Veneno

Veneno Sarah Pinborough

Resenhas - Veneno

Leitora Viciada 27/03/2014

A primeira impressão que, não apenas Veneno, mas toda a Saga Encantadas passa é positiva, por causa da capa belíssima e ideia geral promissora. A capa é um luxo nos detalhes e na imagem, cuidado que se estende para o interior do livro e seus doze capítulos e Epílogo. Adorei os diagramas rebuscados presentes nas entradas e encerramentos de cada capítulo. E cada um deles possui um título simples sempre combinando com os acontecimentos.
O título é perfeito. A maçã é envenenada, porém não apenas ela: As personagens destilam inveja, egoísmo e muito veneno!

Contos de fadas. Contos medievais. Quem não se interessa por eles ao menos uma vez na vida? Quem nunca ouviu falar de ao menos uma versão de um conto famoso? Eles fazem parte praticamente da fantasia e imaginário mundial. Folclore, mitologia, histórias criadas há séculos para entreter, assustar ou dar lições às crianças - e aos adultos. Ou tudo misturado! Não importa.
Alguns deles têm origens conhecidas, mas a maioria não. Historiadores sempre estão descobrindo ou redescobrindo contos antigos. De trovadores, de escritores... Como sobrevivem até hoje? Como algumas histórias conseguem ser tão mágicas ao ponto de influenciarem gerações e nações?
Adoro contos de fadas, gosto de conhecer todas as versões possíveis, desde que ganhei uma coleção em capa dura de livros enormes de contos de fadas do mundo todo da extinta Editora Vecchi. Assisto as versões das animações Disney e Pixar e sempre busco por mais.
Então conheci a Saga Encantadas da Única Editora e fiquei ansiosa para conhecer a versão sexy e sarcástica da Sarah Pinborough.

Embora as opiniões se dividam sobre a facilidade de se criar histórias a partir de clássicos já existentes, pessoalmente acho difícil encontrar boas reciclagens, já que encontramos essas mesmas histórias em todo lugar. Nem sempre encontro uma versão que me encante ou me marque, seja como for. Atualmente gosto de conferir versões ousadas, criativas, diferentes. Exatamente o que Sarah traz com Veneno.
Com uma narrativa em terceira pessoa simples e ao mesmo tempo voltada aos adultos, ela recria um dos contos de fadas mais conhecidos: O de Branca de Neve. O palavreado da autora ora tenta ser poético, ora um pouco cru. Não é um vocabulário e escrita ricos, porém ela consegue segurar o leitor e ser muito, muito sarcástica. E sexy.
As cenas de sexo são sensuais e diretas. Não é um livro erótico como alguns pensam, é uma versão adulta da história, logo temos sexo no contexto. É indispensável para o desenvolvimento de relações entre as personagens e até mesmo em construções de personalidades, mas talvez alguns detalhes poderiam ter sido dosados. Eu não gosto de excesso de erotismo, porém concordei com todas as cenas em Veneno e gostei. Ou seja: Está na dose necessária.

O fator principal do livro está estampado na capa da Única: Repense seus vilões. Resume tudo. Uma história adulta, mesmo de fantasia e magia, não pode ter personagens tipicamente heróis e vilões, porque sabemos que ninguém é assim.
Era uma vez um conto de fadas em que sobrenatural ou não todos são complexos... E complexados.
Em Veneno cada um tem suas motivações. O passado influencia na formação do ser, assim como as experiências, os relacionamentos, a criação e acontecimentos. A autora foca nisso e nos apresenta um conto de fadas mágico e ao mesmo tempo realista, porque as personagens têm suas bases fortes e convincentes. Parecem de carne e osso. Podemos ter bruxas, fadas, anões e qualquer outro ser sobrenatural presente, mas a essência humana permanece de modo marcante.

