constante movimentação dos personagens e as reviravoltas fizeram desse livro uma leitura muito agradável e surpreendente. Acólitos, ciganos, sequestro e ataques a bomba são só alguns dos muitos desafios e aventuras no caminho dos Peculiares.

De forma geral, Riggs acerta em nos apresentar uma história no melhor estilo ?bomba relógio?, com bons e surpreendentes plot twists, ótimos desenvolvimentos dos personagens e um gancho para o próximo capítulo dessa aventura.

@descobrinaspaginas

Dani 13/10/2020

Adorei
Cidade dos Etéreos, tem muito mais ação do que o primeiro livro da série. Te deixa preso do início ao fim.

Rafa 18/10/2020

Cidade dos Etéreos
Achei simplismente maravilhoso,não tenho palavras pra descrever o quão bom foi a leitura desse livro.
Além do autor explorar ainda mais as características dos personagens, ele conseguiu fazer uma reviravolta explêndida e tudo na medida certa. Já estou anciosa para ler o próximo.
Nesse livro o autor realmente se superou.
Vale muito a pena.

Way 25/10/2020

Excelente continuação
O segundo livro não decepciona, continuando com suspense da trama.

jotaefesanchez 27/10/2020

Uma boa continuação, mas...
Parece que o escritor se perde um pouco na ideia original das fotos. Elas ainda são interessantes e conduzem a narrativa, mantendo sua função "inspiradora" conforme ele mesmo descreve. Mas não parecem mais ser algo orgânico aos personagens. Enfim, o universo imaginado é muito aumentado (buscando o "padrão" das trilogias juvenis ao estilo Harry Potter), mas se desenrola bem, considerando o viés comercial.

Milk 27/10/2020

Incrível..
É incrível, quando eu penso que nada mais pode me surpreender, que daqui pra frente vai ser só chaticezinha, vem um momento de revelação e reviravolta. Estava tudo indo bem, até não estar mais. E é esse desfecho empolgante que me dá vontade de iniciar o próximo no mesmo minuto. Esplêndido.