A madrasta má de Branca de Neve, a bela Lilith, tem uma origem mágica. A maldade, frieza e crueldade dela são realmente inatas? Ela pode simplesmente ser assim? Não em Veneno.
Ela tem uma história que, não exatamente justifica, no entanto, explica seu comportamento oriundo da criação, desesperança e tragédia. Sua inveja por Branca de Neve não vem apenas do fato da princesa ser bela, pois a rainha também é (mas a beleza também a incomoda!). Lilith é diferente de Branca de Neve, mas é tão linda quanto. Então o que a faz invejar tanto Branca de Neve, nesta versão, ao ponto de desejar a morte ou o desaparecimento dela?
A própria Branca de Neve não é perfeita. Muito menos um exemplo de princesa. Ela tem qualidades dignas de admiração, como a bondade com os criados, o povo e os anões. Já outras características são muito interessantes, como a falta de pudor, seu jeito rebelde, selvagem e sua sede por liberdade.
Branca de Neve não é nem um pouco "princesinha". Ela cavalga feito homem, sai do castelo quando quer, odeia espartilhos apertados e adora uma cerveja amarga. Ela é divertida.
A rainha é seu oposto. Controlada, calculista, fria, nada impulsiva. Segura, firme e uma rainha tão poderosa que prefere ser temida e odiada, porém respeitada; que amada e sem controle total do povo.
Ela possui magia no sangue. Ela está prestes a explodir, mas fica se controlando, enquanto Branca de Neve explode em risadas, diversão e faz o que quer. Opostos!
A pouquíssima diferença de idade entre enteada/princesa e madrasta/rainha associada ao fato do rei estar fora e distante inicia um embate entre as duas que já era previsto desde o começo. Gelo contra fogo.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2014/03/saga-encantadas-livro-1-veneno-sarah.html
César 31/03/2014minha estante
esplêndido.

Jac 03/06/2016minha estante
Concordo com você, comprei o box com a trilogia e só terminei de ler o primeiro, nem doar tenho vontade por achar que não vale a pena.

Taisis.Marinelo 19/01/2017

Esperava mais.
Bom o que dizer desse livro. Bem a única palavra que me vem a mente é decepcionante.
Algumas partes do livro não tem sentido, a princesa em si é um paradoxo completo. E os outros personagens, bem é prefirivel não comentar.
Admito que nem tudo foi ruim, o início do livro é muito bom. Infelizmente chega em um ponto que a história se perde e você se pergunta," sério mesmo?".
Infelizmente o final e mais decepcionante ainda. Em fim, na minha opinião, não é um bom livro.
Lua 27/08/2017minha estante
null

Beca 05/02/2016

Bem... Acabou?! Cadê o fim?!
Amei o decorrer da história. Me surpreendeu. No início me pareceu mais uma história de romance comum, mas adorei o desenrolar da coisa. No entanto, onde está o final? O que mais me irrita num livro, além de uma escrita desleixada, é a falta de um final. A escrita foi maravilhosa, sim! Mas, feliz ou não, preciso de um final!!! Caso contrário, minha mente fica um TURBILHÃO de "e se...". A autora não foi capaz de atender essa minha necessidade. Não posso acreditar que o fim, foi a Branca adormecida para sempre (?) e não posso admitir que o final mais adequado foi reafirmar que a velhinha é de fato a bruxa da história de João e Maria. Muiiiitas críticas quanto a esse final. Poderia ser melhor. Mas, apenas por me prender e por fazer eu devorar esse livro (2 dias), eu dou 3 estrelas! ;)
Lu 01/04/2016minha estante
Rebeca, essa série tem mais dois livros! Bjs! :D

Tamirez | @resenhandosonhos 06/09/2018

Veneno
Nesse livro vamos conhecer um Branca de Neve diferente, ousada e segura de si e uma Rainha Má, não tão má assim. E é apresentando os mesmos personagens de forma diferente que vamos caminhar por uma história que é familiar a todos e que, ao alcançar seu ápice, dá um giro e acaba de uma forma que você jamais esperou.

Acho que não preciso contar aqui a história da Branca de Neve né? Todo mundo conhece. O que posso contar sem estragar o final é que todo o enredo é cheio de partes engraçadas e sacadinhas inteligentes por parte de vários personagens. E, quando você menos esperar vai estar dando boas risadas e se divertindo com as mudanças e construções de personalidade de cada personagem.

E não se engane, esse não é um livro infantil e ele fica muito mais próximo do conto original dos Irmãos Grimm do que dos contos de fadas da Disney. Também vamos ter uma pegada bem sexy com algumas cenas quentes em alguns pontos da trama.

É claro que vamos ter nossos queridos anões e o príncipe e não se surpreenda se por acaso personagens de outras histórias sejam inseridos, mesmo que a princípio você não se dê conta de quem eles são. Algumas coisas podem não ficar completamente claras, mas eu garanto a você, Sarah Pinborough vai atar todas as pontas soltas nos próximos dois livros. E o final? Bom, o final vai fazer você querer ler os próximos dois livros :D

O livro é curtinho e a leitura flui rapidamente. A diagramação também é bem boa, e ele é cheio de detalhes a cada mudança de capítulo, deixando a leitura ainda mais agradável. Posso dizer pra vocês que fui surpreendida positivamente, já que no começo da leitura jamais imaginei que a autora pudesse reconstruir uma história que já foi contada inúmeras vezes e ainda surpreender.

O próximo livro é Feitiço e a trilogia finaliza sua história e faz a cobra morder o rabo, com Poder, todos já publicados no Brasil pela Editora Única :D

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-veneno-sarah-pinborough/
Mari 06/09/2018minha estante
Gostei bastante dessa trilogia! Feitiço é meu favorito! :)

Priscila Gomes 26/09/2018minha estante
undefined

Kamilla 03/05/2017

Imaginei um livro completamente diferente, e fui surpreendida e não foi de forma positiva.
Veneno é uma releitura de A Branca de Neve, então vocês já imaginam o enredo. Uma bruxa que quer o coração da enteada, que é a mocinha mais linda com amigos anões e um pai que é o rei. Mas calma, a história não é nem um pouco parecida com a história que vocês estão acostumados.

A nova esposa do rei e madastra da Branca de Neve, Lilith, é a "vilã" da trama. A principio ela não quer tanto o mal da Branca de Neve, mas no decorrer do livro e do nada ela diz que quer o coração da enteada. Lilith é uma mulher loira e pelas descrições linda. O rei mal aparece e a Branca de Neve também não aparece muito, depois do rei é uma das personagens que menos aparece e isso não faz muito sentido, mesmo sendo uma releitura não é? Depois que o rei vai a guerra, Lilith resolve fazer com que todos do reino tenham medo dela e que a Branca de Neve se ajeite, ela é muito do "mundo", só quer sair, ficar com os anões e se divertir e não age como uma princesa. Ela faz algumas maldades, algumas vezes acaba se arrependendo e outras não. Pelo livro, não senti que ela invejava a beleza da Branca, mas sim a liberdade dela e a felicidade. E do nada, gente não sei se fui eu, mas simplesmente um dia ela encontra um caçador e diz que quer o coração da enteada. E obviamente ele não faz o serviço, no lugar entrega o coração do veado... a Branca de neve foge pra casa dos anões e eles a ajudam, mas a avó da Lilith que é a Bruxa velha entrega a maçã envenenada e a Branca de Neve fica quase-morta.
“– Bem, talvez a infelicidade torne as pessoas más.”
Eu simplesmente não sei o que comentar sobre esse livro, foi uma total decepção. Mas ao mesmo tempo bacana visualizar outros lados da história, o príncipe não é tão príncipe assim... os anões são reais, mas a autora inferiorizou demais eles e a gente sabe o porquê, em outras releituras a realidade deles são bem piores. Mas o que mais me surpreendeu foi a Branca de Neve, não consegui gostar dela e não sei se foi porquê ela é simplesmente chata ou porquê não se falou muito sobre ela na obra.

Infelizmente parece que a autora pegou a história e jogou algumas coisas. Por exemplo, a Lilith do nada diz que quer o coração da Branca de Neve e sem motivo aparente, pelo livro não achei tão crível a inveja que a autora quis pintar, como é no Conto de fadas da Disney. Outra coisa que me incomodou foi que a Branca de Neve ficou muito segundo plano e a gente não chega a conhecê-la bem, mas o pouco que apareceu ela aparentou ser uma garota bem mimada e filhinha de papai. Mas como já citei foi bom observar que os vilões nem são tão vilões e as pessoas "boas" nem sempre são tão boas assim. É sempre bom visualizar os dois lados, entretanto, a autora poderia ter trabalhado mais no desenvolvimento da trama.
“A dor, como todas as coisas, seu pai havia lhe explicado, é algo que passa.”
O final foi surpreendente, mas bem intragável pra mim. Não curti muito, assim como o prólogo que deixa aberto pra uma outra história de conto de fadas e não me convenceu. Algumas pessoas disseram que o livro era hot e não é, há uma cena bem quente de sexo, mas só foi uma mesmo e não achei nada demais como um todo, mas levando em consideração a história pode te deixar um pouco surpreso.

Sobre os detalhes: A capa é maravilhosa, assim como a diagramação. Cheio de detalhes lindos nos inícios de capítulos. Não encontrei erros.

Comentário final: O livro pra mim não foi muito proveitoso, podia ser bem melhor. Mas ainda sim, indico que leiam e tirem suas próprias conclusões.

site: http://www.lendoeapreciando.com/2017/01/resenha-veneno-sarah-pinborough.html
Lua 27/08/2017minha estante
undefined

pablo araujo 24/10/2015

POR QUE LER VENENO?
Repense os seus vilões!

Particularmente eu amo esse livro. Eu sou apaixonado pela madrasta dela, a Lilith. A história de Lilith é contada bem vagamente, mas já nos mostra quem ela é. Amei o desvendar da história e a mistura dos personagens é incrível.

O pai de Branca de Neve é o rei de uma cidade próxima dos Montes Ermos que é a cidade dos gigantes, porém ninguém nunca viu os gigantes ou pelo menos nunca permaneceu vivo pra contar. O rei não era jovem e sua nova esposa era muito nova, apenas 4 anos mais velha que sua filha. Quando ele sai para a Guerra, a cidade fica nas mãos de Lilith, porém ela não fica muito satisfeita com Branca de Neve pois ela não se comportava como uma dama. Então ela decide tranformá-la em uma dama a todo custo, mas além disso ela quer que tudo flua de acordo com o que ela disser. Todos passam a ter medo dela e a venerá-la por medo. Ela também é uma espécie de feiticeira então usa seus artifícios para fazer com que seja respeitada e temida.

Não vou falar muito sobre o livro pois senão vou acabar dando algum spoiler. O livro é pequeno, mas a arte e a capa da editora ÚNICA são as melhores. Na Verdade a Editora Única faz um ótimo trabalho em impressão e edição.

ESTE LIVRO É O PRIMEIRO DA SAGA ENCANTADAS E MERECE 5 ESTRELAS.

No começo você acha Lilith invejosa e um monte de coisa, mas a história tem uma revira-volta. Na minha opinião não existem vilões aqui, até porque só no livro 2 (FEITIÇO) você vai saber que a decisão tomada pela avó dela foi sábia.

ALGO A ACRESSENTAR:
* Se você leu o este livro, Você PRECISA ler FEITIÇO.
* ADOREI a vingança do Príncipe.
* Amei o que ela fez com Aladin.
Cindy lisboa 27/12/2015minha estante
adorei a sua resenha sobre veneno. concordo com os numeros de estrelas para este livro maravilhoso ... MELHORES PARTES DO LIVRO : a vingança do principe = motivo prq a branca de neve precisa de um pouco de maldade na mente dela .... a parte do aladin , cinderela e joao e maria = e um mistura que deu certo com o contento da historia e que fez ficar mais diferente de outras releituras que ja li , fora que nao sao todos escritores que consegue fazer esta " mistura " entra com tanta facilidade na historia iqual a sarah consegui .... obg pela otima resenha bjos

Tami 19/06/2014

Pouco aprofundado e muito sexo
Nota: 2,5
Resenha publicada no blog Gaveta Abandonada.

Releituras de contos clássicos estão em alta no momento. São séries e vários livros com a temática. Gostei de Alice, Branca de Neve e Caçador, achei Once Upon a Time - série de TV - meio monótona apesar da história interessante, então quando a editora anunciou o lançamento da Saga Encantadas, fiquei bem curiosa para saber como seria este. Acabei encontrando um livro irregular, mas com uma releitura bem interessante.

"- Ela está velha demais para esse apelido - disse a rainha. Ela estava de pé olhando para o pátio abaixo. O sol da manhã descia sobre o solo, mas o ar ainda estava frio. Ela tremeu. - Precisa começar a se comportar como uma dama. Uma princesa." (pág. 7, primeiras linhas)

Lilith, a madastra, é uma mulher muito bonita e a nova rainha do reino. Ela nunca despertou o carinho do povo, que sempre sentiu saudades da antiga rainha que possuía um bom coração. Branca de Neve é como a mãe: adorada e respeitada por todos. Aqui Branca gosta de andar a cavalo, de sair com roupas masculinas e beber, que são algumas das coisas que incomodam a madrasta pois ela acredita que assim ela nunca irá se casar e sair de casa. Então, quando o Rei vai para a guerra, Lilith resolve se impor sobre a população através do medo e da constante vigilância a todos. E então se torna a madrasta que conhecemos dos clássicos, querendo inclusive o coração de Branca de Neve.

Gente, desculpa, mas que bagunça esse livro. Em alguns momentos é uma bagunça bem interessante e em outras, bem, é só bagunça. Branca de Neve é uma criatura muito chata, não é a toa que a madrasta queria o seu coração. Ela acabou ficando com a "doçura" do desenho, mas sem a ingenuidade do mesmo. Para mim, soou como uma pessoa até mesmo falsa e mimada em alguns momentos. Acho que gostei e entendi mais Lilith nesse livro... claro que ela é exagerada, mas não simpatizei com a princesa mesmo.

No geral não gostei muito da forma de escrita, apesar de se aproximar mais do estilo "conto de fadas". A autora não se aprofunda muito no história e seus acontecimentos, talvez por acreditar no conhecimento do leitor sobre os personagens. Contudo algumas cenas e ações mereciam explicações melhores, mesmo que os contos conhecidos sejam igualmente rasos (afinal, alguém realmente leva a sério o romance da Branca de Neve e do príncipe no desenho, considerando que ele é um ser com quem ela nunca sequer conversou na vida?).

Uma coisa que gostei foram as misturas entre os contos. Aqui a mãe de Lilith é uma velha que mora sozinha na floresta em uma casa de doces e adora comer crianças gordinhas. Lembraram de alguém? Também encontramos Aladim, em uma versão também diferente da que conhecemos na Disney. Confesso que o que muita gente considera como ponto fraco considerei como o grande "tchan" do livro: o final. Gostando ou não, politicamente correto ou não, é surpreendente!

A história possui cenas de sexo muito desnecessárias, ainda mais se considerarmos o tamanho do livro e sua temática. Algumas são descritas quase como um romance de banca, explicitando demais as situações e com um vocabulário típico. São cenas completamente dispensáveis e que nada acrescentam à história.

A editora fez um trabalho bem legal na edição, colocando os capítulos com uns desenhos rabuscados que são a cara daqueles livrões de contos infantis. A capa também ficou bonita porém impliquei com a carinha de morta da modelo, mas após ler acho que ela até que representa bem a Branca do livro. E para quem gosta de marcadores, vem um destacável do segundo livro na orelha da contra-capa.

"Ela não tinha o amor nem a fidelidade natural do povo, mas soube como obter seu medo e respeito." (pág. 32)

Em resumo, gostei muito da ideia da história mas não tanto do desenvolvimento, apesar de o mesmo não ser de todo ruim. Pretendo ler os próximos livros, pois as ideias da autora são interessantes e quero muito conhecer os arcos de ligação das outras histórias. Dizem que o segundo já é mais maduro, então talvez goste ainda mais do que deste.

site: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2014/05/resenha-veneno.html

C. Aguiar 23/01/2014

Esse livro com certeza me surpreendeu.
O livro é bem diferente do que eu imaginava e foi apresentado de forma bem diferente do que nós conhecemos, o que é bem curioso em alguns aspectos.
Nesse primeiro volume da saga somos apresentados a Branca de Neve. Uma jovem princesa que gosta de uma boa cerveja, cavalgadas vestido calças de montaria (algo que era visto de forma escandalosa para uma dama), e mesmo com alguns aspectos um tanto quando escandalosos e amada pelo povo do seu reino.
O seu pai, o rei, é um homem que causa nojo em sua esposa (a "rainha malvada" da história) e tem apenas olhos para a filha, e sua amada esposa (que infelizmente faleceu), porém um homem precisa saciar suas necessidades e acabou casando com a atual rainha.
Realmente as coisas que nos são apresentadas nesse livro nem sempre são o que parecem então peço para que vocês fiquem atentos!
A rainha por exemplo, nem é de todo malvada (em alguns momentos são apenas infelizes coincidências), já em outros ela realmente pratica algo ruim, mas acaba sendo tomada pelo arrependimento.
Algumas coisas que são apresentadas eu nunca imaginei que apareceria na história e particularmente achei bem legal outros contos de fadas irem se encaixando a medida que a leitura vai acontecendo.
Gostei do livro e confesso que achei o final meio chocante, pois fui enganada por um personagem que eu não imaginaria em nenhum momento fosse tomar tal atitude.

"Nada de bom pode vir de uma velha torta com cara de bruxa".

"Ana Paula" 22/01/2014

Sabe quando um livro te ganha pela capa? Pois é, foi isso que aconteceu comigo quando vi, pela primeira vez Veneno. Ai você pensa: "Mas o livro pode ser bonito, será que tem conteúdo?" TEEEEMMMMM! *-*
Esse novo gênero literário esta ganhando milhões de fãs e não é por menos, nós estamos acostumados com aquela velha história para encantar criancinhas, onde o Príncipe sempre salva a Princesa, a Madrasta tem uma boa lição, e eles vivem felizes para sempre. De repente, você lê um livro que foge de tudo o que você conhecia e fica chocado? Desanimado? NÃAAAOOOOOO! Você surta e pede mais! Muito mais!

Em Veneno, conhecemos Lilith, a madrasta de Branca de Neve. Lilith já foi feliz quando era mais nova, hoje, depois de ser expulsa de seu reino e obrigada a se casar com um rei velho e gordo, Lilith não é mais feliz, guarda dentro de si um ódio excessivo, uma raiva abundante, uma inveja doentia. Mas porque ela se sente assim? Afinal, Branca de Neve sempre foi boa pra ela, todos amam Branca de Neve, ela é a princesa dos pobres! Pois é.... essa história tem muito a ser contada!

Eu adorei como a autora apresentou os personagens! Todos são maravilhosos e até Lilith ganhou minha afeição. O enredo também é algo que nunca pensei em ler. A autora soube como conduzir os acontecimentos sem nenhuma falha, e juntamente com a história de Branca de Neve, surgiram outras histórias, como o sapatinho de cristal da Cinderela, Alladin e a Bruxa de João e Maria.
Eu nunca pensei na Branca de Neve como uma mulher de verdade, e foi hilário imaginar aquele desenho da Disney sendo sexy. Uma boa dose de luxúria foi incrementado em Branca de Neve, e nada, absolutamente nada, deixou a desejar! Sem contar que o livro é muito sarcástico também, o leitor dá umas boas risadas no decorrer da leitura.

Lilith é o que sempre pensei: uma mulher jovem, bonita, mas mesmo assim não consegue ser feliz por existir um ser melhor que ela: Branca de Neve. Junto com sua bisavó, consegue lançar um feitiço nela. Este feitiço porém, só pode ser quebrado com um beijo de seu verdadeiro amor. E é ai que a realidade faz presente. O amor verdadeiro existe? E o Príncipe perfeito? Será que Branca de Neve será bem recebida por este sentimento? Eu adorei a veracidade que a autora usou em seus personagens! Nada é perfeito, a vida não é perfeita, os Contos de Fadas não são perfeitos! Isso me encantou, me deixou como se eu estivesse lendo algo real, não um Conto de fadas! As personalidades dos personagens foram totalmente renovadas neste livro. Branca de Neve não é a princesa pura e delicada que todo príncipe quer. O Príncipe não é o ser amoroso e corajoso que promete proteger a Princesa. A Madrasta não é tão mau assim..... tá, as vezes.... rsrsrsrsrrsrs

Como citei acima, a capa é linda e a editora caprichou muito na diagramação e na revisão. O livro todo é lindo demais! A narrativa é em terceira pessoa, o que nos proporciona acompanhar ambos os lados.
Com um final surpreendente e que promete muito no 2º livro, Veneno veio para enfeitiçar os leitores e provar de uma vez por todas que Contos de fadas são sim para adultos. Juro que nunca mais vou assistir Branca de Neve e os Sete anões com os mesmos olhos de antes!
Se você ainda não leu, não perca tempo! Super recomentado!

site: www.livrosdeelite.blogspot.com

gleicepcouto 11/06/2014

Gosto de contos de fada. Tanto os originais quanto as versões cor-de-rosa da Disney. Acho que ambos têm os seus objetivos e os cumprem bem. O mesmo vale para as versões modernas. Gosto de conferir como as histórias podem ser "atualizadas". Ideias bacanas podem surgir dai. Afinal, todas as histórias de uma forma ou de outra beberam da fonte dos contos de fada, não é mesmo?

Então, foi com curiosidade que peguei Veneno (Editora Única) para ler. O livro é o primeiro da trilogia Encantada e faz o maior sucesso na Inglaterra, onde a autora, Sarah Pinborough já é best-seller. Ela, que apenas se dedica apenas à escrita, também é conhecida pelos seus trabalhos de roteirista.

A narrativa do livro é de fácil leitura, pois é ágil e simples. Li o livro de uma tacada só. Apesar da pegada YA, é sessão da tarde, sabe? Entretém. As modificações que Sarah fez focaram bem o público. Então, temos uma Branca de Neve bem "espertinha" (por assim dizer); uma madrasta má mas com alguns traços "perdoáveis"; um caçador bonitão; um príncipe que... (sorry, mas sobre ele não posso falar muita coisa); e os anões, é claro (estes continuaram chatos pra mim, rs).

Ah, e sim. As cenas picantes estão lá também. Uma, em especial, me deixou meio que surpresa. É que não espera ler uma cena de sexo na página cinco do livro. Pensei que só daria isso: "E lá vamos nós...". Já me preparava psicologicamente para ler várias cenas de sexo criativas. Não foi isso o que aconteceu. Ao longo do livro, ela pegou bem mais leve e mostrou que o foco não era esse. A impressão que tive foi que ela só queria chocar mesmo, como se dissesse "Posso tudo na minha versão do conto". Ainda acho que ela poderia ter mostrado isso de outra forma (o que acabou acontecendo de uma forma ou de outra...). Mas é aquilo: foi uma escolha dela fazer assim e é uma minha ter achado desnecessário.

O que mais gostei foi como Sarah interligou histórias diferentes no final. Fiquei bem curiosa para saber o que vai acontecer na continuação, Feitiço - já publicada. Também não esperava aquele desfecho. Ele fez jus ao que lemos logo na capa: "Repense seus vilões".

A editora está de parabéns pela diagramação. A capa é belíssima e as folhas internas possuem detalhes no início e final de cada capítulo. Na orelha da quarta capa há ainda uma imagem que pode ser destacada e utilizada como marcador. Gostei.

Por fim, Veneno é um livro que alcança o seu objetivo: entretém o jovem atual falando a linguagem dele, usando as fórmulas das quais gosta. Algumas coisas funcionam melhor que outras, mas, no geral, a leitura é bem fluida.

site: http://murmuriospessoais.com/resenha-veneno-sarah-pinborough-unicaeditora/

Nathy 05/06/2014

Veneno – Sarah Pinborough – #Resenha | O Blog da Mari
Estava muito curiosa sobre esse livro já tinha um bom tempo tudo porque falava sobre os fãs das séries Once Upon a Time e Grimm. Realmente durante a leitura consegui identificar pontos com ambas às séries, as mudanças nos contos de fadas assim como tendo um lado mais macabro. Gostei muito desse livro que tem uma leitura bem fácil, a história não fica enrolando até chegar ao ponto tudo se encaixa de uma excelente maneira, tanto que ao terminar o livro fiquei curiosa para assistir a série Grimm, sei que não vai ser idêntico e tudo mais, porém o livro tem a essência da série o que me deixou curiosa. Não foi nada como estava esperando, principalmente quanto ao final, mas gostei dessa inovação e a autora não ter medo de arriscar em algo novo.

Com a narrativa em terceira pessoa a história recontada é a de Branca de Neve e o Príncipe Charming. Não cheguei a ler a versão dos irmãos Grimms para essa história, mas imagino que seja algo bem intenso, enquanto a da Disney todos conhecem e amam aquele final, nessa versão os personagens são exatamente aquilo que mostram e nem se importam com suas consequências. Já nessa versão não tem como se afirmar que a Rainha Lilith e a malvada que quer o pior para a Branca de Neve, ou que essa princesa é a pessoa mais bondosa do reino. Gostei muito do que fez aos personagens porque acabou aproximando mais da nossa realidade, as vezes as pessoas agem mais pensando no bem do outro, enquanto ele possa pensar que está fazendo alguma maldade. Assim como na série a minha personagem favorita foi a Lillith, vulgo Rainha Má.

Precisa começar a se comportar como uma dama. Uma princesa.

Todo mundo pensa que conhece a Rainha Lilith por ver somente escuridão dentro dela, mas eu achei a personagem bem triste. Ela passou por poucas e boas em seu passado, ainda que não seja relatado nos mínimos detalhes deu para perceber o quanto nunca foi feliz em sua vida, depois acaba se casando com um rei muito mais velho que na verdade está interessado no seu corpo e no que poderia representar ao seu reino, não é a toa que seu coração foi ficando cada vez mais duro. Gostei da personagem ainda que se colocasse em situações que não desejasse, mas ela encontrou uma solução para conviver com o reino, já que não podiam amá-la então teriam que temê-la, de qualquer forma teriam sentimentos por ela. Confesso que estava desejando que o final de sua história fosse bem diferente e pudesse encontrar um ‘final feliz’ já que muitas coisas foram mudadas no final.

site: http://www.oblogdamari.com/2014/05/veneno-sarah-pinborough-resenha.html

Danny 01/06/2014

Branca de Neve é uma garota adolescente com uma beleza sem igual, mora com seu pai (Rei) e sua madrasta Lilith.
Lilith implica muito com o jeito de Branca de Neve, pois a mesma não age da maneira correta para uma princesa, além de possuir muito ciúme por sua beleza.
Após a viagem do rei, Lilith passa a fazer branca de neve agir como uma princesa. Se vestir de maneira adequada e parar de cavalgar com tanta frequência. Tenta de varias formas dar um fim em Branca de Neve.
Branca de Neve é amiga dos anões, então passa muito tempo com eles na floresta.
Em certas momentos Branca de Neve age como uma "vagabunda"
O príncipe não é o melhor cara existente.

Suka - Pensamentos & Opiniões 22/11/2013

O inicio do livro trata da tradicional história da Branca de Neve, amada pelo pai e odiada pela madrasta. Que ao mesmo tempo que quer se livrar de Branca de Neve, também que uma reconciliação, é possível perceber nos primeiros capítulos que a rainha má tem seus motivos para ser assim. No decorrer do capitulo aparece Alladin que nessa estória é o gênio da lâmpada e obedece as ordens de Lilith (a madrasta).
O caçador outro personagem da história é aprisionado pelos soldados da rainha por está matando um animal mágico e acaba virando um rato por desobedecer as ordens da rainha pois ele não mata Branca de Neve, mas como já conta estória ela morde a maça envenenada e só o beijo do amor verdadeiro pode acorda-lá, então os anões esconde Branca de Neve na esperança de um dia poder tê-la de volta. No decorre o príncipe encantado aparece e Branca de Neve acorda. Só que de encantado ele não tem nada, é um boçal e Branca de Neve não é tão inocente assim.

site: http://suka-p.blogspot.com.br/